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Objetivo
Este guia tem o objetivo de apresentar, de maneira resumida, informações sobre o processo de homologação de soluções desenvolvidas por parceiros e disponibilização na de Pré-QA dos apps desenvolvidos pelos parceiros da fluig Store.
Visão Geral
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Após finalizar o desenvolvimento e testes do seu app/componente, é o momento de enviá-lo para o quality assurance (QA). Considerando que o checklist para cada tipo de app já foi implementado conforme este quadro, o próximo passo é adaptar esse app/componente para o QA.
Porém, antes do envio para o QA de fato, existe essa etapa que chamamos de Pré-QA onde são avaliados alguns pré-requisitos antes mesmo da utilização do app.
Esse documento é um checklist básico de instruções que você deve seguir para agilizar o processo de Pré-QA do seu app. Seguindo essas instruções, a inspeção do seu app pelos analistas será mais fácil e rápida e você terá o resultado final, seja para publicá-lo na loja ou fazer os ajustes necessários para uma próxima rodada de QA.
Para quem já é um parceiro fluig Store, acesse o documento completo do check-list de QA no Portal da fluig Store.
Finalizado o processo, o status da aprovação será enviado através de um relatório como anexo no próprio processo.
Nota |
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Somente após passar pela aprovação de QA fluig, a solução desenvolvida estará pronta para ser disponibilizada para venda de licenças na plataforma fluig. |
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Nota |
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Essa etapa de Pré-QA tem como objetivo, verificar itens básicos como código fonte no git.fluig.com(Stash), build do projeto, deploy no fluig, disponibilidade e fácil acesso a documentação, verificar se o app está consultando o License Server(LS) através do slotId e outros itens. |
Itens Avaliados
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1. Adequação e clean code
Widgets, Layouts e outros componentes do fluig já possuem uma estrutura padrão com pastas pré-definidas (css, js, images). Mantenha essa estrutura organizada.
Referenciar todo e qualquer biblioteca de JS no arquivo application.info.
Não deixe arquivos que não estão sendo utilizados dentro do componente. Se houver, remova-os antes de enviar para o QA.
O fluig já inclui algumas das bibliotecas mais utilizadas, como jQuery, jQuery UI e o próprio fluig Style Guide. Não é necessário adicioná-las novamente.
Internacionalização: Ao criar qualquer label, avisos, títulos e demais informações, é necessário internacionalizar os textos.
Utilizar a verificação de licença através da API de Licença.
2.
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Componente adaptado para a fluig Store
Para a fluig Store, padronizamos a estrutura que o componente deve ser desenvolvido, cujo objetivo também é acelerar o processo de QA, além de formatá-los para o download e instalação por meio da plataforma fluig de forma simples e rápida (Item Itens da Store). O componente deve seguir os padrões demonstrados no exemplo Sample Component e seguir as etapas abaixo:
O arquivo final deve ser do tipo .ear. O pacote server pack é o responsável por criar esse arquivo .ear.
É essencial que o app/componente tenha o arquivo component.xml. Ele contém o componentCodecomponent code, que é o código do seu componente dentro da fluig Store e no fluig do cliente que será instalado. Lembre-se que esse código é geral para todos os apps na fluig Store, ou seja, não pode existir mais de um app/componente com o mesmo componentCodecomponent code.
Recomendamos a utilização do pages.xml, onde é possível criar uma página dedicada especialmente para o seu app/component, além de um ícone próprio.
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Informações |
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O Sample Component pode ser simulado como um Item app dos Itens da Store, efetuando o download e instalação de maneira simples e rápida. Leia o README.md para verificar os detalhes. Para maiores informações ou dúvida, entre em contato com o pessoal da fluig Store. |
3. Fazer o upload do código no git.fluig.com
Assim que o app/componente estiver adaptado para a fluig Store, o próximo passo é subir o código no repositório Git fluig. Nesse momento, você já deverá possuir um repositório exclusivo para o seu app/componente e um usuário e senha. Caso não tenha ainda, por favor entrar em contato através do Portal fluig Store.
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A partir da master crie uma nova branch. (Fique à vontade para criar o nome. Recomendamos utilizar AAAA-MM-DD, por exemplo: 2018-04-10).
Efetue o checkout dessa nova branch e faça o commit e push do código.
Em seguida, abra um Pull Request dessa branch para a master e selecione alguma pessoa responsável.
4. Documentação
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Juntamente com o código a entrega do app, solicitamos também uma documentação técnica, contendo informações e detalhes mais técnicos do app/componenteda utilização. Os itens a seguir são fundamentais:
Quais cards do fluig estão sendo utilizado. Ex.: ECM e BPM. Isso facilita no momento de selecionar os especialistas que vão analisar o código, separando apenas os analistas que conhecem de ECM e BPM.
Visão geral da arquitetura do componente.
Para apps/componentes híbridos, ou seja, com acesso externos:
Caso haja acesso a serviços externos, do tipo API’s Rest, WebServices SOAP, etc, crie uma breve descrição.
Autenticação dos serviços externos.
Integridade dos dados.
Backup.
Multitenancy.
5. Publicação do app na Store (Vamos vender!)
Fácil acesso a documentação
- Compatível com a versão do app(exibir apenas as features que contem no app e não features que estão em Road Map)
- Layout agradável e amigável. Se possível com imagens, prints ou vídeos.
5. Envio para o QA
Após a verificação dos itens acima,(que é um processo rápido, em torno de 1 a 2 dias úteis) o app Após o envio da documentação, o QA do app/componente está apto a iniciar as análises do código fonte e bateria de testesos testes exploratórios, que é o QA propriamente dito. Assim que finalizada esta etapa, será enviado o resultado por meio de um relatório, que indicará se o app está aprovado ou não.
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Caso não seja aprovado, o relatório irá detalhar os motivos e quais ajustes deverão ser feitos. Os itens estarão identificados da seguinte maneira:
Alteração necessária: impede a publicação do app na fluig Store. Pode ser mau funcionamento, documentação insuficiente ou algo que interfira negativamente no uso do app.
Alteração recomendada: itens que não impedem o uso do app mas necessitam de análise para possível adequação. Não impede a publicação na fluig Store na versão em que o item foi identificado, mas pode ser cobrado futuramente, em uma nova versão do app.
Sugestão: são oportunidades de evolução do app, para torná-lo ainda melhor. Não impede a publicação na fluig Store.
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Confira as principais causas de reprovação de um app:
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Segue algumas dicas e boas práticas para você ter sucesso na aprovação do seu app:
Segue um link para as boas práticas de desenvolvimento: https://www.devmedia.com.br/aplicando-boas-praticas-em-todo-o-processo-de-desenvolvimento/34407 |