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Relatório Razão 
O relatório Razão, está disponível em Relatórios | Razão, e tem a finalidade de demonstrar a movimentação dos lançamentos existentes, onde atualmente é possível verificar tanto no Lote Zero (utilizado normalmente) quanto em Lotes "N", selecionando a numeração do mesmo.

Deve ser informado um intervalo de Datas deseja para a impressão do Relatório. Estas data deverão estar dentro do Período Contábil vigente, e somente serão considerados os lançamentos escriturados neste período informado.

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Basear na data de cotação: Esta opção permite a impressão dos valores baseado na data da cotação dos lançamentos. Marcando a mesma, o sistema buscará os lançamentos que possuírem a data de cotação dentro do período informado no intervalo de Datas (Esta informação será buscada do campo DATA2 da tabela CPARTIDA). Atenção!! Esta opção somente será visualizada nesta janela, se nos "Parâmetros | Lançamentos" a opção "Usa segundo valor" estiver marcada e for informada uma moeda no parâmetro "Símbolo moeda 2º valor".

Selecione o tipo de Razão: Neste "checkbox" deve ser definido o tipo de relatório, neste caso, Razão Gerencial / Contábil.

Filtrar por

Conta Contábil: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Contas Contábeis. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada uma, várias, ou até mesmo um intervalo de contas. O relatório será emitido exclusivamente para os lançamentos que possuírem as contas determinadas.

Centro de Custo: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Centros de Custo. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada um, vários, ou até mesmo um intervalo de centros de custo.

Observação: Caso seja habilitada a opção de filtrar centros de custo Ativo/Inativo, a seleção da faixa de Centros de Custo irá considerada esta informação. O relatório será emitido exclusivamente para os lançamentos que possuírem os centros de custo determinados.

Histórico: Permite emitir o relatório filtrando por um ou mais Históricos Padrões. Os históricos selecionados podem ser considerados ou desconsiderados para a emissão do relatório, há uma opção disponibilizando tal flexibilidade.

Participante: Ao selecionar esta opção será possível configurar uma faixa de Participantes. Sendo assim, será apresentada uma nova aba de etapa obrigatória de preenchimento, para que seja informada um, vários, ou até mesmo um intervalo de Participantes. Para o relatório serão considerados apenas os registros que cujos participantes estiverem na seleção de contas definida pelo usuário.

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Não Imprimir os Centavos: Opção disponível somente se a opção "Imprimir valores em milhares" estiver marcada. Marcando esta opção, somente a parte inteira dos valores expressos em milhares será impressa. Os valores apurados para a emissão do relatório serão divididos por 1000 (mil), o resultado desta divisão será arredondado e somente a parte inteira deste resultado, depois que foi arredondado, será impressa. Os centavos encontrados neste resultado não serão impressos.

  • Valor apurado para emissão: R$ 1.583.796,00
  • Valor dividido por 1000 (mil): R$ 1.583,796
  • Valor arredondado: R$ 1.583,80
  • Valor impresso: R$ 1.593

Se esta opção estiver marcada e, se para alguma conta o resultado encontrado nesta divisão for menor ou igual à 0,49, esta conta será impressa no relatório porém com o valor 0 (zero).

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Conta Contábil(Ativo/Inativo): Determina se utiliza apenas as contas contábeis ativas, inativas ou todas. Serão considerados apenas os lançamentos compatíveis com este filtro.
 

OPÇÕES

  • Contas sem movimentação e sem saldos: Quando marcada, permitirá que sejam impressas todas as Contas contábeis, que não possuam movimentação no período, e que possuam saldo inicial zerado.
  • Contas sem movimentação e com saldos: Quando marcada, permitirá que sejam impressas todas as Contas contábeis, que não possuam movimentação no período, mas que possuam saldo.
  • Contas com movimentação e sem saldos: Quando marcado esta opção, as Contas contábeis que possuírem movimentação no período e que possuam saldo inicial zerado serão impressas.
  • Contas com movimentação e com saldos: Quando marcado esta opção, todas as contas contábeis do seu plano de contas que possuírem saldo diferente de zero e movimentação no período informado serão impressas.

Totalizar

  • Total Geral: Emite ao final da impressão o total de Débitos, Créditos e Saldo Anterior.
  • Total por Dia: Emite ao termino dos lançamentos de um dia a totalização de lançamentos do mesmo. Quando habilitado desabilita a opção Total por Mês.
  • Total por Mês: Emite ao termino dos lançamentos de um mês a totalização de lançamentos do mesmo. Quando habilitado desabilita a opção Total por Dia.

Selecionar Coligada/Filial/Departamento: Esta opção permitirá selecionar Coligadas, Filiais e Departamentos cujos dados serão processados e consolidados no relatório. Não marcando o campo "Todas as coligadas", somente a coligada corrente ficará disponível nesta opção.

Quebrar página Por Filial: Ao habilitar esta opção, o relatório será impresso realizando uma quebra a cada nova filial. Neste caso, os dados de cada filial serão apresentados separadamente no relatório.
 

LAYOUT

Usar os parâmetros de formato de impressão de saldos para Débitos/Créditos: Marcando esta opção os valores de débito, crédito e movimento serão impressos respeitando o parâmetro de formato de impressão de saldos das contas. Verifique os parâmetros de impressão de Saldo.

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Exibir dados dos centros de custos no cabeçalho:

Marcando esta opção, o sistema exibirá o código do centro de custo no cabeçalho do relatório.

Essa opção será habilitada quando um ou mais centros de custos forem inseridos na aba Filtro| Centro de custo. Caso contrário, ficará desabilitada.

O sistema exibirá apenas os centros de custos que couberem na linha.

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Orientação: O relatório passa a possuir a orientação Retrato e Paisagem para a impressão e geração de arquivos. Com a orientação Paisagem selecionada, a aba Campos terá sua capacidade de impressão estendida.
 

CAMPOS

Nesta pasta estão todos os campos existentes e que poderão ser ou não impressos. Para isto basta habilitar os campos que você escolher. Campos: IdPartida, Referencia do lançamento(LCTREF), Documento, Filial, Departamento, Centro de Custo, reduzido de centro de custo, Código do Lote, Sub-Conta(Conta sintética), Contra-Partida(código), Contra-partida(Descrição), Débito, Crédito, complemento.

Regra de impressão para determinados campos: Alguns campos ao ser selecionados para impressão têm comportamentos específicos, a seguir segue sua especificação.

Complemento de histórico padrão: Para este campo, o limite configurado pelo usuário não determina o corte da informação e sim a quebra de linha quando atingido o limite informado pelo usuário e logo após a quebra será continuado a sua impressão na linha debaixo até que seja impresso toda sua informação.

a-) Quando o código do histórico padrão contiver variáveis e Houver alguma informação para o complemento será impresso somente a informação do complemento;

b-) Quando o código do histórico padrão não contiver variáveis e Houver alguma informação para o complemento será impresso a descrição do histórico padrão mais a informação que houver no campo do complemento;

c-) Quando o código do histórico padrão contiver variáveis e não haver informação para o complemento será impresso a descrição do histórico  juntamente com as variáveis;

d-) Ver Parâmetro(Quebrar por palavras na impressão do histórico)  que quando habilitado, a impressão de históricos nos relatórios irá respeitar as palavras na quebra de linha, evitando que estas sejam cortadas de uma linha para outra. Com esta opção marcada, haverá mais consumo de espaço na impressão do histórico e consequentemente maior gasto de papel.

Ajustar tamanho automaticamente: Caso esta opção esteja marcada, o tamanho dos campos, que representam valor financeiro, serão ajustados automaticamente. Após o ajuste, caso o número de caracteres extrapole o limite de caracteres da linha, o tamanho do campo "Complemento" diminuirá para, no mínimo, 15 caracteres. Caso essa condição não seja atendida as colunas não terão seu tamanho alterado.

Importante: Esta opção não está disponível para o Razão contábil sintético.

A variação de tamanho de impressão dos campos será alterada conforme a seleção da Orientação Paisagem ou Retrato.
 


ATENÇÃOS ÀS PARAMETRIZAÇÕES!!
O relatório somente será impresso de maneira correta quando utilizados os formatos de folha A4 ou Carta (neste caso, a impressora padrão da máquina deve possuir estas configurações).

Para os demais formatos, o relatório será gerado mas virá com configurações incorretas.
 
 
Definir Atributos de Página: Determina a forma para a impressão do relatório.

Utilizar Numeração Sequencial: Com esta opção marcada, o campo de N.º Página Inicial assumirá o valor da sequência automática gerada pelo sistema, não podendo ser alterado. Automaticamente será carregado a última página impressa para dentro do campo Nº página Inicial. Ao finalizar o relatório o parâmetro é atualizado de acordo com o número da última página gerada.

Descrição da Contagem de Página: Determina a descrição que será impressão na emissão do relatório para número de página. Exemplo:

  • Folha 01
  • Pag. 01

Data de emissão: Esta opção determina a data desejada para constar no cabeçalho do relatório como sendo a Data de Emissão do mesmo. Observação: Se você quiser que no cabeçalho do relatório não seja impressa a data de emissão, você deverá deixar este campo em branco.

Quantidade de página por arquivo: A fim de atender bases de dados com grande volume, poderá ser determinada uma limitação da quantidade de páginas que cada máquina consegue processar e exibir. Ao definir a quantidade de páginas por arquivo, o relatório será quebrado conforme a quantidade informada for atingida, tornando possível o processamento e a exibição do relatório. Ao final do processamento será exibida uma tela com as quebras de páginas que foram geradas na emissão do relatório para conferência.

Esquerda, Direita, Superior e Inferior: Permite a configuração das margens Direita, Esquerda, Superior e Inferior do relatório. Podendo aumentar ou reduzir as margens utilizando espaçamentos entre 0 e 10 para a margem Direita, entre 0 e 25 para margem Esquerda e entre 0 e 10 para margem Superior e Inferior.

N.º Página Inicial: Digite o número de página inicial para impressão. Com a opção utilizar Numeração Sequencial de páginas marcada, este campo assumirá o valor da sequência automática gerada pelo sistema, não podendo ser alterado.
 

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Informações

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Veja Também

titleMais Informações

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