Histórico da Página
Incluir Página | ||||
---|---|---|---|---|
|
Quando é enviado um determinado produto para guarda/reparo/beneficiamento em terceiros, o Sistema disponibiliza um controle sobre estas quantidades.
Em poder de terceiros, temos dois tipos básicos:
Com Movimentação de Estoque
Na primeira situação, o Sistema fará uma movimentação de Custos PEPS (primeiro a Sair, primeiro a Entrar), enquanto na segunda não movimentará custos. Assim, o Sistema controla:
- Quantidade de terceiros em nosso poder
- Quantidade nossa em poder de terceiros
Sem Movimentação de Estoque
Para o controle na segunda situação o campo Saldo Pod. 3, guarda o saldo líquido do produto que ainda pertença ao estoque e que esteja em poder de terceiros.
O arquivo de Saldo em Poder de Terceiros, tem o objetivo de permitir consultas/relatórios analíticos sobre estas movimentações.
Para poder utilizar esta rotina, preencha o campo Poder Terc. no TES com:
R - Remessa
D - Devolução de Remessa
Ao digitar um Documento de Entrada e posicionar o cursor sobre o campo Quantidade, a tecla [F7] pode ser utilizada para escolher a Nota Fiscal através da qual os produtos, ora recebidos, saíram da empresa.
- Remessa na Entrada: remessa de cliente, utilizar nota tipo B e TES com R no campo Poder Terc.
- Remessa na Saída: remessa ao fornecedor, utilizar nota tipo B e TES com R no campo Poder Terc.
- Devolução na Entrada: devolução de remessa já efetuada ao fornecedor, utilizar nota Tipo N e TES com D no campo Poder Terc.
- Devolução na Saída: devolução da remessa já efetuada pelo cliente, utilizar nota Tipo N e TES com D no campo Poder Terc.
...
Importante:
Os fatos geradores de registros no arquivo analítico de poder de terceiros são as remessas, tanto de entrada quanto de saída.
Ao enviar um produto para beneficiamento, executar as seguintes tarefas:
- Cadastrar na estrutura, um código para beneficiamento.
- Emitir a nota da matéria-prima referente à remessa para beneficiamento. Esta nota será gravada no arquivo de saldo em poder de terceiros, para controle, nota a nota;
- Abrir uma OP referente ao produto que será resultado do beneficiamento;
- Ao receber o material pelo documento de entrada, informar o código do produto do beneficiamento e o número da OP anterior, assim será gerada a requisição do mesmo produto para a OP em referência.
Para efetuar o controle de poder de terceiros são necessários os módulos de Faturamento, Compras e Estoque/Custos.
Operação Triangular
Operação Triangular consiste em uma transação que envolve mais de 2 empresas para um processo de beneficiamento.
Exemplo:
A empresa A envia um material à empresa B para beneficiamento e esta envia à empresa C, que deve efetuar o trabalho e devolver o material diretamente à empresa A.
Desta forma, a Nota Fiscal de Remessa para Beneficiamento será enviada à empresa B, enquanto a Nota Fiscal de Devolução desta mercadoria será enviada pela empresa C. O ajuste efetuado nesta rotina, permite que os materiais em terceiros, para um fornecedor, possam ser baixados por outro fornecedor.
Para utilizar este conceito, configurar o parâmetro Operação Triangular (S/N)? nas rotinas de Pedido de Venda e Documento de Entrada. Os parâmetros são acessados por meio da tecla [F12].
Nestes casos, a Nota Fiscal Origem pode ser acessada, pressionando a tecla [F7] sobre o campo Quantidade, onde serão apresentadas todas as Notas Fiscais do Produto que envolvem Poder de Terceiros.