Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


Esboço do Fluxo dentro da Unidade Industrial
O fluxo das cargas de matéria prima variam de acordo com cada Usina de Cana de Açúcar, nas imagens abaixo serão apresentados alguns modelos utilizados por nossos clientes.




1. Chegada na Unidade Industrial

Ponto em que o caminhão juntamente com seus respectivos reboques carregados de matéria prima chegam na Unidade Industrial. Os eventos que irão ocorrer na chegada dependerão do modus operandi de cada unidade, sendo assim em cada etapa serão listados todos os eventos possíveis afim de abordar todas as formas de operação.


Caso a unidade utilize Guarita de Chegada:


Se a unidade utiliza telemetria(georreferenciamento) para mapear a chegada das cargas na unidade:
Para mapear a chegada de cargas do campo utilizando georreferenciamento, a usina juntamente com a empresa responsável pela telemetria dos equipamentos, mapeiam uma cerca eletrônica através de coordenadas geográficas referentes ao espaço real de chegada dos caminhões. Quando o caminhão adentra a essa cerca eletrônica então o sistema de telemetria notifica o sistema de pesagem SPA informando os dados e a identificação do caminhão e de seus reboques.

...

Seção

Entrada

Objetivo
RCMP_CARCD_ETAPA_LOGTRAWEBCódigo da etapa que será fechada na atualização de etapa feita na Guarita de Chegada. Esta etapa é enviada pelo SPA ao LogTra.

Caso a unidade não utilize Guarita de Chegada:

Se a unidade não utilizar guarita para controle antecipado das informações, o primeiro ponto de interação da frota com os sistemas TOTVS será a Pesagem de Carga Bruta. Para continuar o fluxo pule para o tópico 3.


2. Próximo evento depois da chegada na unidade industrial.


Neste ponto vamos levar em consideração algumas situações que podem ocorrer na unidade.


Se a o caminhão realizar o Fluxo Bate e Volta antes da Pesagem:


Caso o caminhão for realizar o fluxo de Bate e Volta Antes da Pesagem o mesmo irá sair da Guarita de Chegada e irá se deslocar para o Pátio Externo onde as cargas/reboques irão ser deixadas.

...


Se o operador clicar em excluir despacho anterior, então o despacho anterior será excluído para a inclusão de um novo, pois um caminhão não pode "estar" em dois despachos ou mais, somente em caso de Bate e Volta.


Se o caminhão não for realizar Bate e Volta, mas sim o fluxo completo dentro da unidade Industrial:


Neste caso o caminhão irá se deslocar para o ponto de Pesagem Bruto, que será explanado no próximo tópico.


3. Etapa de Pesagem Bruto


Caso o caminhão já realizou Bate e Volta antes de chegar nesta etapa.


Se o caminhão realizou Bate e Volta então é necessário que um equipamento(na maioria das vezes um trator) pegue as cargas no Pátio Externo e se desloque até a balança.

...

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

CD_ETAPA_BRUTO

Código da etapa que será FECHADA pelo sistema de logística no momento em que for realizada a pesagem bruto das cargas.

Caso o caminhão não realizou Bate e Volta e irá realizar a pesagem bruto.


Caso o caminhão não realize o fluxo Bate e Volta então significa que ele irá realizar a pesagem do bruto e não um trator. Sendo assim teremos duas possibilidades neste ponto:

...


- Se a Unidade Industrial utiliza Guarita de Chegada: neste caso a operação irá ser similar, porém não será preciso informar os dados básicos da carga no momento da pesagem pois estes já foram informados na Guarita de Chegada. Vale lembra que se o caminhão passou pela guarita de chegada a etapa de seu despacho pode ter sido atualizada, geralmente para Pátio Externo.



4. Próximo evento depois da Pesagem Bruto.

Caso o caminhão for realizar Bate e Volta depois da Pesagem Bruto


Se o caminhão for realizar o fluxo Bate e Volta depois da pesagem então ele irá desengatar as cargas cheias e deixa-las no Pátio Interno para posteriormente serem levadas ao local de descarregamento por um trator escravo. Depois de deixar as cargas no pátio, o caminhão irá engatar julietas vazias em seu cavalo para então se dirigir até a balança de Pesagem Tara.

...


Basicamente o caminhão estará pulando a etapa de Descarregamento, partindo diretamente para a Pesagem Tara(explicado no tópico 5).

Caso o caminhão realize o fluxo normal


Após o caminhão ter realizado a Pesagem Bruto ele irá se deslocar para o local de Descarregamento para que então toda a cana seja despejada no Hílo. Ao adentrar a zona de Descarregamento se a unidade utiliza serviços de telemetria, será enviada uma notificação ao LogTra informando que o caminhão está na Etapa de Descarregamento, consequentemente atualizando a etapa do caminhão no Widget de Despacho de Caminhões.

...

- Atualizar Etapa(momento em que o caminhão entra na zona de Descarregamento): http://tdn.totvs.com/x/PBZnF

5. Pesagem Tara


Esta etapa é responsável por realizar a pesagem do caminhão e suas julietas vazias a fim de aferir o Peso Tara total do conjunto. A Pesagem Tara é considerada a última etapa do despacho marcando assim o ponto final do processo.

...

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

CD_ETAPA_TARA

Código da etapa que será FECHADA pelo sistema de logística no momento em que for realizada a pesagem tara do conjunto.

6. Novo despacho após a Pesagem de Tara.

Caso a unidade utilize Despacho Automático

Se a unidade utiliza o Despacho Automático, após um determinado conjunto realizar a Pesagem de Tara, o SPA irá realizar uma chamada ao LogTra informando os dados dessa pesagem. A rotina do sistema de logística irá validar os dados, em seguida se o parâmetro FG_UTILIZA_DESP_AUT estiver com valor igual a "S" o sistema irá automaticamente exibir a tela de Despachos com os dados advindos da integração com SPA. Por fim basta que o operador cliquem Salvar para que seja inserido um novo despacho.

...

Seção

Entrada

Objetivo

LOGTRAWEB

FG_UTILIZA_DESP_AUT

Flag que indica se a unidade utiliza ou não despacho automático

LOGTRAWEB

FG_DESP_PESAGEM

Flag que indica se controla o despacho na primeira pesagem


Caso a unidade não utilize Despacho Automático


Neste caso teremos algumas variações para abertura de um novo despacho. Após a frota realizar a Pesagem Tara teremos duas possibilidades:

- Após a frota realizar a pesagem, as julietas são deixadas em um pátio externo para que em algum momento um caminhão as engáteas e assim passe por uma Guarita aonde será feito a abertura de um despacho.
- Após a frota realizar a pesagem, o caminhão segue diretamente para uma Guarita aonde se encontra o Controle da Logística para que então seja aberto um novo despacho.

...