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PassosAção

1

INCIDENTE - AVALIAÇÃO PRÉVIA
Verificar o processo questionado e possíveis configurações de performance.

Caso seja possível, solicite ao cliente uma evidência em vídeo demonstrando a baixa performance na rotina questionada.

IMPORTANTE

Muitas rotinas do nosso produto possuem parametrizações de performance, como por exemplo: parâmetros de dicionario SX6, Stored Procedures, Grid de processamento e Múltiplas Threads. Certifique com seu Líder/Maestro se a rotina que está dando suporte técnico não possui essas configurações, caso possua verifique se o cliente já utiliza.


2

ATUALIZAÇÃO DO AMBIENTE
Verificar a atualização dos Binários, LIB e DBACCESS e data dos fontes do produto padrão (SHIFT+F6)

  • Solicite o print do Shift+F6 e uma cópia dos dados contidos no botão "Exportar Dados"

IMPORTANTE

Verifique a atualização dos Binários, LIB e DBACCESS, pois é imprescindível que o ambiente esteja atualizado.

Verifique a atualização dos fontes da rotina padrão do produto Protheus questionada na abertura do Ticket.


ATENÇÃO

Sempre peça para o cliente realizar /cloudrealizar a atualização em ambiente de HOMOLOGAÇÃO (Nunca peça a atualização em produção!!!)

ATENÇÃO (Ambientes Cloud ): Caso o cliente tenha seu ambiente hospedado em nosso Cloud, solicite as informações/atualizações para nosso time interno considerando o PROCESSO DE SUPORTE UNIFICADO.


3

QUESTIONÁRIO DE PERFORMANCE 

Encaminhe ao cliente o questionário de performance e explique sua importância, caso o cliente tenha resistência para preenchimento entre em contato e colete as informações que puder para preenchimento.

Abaixo segue o link que contém o questionário para envio ao cliente.
OINF0004 - Avaliação de performance para rotinas ADVPL

       


ATENÇÃO (Ambientes Cloud ): Caso o cliente tenha seu ambiente hospedado em nosso Cloud, solicite as informações para nosso time interno considerando o PROCESSO DE SUPORTE UNIFICADO


4

LOGPROFILER (Somente para rotinas escritas em ADVPL)

Solicite ao cliente o arquivo de trace de tempos que chamamos de "LogProfiler", este trace irá rastrear todas os comandos e funções executados pela rotina que está com baixa performance e servirá de base para avaliação da performance. Este arquivo é imprescindível para prosseguirmos com o atendimento, e sua integridade é de suma importância.

Abaixo segue os link's que possuem as duas formas para gerar o LogProfiler

FAT0100 - Como habilitar e gerar o LogProfiler para avaliação de desempenho (trace para rotinas ADVPL)

https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360019236251-MP-TMS-Gerar-LogProfiler-atrav%C3%A9s-do-Shift-F6


O que devo fazer quando o cliente retornar o Ticket com o arquivo de LogProfiler ? O que devo avaliar ?


      1ª Análise - Possui funções e processos customizados ?

          Observação: Para avaliação da performance recomendo utilizar o editor de texto NotePad++

   

      2ª Análise - Datas dos Fontes estão atualizadas ?


IMPORTANTE:
Após toda a avaliação podemos abrir Issue para o time de desenvolvimento após a conferência dos dados abaixo:

a. O ambiente do cliente está atualizado (Binários, Lib, DbAccess, rotinas e procedures caso possua)

b. O cliente encaminhou o questionário de performance ou coletei as informações por telefone e realizei o preenchimento para o cliente.

c. O cliente encaminhou o arquivo de LogProfiler e certifiquei que o tempo de processamento questionado pelo cliente condiz com o tempo registrado no LogProfiler

d. O arquivo de LogProfiler NÃO possui customizações.


DICAS

DICAS PARA ANALISE DO LOGPROFILER

Ao receber o arquivo de LogProfiler para avaliar se o arquivo está correto e contem o tempo relatado pelo cliente avalie as chamadas de função. Para realizar esse procedimento eu utilizo o editor de texto NotePad++ e procuro pela expressão "CALL   " e clico na opção "Localizar todos no documento atual".


Veja abaixo que todas as chamadas de função são exibidas, desta forma fica facil procurar os maiores tempos na coluna destacada abaixo:


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