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Para os municípios que utilizam a Nota Fiscal Eletrônica, o Protheus permite aos transportadores, que geram Recibos Provisórios de Serviços (RPS),  efetuar a pesquisa às Notas Fiscais Eletrônicas autorizadas pelo arquivo de retorno das Prefeituras, na Importação NF-e.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para calcular o Frete:

1. No programa Cálculo de Frete, posicione o cursor sobre o lote desejado e clique em Calcular.

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10. Quando o lote for liberado, é necessário recalcular do frete. Para isto, clique em Recálculo.

03. TELA CÁLCULO DE FRETE

Outras Ações / Ações relacionadas

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É utilizada para a geração de documentos de cobrança de refaturamento baseados em documentos já existentes por meio de configurações pré-estabelecidas no “Perfil do Cliente”. Assim, é possível o remetente emitir novas notas fiscais para outros destinatários.

O objetivo de "Refaturar" é evitar a geração de documento de devolução total da mercadoria em situações em que há recusa da mercadoria em seu destino inicial.

...

Esta opção permite efetuar a impressão de documentos relacionados à rotina Cálculo do Frete e apresenta as seguintes opções:

DACTE: É o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico que tem a finalidade de acompanhar a prestação do serviço de transporte de mercadorias e auxiliar a escrituração do CT-e. A impressão desse relatório só é possível se o documento solicitado estiver com status de Doc. Autorizado, ou seja, estiver autorizado e liberado pela SEFAZ.

Log de Rejeição: Esse relatório indica o motivo pelo qual o CT-e não foi aprovado pela SEFAZ. É utilizado caso o documento esteja com o status Não autorizado. Dessa forma, é possível efetuar a correção do documento e obter a autorização da SEFAZ.

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04. PARÂMETROS DA ROTINA

Principais Campos e Parâmetros

...

Data para o bloqueio dos movimentos no estoque. Não permitindo a alteração, inclusão ou exclusão de movimentos com data menor ou igual à data informada no parâmetro.

...

Indica se é permitido ou não gerar através do processo de Carga Fechada em uma Viagem de Entrega, sem que exista um Agendamento. Esse parâmetro trabalha em conjunto ao parâmetro MV_TMSCFEC, sendo que depende desse para efetivação

do processo de Carga Fechada.

...

Determina se o valor base para cálculo do frete será por produto ou pelo total das notas fiscais que irão compor o frete, podendo ser configurado com:

• T - O valor base para cálculo do frete será por produto.
• F - O valor base para cálculo do frete selo total das notas fiscais que irão compor o frete.

...

Indica se deve aglutinar os itens da tabela SD2 ou SC6 ao efetuar Cálculo de Frete e Geração de Fatura para documentos de apoio.

T = Sim

F = Não

...

Define se deve incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.

• .T.: (True): Permite incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.
• .F.: (Falso): Não permite incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.

...

Indica se deve ser gerado nota fiscal de serviço ou conhecimento de reentrega, de refaturamento ou de armazenagem, podendo ser configurado com:

• T (True/Verdadeiro) – gera a Nota Fiscal de Serviço.

Se a região da filial que realizará a reentrega/refaturamento/armazenagem for igual à região do destinatário, ou seja, quando o serviço ocorre dentro do mesmo município. Caso contrário, se a região que realizará o serviço for diferente da região do destinatário, irá gerar CTRC.

• F (False/Falso) – gera CTRC.

...

Indica se, ao efetuar o cálculo do conhecimento de frete com uma viagem de coleta com status “em trânsito”, deve permitir que seja acrescentado, em outra viagem, o documento calculado.

Utilizado para atender situações em que o veículo saiu para efetuar uma coleta e ainda não voltou para a filial de origem, porém, a filial já possui todas as informações necessárias para a geração do conhecimento de frete.

Quando o parâmetro estiver com conteúdo .F. “Falso”, a viagem de coleta não estará configurada para efetuar entrega, permitindo, assim, a geração de uma outra viagem para efetuar a entrega do conhecimento de frete.

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03. ROTINAS E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO CÁLCULO DO FRETE

Contrato de Clientes, a rotina consulta a existência e a validade dos contratos de clientes.

Tabela de Frete, para as informações relacionadas à tabela de frete, o sistema verifica os dados da tabela de frete padrão ou da tabela de frete alternativa, se existir.

Validações:

Data de vigência da tabela.

Existência da configuração da tabela.

Consulte o tópico Configuração da Tabela de Frete.

Existência das tabelas cadastradas para a origem e destino do frete.

Existência de uma tabela de tarifa relacionada à tabela de frete.

Consulte o tópico Tabela de Tarifas.

Existência de ajustes da tabela de frete relacionado ao perfil do cliente.

No cadastro Perfil do Cliente, se o campo Ajuste Obrig. (Ajuste Obrigatório) estiver preenchido com Sim, o sistema verifica a existência de ajustes para o cliente. Caso não exista, o lote ficará bloqueado.

Consulte os tópicos Ajuste da Tabela de Frete e Perfil do Cliente.

Se a base de cálculo é maior que as faixas dos componentes cadastrados.

Consulte o tópico Componentes de Frete.

04. AGLUTINAÇÃO DE NOTAS FISCAIS

A rotina verifica as informações relacionadas à aglutinação das notas fiscais digitadas, verificando qual será a quantidade de CTRCs a serem gerados.

No cadastro Perfil do Cliente, são informados os campos Peso Max. CTRCNfs. por CTRCAgrupa Nfs e Cliente Agrupamento.

O campo "Cli. Agrupamento" (Cliente de Agrupamento), definido no perfil do cliente, é utilizado para realizar o agrupamento das notas fiscais de clientes com remetentes diferentes. Sua finalidade é determinar um único valor de cobrança para o frete, calculando a proporção entre o peso das notas fiscais de cada remetente. Dessa forma, são gerados vários documentos, em que o somatório resultará em único valor de frete para pagamento, originado a partir da soma de todos as notas fiscais do cliente remetente.

05. NOTAS FISCAIS DO LOTE

O cálculo é efetuado da seguinte forma:

  • Ordena as notas fiscais por serviço + cliente agrupamento + loja agrupamento + cliente destinatário + loja destinatário + cliente devedor + loja devedor + código do produto + número da nota fiscal + série NF + número da cotação.
  • Acumula os valores de quantidade de volumes, valores, peso real, peso cubado, M3 e base RR considerando todas as notas que tenham essa mesma chave. Com isso, o sistema obtém os valores que serão utilizados para o correto posicionamento nas faixas dos componentes da tabela de frete.
  • Obtém o peso total e os valores dos componentes com base no valor desse total de notas (Passo A).
  • Se existir uma cotação, deve ser utilizada a tabela de frete informada. Caso contrário, será utilizada a tabela de frete do cliente de cálculo. Caso exista uma tabela alternativa, também será considerada para o cálculo do valor; o sistema escolhe o maior valor entre a tabela original e a tabela alternativa.
  • Os documentos são gerados. Caso não exista cotação, o valor calculado no Passo A, será rateado pelo peso entre os documentos, desconsiderando os componentes que são taxas. De acordo com o perfil do cliente, será identificado se o valor das taxas deve ser incluído no último documento gerado ou em todos.
  • Caso exista cotação, será gerado um único documento contendo todas as notas vinculadas à esta. O sistema recalcula o valor de acordo com a digitação das notas; se as informações cotadas forem idênticas às digitadas, o valor do documento será igual ao valor da cotação. Porém, se os valores dos impostos envolvidos forem diferentes, o valor da composição do frete será ajustado de forma que o valor cobrado não seja diferente do valor cotado.

Outras Ações / Ações relacionadas

...

06. BOTÃO LEGENDA - STATUS DO LOTE

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Em aberto.

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Calculado.

...

Vermelho

...

Bloqueado.

...

07. BOTÃO CALCULAR

O procedimento para cálculo é efetuado da seguinte forma:

...

O sistema apresenta a janela Cálculo de Frete, indicando o objetivo da rotina.

...

Será apresentada a janela Verifique os dados, exibindo as mensagens de divergências encontradas.

Para verificar os detalhes das divergências encontradas, clique em Detalhes.

...

O responsável deve analisar o bloqueio gerado e executar a ação necessária para a liberação do lote.

Para a liberação de crédito, verifique o tópico Liberação de Crédito.

Para a liberação de transporte, verifique o tópico Liberação de Transporte.

...

Status calculado - é possível iniciar o processo de transporte das mercadorias.
Status bloqueado - o cálculo foi efetuado, porém, o lote foi bloqueado por algum problema.

...

08. BOTÃO OUTRAS AÇÕES

A. Estornar

A rotina tem como objetivo, efetuar o estorno do cálculo.

Não sendo permitido estornar lotes que tenham conhecimentos associados à uma viagem.

B. Recálculo

...

C. Consulta Documento

Permite acesso a rotina de Manutenção de Documentos para o lote já calculado, ou seja, com documento já gerado é possível consultá-los e, se necessário, efetuar alguns tipos de manutenção, dentre elas:

  • Visualizar o documento gerado;
  • Consultar o status do documento gerado;
  • Adicionar informações complementares aos documentos já gerados (carta de correção eletrônica);
  • Gerar um documento que complemente o valor a ser cobrado;
  • Emitir Evento em Desacordo;
  • Acessar o monitor de transmissão;
  • Consultar histórico do MDF-E caso já emitido para o documento em questão;

...


Refaturar

Procedimentos para utilização:

Para gerar documentos de cobrança de refaturamento:

1. Em Cálculo do Frete, posicione o cursor sobre o lote de entrada da nota fiscal do cliente do tipo refaturamento desejado e clique em Refaturar.

Será apresentada a janela "Cálculo de Frete - Refaturar", dividida em áreas:

Remetente (área superior): Nesta área, são exibidos todos os documentos do remetente que estão com o status “Chegada Final” na filial e que devem ser refaturados.

Destinatário (área inferior): Nesta área, são exibidas as notas fiscais de entrada incluídas para refaturar.

Para cada nota apresentada na parte inferior da tela, o sistema irá emitir um documento de refaturamento.

2. Com o cursor posicionado sobre o destinatário desejado, marque o documento a ser refaturado na área "Remetente" e clique em OK para confirmar.
Na confirmação do refaturamento, o sistema irá comparar o peso, o valor da mercadoria e o volume dos documentos originais com os dados que foram digitados nas novas notas fiscais. Se o que foi digitado nas notas fiscais for diferente dos documentos originais, será exibida uma mensagem para confirmação do processo.

Ao final, será apresentada uma mensagem ao usuário exibindo o número do lote de refaturamento gerado para posterior impressão dos documentos.

3. Caso ocorra estorno do cálculo de um lote de refaturamento, todos os documentos de refaturamento serão excluídos e os documentos originais terão suas baixas canceladas, retornando à situação anterior.  

03. TELA CÁLCULO DE FRETE

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
LegendaPermite acessar a tela Status do Lote, onde podemos visualizar condição de cada cálculo de frete.
CalcularPermite calcular e gerar os documentos para cobrança de frete, a partir dos cálculos efetuados pela tabela de frete, contida no contrato de cada cliente.
Outras Ações > Estornar

Permite estornar o cálculo de frete. Não sendo permitido estornar lotes que tenham conhecimentos associados à uma viagem.

Outras Ações > Recalculo

É utilizada para gerar os documentos de transporte dos lotes bloqueados (status bloqueado). O recálculo somente será permitido após solucionados os problemas causadores do bloqueio.

Outras Ações > Consulta Doc.

Permite acessar a tela Manutenção de Documentos, na qual podemos visualizar os documentos do cálculo de frete selecionado.

Permite acesso a rotina de Manutenção de Documentos para o lote já calculado, ou seja, com documento já gerado é possível consultá-los e, se necessário, efetuar alguns tipos de manutenção, dentre elas:

  • Visualizar o documento gerado;
  • Consultar o status do documento gerado;
  • Adicionar informações complementares aos documentos já gerados (carta de correção eletrônica);
  • Gerar um documento que complemente o valor a ser cobrado;
  • Emitir Evento em Desacordo;
  • Acessar o monitor de transmissão;
  • Consultar histórico do MDF-E caso já emitido para o documento em questão;


Importante: Antes de iniciar a manutenção de um documento, observe a situação em que se encontra, pois o sistema valida o uso das opções conforme seu status. Se for selecionado um documento que não possua a situação adequada para o processamento, será exibida uma mensagem de advertência antes da execução do processo.

Outras Ações > Refaturar

É utilizada para a geração de documentos de cobrança de refaturamento baseados em documentos já existentes por meio de configurações pré-estabelecidas no “Perfil do Cliente”. Assim, é possível o remetente emitir novas notas fiscais para outros destinatários.

O objetivo de "Refaturar" é evitar a geração de documento de devolução total da mercadoria em situações em que há recusa da mercadoria em seu destino inicial.


É utilizada para a geração de documentos de cobrança de refaturamento baseados em documentos já existentes por meio de configurações pré-estabelecidas no “Perfil do Cliente”. Assim, é possível o remetente emitir novas notas fiscais para outros destinatários.

O objetivo de "Refaturar" é evitar a geração de documento de devolução total da mercadoria em situações em que há recusa da mercadoria em seu destino inicial.

Considerações importantes:

  • Além dos parâmetros citados, são validados os dados informados na pasta "Refaturamento" do cadastro Perfil do Cliente.
  • Somente documentos CIF podem ser incluídos em um refaturamento.
  • A viagem de entrega de refaturamento é feita com os novos documentos. Assim, os documentos originais são baixados de forma automática, utilizando o código de ocorrência cadastrado no parâmetro “MV_OCOBREF” e, no campo “Observação”, é gravado o conteúdo do parâmetro “MV_OBSREFA”.
  • O valor do documento de refaturamento é armazenado no componente informado no parâmetro “MV_COMPREF”.
  • O documento de refaturamento é emitido pela filial de destino, mas a filial de débito é a mesma da original.
  • As novas notas fiscais de refaturamento devem ser lançadas em um lote exclusivo. Nele, não são permitidos documentos com remetente diferente.
  • Caso exista mais de uma nota fiscal de refaturamento, o sistema rateia o valor dos documentos originais entre as novas notas fiscais e permite que seja digitado um valor informado quando for necessário alterar o valor a ser cobrado pelo refaturamento.
  • O percentual de refaturamento é aplicado sobre a soma do valor sem impostos dos documentos selecionados na parte superior da tela.
Outras Ações > Imprimir

Esta opção permite efetuar a impressão de documentos relacionados à rotina Cálculo do Frete e apresenta a seguinte opção:

Log de Rejeição: Esse relatório indica o motivo pelo qual o CT-e não foi aprovado pela SEFAZ. É utilizado caso o documento esteja com o status Não autorizado. Dessa forma, é possível efetuar a correção do documento e obter a autorização da SEFAZ.

Outras Ações > CT-ePermite a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) de acordo com o modelo instituído pelo AJUSTE SNIEF 09/07 de 25/10/2007 que substitui o Transporte Rodoviário de Cargas.
Outras Ações > Selecionar LotesPermite definir os lotes que devem ser calculados, estornados ou aglutinados.

04. PARÂMETROS DA ROTINA

Principais Campos e Parâmetros

ParâmetroDescrição
MV_COMPREFIndica o código do componente de refaturamento, utilizado para a geração do documento de refaturamento.
MV_CDRMUNDeve ser preenchido com o código da região do município da transportadora. Este parâmetro atende atender ao disposto pelo artigo 6o. da Lei Complementar de no. 116/2003.
MV_DATATMSData de encerramento da movimentação dos serviços de transporte no mês, determinando a data de fechamento para a geração de documentos de transporte ou estornos de documentos. Exemplo: 31/12/18.
MV_DBLQMOV

Data para o bloqueio dos movimentos no estoque. Não permitindo a alteração, inclusão ou exclusão de movimentos com data menor ou igual à data informada no parâmetro.

MV_DOMFERIPermite ao usuário decidir se o Domingo deve ou não ser considerado como uma data válida para cálculo.
MV_ENTSAGE

Indica se é permitido ou não gerar através do processo de Carga Fechada em uma Viagem de Entrega, sem que exista um Agendamento. Esse parâmetro trabalha em conjunto ao parâmetro MV_TMSCFEC, sendo que depende desse para efetivação

do processo de Carga Fechada.

MV_TMSCFECIndica se as funcionalidades de carga fechada estão ativas.
MV_OBSARMObservação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
MV_OCOBREFIndica o código da ocorrência para o registro da baixa de refaturamento.
MV_OCORCANDefine a ocorrência de cancelamento automático utilizada na viagem de coleta do tipo planejada.
MV_PRCPROD

Determina se o valor base para cálculo do frete será por produto ou pelo total das notas fiscais que irão compor o frete, podendo ser configurado com:

• T - O valor base para cálculo do frete será por produto.
• F - O valor base para cálculo do frete selo total das notas fiscais que irão compor o frete.

MV_TMSAGD2

Indica se deve aglutinar os itens da tabela SD2 ou SC6 ao efetuar Cálculo de Frete e Geração de Fatura para documentos de apoio.

T = Sim

F = Não

MV_TMSMFATIndica se a geração das faturas será efetuada com base no arquivo SE1 - Contas a Receber ou DT6 - Documentos de Transporte, onde: 1 = "SE1" e 2 = "DT6".
MV_TMSPCOL

Define se deve incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.

• .T.: (True): Permite incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.
• .F.: (Falso): Não permite incluir regiões coligadas para o cálculo do prazo de entrega.

MV_TMSTIPTIndica o tipo de título a ser gerado no Contas a Receber, que pode ser NF=NFS, UNI=UNI ou B=UNI.
MV_TMSUNFS

Indica se deve ser gerado nota fiscal de serviço ou conhecimento de reentrega, de refaturamento ou de armazenagem, podendo ser configurado com:

• T (True/Verdadeiro) – gera a Nota Fiscal de Serviço.

Se a região da filial que realizará a reentrega/refaturamento/armazenagem for igual à região do destinatário, ou seja, quando o serviço ocorre dentro do mesmo município. Caso contrário, se a região que realizará o serviço for diferente da região do destinatário, irá gerar CTRC.

• F (False/Falso) – gera CTRC.

MV_TMSVGCE

Indica se, ao efetuar o cálculo do conhecimento de frete com uma viagem de coleta com status “em trânsito”, deve permitir que seja acrescentado, em outra viagem, o documento calculado.

Utilizado para atender situações em que o veículo saiu para efetuar uma coleta e ainda não voltou para a filial de origem, porém, a filial já possui todas as informações necessárias para a geração do conhecimento de frete.

Quando o parâmetro estiver com conteúdo .F. “Falso”, a viagem de coleta não estará configurada para efetuar entrega, permitindo, assim, a geração de uma outra viagem para efetuar a entrega do conhecimento de frete.

MV_CTEREFSTempo em Segundos para refresh da tela do monitor do CT-e (padrão em segundos).
MV_TMSANTTNúmero do registro da ANTT.
MV_TMSCTEHabilita o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
MV_TMJCTETempo em Segundos que será chamado o JOB. (Padrão em segundos).
MV_GERLOTDetermina se o sistema deve gerar um novo lote ao executar o estorno do cálculo.
MV_PROCTMSHabilita procedures no TMS no momento do cálculo do frete.


03. ROTINAS E PROCESSOS ENVOLVIDOS NO CÁLCULO DO FRETE

Contrato de Clientes, a rotina consulta a existência e a validade dos contratos de clientes.

Tabela de Frete, para as informações relacionadas à tabela de frete, o sistema verifica os dados da tabela de frete padrão ou da tabela de frete alternativa, se existir.

Validações:

Data de vigência da tabela.

Existência da configuração da tabela.

Consulte o tópico Configuração da Tabela de Frete.

Existência das tabelas cadastradas para a origem e destino do frete.

Existência de uma tabela de tarifa relacionada à tabela de frete.

Consulte o tópico Tabela de Tarifas.

Existência de ajustes da tabela de frete relacionado ao perfil do cliente.

No cadastro Perfil do Cliente, se o campo Ajuste Obrig. (Ajuste Obrigatório) estiver preenchido com Sim, o sistema verifica a existência de ajustes para o cliente. Caso não exista, o lote ficará bloqueado.

Consulte os tópicos Ajuste da Tabela de Frete e Perfil do Cliente.

Se a base de cálculo é maior que as faixas dos componentes cadastrados.

Consulte o tópico Componentes de Frete.

04. AGLUTINAÇÃO DE NOTAS FISCAIS

A rotina verifica as informações relacionadas à aglutinação das notas fiscais digitadas, verificando qual será a quantidade de CTRCs a serem gerados.

No cadastro Perfil do Cliente, são informados os campos Peso Max. CTRCNfs. por CTRCAgrupa Nfs e Cliente Agrupamento.

O campo "Cli. Agrupamento" (Cliente de Agrupamento), definido no perfil do cliente, é utilizado para realizar o agrupamento das notas fiscais de clientes com remetentes diferentes. Sua finalidade é determinar um único valor de cobrança para o frete, calculando a proporção entre o peso das notas fiscais de cada remetente. Dessa forma, são gerados vários documentos, em que o somatório resultará em único valor de frete para pagamento, originado a partir da soma de todos as notas fiscais do cliente remetente.

05. NOTAS FISCAIS DO LOTE

O cálculo é efetuado da seguinte forma:

  • Ordena as notas fiscais por serviço + cliente agrupamento + loja agrupamento + cliente destinatário + loja destinatário + cliente devedor + loja devedor + código do produto + número da nota fiscal + série NF + número da cotação.
  • Acumula os valores de quantidade de volumes, valores, peso real, peso cubado, M3 e base RR considerando todas as notas que tenham essa mesma chave. Com isso, o sistema obtém os valores que serão utilizados para o correto posicionamento nas faixas dos componentes da tabela de frete.
  • Obtém o peso total e os valores dos componentes com base no valor desse total de notas (Passo A).
  • Se existir uma cotação, deve ser utilizada a tabela de frete informada. Caso contrário, será utilizada a tabela de frete do cliente de cálculo. Caso exista uma tabela alternativa, também será considerada para o cálculo do valor; o sistema escolhe o maior valor entre a tabela original e a tabela alternativa.
  • Os documentos são gerados. Caso não exista cotação, o valor calculado no Passo A, será rateado pelo peso entre os documentos, desconsiderando os componentes que são taxas. De acordo com o perfil do cliente, será identificado se o valor das taxas deve ser incluído no último documento gerado ou em todos.
  • Caso exista cotação, será gerado um único documento contendo todas as notas vinculadas à esta. O sistema recalcula o valor de acordo com a digitação das notas; se as informações cotadas forem idênticas às digitadas, o valor do documento será igual ao valor da cotação. Porém, se os valores dos impostos envolvidos forem diferentes, o valor da composição do frete será ajustado de forma que o valor cobrado não seja diferente do valor cotado.


E. Imprimir - Log de Rejeição


O processo consiste em gerar de um conhecimento eletrônico (Ct-e), transmiti-lo à SEFAZ e imprimir o documento, chamado de DACTE, após a autorização da SEFAZ. A geração do Ct-e ocorre após efetuar o cálculo do frete.

Pré-requisitos:

  1. Como pré-requisito desta rotina, o tomador do serviço (transportadora), deve estar cadastrado e com o seu cadastro atualizado na SEFAZ do estado em que o Conhecimento de Transporte Eletrônico (Ct-e) será emitido e autorizado. 

  2. O tomador de serviço (Transportador) deverá possuir a certificação digital que possibilitará a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

  3. Processo de comunicação com a SEFAZ configurado e estabelecido - TSS (Ferramenta desenvolvida pela TOTVS, responsável em efetuar a assinatura, envio e o recebimento de informações com a SEFAZ) ou TOTVS Colaboração 2.0 (uso do Client NeoGrid - plataforma utiliza emprego da tecnologia Web Service). 

  4. Lote deverá ser obrigatoriamente do tipo “Eletrônico”, esta definição é efetuada no campo “Tipo Lote” na rotina - Lote Entrada NF (TMSA170).

Procedimentos:

  1. Em Cálculo do Frete, clique em "Outras Ações".
  2. O sistema apresenta um pergunte com algumas informações sobre o documento a ser visualizado no monitor de transmissão do Ct-e.:

Lote de / Lote Até? - Informações de lote inicial e lote final a ser exibido no Monitor de Transmissão

Status do Documento? - Filtro define o status dos documentos a serem exibidos, podendo ser selecionados : Autorizados, Não Autorizados ou Ambos.

Tipo do Documento? - Permite selecionar o tipo do documento eletrônico a ser exibido.

Data de Emissão de / Data de Emissão até ? - Informações de data de emissão inicial e final dos documentos a serem exibidos.

Monitor de Transmissão:

Após o preenchimento dos perguntes o monitor de transmissão é acionado, sendo apresentado as seguintes funcionalidades (botões):

  • Legenda - Demonstra os status de cada documento mediante as cores a seguir:
Cor da LegendaDescrição
Amarela

Não transmitido.

VerdeDocumento aguardando retorno.
Azul

Documento autorizado.

Vermelho

Documento não autorizado.

CinzaDocumento com falha de comunicação.
  • Monitor - Será um link para a tela do monitor do TSS, que será carregada com o documento que estiver posicionado no Browse. Na chamada monitor, teremos os documentos que foram enviados ao TSS. Sempre que acionar o botão monitor, será visto o documento no TSS, relativo ao documento que se posicionou no Browse do SIGATMS. Nesta rotina do TSS, temos algumas funcionalidades, assim como o status em que o documento encontra-se e caso já tenho sido transmitido para SEFAZ, quais foram às mensagens de retorno ou se não foi transmitido, qual o motivo.

  • DACTE - Serão impressos ou reimpressos os DACTE`s autorizados.

  • Log de Rejeição – Serão impressos o relação de documentos que não foram autorizados pela SEFAZ.

  • Transmitir - Tem a funcionalidade de transmitir os lotes selecionados para a SEFAZ. Serão transmitidos apenas lotes marcados. Caso um lote tenha problema, é possível corrigi-lo, e transmiti-lo novamente para a SEFAZ.

  • Status - Esta funcionalidade irá solicitar os status dos lotes selecionados para o TSS, dessa maneira o “SIGATMS” será atualizado com os novos status. Logo poderemos ter algum documento que não conste mais na tela, pois terá o seu status alterado, diferente dos parâmetros selecionados.
    Para efetuar a Transmissão, selecione o botão “Transmitir” e preencha o pergunte exibido, como o Documento De / Até e a Série do documento.

  • Refresh – Atualiza a tela de acordo com o status dos documentos.

  • Pesquisar - Possibilita a pesquisa de documentos, por: 
    1. Filial + Documento + Série;

    2. 
    Data de Emissão, Nº do Lote;
    3. Documentos Marcados, Nome Remetente ou 
    4. Documentos Impressos.

  • Visualizar - Possibilita a visualização dos documentos detalhadamente.

  • Parâmetros - Configure os Parâmetros de acordo com os procedimentos abaixo:        
Ambiente

(2–Homologação) ou (1–Produção).

Modalidade

1 - Normal

5 - Contingência DPEC / EPEC

7 - Contingência FSDA

8 - Contingência -  SVC - SP

9 - Contingência -  SVC - RS

Versão NFe

4.0

Versão Cte

3.0

Versão EPEC3.0
Tempo de espera3

Evento - Configure os eventos de acordo com os procedimentos abaixo:     

Ambiente

(2–Homologação) ou (1–Produção).

Versão do leiaute EPEC?3.0
Versão do evento EPEC?

3.0

Versão do leiaute do Canc.?3.0
Versão do evento do Canc. ?

3.0

Versão da carta de correção?

3.0

Versão do evento CC-e?3.0
Horário de verão?
  1. Sim / 2. Não
Horário
  1. Fernando de Noronha
  2. Brasília
  3. Manaus
  4. Acre
Versão do Evento Geral Desacordo?3.0
Versão do Evento Desacordo?3.0


  • Exportar- É possível exportar o arquivo XML gerado para o documento definido nos parâmetros e no diretório escolhido como destino.

Botão Inutilizar

O botão inutilizar não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.

Para tal, é necessário ativar o parâmetro MV_INUTILI - este parâmetro define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.

Parâmetros para utilização:

Parâmetro

Descrição

MV_INUTILIInformar se o botão de inutilização será apresentado na rotina de monitor de transmissão.
MV_INUTCLI Informa o código do cliente que será utilizado na nota a ser inutilizada.
MV_INUTPROInforma o código do produto que será utilizado na nota a ser inutilizada
MV_INUTTESInformar o código do TES que será utilizado na nota a ser inutilizada.

Os parâmetros devem ser configurados, pois estes registram nas tabelas de  Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas. No XML de inutilização não há informações do cliente, produto e TES. Essas informações são necessárias para incluir um pedido cancelado na base de dados.

Botão Retorna Status

O botão retorna status não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.

Para ativar a funcionalidade, é necessário ativar os parâmetros MV_CTECAN e MV_RTCTEID.

O parâmetro MV_RTCTEID define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.

Atualmente a funcionalidade retorna  o status do CT-e para autorizado trata documentos quando a SEFAZ retornar a rejeição 220 - CT-e autorizado há mais de 168 horas (7 dias). 

Parâmetros para utilização:

Parâmetro

Descrição

MV_CTECAN

Habilita validação da exclusão do CT-e autorizado pela SEFAZ, onde:

.T.= Somente autorizado pela SEFAZ 

.F. = Não valida.  

MV_RTCTEIDHabilita o retorno do status do CTe , caso tenho ocorrido a rejeição da SEFAZ código 220 - CT-e autorizado há mais de 168 horas (7 dias).

...

D. Refaturar

É utilizada para a geração de documentos de cobrança de refaturamento baseados em documentos já existentes por meio de configurações pré-estabelecidas no “Perfil do Cliente”. Assim, é possível o remetente emitir novas notas fiscais para outros destinatários.

O objetivo de "Refaturar" é evitar a geração de documento de devolução total da mercadoria em situações em que há recusa da mercadoria em seu destino inicial.

Considerações importantes:

  • Além dos parâmetros citados, são validados os dados informados na pasta "Refaturamento" do cadastro Perfil do Cliente.
  • Somente documentos CIF podem ser incluídos em um refaturamento.
  • A viagem de entrega de refaturamento é feita com os novos documentos. Assim, os documentos originais são baixados de forma automática, utilizando o código de ocorrência cadastrado no parâmetro “MV_OCOBREF” e, no campo “Observação”, é gravado o conteúdo do parâmetro “MV_OBSREFA”.
  • O valor do documento de refaturamento é armazenado no componente informado no parâmetro “MV_COMPREF”.
  • O documento de refaturamento é emitido pela filial de destino, mas a filial de débito é a mesma da original.
  • As novas notas fiscais de refaturamento devem ser lançadas em um lote exclusivo. Nele, não são permitidos documentos com remetente diferente.
  • Caso exista mais de uma nota fiscal de refaturamento, o sistema rateia o valor dos documentos originais entre as novas notas fiscais e permite que seja digitado um valor informado quando for necessário alterar o valor a ser cobrado pelo refaturamento.
  • O percentual de refaturamento é aplicado sobre a soma do valor sem impostos dos documentos selecionados na parte superior da tela.

Procedimentos para utilização:

Para gerar documentos de cobrança de refaturamento:

1. Em Cálculo do Frete, posicione o cursor sobre o lote de entrada da nota fiscal do cliente do tipo refaturamento desejado e clique em Refaturar.

Será apresentada a janela "Cálculo de Frete - Refaturar", dividida em áreas:

Remetente (área superior): Nesta área, são exibidos todos os documentos do remetente que estão com o status “Chegada Final” na filial e que devem ser refaturados.

Destinatário (área inferior): Nesta área, são exibidas as notas fiscais de entrada incluídas para refaturar.

Para cada nota apresentada na parte inferior da tela, o sistema irá emitir um documento de refaturamento.

2. Com o cursor posicionado sobre o destinatário desejado, marque o documento a ser refaturado na área "Remetente" e clique em OK para confirmar.
Na confirmação do refaturamento, o sistema irá comparar o peso, o valor da mercadoria e o volume dos documentos originais com os dados que foram digitados nas novas notas fiscais. Se o que foi digitado nas notas fiscais for diferente dos documentos originais, será exibida uma mensagem para confirmação do processo.

Ao final, será apresentada uma mensagem ao usuário exibindo o número do lote de refaturamento gerado para posterior impressão dos documentos.

3. Caso ocorra estorno do cálculo de um lote de refaturamento, todos os documentos de refaturamento serão excluídos e os documentos originais terão suas baixas canceladas, retornando à situação anterior.  

E. Imprimir - Log de Rejeição

Esse relatório indica o motivo pelo qual o CT-e não foi aprovado pela SEFAZ. É utilizado caso o documento esteja com o status Não autorizado. Dessa forma, é possível efetuar a correção do documento e obter a autorização da SEFAZ.

Procedimentos:

Para imprimir o relatório de Log de Rejeição:

1. Em Cálculo do Frete, clique em "Outras Ações".

2. Clique em "Imprimir" e na sequência "Log de Rejeição".

3. Clique em Parâmetros e configure-os de acordo com orientação do help de campo.

4. Confira os dados e confirme.

5. Confira as configurações e confirme a impressão.

F. CT-e

O processo consiste em gerar de um conhecimento eletrônico (Ct-e), transmiti-lo à SEFAZ e imprimir o documento, chamado de DACTE, após a autorização da SEFAZ. A geração do Ct-e ocorre após efetuar o cálculo do frete.

Pré-requisitos:

  1. Como pré-requisito desta rotina, o tomador do serviço (transportadora), deve estar cadastrado e com o seu cadastro atualizado na SEFAZ do estado em que o Conhecimento de Transporte Eletrônico (Ct-e) será emitido e autorizado. 

  2. O tomador de serviço (Transportador) deverá possuir a certificação digital que possibilitará a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

  3. Processo de comunicação com a SEFAZ configurado e estabelecido - TSS (Ferramenta desenvolvida pela TOTVS, responsável em efetuar a assinatura, envio e o recebimento de informações com a SEFAZ) ou TOTVS Colaboração 2.0 (uso do Client NeoGrid - plataforma utiliza emprego da tecnologia Web Service). 

  4. Lote deverá ser obrigatoriamente do tipo “Eletrônico”, esta definição é efetuada no campo “Tipo Lote” na rotina - Lote Entrada NF (TMSA170).

Procedimentos:

  1. Em Cálculo do Frete, clique em "Outras Ações".
  2. O sistema apresenta um pergunte com algumas informações sobre o documento a ser visualizado no monitor de transmissão do Ct-e.:

Lote de / Lote Até? - Informações de lote inicial e lote final a ser exibido no Monitor de Transmissão

Status do Documento? - Filtro define o status dos documentos a serem exibidos, podendo ser selecionados : Autorizados, Não Autorizados ou Ambos.

Tipo do Documento? - Permite selecionar o tipo do documento eletrônico a ser exibido.

Data de Emissão de / Data de Emissão até ? - Informações de data de emissão inicial e final dos documentos a serem exibidos.

Monitor de Transmissão:

Após o preenchimento dos perguntes o monitor de transmissão é acionado, sendo apresentado as seguintes funcionalidades (botões):

  • Legenda - Demonstra os status de cada documento mediante as cores a seguir:

...

Não transmitido.

...

Documento autorizado.

...

Vermelho

...

Documento não autorizado.

...

(2–Homologação) ou (1–Produção).

...

1 - Normal

5 - Contingência DPEC / EPEC

7 - Contingência FSDA

8 - Contingência -  SVC - SP

9 - Contingência -  SVC - RS

...

4.0

...

Versão Cte

...

3.0

...

Evento - Configure os eventos de acordo com os procedimentos abaixo:     

...

(2–Homologação) ou (1–Produção).

...

3.0

...

3.0

...

Versão da carta de correção?

...

3.0

...

  1. Sim / 2. Não

...

  1. Fernando de Noronha
  2. Brasília
  3. Manaus
  4. Acre

...

  • Exportar- É possível exportar o arquivo XML gerado para o documento definido nos parâmetros e no diretório escolhido como destino.

Botão Inutilizar

O botão inutilizar não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.

Para tal, é necessário ativar o parâmetro MV_INUTILI - este parâmetro define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.

Parâmetros para utilização:

...

Descrição

...

Os parâmetros devem ser configurados, pois estes registram nas tabelas de  Livros Fiscais (SF3) e Livros Fiscais por Item de NF (SFT) que são necessárias para a transmissão, cancelamento ou inutilização das notas. No XML de inutilização não há informações do cliente, produto e TES. Essas informações são necessárias para incluir um pedido cancelado na base de dados.

Botão Retorna Status

O botão retorna status não é apresentado no monitor de transmissão do CT-e como as configurações iniciais citadas anteriormente, sendo por isto tratado em tópico a parte.

Para ativar a funcionalidade, é necessário ativar os parâmetros MV_CTECAN e MV_RTCTEID.

O parâmetro MV_RTCTEID define se o botão deverá ser apresentado no monitor de transmissão.

Atualmente a funcionalidade retorna  o status do CT-e para autorizado trata documentos quando a SEFAZ retornar a rejeição 220 - CT-e autorizado há mais de 168 horas (7 dias). 

Parâmetros para utilização:

...

Descrição

...

Habilita validação da exclusão do CT-e autorizado pela SEFAZ, onde:

.T.= Somente autorizado pela SEFAZ 

.F. = Não valida.  

...

G. Selecionar Lotes

Esta opção permite definir os lotes que devem ser calculados, estornados ou aglutinados.

Procedimentos:

  1. Em Cálculo do Frete, clique em "Outras Ações";
  2. Selecione a opção Selecionar Lotes;
  3. Configure os dados da tela de parâmetros:
    Tipo do Lote?
    • Normal.
    • Refaturamento.
    • Eletrônico.
    • Todos.
    No. Lote De? / No. Lote Ate?
    Data Lote De? / Data Lote Ate?
    Status do Lote?
    • Digitado.
    • Calculado.
    • Bloqueado.
    • Erro de Gravação.
    • Todos
    Lote de rateio?
    • Sim.
    • Não.
  4. Após configurar os dados, é necessário selecionar os lotes, com as seguintes opções de processamento: Calcular, Estornar e Aglutinar.
  5. Segue abaixo orientações para efetuar o Cálculo de vários lotesEstorno de cálculo de vários lotes e Aglutinação de vários lotes.

Cálculo de vários lotes:

  1. Selecione os lotes com status Digitado (Legenda Amarela).
  2. Clique na opção Calcular.
    Observe que os status dos lotes processados são apresentados com a legenda Azul - Calculado.

Estorno de Cálculo de vários lotes:

  1. Selecione os lotes com status Calculado (Legenda Azul) e/ou lotes com status Bloqueado (Legenda Vermelha).
  2. Clique na opção Estornar.

    Observe que os status dos lotes processados são apresentados com a Legenda Amarela - Digitado.

    Observe que os status dos lotes processados são apresentados com a Legenda Azul - Calculado.

Aglutinação de vários lotes:

  1. Selecione os Lotes com status Digitado (Legenda Amarela).
  2. Clique na opção Aglutinar.
  3. Confirme a aglutinação.
    Observe que os lotes selecionados são excluídos e gerado um novo lote. Este novo lote contém todos os documentos pertencentes aos lotes excluídos.

H. Imprimir Browse

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09. TELA DE PARÂMETROS (F12)

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