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Integração BackOffice RM x SigaMNT
Contexto de negócio
O objetivo da integração do SIGAMNT x BackOffice RM é viabilizar que de forma automática os cadastros gerenciados pelo BackOffice sejam replicados no vertical e, de forma similar, que os processos geridos pelo Gestão de Ativos/Gestão de Frotas tenham suas informações levadas ao BackOffice. Desta forma as bases de dados se mantém espelhadas, atualizando estoque, permitindo emissão de notas fiscais e demais processos no BackOffice.
ÂncoraSistemas Envolvidos Sistemas Envolvidos
Sistemas Envolvidos
Sistemas Envolvidos | |
Sistemas Envolvidos |
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- Microsiga Protheus através dos seguintes módulos:
Protheus Framework (SIGACFG): Módulo responsável pelos WebServices e Framework de Integração.
Protheus Padrão NG (SIGAMNT): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Frotas, Pneus, Bens, Manutenção, Funcionário da Manutenção(mão de obra), Solicitações de Serviço, Ordens de Serviço, Retorno de OS, Movimentação), Controle de Pneus, Controle de Abastecimentos, Controle de Documentos, Controle de Riscos e demais processos da empresa.
Protheus Manufatura (SIGAPCP): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Calendário, Ordem de Produção, Recursos, Ferramentas) e demais processos da empresa.
Protheus Logística (SIGAOMS, SIGATMS): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Motorista, Veiculos) e demais processos da empresa.
- BackOffice RM através dos seguintes módulos:
- TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Unidade de medida, produto, Local de estoque, Condição de pagamento, Moeda, Movimentação), gestão de estoque, integrações Fiscais, financeiras e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Cliente/Fornecedor), integrações financeiras e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Contábil (RM Saldus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Centro de custo) e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Bem/Ativo) e demais processos da empresa.
- TOTVS Construção e Projetos (RM Solum): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Obra, Projeto, Tarefa) e demais processos da empresa.
- TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Funcionário, Cargo, Função, Horário) e demais processos da empresa.
- TOTVS Framework: Módulo responsável pelos WebServices e Framework de Integração.
Integração
Para atender a demanda de clientes que possuem o BackOffice RM e necessitam de uma solução para Manutenção de Ativos e Controle de Frotas foi desenvolvida esta integração, que possibilita a gestão das movimentações a partir do módulo correspondente do Protheus, sincronizando as informações entre os módulos a partir da integração por Mensagem Única TOTVS.
Modelo de Mensagem Única TOTVS Âncora Modelo de Mensagem Única TOTVS Modelo de Mensagem Única TOTVS
Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudessem agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes (Exemplo: BackOffice RM + SigaMNT Protheus).
Esta mesma iniciativa já era uma prática comum nos clientes, porém todo o custo envolvido na integração entre estes aplicativos era visto pelo cliente como parte da escolha de utilizar-se de produtos de diferentes fornecedores. Uma vez que estes produtos passam a fazer parte de uma mesma oferta, os clientes TOTVS passam a demandar que estes produtos sejam naturalmente integrados. Isto significa que se antes o cliente arcava com o custo e o risco envolvido em uma integração (como corrupção da base de dados, por exemplo), ele agora entende que a TOTVS deve prover soluções já integradas, independente da origem dos produtos oferecidos.
Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devam trabalhar com uma mensagem XML único evitando, desta forma, o processo de transformação de mensagens. Neste cenário, teríamos o seguinte quadro:
Neste cenário, qualquer produto TOTVS trabalhará com o mesmo XML para uma mesma entidade, vamos supor que tenhamos um XML correspondente à mensagem de CLIENTES, ela poderá ser enviada para qualquer um dos produtos que suporte o recebimento desta entidade.
Uma vez que os vários produtos TOTVS terão um "idioma" comum (o XML único), as integrações entre estes produtos não exigirão mais que as mensagens sejam transformadas de um formato para outro. Com isto, será possível conectar diretamente dois produtos, sem a necessidade do TOTVS ESB, como no diagrama abaixo:
Além de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização Âncora Pré-requisitos instalação/implantação/utilização Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
O ambiente de integração necessita, além dos pré-requisitos de cada módulo individualmente, das seguintes características:
- Permissão de tráfego na rede entre os sistemas e os WebServices de destino.
- Devem haver licenças de uso suficientes para o processamento das integrações em conjunto com o uso dos sistemas.
BackOffice RM
- Configurar a integração TOTVS Manutenção de Ativos x BackOffice RM via host na versão 12.1.12 ou superior.
- Cadastramento do De-Para de Empresa(s) e Filial(is) antes de iniciar a carga de dados.
- Os cadastros mantidos pelo BackOffice RM, como por exemplo de Clientes, Produtods e etc., devem ter desabilitada no Protheus sua entidade correspondente, evitando concorrência de dados.
Protheus
- Utilizar a versão 11.8 do Protheus superior.
O Protheus deve utilizar grupo de empresas para refletir a hierarquia de empresas configurada no BackOffice RM, contendo somente um grupo e a divisão de empresas sendo representada pelo respectivo conjunto “empresa” +” unidade”.
Exemplo:
O compartilhamento de tabelas deve ser coerente com a forma como o BackOffice RM trabalha, conforme descrita tabela abaixo.
Caminho para acessar o compartilhamento das Tabelas: SIGACFG em Dicionário | Base de dados | Base de dados, expande a Empresa e clica em "Dicionário de Dados".
Cadastro Empresa Filial Tabela RM Tabela Protheus Moeda Compartilhado Compartilhado GMOEDA CTO Unidade de Medida Compartilhado Compartilhado TUND SAH Centro de Custo Exclusivo Compartilhado GCCUSTO CTT Projeto Exclusivo Exclusivo MPRJ AF8 Obra Exclusivo Exclusivo MTAREFA AFC Tarefa Exclusivo Exclusivo MTAREFA AF9 Etapa Exclusivo Exclusivo MTAREFA AFC Condição de Pagamento Exclusivo Compartilhado TCPG SE4 Produto Exclusivo * Compartilhado TPRODUTO SB1 Cliente/Fornecedor Compartilhado ** Compartilhado FCFO SA1 (Cliente) e SA2 (Fornecedor) Patrimônio Exclusivo Exclusivo IPATRIMONIO SN1 Funcionário Exclusivo Compartilhado PFUNC SRA | SRF | SR3 | SR7 Local de Estoque Exclusivo Exclusivo TLOC NNR * Independentemente se for utilizado produto global no RM, a tabela referente no Protheus deve ser exclusiva por empresa, ficando a cargo do RM replicar os produtos globais para cada filial no Protheus. A partir do release 12.1.18 da linha RM, a replicação dos dados sempre será realizada na inclusão de um novo produto global. Na alteração o RM irá replicar os produtos globais somente quando for alterado os campos da tabela Produtos Globais (TPRODUTO) que são sincronizados na mensagem única. São eles: Código do Produto; Descrição do Produto; Nome Fantasia; Inativo; Tipo; Peso Bruto; Peso Líquido; Usa Número de Série; Controlado por Lote; Referência; Número da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
** Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. Será enviado concatenado ao código do cliente/fornecedor o código da coligada, conforme a mascara “[CODCOLIGADA]|[CODCFO]”.- Configuração dos adapters utilizados na integração TOTVS Manutenção de Ativos x BackOffice RM, assim como toda a configuração do EAI Protheus.
- Acessar o SIGACFG
- Ambiente > Schedule > Adapter E.a.I.
- Incluir uma nova Rotina para os adapters do sistema Protheus
- Configurar a Rotina do Adapter de acordo com os dados abaixo fornecidos e que já foram pré estabelecidos na aplicação do patch de atualização do Protheus:
Mensagem Única | Rotina Protheus | Mensagem | Descrição | Envia | Recebe | Método Protheus | Operação | Canal de Envio | Adapter Protheus | Versão |
Sim | NGMUAmpPat | ASSETSVALUATION | Ampliação Patrimonial | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUAmpPat | 1.000 |
Sim | NGMUAprCst | APPOINTMENTCOST | Apropriação de Custo | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUAprCst | 1.000 |
Sim | ATFA010 | ASSETS | Ativo Fixo | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | ATFA012 | 1.001 |
Sim | NGMUStoTuO | STOCKTURNOVER | Baixa de Estoque | Sim | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUStoTuO | 1.006 |
Sim | NGMUCanMnO | CANCELMAINTENANCEORDER | Cancelamento de OS | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUCanMnO | 1.000 |
Sim | NGMUCanReq | CANCELREQUEST | Cancelamento de Requisição | Sim | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUCanReq | 1.000 |
Sim | GPEA370 | EMPLOYEEPOSITION | Cargo | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | GPEA370 | 1.000 |
Sim | CTBA030 | COSTCENTER | Centro de Custo | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | CTBA030 | 2.000 |
Sim | MATA030 | CUSTOMERVENDOR | Cliente | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | MATA030 | 2.002 |
Sim | MATA360 | PAYMENTCONDITION | Condição de Pagamento | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | MATA360 | 2.000 |
Sim | NGMUStoLvl | STOCKLEVEL | Consulta de Saldo | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUStoLvl | 1.001 |
Sim | PMSA201 | STEPPROJECT | Etapa (EDT) | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | PMSA201 | 2.000 |
Sim | MATA020 | CUSTOMERVENDOR | Forncecedor | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | MATA020 | 2.002 |
Sim | GPEA030 | ROLE | Função | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | GPEA030 | 1.000 |
Sim | GPEA010 | EMPLOYEE | Funcionário | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | GPEA010 | 2.001 |
Sim | NGMUGETSIT | GETEMPLOYEESITUATIONS | Situação do Funcionário | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUGETSIT | 1.000 |
Sim | NGMUInfPar | INFOOFPARCELVALUES | Informações de Parcelas | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUInfPar | 1.000 |
Sim | AGRA045 | WAREHOUSE | Local de Estoque | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | AGRA045 | 1.000 |
Sim | CTBA140 | CURRENCY | Moeda | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | CTBA140 | 2.001 |
Sim | PMSA201 | SUBPROJECT | Obra (EDT) | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | Obra (EDT) | 2.000 |
Sim | NGMUOrder | ORDER | Ordem | Sim | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUOrder | 3.002 |
Sim | NGMUMntOrd | MAINTENANCEORDER | Ordem de Serviço | Sim | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUMntOrd | 1.002 |
Sim | NGMUTRAREQ | TraceabilityRequest | Status da Solicitação | Sim | Não | Síncrono | Todas | EAI | NGMUTRAREQ | 1.001 |
Sim | MATA010 ou MATA010M (A partir da 12.1.17) | ITEM | Produto | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | MATA010 ou MATA010M (A partir da 12.1.17) | 4.005 |
Sim | PMSA200 | PROJECT | Projeto | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | PMSA200 | 2.000 |
Sim | NGMUReques | REQUEST | Solicitação | Sim | Sim | Síncrono | Todas | EAI | NGMUReques | 1.010 |
Sim | PMSA203 | TASKPROJECT | Tarefa | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | PMSA203 | 2.000 |
Sim | GPEA080 | SHIFTWORK | Turno | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | GPEA080 | 1.000 |
Sim | QIEA030 | UNITOFMEASURE | Unidade de medida | Não | Sim | Síncrono | Todas | EAI | QIEA030 | 2.000 |
Configurar os parâmetros abaixo no Protheus para a integração do BackOffice RM x SigaMNT ProtheusÂncora Configurar os Parametros Protheus Configurar os Parametros Protheus - Acessar o SigaCFG
- Ambiente > Cadastros > Parâmetros
Parâmetro | Conteúdo | Observação |
---|---|---|
MV_NGINTER | M | L=Logix; R=RM; M=Mensagem única. |
MV_NGGERSA | S/N | Indica se deve gerar Solicitação de Armazém ao invés de Solicitação de Compras |
MV_ESTNEG | N | Não permite estoque negativo. O estoque é consultado no RM, independente das movimentações na SD3 e da SB2. |
MV_NGMNTES | S | Integração com Estoque. |
MV_NGMNTPC | S | Integração com PCP. |
MV_PRODFER | <produto> | Item de estoque que indica ferramentas no SIGAMNT. |
MV_PRODTER | <produto> | Item de estoque que indica terceiros no SIGAMNT |
MV_NGMNTCP | N | Indica se a numeração dos itens da solicitação de compras será a mesma. |
MV_NGCORPR | S | Permite gerar empenho e SC’s para OS Corretiva. |
MV_NGMNTAT | 3 | Integração Manutenção (MNT) c/ Ativo (ATF). |
MV_NGSALHO | S | Define se o campo salário do funcionário da manutenção é integrado com o GPE. |
MV_NGMNTRH | S | Integração Manutenção (MNT) com Recursos Humanos (RH). |
MV_RASTRO | S ou N. | Determina a utilização ou não da rastreabilidade dos lotes de produção (S para ‘sim’ ou N para ‘não’). |
MV_LOCALIZ | S ou N. | Indica se produtos poderão usar controle de localização ou não (S para ‘sim’ ou N para ‘não’). |
MV_NGMNTCM | S | Integração do Manutenção de Ativos (MNT) com Compras (COM). Informar S para sim e N para não. |
MV_NGMNTFI | S | Integração do Manutenção de Ativos (MNT) com Financeiro (FIN). Informar S para sim e N para não. |
MV_PRODTRX | <produto> | Item de estoque que indica multas no MNT. |
MV_PRODTS2 | <produto> | Item de estoque que indica documentos no MNT. |
MV_PRODTS8 | <produto> | Item de estoque que indica honorários no MNT. |
MV_NGPRSB2 | S | Busca preço médio da tabela SB2. |
MV_NGLOCPAD | <Almoxarifado> | Indica o Almoxarifado padrão para gerar os produto utilizado pelo SIGAMNT (Manutenção/Terceiros) |
Outras configurações recomendadas: | ||
MV_NGMULOS | S | Permite a abertura de mais de uma OS por SS. |
MV_NGMNTFR | S | Indica que a empresa utiliza o sistema Gestão de Frotas. |
MV_NGPNEUS | S | Indica se utiliza complemento de pneus. |
MV_NGPNEST | S | Indica se a empresa utiliza identificação do bem no controle de estoque. |
MV_NGOSNFE | 2 | Indica se consiste integração do Documento de Entrada no recebimento da O.S. em Lote pela Nota Fiscal. (1=Sim;2=Nao) |
MV_NGMNTSC | 1 | Indica o modo de aglutinar os itens da solicitação de compra dos produtos 1 - Normal, 2 - Por OP, 3 - Por Necessidade |
MV_ESTHOME | S/C | Indica o momento que o estoque sera debitado. S = Abastecimento, C = Conciliação, N = Não baixa estoque |
MV_NGMNTAS | 1 | Define se aglutina as Solicitações de Armazém para a mesma Ordem de Serviço (1=Sim,2=Não) |
Abaixo as configurações necessárias ao Gestão de Frotas (MV_NGMNTFR = ‘S’) para utilização do Controle de Pneus. Os parâmetros devem estar configurados conforme o cadastro de status do MNT. | ||
MV_NGSTAPL | <codigo> | Código do Status para Aplicado |
MV_NGSTAGR | <codigo> | Código do Status para Aguardando Reforma |
MV_NGSTAEU | <codigo> | Código do status para Estoque Usado. |
MV_NGSTAER | <codigo> | Código do Status para Estoque Reformado |
MV_NGSTAAT | <codigo> | Código do Status para Aguardando Análise Técnica |
MV_NGSTARS | <codigo> | Código do Status para Removido de Serviço |
MV_NGSTAEN | <codigo> | Código do Status para Estoque Novo |
Pneu | ||
MV_NG1ANAT | <codigo> | Indica quais serão os destinos que sofrerão entradas/baixas no estoque. |
MV_NGSECON | <codigo> | Código de serviço para conserto de pneus. |
MV_NGSEREF | <codigo> | Código do serviço para Reforma de Pneus |
MV_NGSERPN | <codigo> | Indica o código do serviço que sera utilizado para movimentação de pneus. |
MV_NGRODIZ | <codigo> | Código de serviço que será utilizado para o.s. de rodízio de pneus. |
MV_NGSERCA | <codigo> | Indica o código do serviço para CANIBALISMO (Desmontagem da estrutura de rodados). |
MV_NGSINSP | <codigo> | Indica o código do serviço de inspeção de pneus. |
MV_NGSTACA | <codigo> | Indica o código do status para Canibalismo. |
MV_NGSTAGC | <codigo> | Código do status para Aguardando Conserto. |
MV_NGSTEST | <codigo> | Indica o status para o pneu no estoque da filial. |
MV_NGBEMTR | <codigo> | Código do Status para Bem Transferido. |
MV_NGSTEP | <codigo> | Indica se pode movimentar o pneu de STEP no processo do rodizio. |
MV_NGMOROD | <codigo> | Código do motivo padrão para o rodizio de pneus. |
MV_NGMODEF | <codigo> | Código dos motivos de defeito nos pneus. |
Configurações necessárias ao EAI: | ||
MV_EAIURL2 | <URL HOST> | Nome do canal configurado no EAI para envio a outro EAI. Case Sensitive. |
MV_EAIUSER | <Usuário> | Usuário para autenticação do EAI para uso no envio de mensagens. Informar o código do usuário que tenha acesso RM. |
MV_EAIPASS | <Senha> | Senha para autenticação do EAI para uso no envio de mensagens. |
ÂncoraCheckList Protheus CheckList Protheus
Protheus
CheckList Protheus | |
CheckList Protheus |
Visando maior facilidade na implantação da integração está disponível abaixo um CheckList com os passos padrão necessários para implantação e parametrização da integração no Protheus.
CheckList de Implantação | ||
---|---|---|
Índice | Tarefa | Anexo |
Preparação do Ambiente | ||
1 | Instalação/Atualização do Protheus | |
1.1 | Protheus 11 | Guia de instalação e atualização do Protheus 11 |
1.2 | Protheus 12 | Guia de instalação e atualização do Protheus 12 |
2 | Configuração do Webservice | Como efetuar a configuração para habilitar Webservices |
Ativação da Integração | ||
3 | Parametrização do pacote de integração no Protheus | |
3.1 | Protheus 11 - Necessário executar update UPDMNT42 | Boletim Técnico UPDMNT42 |
3.2 | Parâmetros da Integração Protheus 11 e 12 | Anexo DI0004 TOTVS Gestão de Frotas - BackofficeRM x ProtheusSigaMNT - EAI 2.0 |
3.3 | Cadastro De/Para Empresas Mensagem Única | Anexo DI0004 TOTVS Gestão de Frotas - BackofficeRM x ProtheusSigaMNT - EAI 2.0 |
3.4 | Cadastro De/Para do funcionário da manutenção (Utilizado para a Mão de Obra do Funcionário) | Configuração de Mão de Obra |
ÂncoraCheckList RM CheckList RM
RM
CheckList RM | |
CheckList RM |
Visando maior facilidade na implantação da integração está disponível abaixo um CheckList com os passos padrão necessários para implantação e parametrização da integração no RM.
CheckList de Implantação | ||
Índice | Tarefa | Anexo |
Preparação do Ambiente | ||
1 | Instalação/Atualização da Biblioteca RM | |
1.1 | Configurar o Alias para acessar a base do RM que irá realizar a integração | |
Configurar a utilização do Web Service | ||
2 | Web Service via Host | |
3 | Atualização da base de dados (Caso ainda não esteja na versão necessária) | |
3.1 | Efetuar Backup da base de dados | |
3.2 | Executar o RM Atualizador na base de dados | |
3.3 | Conferir se o Dicionário de Dados do Protheus possui compartilhamento por Empresa/Filial igual ao RM para os cadastros integrados. | |
Ativação da Integração | ||
4 | Instalação e parametrização do pacote de integração no RM | |
4.1 | Parametrizar os Tipos de Movimento utilizados na integração | Parametrização dos Movimentos |
4.2 | Executar o processo de conversão do EAI 1.0 para o EAI 2.0 | |
4.3 | Parametrizar a URL do WebService Protheus | |
4.4 | Informar os parâmetros da integração | |
4.5 | Cadastrar De-Para de Coligada e Filial | Anexo DI0004 TOTVS Gestão de Frotas - BackofficeRM x ProtheusSigaMNT - EAI 2.0 |
4.6 | Marcar o parâmetro "Utilizar Fórmula Visual em Integração (SIGAMNT)" em: Parametrizador: Folha de Pagamento > Integrações > Outros BackOffice | |
Preparação/Carga da Base de Dados | ||
5 | Cadastro de Cliente/Fornecedor | |
5.1 | Abrir tabela de Municípios do Protheus para que a mesma receba carga automática (Acessar o SIGAFIS no Protheus) | |
5.2 | Conferir se o campo A1_COD e A2_COD no Protheus estão sem inicializador padrão (SIGACFG em Dicionário | Base de Dados tabela SA1 e SA2) | |
5.3 | Informar o Inic. Padrão para o A1_LOJA e A2_LOJA (Exemplo: '01' e '02') - (SIGACFG em Dicionário | Base de Dados tabela SA1 e SA2) | |
5.4 | Editar o cadastro de um Cliente/Fornecedor manualmente e verificar se é integrado | |
5.5 | Verificar se todos os Clientes possuem endereço cadastrado | |
5.6 | Efetuar a carga de Clientes/Fornecedores (Fórmula Visual: 07 - Sincronização de Cliente/Fornecedor) | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
6 | Cadastro de Moeda | |
6.1 | Verificar quais as moedas que serão integradas (Lembrando que o Protheus aceita somente 5) | |
6.2 | Editar o cadastro de uma moeda manualmente e verificar se é integrado | |
6.3 | Efetuar a carga de Moedas (Caso necessário alterar a Consulta SQL na FV para buscar somente as moedas desejadas) | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
7 | Cadastro de Unidade de Medida | |
7.1 | Cadastrar os de-para manualmente de algumas unidades conforme cita na especificação (clique aqui) | Anexo DI0004 TOTVS Gestão de Frotas - BackofficeRM x ProtheusSigaMNT - EAI 2.0 |
7.2 | Editar o cadastro de uma Unidade de Medida manualmente e verificar se é integrado | |
7.3 | Efetuar a carga de Unidades de medida | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
8 | Cadastro de Produto | |
8.1 | Verificar se as Unidades de Medida associada aos Produtos já estão integradas ou incluído os de-para manualmente | |
8.2 | Editar o cadastro de um Produto manualmente e verificar se é integrado | |
8.3 | Efetuar a carga de Produtos | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
9 | Cadastro de Centro de Custo | |
9.1 | Editar o cadastro de um Centro de Custo manualmente e verificar se é integrado | |
9.2 | Efetuar a carga de Centros de Custos | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
10 | Cadastro de Ativo Fixo | |
10.1 | Cadastrar os valores defaults para Plano de Contas (para cada filial) | Anexo Default para Plano de Contas |
10.2 | Verificar se o campo N1_CHAPA da tabela de Ativos do PROTHEUS está com 30 caracteres (SIGACFG em Dicionário | Base de Dados tabela SN1) | |
10.3 | Verificar se os Fornecedores associados aos Bens já estão integrados | |
10.4 | Verificar se os Centros de Custo associados aos Bens já estão integrados | |
10.5 | Editar o cadastro de um Bem/Ativo manualmente e verificar se é integrado | |
10.6 | Efetuar a carga de Bens/Ativos | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
11 | Cadastro de Cargo | |
11.1 | Editar o cadastro de um Cargo manualmente e verificar se é integrado | |
11.2 | Efetuar a carga de Cargos | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
12 | Cadastro de Função | |
12.1 | Editar o cadastro de um Função manualmente e verificar se é integrado | |
12.2 | Efetuar a carga de Funções | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
13 | Cadastro de Turno/Horário | |
13.1 | Editar o cadastro de um Horário manualmente e verificar se é integrado | |
13.2 | Efetuar a carga de Horários | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
14 | Cadastro de Funcionário | |
14.1 | Cadastrar o Banco, agencia e conta default para a integração | Anexo Default para Banco, Agencia e Conta |
14.2 | Verificar se os Turnos, Funções e Horários estão integrados | |
14.3 | Acessar o Protheus (07- Gestão Pessoal) em Atualizações | Definições de Cálculo | Processos para que o sistema faça a carga automaticamente | |
14.4 | Verificar dentro da Seção do Funcionário se possui o Centro de Custo informado e se está sincronizado como Global | Anexo Centro de Custo Funcionário |
14.5 | Verificar se os funcionários estão com o Tipo de recebimento como Mensalista ou Semanalista | |
14.6 | Editar o cadastro de um Funcionário manualmente e verificar se é integrado | |
14.7 | Efetuar a carga de Funcionários | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
15 | Cadastro de Projeto (Caso for utilizar na Integração) | |
15.1 | Cadastrar o calendário no Protheus, conforme link: Cadastro de Calendário Protheus | |
15.2 | Informar conteúdo 001 (Calendário cadastrado no passo anterior) no parâmetro MV_INTCAL do Protheus (SIGACFG em Cadastros | Parametros) | |
15.3 | Editar o cadastro de um Projeto manualmente e verificar se é integrado | |
15.4 | Efetuar a carga de Projetos | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
16 | Cadastro de Obra (Caso for utilizar na Integração) | |
16.1 | Editar o cadastro de uma Obra manualmente e verificar se é integrado | |
16.2 | Efetuar a carga de Obras | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
17 | Cadastro de Tarefa | |
17.1 | Editar o cadastro de uma Tarefa manualmente e verificar se é integrado | |
17.2 | Efetuar a carga de Tarefas | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
18 | Cadastro de Etapa | |
18.1 | Editar o cadastro de uma Etapa manualmente e verificar se é integrado | |
18.2 | Efetuar a carga de Etapas | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
19 | Cadastro de Local de Estoque | |
19.1 | Acessar a tabela NNR no Protheus, no campo NNR_DESCRI informar o tamanho = 40 | |
19.2 | Editar o cadastro de um Local de Estoque manualmente e verificar se é integrado | |
19.3 | Efetuar a carga de Locais de Estoque | Anexo Execução de Fórmulas Visuais |
ÂncoraControle de Versão / Suporte / Escopo Controle de Versão / Suporte / Escopo
Controle de Versão
Controle de Versão / Suporte / Escopo | |
Controle de Versão / Suporte / Escopo |
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definida pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos BackOffice RM, Backoffice Protheus e SigaMNT estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Escopo
O escopo deste projeto se restringe aos processos de integração com o SigaMNT Protheus e os cadastros utilizados por estes.
Todos os processamentos de BackOffice se manterão no RM, sendo eles a geração de escrituração, relatórios, emissão de notas fiscais e outros.
ÂncoraTransações/Entidades/Mensagens Transações/Entidades/Mensagens
Transações/Entidades/Mensagens | |
Transações/Entidades/Mensagens |
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Segue abaixo tabela com informações sobre as entidades trafegadas na integração.
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | Mensagem Única | Versão da Mensagem |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor | 2.002 |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency | 2.001 | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure | 2.000 | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item | 2.000 3.004 4.005 * | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter | 2.000 | |
06 | Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | |
07 | Transferência de Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | |
08 | Exclusão de Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | |
09 | Cargo | RM | Protheus | EmployeePosition | 1.000 | |
10 | Função | RM | Protheus | Role | 1.000 | |
11 | Horário | RM | Protheus | Shiftwork | 1.000 | |
12 | Funcionário | RM | Protheus | Employee | 2.001 | |
13 | Exclusão de Funcionário | RM | Protheus | Employee | 2.001 | |
14 | Projeto | RM | Protheus | Project | 2.000 | |
15 | Obra | RM | Protheus | SubProject | 2.000 | |
16 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject | 2.000 | |
17 | Etapa | RM | Protheus | StepProject | 2.000 | |
18 | Condição de Pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition | 2.000 | |
19 | Local de Estoque | RM | Protheus | Warehouse | 1.000 | |
Processos | 20 | Solicitações (SA e SC) | Protheus | RM | Request | 1.010 * |
21 | Cancelamento de SA/SC | Protheus | RM | CancelRequest | 1.000 | |
22 | Ordem de Serviço | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 * | |
23 | Finalizar OS | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 * | |
24 | Faturar OS | RM | Protheus | MaintenanceOrder | 1.002 * | |
25 | Cancelamento de OS | Protheus | RM | CancelMaintenanceOrder | 1.000 | |
26 | Baixa de estoque | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 * | |
27 | Baixa de Estoque | RM | Protheus | StockTurnover | 1.006 * | |
28 | Cancelar Baixa de Estoque | Protheus | RM | CancelRequest | 1.000 | |
29 | Consulta Saldos e Custos | Protheus | RM | StockLevel | 1.001 | |
30 | Apropriação de Custos | Protheus | RM | AppointmentCost | 1.000 | |
31 | Ampliação Patrimonial | Protheus | RM | AssetsValuation | 1.000 | |
32 | Análise técnica de pneus | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 * | |
33 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | StockLevel | 1.001 | |
34 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 * | |
35 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | Order | 3.002 | |
36 | Gestão de Documentos | Protheus | RM | Order | 3.002 | |
37 | Informação de Parcelas | RM | Protheus | InfoOfParcelValues | 1.000 | |
38 | Gestão de Multas | Protheus | RM | Order | 3.002 | |
39 | Honorários de Despachante | Protheus | RM | Order | 3.002 | |
40 | Ordem de Serviço de Pneus | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 * | |
41 | Transferência de Pneus | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 * | |
42 | Ordem de Serviço Terceiros | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 * |
Observações.:
- A partir da versão RM 12.1.19, a integração passa a utilizar novas versões de mensagens para as entidades Ordem de Serviço (MaintenaceOrder 1.002), Solicitação de Armazém/Compra (Request 1.010) e Baixa de Estoque (StockTurnOver 1.006). Para maiores informações de como atualizar a sua integração consulte o documento técnico 1146369 MATESTCNTFTOF01-517 DT Código do Bem no Item de Movimento.
- A partir da versão RM 12.1.20, a integração passa a utilizar nova versão de mensagem para entidade Produto (Item 4.005). Para maiores informações de como atualizar sua integração consulte o documento técnico 1331649 MATESTCNTFTOF01-1147 DT Campo tributação do CF no Cadastro de Produto por filial
ÂncoraCadastros Cadastros
Cadastros
Cadastros | |
Cadastros |
Para esta integração todos os cadastros possuem sua origem no BackOffice RM, sendo enviados à retaguarda Protheus.
Cadastro de Moeda
Identificador da Mensagem: Currency
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/VNb0E
Notas:
Expandir | ||
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Serão integrados somente os dados dos registros do tipo Moeda, desconsiderando registros do tipo Índices. O Protheus, por default, aceita no máximo 5 tipos de Moedas. O campo “Código da Moeda” é gerado pelo Adapter Protheus, uma vez que não existe o campo código no RM. |
Cadastro de Unidades de Medida Âncora Unidade de Medida Unidade de Medida
Identificador da Mensagem: UnitOfMeasure
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/DYcpE
Notas:
Expandir | ||
---|---|---|
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Visto que a base Protheus possui carga de unidades de medida padrões, que obrigatoriamente constam na base de dados, deve-se efetuar manualmente o cadastramento da relação “DE-PARA” nas tabelas referentes no RM e Protheus para viabilizar a integração de registros que utilizem estas como parâmetro. As unidades de medida referentes à Hora (H), Quilometragem (KM), Unidade (UN) e Litro (L) devem possuir o mesmo código tanto no RM quanto no PROTHEUS. O campo Código da Unidade de Medida no PROTHEUS será gerado pelo Adapter, uma vez que este campo no RM tem tamanho de 5 caracteres, no PROTHEUS 2 caracteres e na mensagem única 6 caracteres. |
Cadastro de Centro de Custo
Identificador da Mensagem: CostCenter
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/w9b0E
Notas:
Expandir | ||
---|---|---|
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Os campos “Centro de Custo” e “Código Reduzido do Centro de Custo” no PROTHEUS deve ser alterado para tamanho de 25 caracteres, uma vez que no RM estes campos permitem até 25 caracteres. |
Cadastro de Projeto
Identificador da Mensagem: Project
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/ENf0E
Notas:
Expandir | ||
---|---|---|
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O código da filial do projeto será sempre obrigatório caso a integração esteja instalada. Caso ele não seja informado será exibida uma mensagem ao usuário e a mensagem não será enviada ao Protheus. Algumas parametrizações são obrigatórias no Protheus para que a integração de projetos seja efetuada com sucesso. Para maiores detalhes acesse o link abaixo. O campo “Código do Projeto” no Protheus está limitado a 10 caracteres. Caso o RM possua Código do Projeto com mais de 10 caracteres deve-se analisar o Protheus deve ser configurado como autoincremento. |
Cadastro de Obra
Identificador da Mensagem: SubProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Stf0E
Notas:
Expandir | ||
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O campo “Código da Obra” no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Cadastro de Tarefa
Identificador da Mensagem: TaskProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/fNf0E
Notas:
Expandir | ||
---|---|---|
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O campo “Código da Tarefa” no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Cadastro de Etapa
Identificador da Mensagem: StepProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/udf0E
Notas:
Expandir | ||
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O campo “Código da Etapa” no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Cadastro de Condição de Pagamento
Identificador da Mensagem: PaymentCondition
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Sdj0E
Notas:
Expandir | ||
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O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem. Caso o “Código da Condição de Pagamento” no RM seja maior que 3 caracteres, o código da condição de pagamento no Protheus deve ser configurado como autoincremento. |
Cadastro de Produto/Serviço
Identificador da Mensagem: Item
Versão: 4.005
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/sBzHG
Notas:
Expandir | |||||
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No caso do sistema estar parametrizado para Controlar Níveis de Máscara (Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Parâmetros Gerais | Tabelas | Produtos | Definições Gerais | Etapa Definições de Produto 1/3) serão enviados para o Protheus somente os Produtos/Serviços de Último Nível. Não serão enviadas informações de Cliente/Fornecedor do Produto. O campo B1_CODITE no cadastro de Produtos do Protheus deve ser alterado, via APSDU, para não obrigatório e também deve-se retirar sua validação. O campo “Código do Produto” no Protheus deve ser alterado para tamanho 30 caracteres para manter compatibilidade com o RM. A partir do EAI 2.0 o campo Identificador Global (GEAIDEPARA.GLOBALID) da tabela de De/Para será utilizado no envio das mensagens via TOTVS Message nas tags de IntenalId da mensagem para ser gravado na tabela de de/para do Protheus.
[A ser tratado na história de Produto Global]: Produtos globais no BackOffice RM não serão considerados globais no sistema de destino, sendo enviada uma mensagem de inclusão para cada empresa a qual o produto faz parte.
Para melhoria na performance do cadastro de produtos, apenas a alteração dos campos integrados farão um novo envio de mensagem ao Protheus:
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Cadastro de Cliente/Fornecedor
Identificador da Mensagem: CustomerVendor
Versão: 2.002
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/MYP6E
Notas:
Expandir | ||
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Ao iniciar uma base zerada do Protheus, para incluir a tabela de Municípios no Protheus é necessário acessar o Protheus no sistema 09 - Livros Fiscais. Se não acessar o sistema Fiscal do Protheus antes de enviar o cadastro do RM irá apresentar mensagem de inconsistência informando que é valor inválido para o campo Município. Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), é responsabilidade do destinatário ao processar a mensagem garantir a consistência dos dados na origem e no destino da melhor forma possível.Ou seja, se o destino implementa uma única tabela, terá que manipular apenas um registro e se implementa mais de uma tabela, terá que manipular quantos registros forem necessários. Para regras de negócio desta mensagem atenção ao seguinte ponto de atenção. Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. No Protheus o código do cliente/fornecedor será composto pelo código do cliente/fornecedor e da coligada, conforme a mascara “[CODCOLIGADA]|[CODCFO]”. |
Cadastro de Ativo Fixo
Identificador da Mensagem: Assets
Versão: 1.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/hYP6E
Notas:
Expandir | ||
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Serão integrados somente ativos do tipo “Patrimônio”. Assim sendo, qualquer ativo dos tipos “Título” ou “Terceiros” será desconsiderado e não disparará o gatilho de integração. Não será integrado o histórico de valores do ativo fixo na seção “ListOfSalesAndValuesAssets” da mensagem, sendo o código de integração enviado sempre com o sufixo “1”. Estes dados do patrimônio serão enviados respeitando a seguinte regra: A alteração e a exclusão de ativos são executadas via processo, assim sendo, caso haja algum erro na integração a operação executada não será desfeita, sendo necessário seguir o seguinte processo: Para integrar esta entidade, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores defaults para Plano de Contas em sua base (para cada filial), com os seguintes parâmetros: No processo de Transferência de Controle (filial e centro de custo) é necessário cadastrar no PROTHEUS cotação de moeda para a moeda utilizada na data de transferência. Caso não exista cotação de moeda na data de transferência, podem ser apresentadas as seguintes mensagens de erro: “HELP: AF010JABAI” ou “HELP: AF060NOTXA”. O campo “N1_CHAPA” da tabela de Ativos do PROTHEUS deve ter seu tamanho alterado para 30 caracteres para ficar compatível com o RM. |
Cadastro de Cargo
Identificador da Mensagem: EmployeePosition
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/04P6E
Cadastro de Função
Identificador da Mensagem: Role
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/7IP6E
Cadastro de Turno
Identificador da Mensagem: ShiftWork
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/AYT6E
Cadastro de Funcionário
Identificador da Mensagem: Employee
Versão: 2.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/9Yv6E
Notas:
Expandir | ||
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A informação de centro de custo é obtida a partir da seção do funcionário. Sendo assim, é necessário atentar ao cadastramento das seções, pois esta entidade ocupa no RM o mesmo nível hierárquico do centro de custo no Protheus. O cadastro de centros de custo do Labore (tabela PCCUSTO) deve trabalhar conforme o processo “Sincronização Centro de Custo Global”, que mantém o cadastro da tabela PCCUSTO espelhada com a tabela de centro de custo global (“GCCUSTO”). Para integrar a entidade Funcionário, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores defaults para Banco/Agência/Conta. Estes registro devem ser cadastrados com o seguintes códigos abaixo: A exclusão de funcionário é executada via processo, assim sendo, caso haja algum erro na integração a exclusão não será desfeita, sendo necessário seguir o seguinte processo: Para que a exclusão seja efetuada com sucesso no Protheus é necessário executar o update “RHUPDMOD” no mesmo para normalizar a base de dados para integração. Serão integrados somente funcionários cujo Tipo de Recebimento for igual à Mensalista ou Semanalista. O rateio de funcionário por centro de custos não será integrado, pois o mesmo não é utilizado pelo sistema SigaMNT. Caso a chapa do funcionário no RM seja maior que 6 caracteres, este campo no PROTHEUS deve ser configurado como autoincremento. |
Cadastro de Local de Estoque
Identificador da Mensagem: Warehouse
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/kkstE
Notas:
Expandir | ||
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Caso o código do Local de Estoque no RM seja maior que 6 (seis) caracteres, no Protheus o código do local de estoque deverá ser autoincremento. Por padrão, o tamanho máximo da descrição do local de estoque no Protheus é de 20 caracteres. |
ÂncoraProcessos Processos
Processos
Processos | |
Processos |
Conforme descrito na seção de apresentação do escopo, o escopo da integração se restringe aos processos relacionados a Gestão de Frotas e Manutenção de Ativos que sejam pertinentes de manipulação no BackOffice, como integrações fiscais, financeiras ou controle de estoque.
Abaixo são listados os processos integrados.
Videos com exemplo dos Processos:
Abertura de O.S. liberada (Clique aqui para acessar o vídeo)
Processo aplicação de Insumo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Finalização OS (Clique aqui para acessar o vídeo)
Cancelamento de O.S. (Clique aqui para acessar o vídeo)
Conciliação de Posto Externo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Abastecimento Posto Interno (Clique aqui para acessar o vídeo)
Analise Técnica de Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de O S em Lote Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Atendimento S.C. – O.S. Pneus em Lote (Clique aqui para acessar o vídeo)
Movimentação de Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Recebimento O.S. em Lote (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Multas Veículo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Pagamento da Multa (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Documentos Veículos (Clique aqui para acessar o vídeo)
Pagamento do Documento (Faturamento) (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Honorários Despachantes (Clique aqui para acessar o vídeo)
Manutenção de Ativos
Solicitações de Armazém/Compra
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request
Versão: 1.010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/-476E
Notas:
Expandir | ||
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As mensagens de solicitação de compra ou armazém enviadas ao BackOffice RM serão originadas no SigaMNT ao se cadastrar insumos como previstos, respeitando as devidas regras de negócio implementadas no SigaMNT. O fluxo das ordens de serviço, que inicia o fluxo das solicitações, é descrito no anexo Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT. Ciclo de vida das solicitações: Solicitação de Compra: Solicitação de Armazém (Estoque): Parâmetros de Integração: Para que os tipos de movimentos de Solicitação de Compra e Solicitação de Armazém sejam recuperados é necessário que o Nome do Parâmetro esteja corretamente informado no cadastro de Parâmetros adapter. São eles:
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Consulta Situação da SA/SC
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: TraceabilityRequest
Versão: 1.001
Especificações BackOffice RM: Consulta situação Solicitação de Armazém/Solicitação de Compras
Notas:
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Disponível a partir da versão da biblioteca 12.1.15.160. |
Cancelar Solicitação de Armazém/Compra
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
Notas:
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O processo de Cancelamento de Solicitação de Armazém/Compra no Protheus é realizado ao Cancelar a Ordem de Serviço pela tela de Retorno MOD 2 no SigaMNT. Ao executar esse processo, é enviado a mensagem CancelRequest e logo em seguida a CancelMaintenanceOrder. No caso de alteração de insumos, logo após este fluxo deve ser executado o de inclusão da nova solicitação no BackOffice, conforme definido no item Solicitações de Armazém/Compra. A partir da versão da biblioteca 12.1.15.160 existe a mensagem TRANCEABILITYREQUEST onde o Protheus consulta o STATUS da SC/SA no RM, caso a mesma esteja em um Status que não é possível excluir o RM retorna ao Protheus a informação que não pode excluir esta SC/SA e caso seja apenas a inclusão de um novo item o ERP cria um novo movimento de SC/SA sem alterar o movimento antigo. |
Ordem de Serviço
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo: Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.
RM -> Protheus
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao SigaMNT pelo BackOffice RM somente quando o movimento for faturado, para informar a alteração do status da OS para “Faturado”.
A mensagem de envio NÃO deve ser considerada como de inclusão ou alteração de dados da OS além do status, pois desta forma seria requerido algumas informações que não são da alçada do BackOffice e o mesmo não detém.
Na mensagem enviada consta somente os dados necessários para identificação da OS e o novo Status, não devendo assim alterar nenhuma outra informação, como custos ou insumos.
Protheus -> RM
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao BackOffice RM pelo SigaMNT nas seguintes circunstâncias:
Ao cadastrar uma ordem de serviço com status “Liberada”.
Ao efetuar a liberação de uma ordem de serviço.
Ao finalizar uma ordem de serviço.
Na reabertura da ordem de serviço.
Cancelar Ordem de Serviço
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelMaintenanceOrder
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/bpT6E
Baixa de estoque
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
RM -> Protheus
A integração da baixa de estoque para o SigaMNT ocorre ao efetuar a baixa de estoque no BackOffice informando a OS da mesma, utilizando tipo de movimento configurado para gerar integração com sistema de manutenção.
O Movimento de baixa de estoque pode ser criado através de Copia por Referência da Nota Fiscal vinculada a Solicitação de SA/SC (Utilizando os Motivos de Referência 1, 25 ou 32) ou Faturamento. É necessário selecionar algum dos movimentos que esteja relacionado com a OS.
Protheus -> RM
A integração da baixa de estoque para o BackOffice ocorre na inserção de insumos realizados em uma OS no SigaMNT, tanto para a inclusão de insumos novos como na realização de insumos previstos.
Cancelar Baixa de Estoque
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
O cancelamento de baixa de estoque ocorre ao excluir ou alterar um insumo realizado no SigaMNT. No caso da alteração de insumos realizados a baixa original deverá ser cancelada e uma nova baixa gerada.
Consulta de Saldos e Custos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
O serviço de consulta de saldos e custos será utilizado pelo SigaMNT para fazer a validação de disponibilidade e custo de produtos inseridos como realizados
Apropriação de Custos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: AppointmentCost
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/OZv6E
A apropriação de custos no SigaMNT será efetuada em dois pontos distintos, sendo um automático e outro de forma manual, listados abaixo.
Ao finalizar uma ordem de serviço (manutenção), caso esteja parametrizado para tal, o SigaMNT enviará ao BackOffice a mensagem de apropriação com todos os custos da mesma, fazendo com que este movimento aproprie automaticamente os custos da OS aos respectivos projeto e tarefa.
Será disponibilizado no SigaMNT o serviço de apropriação de custo de utilização de equipamento no BackOffice RM, para que os custos possam ser apropriados ao projeto e tarefa em que o equipamento está alocado.
Pré-requisitos para a integração de Apropriação de Custos
Parametrização do cronograma no TOP.
Parametrização da integração TOP x TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.
Notas:
Expandir | ||
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No caso de alteração de insumos, logo após este fluxo deve ser executado o de inclusão da nova baixa no BackOffice, conforme definido no item Baixa de Estoque. O parâmetro “TMVApropriacao” deverá te seu valor atualizado com o código do tipo de movimento de Apropriação de Custos específico da integração. |
Ampliação Patrimonial
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: AssetsValuation
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/pZv6E
A mensagem de ampliação patrimonial será enviada pelo SigaMNT para o BackOffice RM caso seja efetuada alguma manutenção que prolongue a vida útil do ativo ou que proporcione qualquer tipo de acréscimo no valor do mesmo.
Manutenção de Frotas
Análise técnica de pneus
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Boletim Técnico: Processo de Análise Técnica de Pneus
Controle de Abastecimento
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Controle de Abastecimento em Lote
Boletim Técnico: Processo de Abastecimento Manual
Boletim Técnico: Processo de Conciliação de Abastecimentos
Gestão de Documentos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Documentos
Gestão de Multas
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76E
Boletim Técnico: Processo de Sinistros e Multas
Honorários de Despachante
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Honorários de Despachante
Ordem de Serviço de Pneus
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request
Versão: 1.010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/-476E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelMaintenanceOrder
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/bpT6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Processo de Ordem de Serviço de Pneus
Transferência de Pneu
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Processo de Transferência de Pneus
Ordem de Serviço Terceiros
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.
RM -> Protheus
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao SigaMNT pelo BackOffice RM somente quando o movimento for faturado, para informar a alteração do status da OS para “Faturado”.
A mensagem de envio NÃO deve ser considerada como de inclusão ou alteração de dados da OS além do status, pois desta forma seria requerido algumas informações que não são da alçada do BackOffice e o mesmo não detém.
Na mensagem enviada consta somente os dados necessários para identificação da OS e o novo Status, não devendo assim alterar nenhuma outra informação, como custos ou insumos.
Protheus -> RM
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao BackOffice RM pelo SigaMNT nas seguintes circunstâncias:
Ao cadastrar uma ordem de serviço corretiva com status “Liberada”.
Ao efetuar a liberação de uma ordem de serviço corretiva.
Ao finalizar uma ordem de serviço.
Na reabertura da ordem de serviço.
Manutenção de Ativos / Gestão de Frotas
Abertura de Atendimento
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
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Carga Inicial de dados e migração de bases RM Officina para SigaMNT Manutenção da sincronia das bases BackOffice RM e SigaMNT Visando facilitar a manutenção da sincronia das bases de dados, está disponível na pasta de objetos de negócio (“../CorporeRM/Objetos Gerenciais/Formulas Visuais”) arquivo “MOVWKF0019 - Sincronizacao_Total_SigaMNT.TotvsWF” com fórmulas visuais responsáveis por manter a base SigaMNT atualizada, que podem ser agendadas com a recorrência demandada pelo cliente. Criação de novos tipos de relacionamento (TMOVRELAC-TIPORELAC) Configuração do comportamento do tipos de movimento O configurador da integração não faz atualizações Apropriação de custos não relacionados a OS Mapa de Alocação de Equipamentos Informações referentes aos cadastros de Municipio, Estado e País Integração com TOP Caracteres especiais na mensagem única Cadastro de Cliente/Fornecedor (CustomerVendor) |
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Ordem de Serviço para Terceiros O MNT já fornece recursos para a inclusão e controle de ordens de serviço de terceiros. Entretanto, a funcionalidade deve ser incrementada no MNT para que possa atender o processo da mesma forma que faz o RM Officina. O que Falta Implementar: Inclusão de dois campos na tabela de ordens de serviço: Fornecedor/Loja. Esses campos são utilizados no conceito de prestador de serviços. O campo de “fornecedor” serve para indicar que a OS está sendo executada em um terceiro. Para abrir esse campo, o campo “terceiro” deve estar como “sim”. O reporte de insumo “terceiro” via NF de entrada deve ser contemplada pelo BackOffice (estoque/compras) para que se apliquem insumos terceiros com custo no MNT. É o mesmo processo de aplicação direta como é feito para produtos. Incluir no cadastro de manutenção um campo “terceiro” -> sim/não e código/loja do fornecedor para quando esse campo for “sim”. Dessa forma podem ser geradas ordens de serviço preventivas para terceiros através do plano. No retorno de OS criar regra para impedir o reporte de insumos de mão-de-obra em ordens de serviço de terceiros. O RM não controla mão-de-obra em OS de terceiros. Para contemplar NF de Remessa, deve ser criada mensagem única de Pedido de Venda para integração com o financeiro do backoffice. O pedido de venda gera uma NF de Remessa. Criar campo NF terceiro para gravar o código do Pedido de Venda gerado. Contrato de Manutenção de Terceiros O que Falta Implementar: Atualizar a descrição da tabela TP3 para “contratos de manutenção” e adicionar os seguintes campos na tabela: Filial Filial Número do Contrato Incluir na tabela de ordens de serviço um campo chamado “contrato” em que seja possível vincular a OS com um contrato de manutenção. Desenvolver rotina para manutenção do cadastro de contratos baseado no layout sugerido. Esta rotina, no browse, deve conter uma opção de visualizar ordens de serviço do contrato. Ao clicar, o usuário terá uma consulta das ordens de serviço associadas ao contrato selecionado. Desenvolver opção de impressão de contrato e seus equipamentos, atendimentos, solicitações e ordens de serviço (vinculado ao item de agendamento). Permitir a impressão através da rotina de contratos (para o contrato selecionado) e também através do menu, caso plausível. Esse relatório deve ter um foco maior em custos. a. Verificar se o bem da OS é um bem de prestação de serviço; Abertura de Atendimento[SIGAMMNT] Há alguns gaps relacionados a este item. Abaixo um texto do que teria que ser implementado. O que Falta Implementar: Envio de e-mail para o Cliente com dados do atendimento. Este envio de e-mail deve ser enviado somente quando o atendimento for solucionado. Integração de Atendimento com ECM. Para contrato de venda: O MNT já fornece os recursos necessários para atender esse processo. Trata-se do cadastro do equipamento na rotina de bens e abertura de SS/OS informando serviço de instalação. Dependendo do processo da empresa o MNT também permite que se abra um atendimento e a partir dele se gere uma SS e ainda, se necessário, uma OS. Necessidade de relatório listando atendimentos por equipamento e por cliente/fornecedor, listando também SS’s e OS’s relacionadas. Agendamento O que Falta Implementar: Conforme descrição do processo do RM tem-se que: Instalação (Alocação) de Objetos[SIGAMNT] Tendo em vista que o conceito da regra de negócio do Officina consiste em registrar o local em que determinado equipamento foi instalado, seu rastreamento e controle de manutenções, entende-se que o cadastro de bens do MNT atenderia essa necessidade através da inclusão de alguns campos complementares. O que Falta Implementar: No cadastro de bens, para identificar um objeto de manutenção alocado devem ser preenchidos os seguintes campos: Centro de Custo (T9_CCUSTO) com uma formatação específica, de modo a considerar como parte do código o cliente e loja, por exemplo: Cliente (T9_CLIENTE) Loja Cliente (T9_LOJACLI) Data Instalação (T9_DTINSTA) Instalação (T9_INSTALA)* (1=Local;2=Cliente) – informa se a instalação é própria ou se o equipamento é de cliente, considerado para prestação de serviço. Funcionário responsável (T9_FUNRESP)* – consulta na tabela de funcionários de manutenção. Trata-se de um funcionário próprio que fica responsável pela manutenção do equipamento no cliente. Os relatórios que já possuem parâmetro de centro de custo não precisarão de alterações, basta pegar uma faixa de centro de custo para visualizar os bens de um mesmo cliente. Abertura de Ordem de Serviço via TOP Para compatibilizar com funcionalidade semelhante do RM Officina, deve-se disponibilizar no TOP a funcionalidade de abertura de Ordem de Serviço, a ser efetuada através da inclusão de uma Solicitação de Manutenção, onde o operador informa qual o recurso (ativo), projeto, tarefa e descreve quais os sintomas ou observações pertinentes à manutenção solicitada. Esta manutenção deve ser gerenciada pelo módulo de manutenção (MNT). O processo de finalização da OS no SigaMNT acarretará na atualização do movimento de OS correspondente no BackOffice e , caso parametrizado para tal, gerará apropriação dos custos para seu respectivo projeto/tarefa. Liberação de Movimentos O processo de liberação de movimentos é responsável pela exclusão de movimentos antigos da base de dados, mas não disparará mensagens de exclusão para o SigaMNT. |
ÂncoraChecklist de suporte da aplicação Checklist de suporte da aplicação
Checklist de suporte da aplicação
Checklist de suporte da aplicação | |
Checklist de suporte da aplicação |
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
Identificar o funcionamento da integração;
Identificar a ocorrências de problemas;
Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.
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ÂncoraConfiguração da Integração Configuração da Integração
Configuração da Integração
Configuração da Integração | |
Configuração da Integração |
Siga os passos descritos abaixo para efetuar a migração e configuração da integração do EAI 1.0 para o EAI 2.0:
Acesse o contexto de integração.
Siga os passos do documento: Conversor EAI 2.0
Após a conversão, acessar o novo Menu EAI 2.0 | Aplicativos e parametrizar o campo 'Endereço do EndPoint' com o caminho do WebService do Protheus. Informe também o usuário e senha a ser utilizado na autenticação do serviço.
Endereço do EndPoint: http://[IP PROTHEUS]:[PORTA PROTHEUS]/EaiService.apw?WSDL
No Menu EAI 2.0, acesse o sub-menu Parâmetros adapter:
Configure o parâmetro CODCLASSIFICPAIS com o código da tabela de classificação utilizada e associada aos países referente à classificação do IBGE.
Informe os Códigos dos Tipos de Movimento criado/configurado anteriormente para cada um dos processos que será utilizado. É permitido configurar parâmetros de tipo de movimento para mais de uma coligada, lembrando que a coligada informada precisa estar integrada.
Observação: Este é apenas um exemplo, deve-se informar o Valor com o Código do Tipo de Movimento criado no ambiente que a integração está sendo implantada.
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Acesse a rotina de cadastramento de De-para no contexto de Integração:
Os passos a seguir devem se repetir para todas as coligadas e filiais a serem integradas.
Efetue o cadastramento do De-Para de Coligadas conforme imagem abaixo, substituindo os valores entre chaves com o valor correspondente pelo código da coligada.
Tabela RM: Fixo valor 'GCOLIGADA'
Campos RM: Fixo valor 'CODCOLIGADA'
Valores RM: Código da Coligada no RM
Aplicativo: Selecionar o Aplicativo configurado para a Integração
Valores Externos: Código da Coligada no RM (mesma do campo Valores RM)
Efetue o cadastramento do De-Para de Filiais conforme imagem abaixo, substituindo os valores entre chaves com o valor correspondente ao descrito internamente a ele.
Tabela RM: Fixo valor 'GFILIAL'
Campos RM: Fixo valor 'CODCOLIGADA|CODFILIAL'
Valores RM: Código da Coligada no RM|Código da Filial no RM
Aplicativo: Selecionar o Aplicativo configurado para a Integração
Valores Externos: Código do grupo de empresa do Protheus + '|' + Código completo da filial no Protheus (composto por Empresa + Filial)
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Acessar o Configurador > Ambiente > Schedule > Emp Filial Mensagem Unica
Incluir o De/Para > Incluir
Preencher os campos conforme exemplo abaixo:
Observação: O código da Empresa e Filial podem alterar de acordo com a estrutura utilizada.
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A lista de Fórmulas Visuais referente a cada entidade encontra-se na seção Transações/Entidades/Mensagens.
As Fórmulas Visuais informadas na tabela estão disponíveis na pasta "...CORPORERM | Objetos Gerenciais | Fórmulas Visuais" e devem ser importadas conforme apresentado no documento Importação\Exportação de fórmula visual, com atenção à importação dos gatilhos (caso contrário a mesma não será acionada).
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Segue abaixo a lista de passos para efetuar a Carga de Dados entre o BackOffice RM e o Protheus.
Acessar o processo "Executar" no Menu "Gestão -> Fórmula Visual"
Selecionar a Fórmula Visual de carga desejada e ícone no botão "Executar"
Após a execução é necessário acessar o arquivo de Log para verificação do status dos envios para o Protheus.
O Log estará disponível na pasta "Carga Inicial / Logs" dentro do diretório de instalação do RM (RM.Net).
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Segue abaixo como cadastrar o de-para das unidades de medida padrão.
Observação: No exemplo foi criado para a unidade de medida UN, é necessário fazer para as demais, conforme a cita nas informações da unidade de medida (clique aqui).
No RM Acessar o menu Integração | Mensagem Única | De-para:
Incluir um novo Registro de acordo com os dados abaixo:
Exemplo:
Observação: O valor da Chave Integração pode alterar de acordo com o código da empresa e níveis de gestão utilizados no Protheus.
Acessar o SIGACFG no Protheus em Ambiente | Schedule | De/Para Mensagem Única:
Incluir um novo Registro de acordo com os dados abaixo:
Exemplo:
Observação: Alguns dados podem alterar de acordo com o código da empresa, nível de gestão e etc.
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Para integrar esta entidade, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores defaults para Plano de Contas em sua base (para cada filial), com os seguintes parâmetros:
Código: 001
Descrição: “Default Integração”
Classe de conta: Analítica
Condição normal: Credora
Acessar o Protheus no Ambiente 1 - Ativo Fixo
Acessar Cadastros | Plano de Contas
Incluir novo registro, conforme exemplo abaixo (É necessário fazer o processo para cada Filial do Protheus).
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Para integrar a entidade Funcionário, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores defaults para Banco/Agência/Conta. Estes registro devem ser cadastrados com o seguintes códigos abaixo:
Banco: 001
Agência: 00000
Conta com códigos: 0000000000
Acessar o Protheus no Ambiente 7 - Gestão de Pessoal
Acessar Cadastros | Bancos/Agencias
Incluir novo registro, conforme exemplo abaixo.
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A informação de centro de custo é obtida a partir da seção do funcionário. Sendo assim, é necessário atentar ao cadastramento das seções, pois esta entidade ocupa no RM o mesmo nível hierárquico do centro de custo no Protheus.
Acessar o cadastro de Funcionário no RM
Na aba Seção, Editar a Seção do Funcionário
Dentro da Seção, na aba Dados Contábeis, verificar se possui centro de custo no Funcionário e se este centro de custo está integrado
Para sincronizar os Centros de Custos do RH como Global, deve-se acessar o sistema Folha de Pagamento
Aba Administração Pessoal | Centros de Custos
Acessar Processos | Sincronização Centro de Custo Global
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Pendente
Etapa responsável por orçamento, análise, aprovação, liberação, etc.
Insumos pré-cadastrados na manutenção estarão listados como previstos.
Aos cadastrar novos insumos, aos mesmos serão inseridos como insumos previstos.
Etapa sem integração com BackOffice RM.
Pendente -> Liberado
Etapa em que a Ordem de Serviço (Manutenção) é aprovada e liberada para execução.
Ponto de início da integração, onde é gerada a OS no BackOffice sem itens, a fim de relacionar as solicitações referentes à OS. Os produtos consumidos no desenvolvimento da OS serão inseridos no BackOffice somente ao finalizar a mesma.
Caso haja insumos previstos, o SigaMNT deve gerar as respectivas solicitações de armazém/compra no BackOffice ao liberar a OS.
Liberado
Neste status podem-se executar os insumos previstos (que se tornarão realizados).
A inclusão de novos insumos na OS segue o comportamento descrito abaixo:
Insumos inseridos como previstos no SigaMNT devem gerar novas solicitações de armazém/compra.
O relacionamento das solicitações de compra/armazém e baixas de estoque com OS oriundas do SigaMNT serão feitos utilizando as tabelas de relacionamento de cópia por referência, inserido manualmente nos extensions.
Insumos inseridos no SigaMNT como realizados devem efetuar diretamente baixa de estoque no BackOffice. Fica a cargo do SigaMNT a consulta de saldo em estoque no BackOffice e, não havendo em estoque (e o parâmetro não permite estoque negativo), o mesmo não deverá possibilitar o cadastramento deste novo insumo.
Para o BackOffice o novo insumo “realizado” deverá significar uma baixa no estoque (movimento de baixa).
O cancelamento (exclusão) de insumo previsto ou realizado deve disparar mensagem de estorno ao BackOffice, para desfazer a ação equivalente que o gerou.
Solicitações já finalizadas devem gerar uma solicitação/movimento de entrada (ou o inverso da solicitação original). Este processo não foi definido na versão inicial da integração.
Movimentos baixados podem ser revertidos somente se não existir contabilização (lançamento financeiro e contabilização) internamente ao BackOffice, caso contrário o mesmo retornará o respectivo erro.
Ao efetuar baixa de estoque (direta ou por baixa de solicitações) diretamente pelo BackOffice será enviada mensagem de integração ao SigaMNT, fazendo com que os insumos baixados sejam inseridos nos insumos realizados da OS.A partir de então o mesmo não deverá sofrer alterações no SigaMNT.
A alteração de insumos previstos ou realizados, quando possível, implica no cancelamento na solicitação anterior e a geração de novas solicitações.
Ao alterar a quantidade ou incluir insumos no SigaMNT, o mesmo deve consultar o saldo em estoque do produto e verificar se será possível atender a nova quantidade solicitada, decidindo assim entre solicitação de armazém ou de compra.
Ao confirmar a alteração, submetendo o formulário, deve-se sinalizar ao BackOffice para cancelar/estornar a solicitação anterior e efetuar uma nova baixa.
Insumos de serviços de terceiros serão inseridos no BackOffice como solicitações e devem sofrer alterações somente no BackOffice. Quando a solicitação for baixada o SigaMNT deve ser informado para que o insumo seja inserido como realizado na OS.
Insumos previstos -> Insumos realizados
Existem duas formas de inserir insumos Realizados, sendo elas:
Via BackOffice:
Caso seja inserida alguma baixa de estoque endereçada a uma OS do SigaMNT, originada por uma solicitação de estoque ou não, deve-se informar o mesmo, via respectiva mensagem única, para que seja inserido o insumo realizado.
Via SigaMNT:
Ao adicionar um novo insumo como realizado o mesmo gerará uma baixa de estoque no BackOffice.
Finalizado
Ao finalizar uma OS, internamente ao BackOffice o status do movimento será alterado de “Em andamento” (E) para “A Faturar” (A).
Não será permitida a inserção de novos insumos.
É possível finalizar OS com Solicitações de Compras e Armazém em aberto. Este controle não será implementado em primeiro momento.
Podem existir solicitações pendentes no BackOffice e estes poderão sofrer “baixa” no BackOffice e entrar na lista de realizados da OS.
Atualizar o movimento da OS no BackOffice com os itens constantes como realizados e o status deste movimento.
Deve-se atentar para que sejam enviados somente os itens a serem considerados no custo da OS, visto que este movimento poderá ser faturado.
Caso não deseje especificar todos os custos da OS ao faturar deve-se enviar somente o item de serviço com o custo total.
Cancelado
Atualizar o movimento da OS no BackOffice com os itens constantes como realizados e o status deste movimento como cancelado. O processo deve ser executado internamente em duas partes, sendo elas:
Cancelar no BackOffice a baixa de itens constantes como realizados na OS.
Enviar mensagem de Cancelamento da OS.
Finalizado -> Liberado (Reabertura de OS)
Deve-se enviar mensagem de atualização da OS (movimento que representa a ordem de serviço) com o novo status e data de término, ficando a cargo do BackOffice efetuar a reabertura do movimento.
Internamente ao BackOffice o status do movimento será alterado de “A Faturar” (A) para “Em andamento” (E).
O processo de atualização do movimento da OS será realizado novamente ao finalizar ou cancelar a OS, fazendo com que o status, data de término e os itens sejam corretamente preenchidos (conforme processo padrão definido anteriormente).
Faturamento
O processo de faturamento da OS deve ocorrer no BackOffice, que fica responsável por enviar mensagem de atualização do status ao SigaMNT.
OSs faturadas não podem receber alterações ou serem reabertas internamente ao SigaMNT.
Fluxo resumido
Passo 1: OS é aberta no SigaMNT (sem integração)
Passo 2: OS é liberada no SigaMNT
Mensagem de cadastro da ordem de serviço é enviada ao RM.
Movimento de OS é cadastrado com status “Em Andamento” (“E”).
Passo 3: OS é finalizada no SigaMNT
Mensagem de alteração de Ordem de Serviço é enviada ao RM com novo Status.
Movimento de OS é atualizado e status vai para “A Faturar” (“A”).
Passo 4 (Opcional): OS é reaberta no SigaMNT
Mensagem de alteração de Ordem de Serviço é enviada ao RM com novo Status.
Movimento de OS é atualizado e status vai para “Em Andamento” (“E”).
Movimento segue fluxo normal de uma OS em andamento.
Passo 5 (Opcional): OS é faturada no RM
Movimento de OS é faturado no RM.
Mensagem de alteração de Ordem de Serviço é enviada ao RM com novo Status (“Faturado”).
Diagrama de sequência da integração Protheus SigaMNT x BackOffice RM
No caso de alteração de insumos, logo após este fluxo deve ser executado o de inclusão da nova baixa no BackOffice, conforme definido no item Baixa de Estoque.
O parâmetro “TMVApropriacao” deverá te seu valor atualizado com o código do tipo de movimento de Apropriação de Custos específico da integração.
* Quando as integrações TOP com NG e BackOffice RM com NG estiverem habilitadas, o movimento inserido pela integração “BackOffice RM x NG” não deverá apropriar custos no TOTVS Obras e Projetos, pois para não existir duplicação de informações a apropriação deverá ser gerada pela integração TOP com NG. Sendo assim o tipo de movimento de Apropriação de Custos deve ser configurado para Não Gerar Apropriação, ou seja, o parâmetro Gera Apropriação da etapa Projeto do Tipo de Movimento deve estar desmarcado.
- A partir da versão RM 12.1