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Objetivo

Permitir aos aprovadores de pendências do MLA que possam realizar toda a parte de acompanhamento e aprovação/rejeição de documentos através do Fluig, utilizando até mesmo o recurso de prazo de execução nas aprovações.

– Este workflow também está disponível para o mobile. 

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança.

Ambiente de Negócio

Segmento

Manufatura

Áreas de Negócios

Compras e Suprimentos.

Processo Workflow


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Card
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labelProcesso de Negócio (Aprovação de Pendências através do Fluig)


  • A movimentação (Criação ou alteração Solicitação de compra, pedido de compra, etc.) é realizada no ERP, como é feito atualmente (somente a pendência de aprovação que irá para o Fluig);
  • Caso o documento deva passar pelo processo de aprovações do MLA no Fluig, ao iniciar o Workflow o ERP vai enviar as informações para geração da pendência de aprovação. 
  • Caso ocorram erros na integração com o Fluig é gerado um registro no Monitor de Pendências de Integração MLA x Fluig (programa html.mla0172), com o erro que ocorreu e o processo que estava sendo realizado (envio, aprovação/reprovação, cancelamento). Através do monitor de pendências, será possível reenviar essas pendências posteriormente.
  • Ao realizar a ação de aprovar ou reprovar um documento, são feitas todas as validações do ERP referente a permissões de aprovação do usuário em questão, se estiver tudo OK, o ERP é atualizado, e o workflow é finalizado.
  • Quando for uma reprovação, o usuário precisa informar o código de rejeição conforme as regras do ERP;
  • Toda vez que ocorrer uma aprovação ou reprovação, o status do documento é atualizado e o workflow será encerrado. Obs.: Se houver mais aprovações a serem realizadas serão gerados novos Workflows.
Card
id2
labelProcesso Fluig

  • O processo no Fluig é bastante simples, o aprovador recebe a pendência de aprovação vinda do ERP e analisa a mesma;
  • Para movimentar o workflow, o aprovador tem as opções de aprovar ou reprovar e após isso o workflow é finalizado.

Atividades do Processo


Atividade: Início

Descrição: Tarefa inicial do workflow, geração da pendência

Instruções: Essa atividade é executada automaticamente pelo ERP para geração da pendência de aprovação. O workflow não pode ser iniciado manualmente.


Atividade: Analisar Pendência

Descrição: Analisar a pendência de aprovação gerada

Instruções: Analisar as informações da pendência de aprovação e tomar a ação de aprovar ou rejeitar a mesma, informando os comentários e/ou código de rejeição.

  

Atividade: Aprovar

Descrição: Realização da aprovação da pendência

Instruções: Neste ponto é efetivada a aprovação da pendência


Atividade: Reprovar

Descrição: Realização da rejeição da pendência

Instruções: Neste ponto é efetivada a rejeição da pendência



Deck of Cards
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Card
defaulttrue
id1
labelProcesso de Negócio (Atualização de Pendências - Alteração)


  • Cada vez que ocorrer uma alteração de documento no ERP, todas as pendências de aprovação são eliminadas no ERP e re-geradas. Dessa forma, faz-se necessário cancelar a solicitação no Fluig, e iniciar um novo processo.
  • Ao cancelar o Workflow é enviado o seguinte conteúdo: “Workflow cancelado devido a alterações no documento que originou a pendência”. 
Card
defaulttrue
id1
labelProcesso de Negócio (Atualização de Pendências - Eliminação)


  • Se um documento for eliminado no ERP, e estiver integrado com o Fluig, é necessário cancelar a solicitação de aprovação no Fluig também.
  • Ao cancelar o Workflow é enviado o seguinte conteúdo: “Workflow cancelado devido a eliminação do documento que originou a pendência”. 
Card
defaulttrue
id1
labelProcesso de Negócio (Atualização de Pendências – Aprovação / Rejeição)


  • Se um documento for aprovado ou reprovado pelo ERP, o Fluig deverá ser atualizado também.

Como Utilizar

Workflow de Pendências MLA


Deck of Cards
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Card
defaulttrue
id1
labelPasso 1


  • Configurar o estabelecimento para o qual será gerada a pendência de integração com o Fluig. Isto deve ser feito nos Parâmetros da aprovação (MLA0000).
  • Integração Fluig: Indica que o estabelecimento tem integração com o Fluig.
  • Prazo de conclusão: Se marcado, indica que as pendências desse estabelecimento utilizarão o controle de prazo de conclusão, que indica o tempo em que cada pendência deve ser aprovada (informada em horas);
  • Código rejeição padrão: Esse campo somente será utilizado para o caso de reprovações em lote pelo Fluig, onde não será possível informar um código de rejeição manualmente. Neste caso o sistema utilizará o código informado neste programa. 

Card
id2
labelPasso 2


  • Como os workflows são diferentes para cada tipo de documento no Fluig, é possível optar por integrar com o Fluig somente os documentos que desejar, neste caso é possível informar no programa Tipos de Documentos (MLA0101) quais deverão ou não ser integrados e o nome do workflow no Fluig;
  • Esses parâmetros só são habilitados se o estabelecimento estiver parametrizado para integrar com o Fluig (passo anterior);
  • Integração Fluig: Indica que o documento deve ser integrado com o Fluig;
  • Processo: Nome do processo workflow referente ao documento;
  • Prazo conclusão: Indica a utilização de prazo de conclusão para o documento e quantidade de horas que cada aprovador tem para realizar a aprovação.

Card
id3
labelPasso 3


  • Gerar a pendência de aprovação, por exemplo, através da inclusão de uma solicitação de compra.

Card
id4
labelPasso 4
  • Aprovador acessa a central de tarefas, localiza a pendência e clica sobre ela para visualizar as informações da pendência de aprovação.
  • Para facilitar a identificação das pendências, sugere-se a criação de filtros customizados (Veja o vídeo sobre como realizar a criação desses filtros).

Card
id5
labelPasso 5
  • No formulário o aprovador analisa o que for necessário para tomar a ação de aprovar ou rejeitar.
  • Na parte inferior ele seleciona a opção de Aprovar/Reprovar e informa a narrativa.

Card
id6
labelPasso 6
  • Após preenchidas as informações no formulário, o aprovador utiliza a opção de “Enviar” para movimentar o workflow.

Card
id7
labelPasso 7
  • O workflow é então movimentado (aprovado/rejeitado) e finalizado no Fluig.
  • A pendência é atualizada no ERP com a ação realizada.

Card
id8
labelPasso 8
  • Ao consultar a pendência no ERP a mesma encontra-se atualiza conforme a ação realizada no workflow do Fluig.

Nota
titleNota:

Os aprovadores alternativos do MLA não são integrados automaticamente com o Fluig. Dessa forma, se for necessário utilizá-los no Fluig, eles devem ser configurados manualmente, como usuários substitutos. No momento de realizar as aprovações o Fluig fará as validações para saber se o usuário é um aprovador alternativo válido no MLA. Para informações sobre usuários substitutos no Fluig, consulte: http://tdn.totvs.com/display/public/HF/Substitutos.


Como Instalar


Fluig

Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para talGuia de instalação fluig Studio.


Nota

Além do TOTVS Developer Studio é necessário garantir que as demais configurações necessárias para a integração entre o Fluig e o Datasul estejam previamente parametrizadas.

Mais informações sobre os pré-requisitos para a integração do Datasul com o Fluig: http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=471941713


Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

O nome dos arquivos dos projetos de aprovação de pendências do MLA estão descritos na tabela abaixo. Eles se encontram dentro do diretório de expedição dos arquivos progress.

Na seguinte estrutura: ems2/fluig/process

Código do workflow

Descrição

Arquivo

WFMLA001

1 - Solicitação de Compras (Item)

wfmla001.zip

WFMLA002

2 - Solicitação de Compras (Total)

wfmla002.zip

WFMLA003

3 - Requisição de Estoque (Item)

wfmla003.zip

WFMLA004

4 - Requisição de Estoque (Total)

wfmla004.zip

WFMLA005

5 - Cotação de Materiais

wfmla005.zip

WFMLA006

6 - Pedido de Compra (Item)

wfmla006.zip

WFMLA007

7 - Pedido de Compra (Total)

wfmla007.zip

WFMLA008

8 - Pedido Emergencial (Total)

wfmla008.zip

WFMLA009

9 - Processo de Compras (Item)

wfmla009.zip

WFMLA010

10 - Processo de Compras (Total)

wfmla010.zip

WFMLA013

13 - Contrato de Compras

wfmla013.zip

WFMLA014

14 - Medição do Contrato (Item)

wfmla014.zip

WFMLA016

16 - Evento do Contrato (Item)

wfmla016.zip

WFMLA018

18 - Solicitação de Cotação (Item)

wfmla018.zip

WFMLA019

19 - Pedido Emergencial (Item)

wfmla019.zip


Informações
titleImportante:

Caso utilize o workflow WFMLA002, WFMLA003, WFMLA004 ou WFMLA018, mesmo que não utilize o WFMLA001, será necessário baixar os arquivos do projeto WFMLA001, pois ele utiliza o mesmo formulário.

Caso utilize o workflow WFMLA006, WFMLA007 ou WFMLA019, mesmo que não utilize o WFMLA008, será necessário baixar os arquivos do projeto WFMLA008, pois ele utiliza o mesmo formulário.

Caso utilize o workflow WFMLA009, mesmo que não utilize o WFMLA005, será necessário baixar os arquivos do projeto WFMLA005, pois ele utiliza o mesmo formulário.


Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.


Componentes dos Processos BPM

Processo BPM

Aprovação de Ordem ou Pedidos de Compra

Tipo Arquivo

Nome do Arquivo

Descrição

DatasetsgestorProcesso.jsDataset offline customizado que armazena as informações dos gestores do processo (usuários mestre do MLA) no Fluig

Formulário

WFMLA<cód doc>.html

Formulário principal, contendo as informações aprovação do documento em questão

Formulário (mobile)

WFMLA<cód doc>_ecmmobile.html

Formulário para aparelhos móveis

Propriedades

WFMLA<cód doc>_en_US.properties

Arquivo com as literais para apresentação no idioma inglês

Propriedades

WFMLA<cód doc>_es.properties

Arquivo com as literais para apresentação no idioma espanhol

Propriedades

WFMLA<cód doc>_pt_BR.properties

Arquivo com as literais para apresentação no idioma português

Evento Formulário

displayFields.js

Regras executadas ao mostrar os campos do formulário

Evento Formulário

inputFields.js

Regras executados no momento em que os dados do formulário são passados para a camada de persistência

Evento Formulário

validateForm.js

Regras executadas ao validar o formulário

Diagrama

WFMLA<cód doc>.process

Diagrama do processo de aprovação do documento em questão

Java Script

datasul-11.5.X-SNAPSHOT.js

Funções para utilização de conexão com o Datasul

Java Script

ttDados.js

Funções para manipulação de dados a serem apresentados no formulário

Java Script

wfmla<cód doc>.js

Funções referente ao formulário principal do workflow

Mecanismo

PorGestorProcesso.js

Mecanismo para busca de gestores do processo

Evento Workflow

WFMLA<cód doc>.afterTaskComplete.js

Regras executados após executar uma tarefa

Evento Workflow

WFMLA<cód doc>.afterTaskCreate.js

Regras executadas após criar uma tarefa

Evento Workflow

WFMLA<cód doc>.beforeCancelProcess.js

Regras executadas antes de cancelar um workflow


Envio do Processo BPM para o Fluig

Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.

  • É importante lembrar que é preciso exportar o mecanismo customizado “PorGestorProcesso.js” e o dataset "gestorProcesso.js" para o servidor. Eles serão responsáveis por permitir que os usuários mestre tenham acesso às pendências no Fluig;
    Obs.: Lembrar de selecionar nas propriedades do diagrama o "Gestor" como Mecanismo de atribuição Por Gestor do Processo.”;
    Obs. 2: O dataset "gestorProcesso" precisa ser sincronizado com o ERP. Este processo pode ser configurado para  ser executado automaticamente ou manualmente. 
    • Para configurar a sincronização automática deve-se acessar no Fluig a opção "Painel de Controle" > "Agendador de Tarefas" > "Adicionar". Selecionar o tipo "Sincronização de Dataset", selecionar o dataset gestorProcesso.js e informar a frequência que será feita a sincronização.
    • Para sincronizar manualmente deve-se acessar no Fluig a opção "Painel de Controle" > "Datasets" > localizar o dataset gestorProcesso > Clicar no botão editar na coluna "Sincronização" e clicar no botão "Sincronizar agora".
  • No diagrama selecionar a atividade “Analisar Pendências”. Nas propriedades, em “Mec. Atribuição” selecionar “Atribuição por Campo de Formulário” e no Configurar escolher campo “usuário”;
  • Depois é necessário exportar o formulário para o servidor. Lembre-se que se estiver utilizando os documentos 2, 3, 4 ou 18 o formulário será o do documento 1. Se estiver utilizando os documentos 6, 7 ou 19 o formulário será o do documento 8. E se estiver utilizando o documento 9  o formulário será o do documento 5.
  • Após isso, nas propriedades do diagrama é necessário selecionar o formulário que foi exportado para o servidor e também configurar os campos descritores. Feito isso, basta exportar o diagrama.

Os campos descritores são utilizados para que seja possível visualizar na central de tarefas campos de negócio de cada um dos documentos a serem aprovados, permitindo a visualização e filtro de informações por eles.

Os campos a serem utilizados, devem ser informados na aba formulário, sendo necessário marcar quais se deseja exportar e qual a descrição que eles terão no Fluig. Na sequência são apresentados os campos disponíveis para cada workflow e que informação eles contém.


Disponíveis para todos os workflows:

Campo

Informação

chave_doc

Chave do documento

cod_empresa

Código da empresa

cod_estabel

Código do estabelecimento

valor_doc

Valor da pendência

nr_transacao

Número da transação


Workflows WFMLA001, WFMLA003 e WFMLA018:

Campo

Informação

ct_nr_requisicao

Número da requisição

ct_nome_abrev

Requisitante

ct_sequencia

Sequência

ct_it_codigo

Código do item

ct_desc_item

Descrição do item

ct_dt_requisicao

Data da requisição


Workflows WFMLA002 e WFMLA004:

Campo

Informação

ct_nr_requisicao

Número da requisição

ct_nome_abrev

Requisitante

ct_dt_requisicao

Data da requisição


Workflow WFMLA005

Campo

Informação

ct_num_ordem

Número da ordem de compra

ct_cod_emitente

Código do fornecedor

ct_nome_abrev

Nome abreviado do fornecedor

ct_it_codigoCódigo do item


Workflows WFMLA006 e WFMLA019:

Campo

Informação

ct_num_pedido

Número do pedido

ct_numero_ordem

Número da ordem de compra

ct_data_pedido

Data do pedido

ct_descricao

Condição de pagamento

ct_natureza

Natureza do pedido

ct_it_codigo

Código do item

ct_desc_item

Descrição do item

ct_nome_abrev

Nome abreviado do fornecedor

ct_nome_emit

Nome do fornecedor

ct_nr_contrato

Número do contrato

ct_responsavel

Responsável do pedido


Workflows WFMLA007 e WFMLA008:

Campo

Informação

ct_num_pedido

Número do pedido

ct_numero_ordem

Número da ordem de compra

ct_data_pedido

Data do pedido

ct_descricao

Condição de pagamento

ct_natureza

Natureza do pedido

ct_nome_abrev

Nome abreviado do fornecedor

ct_nome_emit

Nome do fornecedor

ct_nr_contrato

Número do contrato

Ct_responsavel

Responsável do pedido


Workflow WFMLA009:

Campo

Informação

ct_num_ordem

Número da ordem de compra

ct_nr_processo

Número do processo de compra

ct_cod_emitente

Código do fornecedor

ct_nome_abrev

Nome abreviado do fornecedor

ct_it_codigo

Código do item


Workflow WFMLA013:

Campo

Informação

ct_num_contrato

Número do contrato de fornecimento

ct_des_contrato

Descrição do contrato de fornecimento

ct_data_contrato

Data do contrato

ct_desc_cond_pag

Descrição da condição de pagamento
ct_data_ini_validData inicial da validade do contrato
ct_data_fim_validData final da validade do contrato
ct_limite_valorValor limite
ct_limite_quantidadeQuantidade limite


Workflow WFMLA014:

Campo

Informação

ct_num_contrato

Número do contrato de fornecimento

ct_des_contrato

Descrição do contrato de fornecimento

ct_seq_medicao

Sequência da medição

ct_seq_evento

Sequência do evento
ct_seq_itemSequência do item
ct_numero_ordemNúmero da ordem de compra
ct_itemCódigo do item


Workflow WFMLA016:

Campo

Informação

ct_num_contrato

Número do contrato de fornecimento

ct_des_contrato

Descrição do contrato de fornecimento

ct_seq_evento

Sequência do evento

ct_numero_ordem

Número da ordem de compra
ct_data_eventoData do evento


ERP

A seguir são apresentados links para as configurações necessárias para a integração do ERP com o Fluig. Uma vez feita essa configuração, não há necessidade de efetuar novamente a mesma.

Criação do aplicativo Datasul no Identity

Efetuar a parametrização do aplicativo Datasul para utilizar o Fluig Identity, conforme descrito no documento Identity - Criação de Aplicativo.

Sincronizar os dados com Identity

Efetuar a sincronização dos dados conforme descrito no documento Identity - Linha Datasul.

Configuração no Datasul para Integração com o Fluig

Integrar rotinas da linha Datasul com o Fluig para criação de processos permitindo ao cliente trabalhar com a rotina como uma solicitação com atribuição de responsáveis por atividade utilizando o workflow do Fluig para controle de prazo de conclusão, acompanhamento e notificação de responsável e requisitante, sendo as informações enviadas no final do processo para a linha de produtos Datasul para persistência. Veja no neste link como Configurar. 

Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Acesse esse link para mais informações sobre a Instalação de Workflow.