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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Parâmetros da Rotina
  3. Pasta Documentos - Área CabeçalhOCabeçalho
  4. Pasta Documentos - Área Itens
  5. Procedimento para utilização
  6. Opção Ações Relacionadas
  7. Pasta Coleta/Entrega - Coleta/Entrega
  8. Pasta Coleta/Entrega - Apontamento Automático da Ocorrência de Coleta

  9. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Esta rotina tem a finalidade de registrar o recebimento das notas fiscais dos clientes (embarcadores) que solicitaram o serviço de transporte.

...

ParâmetroDescrição
MV_TESDRSe necessário, é possível efetuar o controle de estoque das mercadorias de terceiros em poder da transportadora. Para isto, deve ser informado, neste parâmetro, um TES de entrada que movimenta estoque.
MV_LOCALIZSe estiver preenchido com S (Sim) e o produto tiver controle de endereçamento, é possível endereçar a carga recebida em um endereço físico no estoque, facilitando assim, a separação da carga para o transporte. Consulte o tópico Apontamento Automático da Ocorrência de Coleta.
MV_TMSGREM

Indica se, após a confirmação da gravação da primeira nota fiscal de entrada do cliente, os campos Remetente, Loja Remet. e Nome Remet. deverão ser mantidos preenchidos automaticamente na tela da rotina, agilizando a digitação, podendo ser alterados, se necessário.

Quando configurado com T (True/Verdadeiro), após a confirmação de gravação da primeira nota fiscal, o Sistema mantém na tela o conteúdo dos campos Remetente, Loja Remet. e Nome Remet..

Quando configurado com F (False/Falso), os campos devem ser digitados manualmente.

MV_OCORCAN

Define a ocorrência, para o cancelamento automático utilizado na viagem de coleta do tipo planejada, de acordo com o código de ocorrência informado no parâmetro. Além disso, este parâmetro é utilizado para tratar as funcionalidades do processo de Carga Fechada, permitindo que um lote seja vinculado a uma Solicitação de Coleta que esteja em uma Viagem de Coleta Planejada com status Em Aberto.

Caso uma viagem não seja concretizada, o lançamento dos documentos de entrada do cliente pode ser vinculado à coleta. Neste caso, quando informado na guia “Coleta/Entrega”, é apresentada uma janela para que determinar se a viagem deve ser cancelada. Se afirmativo, a viagem é cancelada e automaticamente é gerado um registro de ocorrência do tipo CANCELAMENTO, conforme o código de ocorrência definido no parâmetro.

Deve-se informar neste parâmetro um código de ocorrência que esteja cadastrado em Reg. de Ocorrências. Exemplo: 605 (Cancelamento Viagem Planejada).

MV_LOTAUTPermite efetuar a criação automática dos lotes na inclusão de documentos do cliente. Esse parâmetro indica se a forma de inclusão do lote será automática ou não. Se o parâmetro estiver definido como T, não será necessário incluir o lote, que já ele será criado após o preenchimento do código do cliente. Os lotes podem ser visualizados na opção Fechar Lote em Cálculo do Frete.
MV_CDRORIIndica o código da região de origem da filial da transportadora que está utilizando o sistema.
MV_CLIGENIndica o código do cliente/loja padrão que será utilizado nos contratos genéricos do ambiente Gestão de Transportes.
MV_CONTVEIIndica se utiliza o controle de movimentos de veículos e motoristas.
MV_TESDRIndica o tipo de entrada e saída (TES) pré-determinado para geração de movimentos de  materiais remetidos de terceiros.
MV_TMSCLEPermite habilitar a CL-e (Capa de Lote Eletrônica), que possibilita identificar todas as NF-e das mercadorias numa unidade de carga, efetuando o controle e a agilidade para liberação de cargas nos postos de fiscalização de mercadorias em trânsito.
MV_MULTEND

Indica se permite múltiplo endereçamento (localização física) para cada nota fiscal do cliente. 

Se este parâmetro estiver habilitado, permite informar vários endereços físicos para a nota fiscal. Caso contrario, será permitido informar apenas um endereço por nota.

MV_PRDDIVIndica se poder ser informado mais de um produto na cotação de frete, nota fiscal ou solicitação de coleta.
MV_PRCPROD

Determina se o valor base para cálculo do frete será por produto ou pelo total das notas fiscais que irão compor o frete, podendo ser configurado com:

T -  O valor base para cálculo do frete será por produto.

F - O valor base para cálculo do frete selo total das notas fiscais que irão compor o frete.

MV_OCORCOL

Define a ocorrência de coleta utilizada no apontamento automático de ocorrência, na geração da nota fiscal.

No conteúdo deste parâmetro deve ser informado o código de uma ocorrência cadastrada na “Tabela de Ocorrências”. A ocorrência deve ser do tipo “Encerra Processo” e para o serviço de transporte “Coleta”.

MV_SRVALIIndica os serviços de transporte da aliança com outras transportadoras para segundo percurso.
MV_TM050NF

Valida a inclusão de notas com mesmo número de Documento/Série/Produto em lotes diferentes.

T -  Não permite realizar a inclusão de notas com o mesmo número de Documento/Série e Produto em lotes diferentes.
F  - Permite realizar a inclusão de notas com o mesmo número de Documento/ Série e Produto em lotes diferentes.

MV_TMSVINFIndica se permite digitar o valor do frete informado na entrada de notas fiscais.
MV_TMSCFEC

Indica se as funcionalidades de carga fechada estão ativas.

MV_TMSGREMIndica se, após a confirmação da gravação da primeira nota fiscal de entrada do cliente, os campos “Remetente” (DTC_CLIREM), “Loja Remet.” (DTC_LOJREM) e “Nome Remet.” (DTC_NOMREM) deverão ser mantidos preenchidos automaticamente na tela da rotina Entrada de Nota Fiscal do Cliente, agilizando a digitação.
MV_TMSNFCDefine a descrição do Tipo da Nota Fiscal 6 e 7
MV_SELSERV

Permite a visualização de uma tela para seleção dos serviços cadastrados para um cliente, no momento da inclusão de um documento de entrada, na rotina Contrato Cliente.

Para que esta tela possa ser visualizada é necessário, também, que o campo Sel. Serviço, da rotina Contrato Cliente, esteja preenchido com a opção "Automático.

T - Ativa a tela de seleção de serviço na inclusão de Documento do Cliente.

F - Desativa a tela de seleção de serviço na inclusão de Documento do Cliente.

03. PASTA DOCUMENTOS - ÁREA CABEÇALHO

Nesta área, são apresentados os campos: filial origem, número do lote, número da solicitação de coleta, data de entrada, filial do despachante, CTRC do despachante, remetente, destinatário, número da cotação de frete), consignatário, despachante, filial aliança, devedor do frete, cliente de cálculo, o tipo de frete (CIF ou FOB), serviço de transporte contratado, tipo de transporte (rodoviário ou aéreo), a região origem, a região destino, a região de cálculo, entre outros.

Observe o preenchimento dos campos:

Nome do Campo Descrição
Fil. Origem(filial origem)Este campo será preenchido automaticamente com o código da filial que estiver incluindo a nota fiscal.
No. Lote (número do lote)

No registro de entrada da nota fiscal do cliente, o usuário pode selecionar um lote já existente que está em aberto ou incluir um novo lote.

A inclusão de um novo lote poderá ser efetuado através da consulta padrão disponível nesta tela, porém, é necessário cadastrar a mesma quantidade de notas informada no lote.

Mais detalhes da rotina de Lote de Entrada de NFS podem ser verificadas neste link.

Dt Entrada(Data Entrada)

Este campo será preenchido automaticamente com a data do sistema, podendo ser alterado.

Remetente

Neste campo deve ser informado o remetente da mercadoria.

Caso o remetente tenha mais de uma inscrição estadual cadastrada, será exibida uma lista com as inscrições disponíveis, permitindo a escolha. Se a inscrição estadual não for selecionada por esta lista, será assumida a do cadastro do cliente.

As notas fiscais podem ser enviadas por EDI (Electronic Data Interchange). Neste caso, ao informar o remetente, será exibida uma lista com as notas fiscais transmitidas. A partir desta, poderão ser selecionadas várias notas fiscais do remetente para o mesmo destinatário e o mesmo produto. Após a seleção, os dados de todas as notas fiscais do cliente serão automaticamente preenchidas.

Insc. Remetente

Este campo permite a consulta de endereço de redespachante.

O Sistema exibe a seqüência de endereços cadastrados para o destinatário para seleção  do endereço de entrega. Caso o endereço de redespachante tenha sido cadastrado em End. Solic./Cliente, este poderá ser utilizado como endereço de entrega.

Para efeito de cálculo de impostos, será considerada a região informada na seqüência de endereço, ou seja, o cálculo dos impostos será efetuado até o local de entrega da mercadoria.

Destinatário

Caso o destinatário tenha mais de uma inscrição estadual cadastrada, será exibida uma lista com as inscrições disponíveis, permitindo a escolha. Se a inscrição estadual não for selecionada por esta lista, será assumida a do cadastro do cliente.

Se o código do destinatário selecionado for igual ao código do remetente, será apresentada uma mensagem de advertência ao usuário informando que a processo não pode continuar. Isto ocorre, quando o transporte é efetuado para uma empresa que não tem filial no local destino.

Consignatár. (consignatário)Este campo poderá ser informado manualmente ou será preenchido automaticamente caso exista regra de consignatário associado ao cliente, remetente ou destinatário.
Dev, Frete(Devedor Frete)

Informe quem é o Devedor do Frete; O Sistema traz as Opções : Remetente, Destinatário, Consignatário e Despachante.

Este campo será preenchido automaticamente, se for informada Cotação de Frete na Nota Fiscal, se existir regra de Consignatário, se existir regra de Pagadores do Frete, se o serviço for de 2o. Percurso ou se for Nota Fiscal enviada por EDI. É através deste Cliente que ocorre a Integração com o módulo do Financeiro.

Cli. Cálculo(Cliente de Cálculo)

Cliente de Calculo; Este campo será preenchido automaticamente, se for informada Cotação de Frete na Nota Fiscal, se existir regra de Consignatário ou se o serviço for de 2o. Percurso.

Este Cliente é o Responsável em determinar para o Calculo do CTRC, a Tabela de Frete e os valores utilizados na Composição do Frete.

Tipo Frete

Tipo de Frete (CIF / FOB). Este Campo será preenchido automaticamente, de acordo com o Devedor do Frete da Nota Fiscal.

Serv. Transp. (Serviço de Transporte)

Serviço de Transporte a ser utilizado - Poderá ser informado Serviço de Transporte ou Serviço de Entrega.

Cód. Reg. Ori. (região origem)Este campo será preenchido automaticamente conforme o conteúdo do campo "Selec. Origem" (seleção origem).
Selec. Orig. (seleção origem)

Este campo é utilizado para selecionar a região de origem a ser considerada no cálculo do frete e da quilometragem, quando utilizado uma tabela de frete a pagar por km. Podendo ser configurado com:

  • Transportadora - considera como região origem para cálculo do frete a região da filial que esta emitindo a nota fiscal, conforme configurada no parâmetro "MV_CDRORI".
    Atualiza o campo "Cod. Reg. Ori" com o conteúdo do parâmetro "MV_CDRORI".
  • Cliente Remetente - considera como região origem para cálculo do frete o campo Reg. Cliente  do cadastro do cliente remetente.
    Atualiza o campo Cod. Reg. Ori com o conteúdo do campo Reg. Cliente.
  • Coleta - considera como região de origem para o cálculo do frete a região onde foi realizada a coleta.

Veja também o exemplo do uso desse campo. Nele, demonstra-se que o cálculo do frete pode ser efetuado de formas diferentes conforme a configuração do campo Selec. Origem.

Cod. Negociac (Código da negociação)

Código da negociação do contrato do cliente.

Cód. Reg. Des. (região destino)Este campo será preenchido automaticamente ao informar o destinatário. Porém, se necessário, pode ser alterado.
Cód. Reg. Cal. (região de cálculo)Este campo será preenchido automaticamente ao informar o destinatário. Porém, se necessário, pode ser alterado.
Fr. Informado (frete informado)Se este campo for preenchido pelo usuário, será gerada automaticamente uma cotação de frete com o valor informado vinculada à nota fiscal.
Tipo Nf. Cliente

Este campo identifica o tipo de documento do cliente para cobrança das devidas tributações. O campo contém as seguintes opções:

0 - Normal

1- Devolução

2 -Subcontratação

3 - Docto Não Fiscal

4 - Exportação

04. PASTA DOCUMENTOS - ÁREA ITENS

Nesta área, são informados os dados relacionados à nota fiscal do cliente, tais como: número da nota fiscal, série, data de emissão, quantidade de volumes, peso, peso cubado, valor, base de seguro, etc.

...

06. OPÇÃO AÇÕES RELACIONADAS


OpçãoDetalhe
Vis. FreteEsta opção permite visualizar os componentes de frete e seus respectivos valores.
Fret. Inf

Esta opção permite que o valor de frete e o valor dos componentes sejam alterados quando necessário.

Exemplo de Utilização neste link.

Peso Cubado????
Tip. Vei.????
Cot. Real.????
Docto de Carga????
Leitura por Código de Barras?????


07. TABELAS UTILIZADAS PASTA COLETA/ENTREGA - COLETA/ENTREGA

Nesta pasta são apresentados os campos referentes à coleta/entrega.

Importante: O campo Descon. TDA permite selecionar para qual evento será efetuado o desconto da Taxa de Difícil Acesso ou a isenção total da taxa em eventuais negociações.

08. PASTA COLETA/ENTREGA - APONTAMENTO AUTOMÁTICO DA OCORRÊNCIA DE COLETA

Nesta opção, é possível efetuar o apontamento automático das ocorrências de coleta do tipo “Encerra Processo” ou “Cancelamento”, na digitação da nota fiscal do cliente, para atender as situações em que é necessário fazer a cobrança de um serviço de transporte do tipo coleta que foi cancelado após a saída do veículo.

Para tanto, deve-se configurar o parâmetro “MV_OCORCOL” informando os códigos de ocorrências que serão utilizados para efetuar o apontamento automático das coletas. Os códigos devem ser informados separados por barra “/”, obrigatoriamente (exemplo: 101/102/103) e devem estar devidamente cadastrados na tabela de ocorrências.

Assim, na digitação das notas fiscais do cliente, após informar o número da solicitação de coleta e os campos de data e hora da coleta, será apresentada uma janela com todos os códigos informados no parâmetro “MV_OCORCOL”, para que a ocorrência seja selecionada. Se a ocorrência selecionada for do tipo Cancelamento ou Encerra Processo, serão atualizados, automaticamente, os campos data e hora da entrega conforme os dados informados na coleta, gerando um registro de ocorrência para o documento com o status Entregue.

09. TABELAS UTILIZADAS

  • AAM - Contrato de Prestação de Serviço Nesta pastaAAM - Contrato de Prestação de Serviço
  • DE5 - Notas Fiscais EDI
  • DT9 - Conf. Componentes por Contrato
  • DTC - Notas Fiscais dos Clientes
  • DTD - Prazos de Regiões
  • DTI - Consignatários
  • DTJ - Pagadores do Frete
  • DTP - Lote de Entrada das Notas Fiscais
  • DUK - Operações de Conferência
  • DUG - Itens da Regra de Tributação
  • DUH - Endereçamento das Notas Fiscais
  • DUO - Perfil do Cliente
  • DUX - Itens da Prestação de Serviço TMS
  • DUY - Grupos de Região
  • SA1 - Cadastro de Clientes
  • SBE - Cadastro de Endereços

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