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01. VISÃO GERAL
Esse processo visa conciliar as vendas e/ou pagamentos feitas através de operadoras de crédito com os títulos oriundo de integração com o modulo de loja do Protheus.
Com base em arquivos enviados pelas operadoras/administrados de cartão, conforme layouts especificados abaixo, essas informações são consistidas pela rotina de importação de modo a garantir a integridade dos dados para posterior conferencia.
Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas e/ou caso necessário com ajustes manuais. A conciliação esta divida em duas etapas, sendo a primeira o reconhecimento da venda carácter de identificação da venda versus titulo no financeiro, e uma segunda etapa de identificação do pagamento, que após conferencia pode efetuar as baixas dos títulos financeiros de acordo com a conciliação, mantendo um fluxo operacional e controle financeiro de maneira simplificada.
Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações de vendas efetuadas.
02. REGRAS E DEFINIÇÕES
Fluxo Operacional
Descrição do processo
Efetua venda: Processo de utilização do modulo SIGALOJA que faz o processo de venda e registra os movimentos financeiro, pode ser configurado para utilização de múltiplos cartões onde essa informação será armazenada em tabela especifica, tendo sua configuração definida por parametro, documentação de apoio http://tdn.totvs.com/x/RIPzCg.
Integração com financeiro: Processo de criação dos títulos no financeiro, funcionalidade deve estar atualizada de maneira de replicar as seguintes informações para o financeiro. Código NSU - Número Sequencial Unido da operação, Código de autorização da operação de venda.
Recebe arquivo: Processo externo de recebimento dos arquivos gerados pela operadora ou administradora de cartões.
Disponibiliza arquivo na pasta: Cada operadora estará cadastrada com um operadora de "RD" - "REDE" e com os devidas configurações de diretórios para processamento, sendo um diretório para leitura de arquivo, um diretório para armazenar os arquivos processados com sucesso, e um outro diretório com os arquivos não importados por criticas.
Importa arquivo de Pagamentos/Vendas: O processo para importação dos arquivos, Layouts homologados, Software Express, Cielo, Rede, Amex, detalhes de cada configuração no link, nesse momento todas as regras de processamento para garantir a integridade das informação serão feitas e criticadas através de log, para analise e providencias dos usuários.
Log de importação: O processo possibilita a visualização em tela das criticas por arquivo e no detalhe de problemas de acordo com a linha, além disso tem uma opção de impressão dessas criticas.
Conciliação de Vendas: O processo permite que seja feita a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação:
- Conciliados: corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento, Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, código de autorização, tipo (Debito/Crédito) e percentual de tolerância (o percentual de tolerância será definido pelo usuário através dos parâmetros da rotina.
- Conciliados parcialmente: corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, código de autorização, tipo (Debito/Crédito) porém estão "fora" do percentual de tolerância estabelecido pelo usuário.
- Títulos sem vendas: corresponde a todos os títulos existentes no Protheus e que não foram disponibilizados nos arquivos das operadoras que estão dentro do período de vendas informado pelo usuário (através dos parâmetros da rotina de conciliação) e dos tipos que correspondentes.
- Vendas sem títulos: corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontradas na base do Protheus, e possibilita a conciliação manual com os títulos disponíveis na base de dados.
- Divergências: corresponde a todas as vendas informadas no arquivo das administradoras que possuem algum tipo de ocorrência, tais como: Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.
- Totais: demonstra de registros e valores por data para cada aba.
O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações.
Relatório de Conciliação: Possibilita a avaliação das conciliações de vendas efetuadas.
Conciliação de pagamento: O processo permite que seja feita a conciliação dos pagamentos importados com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação:
- Conciliados: corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento, Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, ?código de autorização?, tipo (Debito/Crédito) e percentual de tolerância (o percentual de tolerância será definido pelo usuário através dos parâmetros da rotina.
- Conciliados parcialmente: corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, parcela, data de emissão, ?código de autorização?, tipo (Debito/Crédito) porém estão "fora" do percentual de tolerância estabelecido pelo usuário ou outra divergência.
- Conciliados manualmente: corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.
- Não conciliados: corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, e possibilita a conciliação manual com os títulos disponíves na base de dados.
- Divergentes: corresponde aos pagamentos informados no arquivo das administradoras que possuem os seguintes tipos de ocorrência: Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade
- Totais: demostra quantidade de registros e valores por data para cada uma das respectivas abas.
Relatório de Baixas: Relatórios do sistema para avaliação das baixas efetuadas pelo processo de conciliação.
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Atualmente temos os seguintes layouts homologados para importação:
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03. ROTINAS E FUNCIONALIDADES
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- Tela de importação dos arquivos de pagamento/vendas das Operadoras / Administradoras. - Detalhe dos diretórios de onde os arquivos serão lidos. A importação não leva em consideração a filial em que esta sendo feito o processo, visto que os arquivos podem conter mais de um estabelecimento, sendo assim o controle de filiais é independente do compartilhamento da tabela em questão. - Após a importação será detalhado um log de críticas por aquivo, sendo possível a identificação de problemas.
Descrição das colunas: As Legendas possíveis para essa tela, o texto do campo Status segue os detalhes da legenda Nome do arquivo: Detalha o arquivo que foi importado. (O nome do arquivo é usado como forma de controle para evitar duplicidade de processamento) Data Processamento: Data em que foi feita a operação Hora Processamento: Hora em que foi feita a operação Reg. Incluido: Quantidade de registro incluídos na tabela de controle de vendas/pagamentos. (Dependendo do layout/operadora podemos ter conjuntos de linhas para formar uma venda/pagamento) Não Processa: Quantidade de linhas que não foram processas por problemas/criticas.(Detalhe desses processamento pode ser avaliado através do log de importação - FINA917) Linhas lidas: Quantidade de linhas lidas, soma de todas as linha avaliadas pelo programa, considerando inclusive o header, trailer ou qualquer outra linha que não seja processada pela rotina. Tot Lin Arq: Total de linhas do arquivo, refere-se a soma das linhas não processas com as linhas lidas. Cod. Usuário: Código do usuário que fez o processo de importação. Cod. Adm: Código da Administradora/Operadora envolvida na operação. (De acordo com a pasta em que o arquivo foi disponibilizado é definida essa informação) |
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O processo permite que seja feita a conciliação das vendas importadas com os títulos gravados no sistema, possibilitando as seguintes formas de avaliação: Browse principal demonstra todos os registros de vendas importados e habilitados para essa rotina (Movimentos de venda).
Legenda:As atualizações das legendas ocorrem de acordo com a ação dos usuários e o resultado da comparação entre Protheus e arquivo das administradoras. ConciliarAo selecionar a opção de conciliar temos a seguinte tela de parâmetros para preencher: Seleciona Filial: O usuário poderá escolher uma ou mais filiais. O campo será multi-seleção, para conciliação de várias filiais. Tolerância em %: Percentual do saldo que os títulos podem ter diferenças entre o valor líquido de venda do arquivo importado e o saldo remanescente do título no sistema. Administradora : Ao clicar no ícone "lupa" serão apresentadas as administradoras. O usuário poderá selecionar uma ou mais administradora para conciliar as venda. Tipo Processamento: Opção criada para que se escolha como será o tipo de processamento das informações (por aba → mostra os registros somente da aba selecionada) ou (Geral → mostra os registros de todas as abas) Aba para Processamento: Aba a ser utilizada junto com o parâmetro anterior. (1-Conciliados / 2-Conciliados Parcialmente / 3-Títulos sem Venda / 4-Vendas sem título / 5-Divergentes)
O processo de efetivação da conciliação apenas marca a venda como conciliada não demostrando mais esse venda em futuras conciliações. DesconciliarO processo retira as informação de conciliação do registro de venda, permitindo que a venda possa ser conciliada em processos futuros. Processo só pode ser executado caso a conciliação de pagamento não tenha sido executada.
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04. PARÂMETROS UTILIZADOS
Para correto funcionamento do conciliador os parâmetros abaixo devem ser configurados.
MV_EMPTEF - Código do estabelecimento configurado para administradora Software Express
MV_EMPTCIE - Código do estabelecimento configurado para operadora Cielo
MV_EMPTAME - Código do estabelecimento configurado para operadora AMEX
MV_EMPTRED - Código do estabelecimento configurado para operadora REDE
Todos esses parâmetros devem ser exclusivos representando a filial que será utilizada no conciliador.
Demais parâmetros utilizados pela rotina:
MV_USAMEP - Indica se o sistema deve ignorar a tabela MEP para realizar a conciliação dos arquivos SITEF.
MV_1DUP - Define inicialização da 1.parcela do titulo gerado Ex. A -> para sequencia alfa 1->para sequencia numérica.
MV_LJGERTX - Gera contas a pagar para a administradora financeira com o valor da taxa, e não desconta esta taxa do contas a receber.
MV_BXCNAB - Define se as baixas dos títulos no retorno do CNAB devem ser aglutinadas. (S)im ou (N)ão.
MV_BLATHD - Quantidade de Threads para o processamento da Conciliação SITEF. Máximo de 20.
MV_BLALOT - Quantidade de registros por lote para o processamento das Threads na Conciliação SITEF.
MV_BLADOC - Define se a conciliação Tef considera o campo .T.= FIF_NSUTEF, ou .F. FIF_NUCOMP. (Especifico Software Express)
05. PONTOS DE ENTRADA
Pontos de entrada utilizados no processo de importação do arquivo de pagamento (Especifico Software Express)
FINFIF - Permite a inclusão de campos no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/SX4CE
FIN910FIL - Permite alterar o conteudo do campo filial no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/s4wDCw
Pontos de entrada utilizados no processo de conciliação de pagamento.
FINA910F - Define os dados bancários no momento da baixa dos títulos - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/X6Vc
FA110TOT - Permite a gravação de dados complementares ao registro totalizador da baixa automática de títulos a receber (FINA110) - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/2YQDCw
06. TABELAS UTILIZADAS
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