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Equipamento Frota - AB0138

Visão Geral do Programa

Permite o cadastro dos equipamentos que serão controlados no sistema de Manutenção de Frota.

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Caso o sistema esteja integrando com Agroindústria, este cadastro estará gerando a mensagem - Geração de Mensagens EAI – Função Manutenção Equipamento Frota.

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Equipamento Frota – Pasta Combustível

Objetivo da tela:

Informar o histórico de combustíveis dos equipamentos, sejam principais ou secundários.

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Ação:

Descrição:

Matriz Unidade Negócio

Quando acionado , apresenta a tela Matriz Unidade Negócio. Nesta tela é possível consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.

Nota
titleNota:
Este botão ficará disponível apenas se existir matriz de unidade de negócio cadastrada para o equipamento e se a função de unidade de negócio estiver ativa no EMS.

Exportação XML

Quando acionado, apresenta a tela de exportação dos dados de abastecimento para o rastreamento, na qual é possível selecionar os abastecimentos por empresa, equipamento, modelo, marca, tag, centro de custo e estabelecimento.

Informações
titleImportante:
Este botão ficará disponível apenas se o parâmetro 10 - Integra Sistema Rastreamento, da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116) estiver selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Deck of Cards
idDados


Manutenção Equipamento – Pasta Dados – AB0138A

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir os equipamentos controlados no sistema de Manutenção de Frota.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Tipo Equipamento

Selecionar se o equipamento é motorizado (consome combustível) ou se não é motorizado (não consome combustível).

Modelo

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do modelo de equipamento. 

Estrutura Mecânica

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual estrutura mecânica o equipamento se encontra.

Situação

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual situação o equipamento se encontra.

Caso seja informada uma situação do tipo “Inativo”, será solicitada a data da situação (que não poderá ser igual a nula). 

Tipo Proprietário

Selecionar se o equipamento é próprio ou de terceiros.

Quando próprio, a própria empresa do equipamento indica o proprietário.

Quando terceiro, habilita o campo código do proprietário que deve ser informado pelo usuário. 

Proprietário

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do proprietário quando o equipamento for de terceiros. 

BEM

Na inclusão de um novo registro, são consideradas as novas parametrizações da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116) e habilita ou desabilita os campos Bem, Conta e Sequencial, desta tela, conforme a seguinte regra:

  • Se Integração Patrimônio = Não, os campos não serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Não, os campos serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Sim, os campos não serão habilitados. 

Conta Patrimonial

Exibe a conta patrimonial do bem do EMS 5.

Usuário

Exibe o nome do usuário que realizou a inclusão ou última alteração de registro.

Data

Inserir a data da situação do equipamento. 

Hora

Inserir a hora da situação do equipamento.

Nota
titleNota:

O bem e o índice serão apresentados somente quando, na Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 35 “Integração com Patrimônio”, estiver selecionado como “Integra EMS”.

A Conta Patrimonial será apresentada somente quando, além da integração com patrimônio, o produto for EMS 5.

Card
id2
labelInicial

Manutenção Equipamento – Pasta Inicial – AB0138A

Objetivo da tela:

Solicitar os dados sobre o início de controle do equipamento no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data Início Controle

Inserir a data de início de controle do equipamento no sistema. A partir desta data será permitido lançar abastecimentos e manutenções para o equipamento informado.

Bloqueia Informar Contador na OM

Quando assinalado, indica que o equipamento permite apontamento de contador por meio da ordem de manutenção.

Nota
titleNota:
Quando assinalado, desabilita o campo “Contador” existente na Função Ordem de Manutenção (MV0301).

Contador Inicial

Inserir o valor do contador do equipamento no momento do cadastro do equipamento. O contador é o hodômetro (ou horímetro) do equipamento.

Uso Inicial

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro. Esses valores de contador inicial e uso inicial são importantes, pois é a partir deles que o sistema calculará a próxima quilometragem em função da primeira ficha de abastecimento ou lubrificação.

O uso inicial é controlado separado do contador porque em muitos casos os valores podem não coincidir:

  • Em alguns equipamentos, o contador (no caso hodômetro) tinha apenas 5 dígitos. Assim, quando o mesmo ultrapassava o valor de 99.9999,9, os valores eram zerados. 
    Neste caso o contador inicial seria 5.000,0, no entanto o uso inicial que deve ser informado é 105.000,0.

  • É comum (principalmente em caminhões) a quebra de contadores (hodômetros). Dessa forma, o valor da vida atual do equipamento em quilômetros podem não coincidir com o valor do contador atual.

Utiliza Contador Secundário

Quando assinalado, considera que o equipamento utiliza contador secundário.

Contador Inicial Secundário

Inserir o valor do contador secundário do equipamento no momento do cadastro.

Uso Inicial Secundário

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro.

Nota
titleNota:

Os campos de contador secundário somente estarão habilitados quando o modelo do equipamento tiver controle de contador secundário.

Caso o equipamento já tenha movimentações no histórico de vida, o controle de contador secundário não poderá ser alterado.



Card
id3
labelDocument

Manutenção Equipamento – Pasta Document – AB0138A

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares do cadastro do equipamento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Placa

Inserir a placa do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com a mesma placa.

Integra Rastreamento

Quando assinalado, indica que o equipamento cadastrado está integrado com o sistema de rastreamento.

Chassi / Série

Inserir o número do chassi do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo chassi.

Renavam

Inserir o número do Renavam do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo Renavam.

Ano Fabricação

Inserir o ano de fabricação do equipamento.

Ano Modelo

Inserir o ano de modelo do equipamento.

Data Compra

Inserir a data da compra do equipamento na empresa.

Valor Compra

Inserir o valor da compra do equipamento na empresa.

Fornecedor

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do fornecedor do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando a opção integra rastreamento estiver selecionada, o sistema gerará automaticamente um arquivo XML contendo informações do equipamento.

Os campos informados nessa tela são para completar o cadastro do equipamento, não sendo realizados cálculos com estes campos. O ano de fabricação é utilizado para calcular a idade média do equipamento e também consultar a evolução dos custos de acordo com o ano de fabricação.

Assim que acionado o botão “OK” no Cadastro do Equipamento, será aberta a tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) para a complementação das informações do equipamento, relacionando-o a um estabelecimento, grupo e atividade.



Matriz Unidade Negócio

Objetivo da tela:

Consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.

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Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Objetivo da tela:

Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Unid Negoc

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
Este botão ficará disponível apenas se existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento.


Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

Objetivo da tela:

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclusão Bem Patrimonial

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.

Nota
titleNota:

Esse botão ficará disponível apenas se, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM".

Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento.

OK

Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:

"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

Estabelecimento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

Grupo de equipamento

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.

Exemplo:

Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

Atividade

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

Conta

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

Conta Lubrificação

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.

Nota
titleNota:
Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

CC Manutenção

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.

Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.

Placa

Exibe a placa do equipamento.

Cidade

Inserir a cidade da placa do equipamento.

UF

Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.

País

Inserir o país da placa do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

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Mais informações em: Transferência Automática de Implementos.

Unidade de Negócio

Objetivo da tela:

Realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio, tendo como pré-requisito existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel. 

Incluir Unidade de Negócio – AB0138L

Objetivo da tela:

Efetuar a inclusão da matriz de unidade de negócio.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio. 

%Unid Negoc

Inserir a porcentagem de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
A somatória dos percentuais da Matriz de Unidade de Negócio relacionadas não deve ser maior ou menor que 100%.

Exemplo:

M001 = 50%
M002 = 50% 

Manutenção Equipamento Frota – Pasta Prog. Eventos

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