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INTEGRAÇÃO GPEA001API - Serviço genérico para retorno das informações de Plano de Saúde do Microsiga Protheus
Contexto de negócio (Introdução)
Cada vez mais o mercado exige que as operações complexas e manipulação de dados ainda mais ágeis e com custos reduzidos. Com o RH não é diferente, os processos cada vez mais complexos e com muitas inovações e prestadores de serviços no ramo de benefícios para administrar dentro do RH, empresas e softwares especialistas na administração de benefícios estão cada vez mais presentes no mercado e foi neste contexto que surgiu a necessidade da criação de uma interface que torne possível automatizar o envio dos dados que hoje são realizados manualmente do ERP para o softwares especialista, seja feito através de uma interface de integração.
Sistemas Envolvidos
- Protheus (módulo Gestão de Pessoal): Módulo responsável pela gestão dos dados dos funcionários, folha de pagamento e dentre outros cadastros pertinentes aos colaboradores.
- DIVICOM (Sistema Especialista): Empresa com ampla experiência em gestão de benefícios, sendo pioneira na Administração de benefícios e com atuação no mercado desde 1996 tendo atendido mais de 1.000.000 de clientes.(Dados extraídos do site do próprio parceiro,mais informações).
Integração
O objetivo desta integração é permitir que a área do RH ou área responsável pelos benefícios, envie os dados de benefícios para o sistema da DIVICOM e assim redução no trabalho de inclusão manual de todas as informações dentro do sistema.
- Benefícios
- Normalmente o colaborador responsável ou empresa de benefícios, incluir as informações dos funcionários através de um arquivo (csv, txt) ou até mesmo manualmente, com a interface de integração isso será feito de forma automática.
- Não terá um investimento alto de tempo para o cadastramento, pois os dados já serão enviados através da integração a cada requisição do sistema especialista.
- Arquitetura (Tecnologia)
- Toda integração entre o Protheus e o Sistema é feita por intermédio de comunicação direta com os Web Services(que são fixos) REST(Representation State Transfer) utilizando o formato JSON(JavaScript Object Notation) de serialização de dados, onde através da ativação do serviço do REST do Protheus esteja disponível para utilizar o serviço.
- Premissas e Propriedades
- O parceiro que será responsável pela requisição e transformação da informação recebida;
- Cada produto deverá gerar um LOG de inclusão(RA_USERLGI) e alteração(RA_USERLGA) de registros a fim de controlar os dados a serem integrados;
- Na requisição, o parceiro deverá informar através do preenchimento do parâmetro datemodified e se desejar uma carga completa(deixar o parâmetro vazio) ou somente os dados que foram atualizados(Informando a data de alteração). Caso seja solicitada a carga, todos os dados deverão ser enviados novamente. Caso seja solicitado uma atualização, somente os dados com data igual ou posterior a data informada, serão transmitidos;
- A data de alteração do registro deverá ser enviada em cada processo, permitindo que o solicitante possa controlar essa informação;
- Será implementado um controle de paginação a fim de facilitar o envio da informação para o solicitante. Neste processo o solicitante deverá informar qual é o tamanho da informação solicitada e qual página ela solicita;
- Cabe a integração informar se existem mais páginas a serem solicitadas.
Escopo
Por intermédio desta integração estará disponível a seguinte funcionalidade:
- Consulta de Beneficiários;
Imagem
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
- Versões mínima do Protheus: 12.1.25
- Possuir acesso à Internet, caso o sistema que venha a utilizar a integração com a aplicação Protheus que faça uso da mesma.
- Estrutura de rede estável, para que haja tráfego de dados sem interrupção
- Protheus devidamente configurado e serviço Rest habilitado em seu server.
Fora do escopo
- Automatização de Cadastramento de Beneficiários.
- O serviço de disponibilização de dados de Beneficiários apenas retorna os dados solicitados, não cabendo à API tratar a informação depois de ser entregue ao solicitante;
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Ativação/Desativação da integração
Por padrão esta integração estará em repositório, porém demanda realizar a devida configuração conforme abaixo:
- Configuração de Webservice Rest no Protheus no formato apresentado na seguinte documentação (Exemplo de Configuração de Webservice REST)
Controle de Ambiente
Exige que os seguintes pontos sejam revisados:
- Protheus com sua arquitetura devidamente estruturada.
- Módulo Gestão de Pessoal com seu cadastro de Beneficiários devidamente cadastrado.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade da linha MicroSiga Protheus, onde será analisada pela equipe de suporte da Totvs.
Fluxo das Informações
Esta integração traz a funcionalidade exclusivamente de cadastro de Beneficiários.
Cadastro
Esta integração contempla apenas a consulta e envio dos dados de cadastro de Beneficiários.
Processos
A DIVICOM realizará o consumo da API com dados básicos que serão utilizados como parâmetros para consultar a base de beneficiários e retornar um conjunto de informações pertinentes ao Cadastro de Beneficiários(GPEA001) e retornar os dados para o requisitante.
Limitações / Restrições Gerais
- A integração não contemplará inclusão,alteração e exclusão de registros no Protheus, para isso o usuário deverá acessar o ERP e efetuar as devidas ações manualmente.
- Cada produto deverá gerar um LOG de inclusão e alteração de registros a fim de controlar os dados a serem integrados;
- A data de alteração do registro deverá ser enviada em cada processo, permitindo que o solicitante possa controlar essa informação.
Como realizar a chamada da API REST
Para realizar a integração com o parceiro TOTVS é necessário as informações básicas de consulta para retorno dos beneficiários desejados.
- Preenchimento do EndPoint da API GPEA001API;
- Utilizar a chamada do método Get e do Serviço BeneficiariesDataContent;
- Preenchimento dos parâmetros obrigatórios da API;
Formatos de Data
As Entradas e Saídas de dados tipo data(Date) acompanham o formato padrão YYYY-MM-DDThh:mm
Parâmetros de Entrada:
Parâmetro | Valor de Exemplo | Obrigatório | Tipo | Parâmetro | Valor Default | Descrição |
page | 1 | Sim | Integer | query | Página que está sendo requisitada. | |
pageSize | 1 | Não | Integer | query | 100 | Quantidade de beneficiários por página. |
product | PROTHEUS | Sim | String | query | ||
datemodified | 2019-01-01T00:00:00 | Não | String | query | Data que será utilizada como filtro para trazer beneficiários com data de alteração (RHK_USERGA e RHL_USERGA) maior ou igual ao informado. | |
branchId | D MG 01 | Sim | String | query | ||
companyId | T1 | Sim | String | query | ||
authorization | não será informado pelos parâmetros REST | Sim | String | header | Configuração do parâmetro Security = 1 no arquivo appserver.ini |
Página do Serviço REST:
Parâmetros e Chamada do Método:
Para a realização de testes foi utilizado a ferramenta POSTMAN e após a configuração do server protheus a API Rest, a requisição deverá ser semelhante a imagem abaixo:
Estrutura: {protocolo}://{host:porta}/{rest}/{api}/rh/v1/BeneficiariesDataContent/
Exemplo: http://localhost:8034/rest/api/rh/v1/BeneficiariesDataContent/
Retorno da API:
Bloco de código | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
{ "items": [ { "identityNumber": "", "MaritalState": "", "BenefitCPF": "10084068809", "companyKey": "T1|D MG 01 ", "IdentityNumberEmitterAgency": "", "ContractNumberCode": "", "BenefitVendorSegmentCode": "1", "branch": "D MG 01 ", "BenefitCode": "01", "BeneficiaryTall": "", "beginDate": "012015", "BenefitVendorInternalId": "", "code": "01", "FinalDate": " ", "Birth": "2000-01-01T00:00:00", "MotherName": "", "BornAlive": "1", "DentalAssistanceCardCode": " ", "EmployeeInternalId": "", "BenefitsVendorCode": "001", "Name": "DEPENDENTE 001 ", "SUSCardCode": "1267778459364 ", "Gender": "M", "DegreeOfRelatedness": "F", "EmployeeCode": "000006", "RegistryType": "", "MedicalAssistanceCard": "96845712333 ", "BeneficiaryWeight": "", "BenefitInternalId": "", "ContractNumberInternalId": "", "FoodCardsCode": "", "id": "D MG 01 |000006|01|1|001|1|01", "MealCardsCode": "" } ], "hasNext": true, "total": 10 } |
Dados utilizados da API
Por ser uma estrutura única para todos os produtos, há dados que existem em um produto (RM) e não existe no Protheus, desta forma cada produto utilizará os campos pertinentes aos seus ambientes.
CAMPOS PROTHEUS | PROPRIEDADES API REST | DESCRIÇÃO |
---|---|---|
SM0->M0_CODIGO + "|" + RHK->RHK_FILIAL | companyKey | Agrupamento de Empresa, Unidade de negócio e Filial |
Se for Titular usa o campo RHK->RHK_FILIAL e se for Dependente usa o campo RHL->RHL_FILIAL | branch | Filial do Beneficiário |
Se for Titular usa o Default "00" e se for Dependente usa o campo RHL->RHL_CODIGO | code | Código do Beneficiário |
SM0->M0_CODIGO + "|" + SRA->RA_FILIAL + "|" + SRA->RA_MAT | id | Chave única do funcionário |
SRA->RA_NOME | name | Nome do Funcionário |
Situações de Erros Tratados
O envio de dados inesperados nos parâmetros de entrada da API REST pode ocasionar alguns erros. Desta forma, foram criados alguns tratamentos de erros listados abaixo, cada um com sua respectiva mensagem e solução.
Tratamento de erros de integração Protheus:
Mensagens de Pré-Validação
Erro | Mensagem | Solução | API RESPONSE | |||||||||
400 | Campo RA_USERLGA não foi encontrado. | Habilitar o campo RA_USERLGA pelo configurador. | "Os campos RHK_USERGA, RHL_USERGA, RHK_MATSAU, RHK_MATODO, RHK_CNS, RHL_MATSAU, RHL_MATODO e RHL_CNS são obrigatórios e não foram encontrados. | Habilitar pelo configurador os campos citados na mensagem de Erro. | ||||||||
400 | O parâmetro product é obrigatório. | Preencher o parâmetro product. |
| |||||||||
400 | O parâmetro branchId é obrigatório | Preencher o parâmetro branchId. |
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400 | O parâmetro companyId é obrigatório. | Preencher o Parâmetro companyId. |
| |||||||||
400 | Se preenchido, o parâmetro datemodified deve estar no formato: '2019-05-01T18:25:43'. | Preencher o Parâmetro datemodified no formato padrão. |
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400 | Filial não encontrada para os valores informados de empresa e Filial: XX X XX XX | Preencher uma filial válida. |
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Mensagens de Pós-Validação
Erro | Mensagem | Solução | API RESPONSE | |||||||||
404 | Nenhum registro localizado. | Informar uma data(datemodified) que contenham registros alterados(RHK_USERGA e RHL_USERGA). |
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Tratamento de Erros Inesperados(TRY/CATCH):
Bloco de código | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
{ "code": 500, "detailedMessage": "", "helpUrl": "http://tdn.totvs.com/x/Uzh_HQ", "message": "Ocorreu uma falha no retorno da informação.\r\nErro ao preparar o ambiente com a Empresa e Filial informados!\r\nSaída no final: Falha de conexão com o banco de dados\r\nContacte o administrador do sistema" } |
Checklist de suporte da aplicação
Itens a serem verificados durante o atendimento:
- Verificar se os pré-requisitos foram atendidos para a chamada da API;
- Verificar se na chamada da API o EndPoint, o nome do serviço e todos os campos obrigatórios foram informados;
- Verificar se o retorno da API apresenta algum erro tratado (códigos e mensagens de erro citados neste documento) e consultar a solução na mesma tabela que descreve o erro;
- Em caso de Erro não tratado, verificar se possui alguma informação de banco de dados, conexão com o servidor ou algo que possa identificar a origem do problema.