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Deve ser informado um intervalo de Datas deseja para a impressão do Relatório. Estas data deverão estar dentro do Período Contábil vigente, e somente serão considerados os lançamentos escriturados neste período informado.

Buscar do histórico contábil: Esta opção pode ser marcada quando o período selecionado já estiver fechado. Com a mesma habilitada não há necessidade de reabri-lo.

Basear na data de cotação: Esta opção permite a impressão dos valores baseado na data da cotação dos lançamentos. Marcando a mesma, o sistema buscará os lançamentos que possuírem a data de cotação dentro do período informado no intervalo de Datas (Esta informação será buscada do campo DATA2 da tabela CPARTIDA). Atenção!! Esta opção somente será visualizada nesta janela, se nos "Parâmetros | Lançamentos" a opção "Usa segundo valor" estiver marcada e for informada uma moeda no parâmetro "Símbolo moeda 2º valor".

Selecione o tipo de Razão: Neste "checkbox" deve ser definido o tipo de relatório, neste caso, Razão Gerencial / Contábil.

Lote Contábil: Permite filtrar um ou mais Lotes, sendo Zero ou Lote N.

Serão considerados todos os registros que estiverem nos lotes informados pelo usuário.

Apenas os lotes das coligadas selecionadas no filtro de coligada estarão disponíveis para seleção.

Quando a opção de histórico contábil for marcada, o filtro por lote será desabilitado e será considerado o lote 0.

Um aviso será exibido para que o usuário decida se prossegue ou não com a alteração.

Se informou lote que não o Lote 0, não serão exibidos os saldos anteriores de períodos já liberados de contas sem movimentação após a liberação e antes da data inicial de movimentação informada.

Caso nenhum lote seja informado no filtro será considerado o lote 0.

Contas com movimentação e sem saldos: Quando marcado esta opção, as Contas contábeis que possuírem movimentação no período e que possuam saldo inicial zerado serão impressas.

Contas com movimentação e com saldos: Quando marcado esta opção, todas as contas contábeis do seu plano de contas que possuírem saldo diferente de zero e movimentação no período informado serão impressas.

Totalizar

  • Total Geral: Emite ao final da impressão o total de Débitos, Créditos e Saldo Anterior.
  • Total por Dia: Emite ao termino dos lançamentos de um dia a totalização de lançamentos do mesmo. Quando habilitado desabilita a opção Total por Mês.
  • Total por Mês: Emite ao termino dos lançamentos de um mês a totalização de lançamentos do mesmo. Quando habilitado desabilita a opção Total por Dia.

Selecionar Coligada/Filial/Departamento: Esta opção permitirá selecionar Coligadas, Filiais e Departamentos cujos dados serão processados e consolidados no relatório. Não marcando o campo "Todas as coligadas", somente a coligada corrente ficará disponível nesta opção.

Quebrar página Por Filial: Ao habilitar esta opção, o relatório será impresso realizando uma quebra a cada nova filial. Neste caso, os dados de cada filial serão apresentados separadamente no relatório.
 


Aba 'Filtros'

Conta Contábil: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Contas Contábeis. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada uma, várias, ou até mesmo um intervalo de contas. O relatório será emitido exclusivamente para os lançamentos que possuírem as contas determinadas.

Centro de Custo: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Centros de Custo. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada um, vários, ou até mesmo um intervalo de centros de custo.

Observação: Caso seja habilitada a opção de filtrar centros de custo Ativo/Inativo, a seleção da faixa de Centros de Custo irá considerada esta informação. O relatório será emitido exclusivamente para os lançamentos que possuírem os centros de custo determinados.

Histórico: Permite emitir o relatório filtrando por um ou mais Históricos Padrões. Os históricos selecionados podem ser considerados ou desconsiderados para a emissão do relatório, há uma opção disponibilizando tal flexibilidade.

Participante: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Participantes. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada um, vários, ou até mesmo um intervalo de Participantes. Para o relatório serão considerados apenas os registros que cujos participantes estiverem na seleção de contas definida pelo usuário.

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Não Imprimir os Centavos: Opção disponível somente se a opção "Imprimir valores em milhares" estiver marcada. Marcando esta opção, somente a parte inteira dos valores expressos em milhares será impressa. Os valores apurados para a emissão do relatório serão divididos por 1000 (mil), o resultado desta divisão será arredondado e somente a parte inteira deste resultado, depois que foi arredondado, será impressa. Os centavos encontrados neste resultado não serão impressos.

  • Valor apurado para emissão: R$ 1.583.796,00
  • Valor dividido por 1000 (mil): R$ 1.583,796
  • Valor arredondado: R$ 1.583,80
  • Valor impresso: R$ 1.593

Se esta opção estiver marcada e, se para alguma conta o resultado encontrado nesta divisão for menor ou igual à 0,49, esta conta será impressa no relatório porém com o valor 0 (zero).

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Conta Contábil(Ativo/Inativo): Determina se utiliza apenas as contas contábeis ativas, inativas ou todas. Serão considerados apenas os lançamentos compatíveis com este filtro.


 

Aba 'Layout'

Atributo de página para o Livro Razão Permite definir configurações de impressão de página do relatório. Será aberta a aba Configuração do Livro Razão, com as opções:

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Exibir dados dos centros de custos no cabeçalho:
Marcando esta opção, o sistema exibirá o código do centro de custo no cabeçalho do relatório.
Essa opção será habilitada quando um ou mais centros de custos forem inseridos na aba Filtro| Centro de custo. Caso contrário, ficará desabilitada.
O sistema exibirá apenas os centros de custos que couberem na linha.

 
Transporte de Saldo: Ao marcar esta opção, os saldos das contas serão transportados de uma página para outra do relatório quando ultrapassarem a página (disponível apenas para o razão analítico).

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Tipo de Arquivo: É possível gerar o relatório nos formatos CSV, JPEG, HTML, XLS, MHT, RTF, TXT e PDF. A impressão pode ser apenas visualizada ou Salva em algum Diretório de Destino conforme informado. 


 
Aba 'Campos'

Nesta pasta estão todos os campos existentes e que poderão ser ou não impressos, podendo também modificar os tamanhos de impressão de campo, sempre respeitando o Limite pré-estabelecido do relatório. Para isto basta habilitar os campos que você escolher. Campos: Data, N. Lcts, Débitos, Créditos e Saldo Atual.
A variação de tamanho de impressão dos campos será alterada conforme a seleção da Orientação Paisagem ou Retrato.
 
ATENÇÃOS ÀS PARAMETRIZAÇÕES!!
O relatório somente será impresso de maneira correta quando utilizados os formatos de folha A4 ou Carta (neste caso, a impressora padrão da máquina deve possuir estas configurações).

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.
 

Informações

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Mais Informações

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