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ÍNDICE
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01. VISÃO GERAL
Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.
A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.
Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.
As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.
É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.
Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
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Cada carta enviada será definida conforme o teor de cobrança, ou seja, será possível incluir um texto de um determinado teor para diferentes tipos de cobrança. Para tanto, serão disponibilizadas formas de configurar os textos das cartas e associá-las a determinadas regras via cadastro. Estarão disponíveis somente características do cliente para validação combinada com o filtro de/até. Não sendo necessário, o mesmo poderá ser mantido em branco, para que as cartas sejam enviados para qualquer cliente. As cartas obedecem aos filtros informados na rotina de envio, validando os dados do cliente associado, ao teor da carta. Esta configuração poderá utilizar campos customizados para sua composição. Já na listagem de títulos, as colunas consideradas como padrão estão abaixo:
Haverá a possibilidade de adição/retirada de novas colunas, desde que as mesmas façam parte do título a receber (SE1), considerando que, por se tratar de um envio de e-mail e/ou carta física, poderá haver algum tipo de restrição quanto a quantidade de informação contida na carta/folha. Quando o método de envio selecionado for físico ou ambos, a carta deverá conter no topo, os dados de envio, contendo nome e endereço do cliente. O endereço utilizado será o endereço de cobrança contido no cadastro do cliente. Caso esse endereço esteja em branco, o envio será feito para o endereço do cliente. No layout da carta, será possível definir o alinhamento do endereço do cliente no topo da carta. |
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Para o envio das cartas, deve ser respondida cada etapa do wizard, conforme explicação a seguir. | Descrição do processo |
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O relatório demonstra os clientes e títulos que constituíram a provisão.
Parâmetros do relatório:
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A constituição de PDD e a reversão da constituição serão contabilizadas a partir dos lançamentos padrão:
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03. PARÂMETROS
Nome da Variável | MV_PDDREF |
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Tipo | Caracter |
Descrição | Campo para considerar na regra do PDD: |
Valor Padrão | 1 |
Nome da Variável | MV_PDDRTNF |
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Tipo | Numérico |
Descrição | Indica se a rotina de PDD irá realizar o rateio por item da nota fiscal que gerou o título. |
Valor Padrão | 2 |
Nome da Variável | MV_PDDACRE |
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Tipo | Carácter |
Descrição | Selecione se o saldo liquido do PDD irá considerar o acréscimo e decréscimo do título. |
Valor Padrão | 1 |
04. PONTOS DE ENTRADA
- DT_F645TITF_Adiciona condição na query que filtra títulos
- DT_F645QYDT_Tratamento de datas para seleção de títulos
- DT_F645SITP_Preenche situação de Cobrança de PDD
- DT_F645LDFJ_Preenche os campos customizados na tabela FJZ
- DT_F645LDFW Preenche os campos customizados da tabela FWZ
- DT_F645ALTS_Permite alterar o campo FJZ_SITPDD
- DT_F645QYABT_Tratamento de datas para seleção de títulos no abatimento
- DT_F645QYCLI_Tratamento de datas para seleção de Clientes
05. TABELAS UTILIZADAS
Chave | Nome | Modo | PYME |
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FJX | Processamento PDD | C | S |
FJY | Clientes em PDD | C | S |
FJZ | Títulos Provisicionados | C | S |
FWZ | Rateio de Tìtulos PDD | C | S |
FRV | Situação de Cobrança | C | S |
06. EXECUÇÃO AUTOMÁTICA - FINA645
Para a correta execução automática da rotina FINA645, é necessário informar os parâmetros da função conforme abaixo:
lAutomato = .T.
nOperation = Informar qual a operação deverá ser realizada.
- Constituição = 4
- Efetivação = 4
- Alteração = 4
- Reversão = 4
- Exclusão = 5
- Efetivação da Reversão = 4
aSitCob = Este array deverá receber quais são as Situações de Cobranças que devem ser tratadas para o filtro.
Ex.: Aadd(aSitCob, '0')
Aadd(aSitCob, '3')
Aadd(aSitCob, '4')
Aadd(aSitCob, '5')
Aadd(aSitCob, '6')
Aadd(aSitCob, '7')
cNroProc = Numero do Processo Gerado da tabela FJX.
aDdsAlt = Este array deverá receber quais as informações da chave que serão pesquisadas na tabela FJZ e quais as alterações que devem ser efetuadas. A variável lGrvOk será utilizada para marcar ou desmarcar o título, e a variável cSitCob será usada para alteração da situação de cobrança.
Ex.: Aadd(aDdsChv, xFilial("FJZ") )
Aadd(aDdsChv, cNroProc )
Aadd(aDdsChv, cItemCliZ )
Aadd(aDdsChv, cItemZ )
Aadd(aDdsChv, cFilCliZ )
Aadd(aDdsChv, cPref )
Aadd(aDdsChv, cNum )
Aadd(aDdsChv, cParc )
Aadd(aDdsChv, cTipo )
lGrvOk := .F.
cSitCob := "2"
Aadd(aDdsAlt, { cSitCob, aDdsChv, lGrvOk } )
Execuções implementadas | Parâmetros a serem preenchidos |
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Constituição | FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob ) |
Efetivação | FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc ) |
Alteração | FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc ) |
Reversão | FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc ) |
Efetivação da Reversão | FINA645(lAutomato, nOperation, , cNroProc, aDdsAlt ) |
Exclusão | FINA645(lAutomato, nOperation, , cNroProc ) |
Para a execução da Constituição deverá ser alimentado o Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645C), conforme exemplo abaixo:
Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645C | ||
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Data de Referência? | Data Referencia | MV_PAR01 |
Número de dias de atraso? | Qtde de dias para atraso | MV_PAR02 |
Transferir para Provisão? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR03 |
Cliente De? | Código do Cliente De | MV_PAR04 |
Loja do Cliente De? | Loja do Cliente De | MV_PAR05 |
Cliente Ate? | Código do Cliente Ate | MV_PAR06 |
Loja do Cliente Ate? | Loja do Cliente Ate | MV_PAR07 |
Emissão De? | Data da Emissão do Título De | MV_PAR08 |
Emissão Ate? | Data da Emissão do Título Ate | MV_PAR09 |
Seleciona Filial? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR10 |
Situação de Cobrança PDD? | Informe a situação da cobrança | MV_PAR11 |
Seleciona Sit. de Cobrança? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR12 |
Considera Negociados? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR13 |
Para a execução da Efetivação, Efetivação da Reversão e Alteração deverá ser informado o Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645D), conforme exemplo abaixo:
Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645D | ||
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Mostra Lançamento? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR01 |
Aglutina Lançamento? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR02 |
Considera movimento posterior geração do processo? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR03 |
Para a execução da Reversão deverá ser informado Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645E), conforme exemplo abaixo:
Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645E | ||
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Reverter Provisão? | 1 = Todos / 2 = Titulos Baixados / 3 = Abertos | MV_PAR01 |
Cliente De? | Código do Cliente De | MV_PAR02 |
Loja do Cliente De? | Loja do Cliente De | MV_PAR03 |
Cliente Ate? | Código do Cliente Ate | MV_PAR04 |
Loja do Cliente Ate? | Loja do Cliente Ate | MV_PAR05 |
Seleciona Filial? | 1 = Sim ou 2 = Não | MV_PAR06 |
Data de Refenrencia | Data Referencia | MV_PAR07 |
Emissão De? | Data da Emissão do Título De | MV_PAR08 |
Emissão Ate? | Data da Emissão do Título Ate | MV_PAR09 |