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Manutenção Beneficiário -  hvp.beneficiary

Visão Geral do Programa

A manutenção de beneficiários tem por objetivo manutenir os beneficiários que possuem contratos com a Operadora. Por meio deste processo é possível consultar, incluir, modificar, remover e liberar beneficiários. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

FiltrarFiltra os registros para exibição.

Cadastrar Titular

Incluir novo registro Titular.

Cadastrar dependente

Modifica um registro dependente.

Liberar SelecionadosEnvia a proposta para a liberação.
Liberar por ContratoAbre um menu para informar o contrato para liberação.
RemoverRemove registro selecionado.
Auditoria Declar. Saúde
Termo de ciênciaImpressão do Termo de Ciência.
Demitidos e AposentadosInformar o questionário e, gerar o Termo de Ciência.
EditarModifica um registro.
DetalharDetalha o registro.


Filtrar

As informações na tela podem ser filtradas de forma simples através do campo de filtro na tela por código da modalidade e número da proposta e código (estes valores podem estar separados pelos caracteres "/" "-" "," "\" e ";") ou CPF ou CNPJ. Caso estes campos não sejam suficientes para a localização do contrato, pode-se utilizar a busca avançada:

Campo:

Descrição

CPF

Código do CPF.
CarteiraCódigo da carteira.
CCOCódigo CCO
Modalidade Código modalidade

Proposta

Código proposta

Contrato

Código do termo de adesão.

Código

Código do beneficiário.

Nome do beneficiário

Descrição do nome do beneficiário
ContratanteSeleção do contratante por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Contratante origemSeleção do contratante origem por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Prestador APSSeleção dos prestadores, podendo informar mais de um com a possibilidade de pesquisar.
Exibe PendentesIndica que serão exibidos somente beneficiários que possuem situação aguardando atualização e digitado.
Exibe EfetivadosIndica que serão exibidos somente beneficiários que possuem situação Liberado.
Exibe ExcluídosIndica que serão exibidos beneficiários já excluídos.

Cadastrar Titular

Adiciona um novo beneficiário. Para incluir um beneficiário clique em Cadastrar titular.

...

  • Na etapa Selecionar um contrato, informe o código da modalidade, proposta ou termo a qual o beneficiário será incluído. Selecione a estrutura consultada e, em seguida, clique em Continuar.
  • Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N

2)   Guia Dados pessoais:


Detalhes

Campo:

Descrição:

CPF

Informar CPF.

Nome completoNome completo.
Nome do cartão do beneficiárioNome do cartão do beneficiário.
Nome socialTem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres.
Nome social do cartãoTem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres.
Nome internacionalNome internacional.
Data de nascimentoData de nascimento
Município de nascimentoMunicípio de nascimento
SexoSexo.

Gênero social 

Contém as opções “Masculino”, “Feminino” e “Ignorado” e não é de preenchimento obrigatório.

Estado civil 

Apresenta a situação da proposta. Caso esteja sendo realizado o processo de inclusão, irá aparecer sempre como "2 - Em cadastramento". Esta informação não pode ser alterada.

Contém as opções "Solteiro", "Casado", "Viúvo", "Separado", "Divorciado" e "Outros", este campo é obrigatório.

Nome da mãe
Apresenta o número da proposta anterior caso houver. Esta informação não pode ser alterada.
Nome da mãe
Nome do pai
Data que o contratante adquiriu o plano. Pode-se utilizar o botão calendário para pesquisar uma data.
Nome do pai
Sem validação nome beneficiário no SIB
Tipo de proposta disponível na Manutenção_Tipo_Proposta_VP0210I.

Documento de identidade - RG
Código do vendedor definido no cadastro Representante Financeiro
Número do documento de identidade.
Cartão Nacional de Saúde - CNS
Código da empresa que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_AssociativeCityEnterpriseEstablishment. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.Declaração de nascidoCódigo do estabelecimento que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_AssociativeCityEnterpriseEstablishment. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.NacionalidadeSerá exibido automaticamente com a unidade parametrizada para no contratantePIS-PASEPCódigo de convênio parametrizado para a estrutura da proposta, disponível na Manutenção_Convênios_PR0210A

Declaração de nascido
NacionalidadeInformar a nacionalidade do beneficiário, campo opcional.
PIS-PASEPInformar o código do PIS-PASEP, campo opcional.
CAEPFInformar o código do CAEPF.
CEIInformar o código do CEI.


3)   Guia Endereço:

Contém as inconformações do endereço do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um endereço informando qual é o endereço principal e de cobrança.

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Endereço

Campo:

Descrição:

Endereço principal


Endereço de cobrança
Tipo de endereço
CEP
Tipo de logradouro
Rua
Complemento
Referência
Caixa postal
Bairro
Cidade
Estado


4)   Contatos:

Contém as inconformações de contato do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um contato informando qual é principal e de cobrança.

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Endereço

Campo:

Descrição:

Contato principal


Contato cobrança
Tipo de contato
Contato
Ramal
Nome do contato


5)   Anexos:

Inclusão de anexos no beneficiário.

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6)   Info. complementares:

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Endereço

Campo:

Descrição:

Peso


Altura
Portador de necessidades especiais
Alergias
Médico atendente
Hospital de atendimento
Medicamento
Doenças
Cirurgias
Observações
Cadastro homologado
Desconsidera na unificação de pessoas


7)   Dados do beneficiário:

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Endereço

Campo:

Descrição:

Motivo de inclusão


Vendedor
Data de admissão
CBO
Código do funcionário
Cobrar participação do beneficiário
Cliente preferencial
Rede de atendimento
Data de vínculo
Segmento Assistencial
Grau de Parentesco DMED
Antecipação Mensalidade

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8)   Cobertura:

Image Added9)   Carência:

10)   Repasse:

11)   Observações:

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12)   Confirmação

Irá detalhar as principais informações antes de finalizar o cadastro.Image AddedImage Added

Para o opção de finalizar e liberar deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação e finalizar o cadastro.

Cadastrar dependente

Ao selecionar um beneficiário titular é possível cadastrar um dependeste clicando no botão "Cadastrar dependente". O cadastro de dependente segue o mesmo fluxo do cadastro de titular.

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Liberar Selecionados

Deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação, para isso, deve-se selecionar o(s) beneficiário(s) na tela inicial e clicar na opção Liberar Selecionados. O processo de liberação é uma tarefa correspondente à operadora, portanto, o perfil de usuário com acesso externo (empresarial) não possui permissão. 

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A tela Liberar beneficiários possui três opções:

Aprovar:


Libera o beneficiário para ser faturado.

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Alterar indicador da cobrança da taxa de inscriçãoIndica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Alterar indicador da cobrança de participaçãoIndica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.

Complementar Cadastro:

Caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de complementar cadastro para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente.

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Reprovar:

Utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico.

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Quando ocorrer a aprovação dos beneficiários, o sistema identifica na próxima etapa os beneficiários que possuem semelhanças entre os principais campos do registro, afim de, disponibilizar a unificação. Com isso, o usuário analisa os registros e escolhe pela unificação ou não das pessoas. São disponibilizados duas abas para consulta da pessoa (Dados Pessoas e Relações). Caso as pessoas devam ser unificadas, deve-se selecioná-las e clicar em Continuar. Caso contrário, clicar com não unificar.

Na etapa de Parametrização da Liberação3, devem-se informar os parâmetros de inclusão no plano, indicadores e/ou de repasse. Ambos dependem da parametrização de liberação do contrato.

Data inclusao plano

Recalcula


Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato.

Permanece atual

Indica que a data de inclusão do beneficiário deve permanecer a atual.

Retroage

Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser retroagida. Informar a data de Inclusão plano.

Prorroga

Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de Inclusão plano.

indicadores

Alterar indicador da cobrança da taxa de inscrição

Indica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.

Alterar indicador da cobrança de participação

Indica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.

Data de repasse

São parâmetros caso o beneficiário seja repassado.

Data de inclusão

Indica que a data de início do repasse será a data de inclusão no plano.

Recalcula

Indica que a data de início para o repasse deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato.

Permanece atual

Indica que a data de início para o repasse deve ser a atual.

Retroage

Indica que a data de início para o repasse deve ser retroagida. Informar a data de Inclusão repasse.

Prorroga

Indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de Inclusão repasse.


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