Histórico da Página
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Ação: | Descrição: | |||||
Matriz Unidade Negócio | Quando acionado , apresenta a tela Matriz Unidade Negócio. Nesta tela é possível consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.
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Exportação XML | Quando acionado, apresenta a tela de exportação dos dados de abastecimento para o rastreamento, na qual é possível selecionar os abastecimentos por empresa, equipamento, modelo, marca, tag, centro de custo e estabelecimento.
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Objetivo da tela: | Efetuar a exportação do arquivo XML do abastecimento. |
Manutenção
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Bem Patrimonial
Objetivo da tela: | Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Inclusão Bem Patrimonial, na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo | Ação: | Descrição: | ||||||
Data | Exibe a data de inclusão do novo Histórico de Estabelecimento, conforme informado na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 (AB0138D). | |||||||
Bem Patrimonial | Inserir o número do bem patrimonial | Unid Negoc | Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.
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Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D
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Objetivo da tela:
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Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.
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Cta Implantação | Inserir o a conta contábil do EMS2 para implantação do BEM. |
CC Implantação | Exibe o centro de custo do EMS2 para implantação do BEM |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | |||||
Inclusão Bem Patrimonial | Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.
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OK | Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência: "O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento." |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição | |||||
Data | Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. | |||||
Estabelecimento | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. | |||||
Grupo de equipamento | Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado. Exemplo: Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. | |||||
Atividade | Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. | |||||
Conta | Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos. A conta contábil se digita em dois campos, em que:
No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. | |||||
Conta Lubrificação | Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:
No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.
Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação. | |||||
CC Manutenção | Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem. | |||||
Unidade Negócio | Inserir o código da unidade de negócio. É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento. O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.
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TAG | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento. Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco. | |||||
Placa | Exibe a placa do equipamento. | |||||
Cidade | Inserir a cidade da placa do equipamento. | |||||
UF | Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento. | |||||
País | Inserir o país da placa do equipamento. |
Nota | ||
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Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento. A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês. No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico. |
Transferência Automática de Implementos
Além das opções de transferência de componentes e pneus relacionados ao equipamento, o sistema possibilita a transferência dos implementos relacionados ao equipamento, esse relacionamento pode ser consultado na funcionalidade “Relacionamento Equipamento x Implemento”.
No momento da confirmação de alteração/Inclusão de um Histórico de Estabelecimento, é verificado se o equipamento possui algum implemento relacionado a ele, se positivo será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja realizar a transferência dos implementos em questão.
Durante a transferência dos implementos de um equipamento também serão transferidos todos os componentes e pneus existentes para os implementos.
Regra utilizada para realizar a transferência de implementos quando for Inclusão de Histórico do Equipamento.
Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.
Unidade de Negócio
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Credita PIS | Quando assinalado, indica que o bem credita PIS.
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Credita COFINS | Quando assinalado, indica que o bem credita COFINS.
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Nro Parcelas | Inserir o número de parcelas, caso o PIS ou COFINS seja parcelado.
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ICMS Destacado | Inserir o valor destacado de ICMS referente valor de aquisição do BEM. | |||||
Valor Crédito PIS | Exibe o valor do PIS que a empresa poderá creditar. | |||||
Valor Crédito COFINS | Exibe o valor do COFINS que a empresa poderá creditar. | |||||
Credita CSLL | Quando assinalado, indica que o BEM credita CSLL. | |||||
Exerc. Crédito CSLL | Exibe o exercício de crédito do CSLL. | |||||
Narrativa do Item | Inserir uma narrativa relacionada ao item.
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Manutenção Combustível – Pasta Combustíveis – AB0138B
Objetivo da tela: | Cadastrar as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Data | Inserir a data inicial de controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data. Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. | |||||
Tipo Material | Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento. Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”. Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. | |||||
Reservatório | Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. | |||||
Consumo | Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.
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Consumo Padrão | Inserir o valor do consumo padrão do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. | |||||
Consumo Secundário | Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.
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Desativação | Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento. Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento. |
Manutenção Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr
Objetivo da tela: | Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Manutenção Equipamento Frota. |
Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C
Objetivo da tela: | Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado | Objetivo da tela: | Realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio, tendo como pré-requisito existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid NegocManutenção, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta HistComp. Estabel/Filtr. |
Incluir Unidade de Negócio – AB0138L
Objetivo da tela: | Efetuar a inclusão da matriz de unidade de negócio. |
Principais Campos e Parâmetros:
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Empresa | Exibe o código da empresa do equipamento. |
Equipamento | Exibe o código do equipamento. |
Compartimento | Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento |
Campo: | Descrição |
Unidade Negócio | Inserir o código da unidade de negócio. |
%Unid Negoc | Inserir a porcentagem de unidade de negócio . |
Nota | ||
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...
Exemplo:
M001 = 50%
M002 = 50%
O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações. |
Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1
Manutenção Bem Patrimonial
Objetivo da tela: | Cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial.Essa tela é apresentada ao acionar o botão Inclusão Bem Patrimonial, na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1os compartimentos e filtros do equipamento. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||||
Data | Exibe a data de inclusão do novo Histórico de Estabelecimento, conforme informado na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 (AB0138D). | |||||||
Compartimento | Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. | |||||||
Inicial | Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. | |||||||
Tipo Material | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento | Bem Patrimonial | Inserir o número do bem patrimonial.
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Cta Implantação | Inserir o a conta contábil do EMS2 para implantação do BEM. | |||||||
CC Implantação | Exibe o centro de custo do EMS2 para implantação do BEM.
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Credita PIS | Quando assinalado, indica que o bem credita PIS.
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Credita COFINS | Quando assinalado, indica que o bem credita COFINS.
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Nro Parcelas | Inserir o número de parcelas, caso o PIS ou COFINS seja parcelado.
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ICMS Destacado | Inserir o valor destacado de ICMS referente valor de aquisição do BEM. | |||||||
Valor Crédito PIS | Exibe o valor do PIS que a empresa poderá creditar. | |||||||
Valor Crédito COFINS | Exibe o valor do COFINS que a empresa poderá creditar. | |||||||
Credita CSLL | Quando assinalado, indica que o BEM credita CSLL. | |||||||
Exerc. Crédito CSLL | Exibe o exercício de crédito do CSLL. | |||||||
Narrativa do Item | Inserir uma narrativa relacionada ao item.
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Manutenção Combustível – Pasta Combustíveis – AB0138B
Objetivo da tela: | Cadastrar as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Data | Inserir a data inicial de controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data. Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. | |||||
Tipo Material | Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento. Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”. Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. | |||||
Reservatório | Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. | |||||
Consumo | Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.
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Consumo Padrão | Inserir o valor do consumo padrão do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. | |||||
Consumo Secundário | Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.
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Desativação | Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento. Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento. |
Manutenção Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr
Objetivo da tela: | Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Manutenção Equipamento Frota. |
Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C
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Capacidade | Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. |
Uso Inicial | Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). |
Subsistema | Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. |
Tipo Remonta | Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial. Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). |
% Remonta | Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). |
Período Manutenção Compartimento – – AB0138C2– Pasta Pag. 1
Objetivo da tela: | Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1. |
Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.
Exemplo:
Um compartimento possui dois eventos relacionados:
Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.
Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.
Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:
O usuário realizará a amostra com 5.9000.
O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.
O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.
Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.
Para este problema há três situações:
Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.
Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.
Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Compartimento | Exibe o código do compartimento. | |||||
Evento | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.
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Padrão | Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.
| |||||
Antecipação | Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento. Exemplo: Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km. Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos. O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado. |
Nota | ||
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Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):
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Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel
Objetivo da tela: | Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | |||||
Unid Negoc | Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.
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Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D
Objetivo da tela: | Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: | |||||
Inclusão Bem Patrimonial | Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.
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OK | Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência: "O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento." |
Objetivo da tela:
Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.
Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição |
Empresa
Data | Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo |
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Estabelecimento |
Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. |
Grupo de equipamento |
Inserir o código e |
Nota | ||
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O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações. |
Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1 – AB0138C1
Objetivo da tela: | Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Compartimento | Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. | |||||
Inicial | Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. | |||||
Tipo Material | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.
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Capacidade | Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. | |||||
Uso Inicial | Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). | |||||
Subsistema | Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. | |||||
Tipo Remonta | Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial. Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). | |||||
% Remonta | Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). |
Período Manutenção Compartimento – Pasta Pag. 1
Objetivo da tela: | Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento. Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1. |
Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.
Exemplo:
Um compartimento possui dois eventos relacionados:
Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.
Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.
Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:
O usuário realizará a amostra com 5.9000.
O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.
O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.
Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.
Para este problema há três situações:
Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.
Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.
Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | |||||
Compartimento | Exibe o código do compartimento. | |||||
Evento | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.
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Padrão | Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.
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Antecipação | Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento. Exemplo: Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km. Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos. O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado. |
Nota | ||
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Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):
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o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado. Exemplo: Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. | ||||||
Atividade | Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. | |||||
Conta | Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos. A conta contábil se digita em dois campos, em que:
No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. | |||||
Conta Lubrificação | Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:
No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.
Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação. | |||||
CC Manutenção | Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem. | |||||
Unidade Negócio | Inserir o código da unidade de negócio. É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento. O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.
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TAG | Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento. Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco. | |||||
Placa | Exibe a placa do equipamento. | |||||
Cidade | Inserir a cidade da placa do equipamento. | |||||
UF | Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento. | |||||
País | Inserir o país da placa do equipamento. |
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Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento. A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês. No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico. |
Transferência Automática de Implementos
Além das opções de transferência de componentes e pneus relacionados ao equipamento, o sistema possibilita a transferência dos implementos relacionados ao equipamento, esse relacionamento pode ser consultado na funcionalidade “Relacionamento Equipamento x Implemento”.
No momento da confirmação de alteração/Inclusão de um Histórico de Estabelecimento, é verificado se o equipamento possui algum implemento relacionado a ele, se positivo será exibida uma mensagem questionando se o usuário deseja realizar a transferência dos implementos em questão.
Durante a transferência dos implementos de um equipamento também serão transferidos todos os componentes e pneus existentes para os implementos.
Regra utilizada para realizar a transferência de implementos quando for Inclusão de Histórico do Equipamento.
Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.
Unidade de Negócio
Objetivo da tela: | Realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio, tendo como pré-requisito existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel. |
Incluir Unidade de Negócio – AB0138L
Objetivo da tela: | Efetuar a inclusão da matriz de unidade de negócio. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição | |||||
Unidade Negócio | Inserir o código da unidade de negócio. | |||||
%Unid Negoc | Inserir a porcentagem de unidade de negócio.
Exemplo: M001 = 50% |
Manutenção Equipamento Frota – Pasta Prog. Eventos
Objetivo da tela: | Informar os períodos de realização dos eventos (na maioria taxas) para equipamentos. |
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Campo: | Descrição: | |||||
Modelo | Exibe o código do modelo do equipamento. | |||||
Plano Manutenção | Inserir o código e a descrição do plano de manutenção relacionado ao equipamento. | |||||
Inicial | Inserir a data de início de controle do plano de manutenção no equipamento. | |||||
Uso Inicial | Inserir o uso inicial do plano no equipamento. Este atributo tem a finalidade permitir que se cadastre um plano de manutenção que já foi realizado para o equipamento. Exemplo: Há um plano de manutenção que deve ser realizado a cada 10.000 no modelo. No entanto, no ato do cadastro do plano para o equipamento, este equipamento já rodou 3.000 (desde a última realização do plano). Assim, deve informar estes 3.000 km com uso inicial, fazendo com que o sistema informa o vencimento do plano após os 7.000 a partir da data de início de controle. O uso inicial somente é utilizado quando não existe registro de baixa do plano para o equipamento. A partir da primeira baixa, o sistema sempre calcula o uso do plano em função da última realização. O uso inicial é de acordo com a unidade de percurso do equipamento (km, horas, etc.). Para uso do plano em dias, informar a Data de Baixa (que é o campo em que o sistema calcula o uso em dias). | |||||
Última Baixa | Inserir a última data de baixa do plano no equipamento. Por intermédio desta data o sistema calcula o uso em dias do plano de manutenção. Cada vez que se executar o plano de manutenção, o sistema alimentará automaticamente a data de baixa do plano. | |||||
Validade | Inserir a data de validade do plano de manutenção, que determina se o plano está ativo ou não.
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Manutenção Equipamento Frota – Pasta Eixos Eq.
Objetivo da tela: | Configurar os eixos do equipamento para posterior utilização no módulo Pneus. Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Eixos Eq., na tela Manutenção Equipamento Frota. |
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