Configurações no TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente:
Crie um atendente no Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Acesse: Atendentes > Atendentes.
![clip_image004 clip_image004](https://lh6.ggpht.com/-FUAp6iDE4LU/Tph3znSH9wI/AAAAAAAAJVc/W1kVuQEuekA/clip_image004_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
![clip_image006 clip_image006](https://lh3.ggpht.com/-rpLKamuPOWY/Tph309_TkOI/AAAAAAAAJVs/vDJSDBYzhSI/clip_image006_thumb%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800)
Um atendente foi criado com o nome de “Exemplo Atendente”.
![clip_image008 clip_image008](https://lh3.ggpht.com/-cuSrPEbKjzc/Tph31zKvK_I/AAAAAAAAJV8/OVbySP-IlEc/clip_image008_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Em seguida crie um tipo de atendimento e um grupo de atendimento.
Acesse: WorkFlow > Tipos.
![clip_image010 clip_image010](https://lh5.ggpht.com/-zQR5o7pqpcs/Tph322XBZwI/AAAAAAAAJWM/H8dDAZhvIA0/clip_image010_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
![clip_image012 clip_image012](https://lh3.ggpht.com/-V3iYtnQmamw/Tph34cP9-OI/AAAAAAAAJWc/0kNCxT0-heM/clip_image012_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Verifique os campos que devem ser devidamente parametrizados:
![clip_image014 clip_image014](https://lh4.ggpht.com/-5LYMluNrn-w/Tph358k0rrI/AAAAAAAAJWs/bvUmSBfN1fY/clip_image014_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Serviço associado = 10 – Serviços educacionais ( RM Classis Net )
![clip_image016 clip_image016](https://lh4.ggpht.com/-5x2A12mHXpE/Tph361bEdTI/AAAAAAAAJW8/b4nhzdsICXA/clip_image016_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
![clip_image018 clip_image018](https://lh5.ggpht.com/-OshI-WKrjYE/Tph38LfYQRI/AAAAAAAAJXM/S8ntq49BJeA/clip_image018_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: Anexos > Local de entrega.
![clip_image020 clip_image020](https://lh6.ggpht.com/-hVvM2S0KBiI/Tph39AAJ48I/AAAAAAAAJXc/m82OJvkBRf0/clip_image020_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: Anexos > Etapas.
![clip_image022 clip_image022](https://lh5.ggpht.com/-ftPg7xEmmnQ/Tph3_gJSLFI/AAAAAAAAJXs/LXfz0YZQgrQ/clip_image022_thumb%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800)
Cadastre as Etapas do Tipo de Atendimento:
![clip_image024 clip_image024](https://lh3.ggpht.com/-vf1WgM6dw3E/Tph4BiQ4_uI/AAAAAAAAJX8/tacUcv3axSc/clip_image024_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Uma etapa foi criada com o nome de “Etapa – Exemplo”.
Crie o Grupo de Atendimentos:
![clip_image026 clip_image026](https://lh3.ggpht.com/-nOBsUPaQp6Y/Tph4C7-zFRI/AAAAAAAAJYM/7uB5It0siDk/clip_image026_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: WorkFlow > Grupos.
![clip_image028 clip_image028](https://lh6.ggpht.com/-0ajXyOQjDz8/Tph4EfE4_mI/AAAAAAAAJYc/SMZ3z4xd79U/clip_image028_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
Um grupo foi criado com o nome “Grupo de Atendimento – Exemplo”.
Acesse: Anexos > Tipo de Atendimento do Grupo de Atendimento.
![clip_image030 clip_image030](https://lh4.ggpht.com/-RNCCo7ytYZQ/Tph4FnOx7rI/AAAAAAAAJYs/1O3t7DSzPEY/clip_image030_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
O tipo de atendimento criado anteriormente foi associado a este grupo.
Configurações no TOTVS Educacional
![clip_image032 clip_image032](https://lh4.ggpht.com/-BClAI341Pfk/Tph4HlRFygI/AAAAAAAAJZM/WbFUqLxke24/clip_image032_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: Configurações > Parâmetros:
![clip_image034 clip_image034](https://lh3.ggpht.com/-YnbNi4ZzYkU/Tph4JQyZpSI/AAAAAAAAJZc/EFaJBV2czWM/clip_image034_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: 15.05 – Integração > 15.05.04 – Atendimento:
![clip_image036 clip_image036](https://lh3.ggpht.com/-w-grqTicWXk/Tph4KYFlUYI/AAAAAAAAJZs/bo356N9aYx0/clip_image036_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Informe o atendente criado no TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente:
![clip_image038 clip_image038](https://lh5.ggpht.com/-s8ZZi9JzJ3U/Tph4LhQeHlI/AAAAAAAAJZ8/1cBec7qNgFI/clip_image038_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Insira os dados para Solicitação do Serviço:
![clip_image040 clip_image040](https://lh6.ggpht.com/-WG3mqpOMjW4/Tph4OCaZu7I/AAAAAAAAJaM/cuzTdb_XhPc/clip_image040_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Período Letivo, Data da Solicitação, vencimento e número da Parcela:
![clip_image042 clip_image042](https://lh6.ggpht.com/-VK5D-uhECPg/Tph4P0va1mI/AAAAAAAAJac/_U12GK5FbJ8/clip_image042_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Verifique o serviço utilizado pela solicitação:
Acesse: Financeiro / Contábil > Serviços.
![clip_image044 clip_image044](https://lh4.ggpht.com/-7FiarDhpMRA/Tph4Ql5597I/AAAAAAAAJas/DdI2w3OatgI/clip_image044_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
![clip_image046 clip_image046](https://lh4.ggpht.com/-L63iAzqx9mk/Tph4R9-8JtI/AAAAAAAAJa8/AyF3JIAcyfE/clip_image046_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Foi criado o serviço com o nome de “Mensalidade Exemplo”.
Verifique o aluno na qual será gerada a solicitação:
![clip_image048 clip_image048](https://lh4.ggpht.com/-Q5Ea2j619Mc/Tph4S1BwsBI/AAAAAAAAJbM/CeTJ-JlftqE/clip_image048_thumb%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800)
Aluno : Adriano Astoni Ferreira 01
![clip_image050 clip_image050](https://lh4.ggpht.com/-N1uzKl0EgvE/Tph4UH43izI/AAAAAAAAJbc/iCxJQFs6e80/clip_image050_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
O aluno possui 4 Parcelas do serviço “Mensalidade Exemplo”.
![clip_image052 clip_image052](https://lh4.ggpht.com/-QcH81V-Jvjw/Tph4VqflhwI/AAAAAAAAJbs/adahr_tqvAE/clip_image052_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Acesse: Atividades acadêmicas > Configurações.
![clip_image054 clip_image054](https://lh4.ggpht.com/-IZwhLxgHoDA/Tph4XjKtKyI/AAAAAAAAJb8/hJdPbHNq5eg/clip_image054_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Insira o Tipo de Atendimento e Serviço na qual será gerada a Solicitação
Processo de Gerar a Solicitação:
Acesse: Atividades acadêmicas > Solicitações.
![clip_image056 clip_image056](https://lh4.ggpht.com/-QEKn53kz7ec/Tph4Zan-jFI/AAAAAAAAJcc/xqhH-fxZtic/clip_image056_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Avance a tela:
![clip_image058 clip_image058](https://lh4.ggpht.com/-eZVQs-Bxaec/Tph4a7IU98I/AAAAAAAAJcs/7XDSsv1Id_Q/clip_image058_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Insira o Grupo e Tipo de atendimento:
k
Insira o período letivo e o aluno.
![clip_image062 clip_image062](https://lh6.ggpht.com/-oBnhrzZBUAw/Tph4dedQN7I/AAAAAAAAJdM/NyZsvzCt0SI/clip_image062_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Insira o local de entrega ( Campo cadastrado em Anexo do Tipo de Atendimento ).
![clip_image064 clip_image064](https://lh5.ggpht.com/-ikhHyH8FNdA/Tph4eh02QQI/AAAAAAAAJdc/69kDJ-lYTIU/clip_image064_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Informe na próxima tela a parcela (10) e a cota (1).
![clip_image066 clip_image066](https://lh3.ggpht.com/-c2OrPUf5aQM/Tph4fpH8pSI/AAAAAAAAJds/2vMTXpuzWvQ/clip_image066_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Execute o processo:
![clip_image068 clip_image068](https://lh6.ggpht.com/-x3_I_n6Q1tU/Tph4gomTTvI/AAAAAAAAJd8/bwne8eMI1nY/clip_image068_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Solicitação de Serviço gerada com sucesso!
![clip_image072 clip_image072](https://lh3.ggpht.com/-vwvZrLQQKHI/Tph4h3onarI/AAAAAAAAJeM/XIL_XAfJRCg/clip_image072_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800)
![clip_image070 clip_image070](https://lh4.ggpht.com/-0PhSNrMA9pE/Tph4iyAszTI/AAAAAAAAJec/zXTM9c_y-Wo/clip_image070_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Parcela gerada com sucesso:
![clip_image074 clip_image074](https://lh4.ggpht.com/-_fQfE5x2aKg/Tph4kcmepvI/AAAAAAAAJes/Dnz_ZWenVtA/clip_image074_thumb%25255B1%25255D.jpg?imgmax=800)
Fim