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01. VISÃO GERAL

Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.

A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.

Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.

As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.

É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.

Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


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titleFluxo operacional

Fluxo.png



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titleDescrição do processo
Parâmetros Iniciais

Os parâmetros iniciais vão permitir efetuar os filtros de quais clientes, o intervalo de vencimento, valor, situação de cobrança, filiais, títulos ainda a vencer e determinar a data de apuração de juros e multa que serão considerados para envio das cartas de cobrança. É possível complementar os filtros de forma personalizada, para isso, deverá ser implementado um ponto de entrada que permita complementar a query que considerará os parâmetros padrões.

Seleção de layout

Será apresentada uma relação dos layouts de carta de cobrança cadastrados para que seja possível selecionar qual o layout que será utilizado para envio. Só poderá ser selecionado um único layout de carta de cobrança por envio.

Seleção de clientes

Será apresentada uma relação dos clientes que atendem aos critérios do filtro, para que possam ser selecionados para envio das carta de cobrança. Todos serão apresentadas na tela já selecionados/marcados.

Seleção de títulos

O processo de seleção dos títulos que irão compor a carta de cobrança segue os critérios definidos e sugeridos no envio das cartas.

Existe a possibilidade de enviar títulos que estão ainda a vencer, de forma adicional. Ou seja, incluí-los como um lembrete e não como uma cobrança. Estes serão sugeridos, mas liberados para exclusão da carta, caso desejado.

É importante ressaltar que, com a implementação do Bloqueio por Situação de Cobrança (vide  http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=381044073), os títulos em situação de cobrança com bloqueio configurado para as cartas de cobrança não estarão disponíveis neste processo de envio de e-mail. Sendo assim, estes não serão listados na seleção.

Para efetuar este bloqueio, será adicionado um novo processo padrão aos já existentes e o mesmo será validado a cada envio.

Além disso, um título será elegível para o envio de cartas enquanto ainda não foram quitados, ou seja, que atendem à regra de envio da cobrança. 

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titleExemplo de utilização

1 - No dia 01/03/2015, foi enviado um e-mail com os títulos abaixo para cobrança, considerando vencimentos com mais de 10 dias de atraso:


TítuloVencimentoDias em atraso
DUP225130101/02/201528
DUP222210201/01/201559
DUP255120115/12/201476


2 - Em 15/03/2015, o cliente efetuou o pagamento das duas parcelas com maior atraso, mas não quitou a parcela de 01/02/2015. A cobrança enviada continha:

TítuloVencimentoDias em atraso
DUP225130101/02/201548


Sendo assim, enquanto este não for recebida, o título será enviado em novas cobranças. Ressaltamos que este exemplo considera somente o vencimento, mas que o título deve respeitar todas as regras do filtro.


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titleDefinição do layout

Cada carta enviada será definida conforme o teor de cobrança, ou seja, será possível incluir um texto de um determinado teor para diferentes tipos de cobrança.

Para tanto, serão disponibilizadas formas de configurar os textos das cartas e associá-las a determinadas regras via cadastro. Estarão disponíveis somente características do cliente para validação combinada com o filtro de/até. Não sendo necessário, o mesmo poderá ser mantido em branco, para que as cartas sejam enviados para qualquer cliente.

As cartas obedecem aos filtros informados na rotina de envio, validando os dados do cliente associado, ao teor da carta. Esta configuração poderá utilizar campos customizados para sua composição.

Já na listagem de títulos, as colunas consideradas como padrão estão abaixo:

    • Chave do título – Prefixo, número e parcela
    • Data de vencimento
    • Dias de atraso
    • Valor Original
    • Saldo do Título
    • Multa
    • Juros

Haverá a possibilidade de adição/retirada de novas colunas, desde que as mesmas façam parte do título a receber (SE1), considerando que, por se tratar de um envio de e-mail e/ou carta física, poderá haver algum tipo de restrição quanto a quantidade de informação contida na carta/folha.

Quando o método de envio selecionado for físico ou ambos, a carta deverá conter no topo, os dados de envio, contendo nome e endereço do cliente. O endereço utilizado será o endereço de cobrança contido no cadastro do cliente. Caso esse endereço esteja em branco, o envio será feito para o endereço do cliente. No layout da carta, será possível definir o alinhamento do endereço do cliente no topo da carta.


Layout_1.JPGImage Added

Layout_2.JPGImage Added

Descrição do processo

  • Pré-requisito:
    1. Para efetuar a reversão do PDD é necessário que antes tenha sido efetuada uma constituição de PDD.
  • Acesse Financeiro / Miscelaneas / Contábil / Provisão de PDD.
  • Clique na opção Reversão.
  • Na tela apresentada, selecione os seguintes critérios de provisão:

    Reverter Provisão? 

  • Todos os Títulos. 

  • Apenas títulos baixados. 

    1. A reversão nessa opção também trata as seguintes situações: 

      1. Baixas de Titulo .

      2. Prorrogação de Título

      3. Renegociação.

      4. Liquidação.

  • Abertos 

    Reverte apenas os títulos em aberto.
    Cliente De?Selecione o cliente inicial para seleção dos títulos que pretende filtrar.
    Loja De?Selecione a loja do cliente inicial para seleção dos títulos que pretende filtrar.
    Cliente Até?Selecione o cliente final para seleção dos títulos que pretende filtrar.
    Loja Até?Selecione a loja do cliente final para seleção dos títulos que pretende filtrar.
    Seleciona Filial?
  • Sim
    1. Serão processados os registros das filiais selecionadas.
  • NãoSerão processados apenas os registros da filial corrente.
    Data Referência?
    Data de referência para a contagem do atraso do título.
    Data de Constituição de?
    Informe a data da constituição inicial para seleção dos títulos.
    Data de Constituição até?
    Informe a data da constituição final para seleção dos títulos.
    Após a confirmação o sistema seleciona os clientes e os títulos conforme critérios parametrizados pelo usuário e apresenta a tela de seleção de clientes/Títulos. 
    Selecione os clientes ou títulos.
    Confirme e o sistema grava a reversão de provisão com status Simulação.
  • Selecione a provisão e clique em Efetivação da Reversão para confirmar a operação.
    Nesta etapa, sistema:
    1. Transfere os títulos para os bancos e situações anteriores da provisão.
    2. Executa o lançamento padrão de Reversão de Provisão de Devedores Duvidosos.
    3. Grava nas tabelas de provisão o código da reversão dos títulos revertidos.
  • O sistema cria um documento contábil por filial selecionada.
    Importante: A reversão de títulos de PDD, mesmos os títulos já baixados será realizada pela nova rotina.
    Será incluído o lançamento padrão 54B para a contabilização do lançamento. Esse lançamento não será chamado pela rotina CTBAFIN - Contabilização off-line.

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    titleEnvio das Cartas

    Para o envio das cartas, deve ser respondida cada etapa do wizard, conforme explicação a seguir.

    Step_1.JPGImage Added


    image2019-1-29_17-40-16.pngImage Added


    Step_3.JPGImage Added


    Step_4.JPGImage Added


    Step_5.JPGImage Added


    Step_6.JPGImage Added


    Step_7.JPGImage Added

    Descrição do processo
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    titleRelatório Provisão de Devedores Duvidosos

    O relatório demonstra os clientes e títulos que constituíram a provisão.


    O relatório foi desenvolvido utilizando a tecnologia TReport, onde permite a inclusão de campos da
    tabela de provisão, títulos a receber (SE1), Clientes (SA1), Complemento de Cliente (AI0), Nota fiscal
    de Saída (SD2) e Situação de Cobrança (FRV), Produto (SB1), Complemento de Produto (SBM) e
    Referência do Contas a Receber(SK1).


    Parâmetros do relatório:

      1. Cliente De?
        1. Selecione o cliente inicial para seleção dos títulos que pretende filtrar.

      2. Loja De?
        1. Selecione a loja do cliente inicial para seleção dos títulos que pretende filtrar.

      3. Cliente Até?
        1. Selecione o cliente final para seleção dos títulos que pretende filtrar.

      4. Loja Até?
        1. Selecione a loja do cliente final para seleção dos títulos que pretende filtrar.

      5. Código da Provisão?
        1. Informe a provisão que será listada no relatório. Parâmetro do tipo range, possibilitando intervalos com ponto e vírgula.

      1. Data Provisão Inicial?
        1. Selecione a data inicial da provisão que pretende filtrar.

      2. Data Provisão Final?
        1. Selecione a data final da provisão que pretende filtrar.

      3. Demonstra?
        1. Todos
        2. Constituídos
        3. Revertidos

      4. Seleciona Filial
        1. Sim
          1. Serão processados os registros das filiais selecionadas.
        2. Não
          1. Serão processados apenas os registros da filial corrente.
      5. Situação de cobrança
        1. Informe quais situações de cobrança serão consideradas no relatório.

      6. Mostra Rateio NF
        1. Defina se mostrará o rateio por item lançado na nota fiscal.

      7. Status Proc.?
        1. Todos
        2. Simulados
        3. Efetivados

      8. Data de Referência De?
        1. Selecione a data inicial de referência que pretende filtrar.

      9. Data de Referência Até?
        1. Selecione a data final de referência que pretende filtrar.
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    titleContabilização

    A constituição de PDD e a reversão da constituição serão contabilizadas a partir dos lançamentos padrão:


    CódigoDescrição

    Tabelas posicionadas

    54A

    Constituição PDD

    SA1 | SE1 | FJZ
    54BReversão PDDSA1 | SE1 | FJZ
    54C

    Constituição PDD com Rateio por Item da Nota

    SA1 | SE1 | FJZ |FWZ
    54D

    Reversão da Constituição PDD com Rateio por Item da Nota

    SA1 | SE1 | FJZ |FWZ

    03. PARÂMETROS


    Nome da VariávelMV_PDDREF
    TipoCaracter
    Descrição

    Campo para considerar na regra do PDD:
    1= Vencimento Real (E1_VENCREA)
    2 = Vencimento do Título (E1_VENCTO)
    3 = Vencimento Original (E1_VENCORI)

    Valor Padrão1
    Nome da VariávelMV_PDDRTNF
    TipoNumérico
    Descrição

    Indica se a rotina de PDD irá realizar o rateio por item da nota fiscal que gerou o título.
    1=Sim ou 2= Não

    Valor Padrão2
    Nome da VariávelMV_PDDACRE
    TipoCarácter
    Descrição

    Selecione se o saldo liquido do PDD irá considerar o acréscimo e decréscimo do título.
    1=Sim ou 2= Não

    Valor Padrão1

    04. PONTOS DE ENTRADA


    05. TABELAS UTILIZADAS


    ChaveNomeModoPYME
    FJXProcessamento PDDCS
    FJYClientes em PDDCS
    FJZTítulos ProvisicionadosCS
    FWZRateio de Tìtulos PDDCS
    FRVSituação de CobrançaCS


    06. EXECUÇÃO AUTOMÁTICA - FINA645

    Para a correta execução automática da rotina FINA645, é necessário informar os parâmetros da função conforme abaixo:

    lAutomato     = .T.

    nOperation = Informar qual a operação deverá ser realizada.

    • Constituição    = 4
    • Efetivação        = 4
    • Alteração         = 4
    • Reversão          = 4
    • Exclusão           = 5
    • Efetivação da Reversão = 4

    aSitCob    = Este array deverá receber quais são as Situações de Cobranças que devem ser tratadas para o filtro.

    Ex.:  Aadd(aSitCob, '0')
           Aadd(aSitCob, '3')
           Aadd(aSitCob, '4')
           Aadd(aSitCob, '5')
           Aadd(aSitCob, '6')
           Aadd(aSitCob, '7')

    cNroProc    = Numero do Processo Gerado da tabela FJX.

    aDdsAlt = Este array deverá receber quais as informações da chave que serão pesquisadas na tabela FJZ e quais as alterações que devem ser efetuadas. A variável lGrvOk será utilizada para marcar ou desmarcar o título, e a variável cSitCob será usada para alteração da situação de cobrança.

    Ex.:  Aadd(aDdsChv, xFilial("FJZ") )
           Aadd(aDdsChv, cNroProc     )
           Aadd(aDdsChv, cItemCliZ     )
           Aadd(aDdsChv, cItemZ         )
           Aadd(aDdsChv, cFilCliZ        )
           Aadd(aDdsChv, cPref           )
           Aadd(aDdsChv, cNum         )
           Aadd(aDdsChv, cParc          ) 
           Aadd(aDdsChv, cTipo          )

    lGrvOk  := .F.

    cSitCob := "2"

    Aadd(aDdsAlt, { cSitCob, aDdsChv, lGrvOk } )

    Execuções implementadas

    Parâmetros a serem preenchidos

    Constituição

    FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob )
    EfetivaçãoFINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc  )

    Alteração

    FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc  )

    Reversão

    FINA645(lAutomato, nOperation, aSitCob, cNroProc  )
    Efetivação da ReversãoFINA645(lAutomato, nOperation, , cNroProc,  aDdsAlt )
    ExclusãoFINA645(lAutomato, nOperation,  , cNroProc  )


    Para a execução da Constituição deverá ser alimentado o Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645C), conforme exemplo abaixo:

    Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645C
    Data de Referência?Data ReferenciaMV_PAR01
    Número de dias de atraso?Qtde de dias para atrasoMV_PAR02
    Transferir para Provisão?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR03
    Cliente De?Código do Cliente DeMV_PAR04
    Loja do Cliente De?Loja do Cliente DeMV_PAR05
    Cliente Ate?Código do Cliente AteMV_PAR06
    Loja do Cliente Ate?Loja do Cliente AteMV_PAR07
    Emissão De?Data da Emissão do Título DeMV_PAR08
    Emissão Ate?Data da Emissão do Título AteMV_PAR09
    Seleciona Filial?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR10
    Situação de Cobrança PDD?Informe a situação da cobrançaMV_PAR11
    Seleciona Sit. de Cobrança?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR12
    Considera Negociados?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR13


    Para a execução da Efetivação, Efetivação da Reversão e Alteração deverá ser informado o Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645D), conforme exemplo abaixo:

    Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645D
    Mostra Lançamento?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR01
    Aglutina Lançamento?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR02
    Considera movimento posterior geração do processo?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR03


    Para a execução da Reversão deverá ser informado Grupo de Perguntas e Respostas correspondente (FINA645E), conforme exemplo abaixo:

    Grupo de Perguntas e Respostas - FINA645E
    Reverter Provisão?1 = Todos / 2 = Titulos Baixados / 3 = AbertosMV_PAR01
    Cliente De?Código do Cliente DeMV_PAR02
    Loja do Cliente De?Loja do Cliente DeMV_PAR03
    Cliente Ate?Código do Cliente AteMV_PAR04
    Loja do Cliente Ate?Loja do Cliente AteMV_PAR05
    Seleciona Filial?1 = Sim ou 2 = NãoMV_PAR06
    Data de RefenrenciaData ReferenciaMV_PAR07
    Emissão De?Data da Emissão do Título DeMV_PAR08
    Emissão Ate?Data da Emissão do Título AteMV_PAR09