Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Endereço

Campo:

Descrição:

Motivo de inclusão

Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS.

As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapassar a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro.

Quando não existe nenhum beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário inclusão por portabilidade de plano (beneficiário trocou de plano);
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência voluntária – outra operadora (beneficiário transferido de outra operadora);
  • Transferência compulsória (por determinação da ANS).

 Quando existe beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.

Quando existe beneficiário anterior no plano com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS). Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual – portabilidade do plano;
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.
VendedorInformar o código do vendedor dentre os disponíveis na Representante Financeiro.
Data de admissãoInformar a data de admissão do beneficiário na sua empresa.
CBOInformar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO.
Cobrar participação do beneficiárioInformar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário.
Cliente preferencialIndica se o beneficiário é formador de opinião.
Rede de atendimentoInformar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. 
Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. 
Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK.
Data de vínculoInformar a data de inclusão do beneficiário na operadora.
Segmento AssistencialEscolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS:
00-não informado;
01-ambulatorial;
02-hospitalar com obstetrícia;
03-hospitalar sem obstetrícia;
04-odontológico;
05-referencia;
06-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;
07-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;
08-ambulatorial + odontológico;
10-hospitalar com obstetrícia + odontológico;
11-hospitalar sem obstetrícia + odontológico;
13-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico;
14-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico.
Grau de Parentesco DMEDEscolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N
Antecipação Mensalidade


Guia Cobertura :

São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados para seleção os módulos opcionais que o contrato possui.

e Guia Carências


1

Adicionar

2) Coberturas

São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui para seleção.

21.1) Módulos de Cobertura Obrigatórios: 

Image Modified


21.2) Módulos de Cobertura Opcionais:

Na coluna "Ações" estão disponibilizados os botões que permitem adicionar ou remover um módulo opcional para o beneficiário.  Clicar e "+" para adicionar um módulo e "-" para remover um módulo.

Image Modified


21.3) Padrão de Cobertura: Caso o contrato aceite o padrão de cobertura, poderá ser selecionado qual o padrão de cobertura que o beneficiário utilizará. Ao clicar na seta ao lado do código do padrão, serão exibidos os módulos que fazem parte do padrão de cobertura. 


Image Modified


2.3) Aba Coberturas Especiais: Caso o contrato tenha cobertura especial. Para incluir um procedimento na cobertura especial do beneficiário deve-se escolher o módulo de cobertura e clicar no link + adicionar. Será aberta a tela para adicionar a cobertura especial ou para restringir um procedimento na cobertura padrão.

Image Removed

3) Aba Carências

Na aba Carências (somente para modalidade assistencial) são disponibilizadas três grupos de informações sobre a carência do beneficiário: Beneficiário, Carências e Procedimento/Insumo.

3.1) Beneficiário: Utilizam-se estes parâmetros quando se deseja informar que o beneficiário possui ou não carência. Ou seja, a carência é para beneficiário. 

Image Removed

Considerar carência

Indica se o beneficiário possui ou não carência.

Dias de carência

Indica quantos dias serão bonificados ou penalizados na carência do beneficiário.

) Carências

Na tela "Carências" constam as informações de carência do beneficiário sobre cada módulo de cobertura.

2.1) Considerar Carência: Indica se o beneficiário possui ou não carência. 

2.2) Dias de Carência: Neste campo é possível informar uma quantidade de dias de carência que será aplicada igualmente à todos os módulos do beneficiário. 

2.3) Aproveitamento de Carências: Indica se deverá ser realizado o aproveitamento de carências cumpridas pelo beneficiário em outro plano. Ao ativá-lo, será exibido um campo adicional onde é possível informar a operadora origem do beneficiário, da qual estão sendo aproveitadas as carências. 


Image Added


2.4) Módulos de Cobertura: Apresenta os módulos de cobertura do beneficiário, indicando se possuem ou não carência, a quantidade de dias para atendimentos eletivos e de urgência, se há bonificação ou penalização e o usuário de atualização: 


Image Added


2.5) Ajustar carência: Pode3.2) Carências: Esta aba pode-se bonificar ou penalizar a carência de cada módulo:

Image Removed

Dias bonificar/penalizar

Clicar no botão "V" para disponibilizar o parâmetro. Para bonificar, basta adicionar “-” e a quantidade de dias. Para penalizar adiciona-se a quantidade de dias. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário.

3.3) Procedimento/Insumo: Caso a carência do módulo de cobertura do contrato estiver definida por procedimento/insumo, utiliza-se esta aba para bonificar/penalizar a carência por procedimento e insumo. Clica-se no link Adicionar Cobertura;

Image Removed

. Esse processo pode ser realizado selecionando grupos de módulos pré-definidos, utilizando o parâmetro "Grupos de módulos que deseja ajustar" ou selecionando individualmente os módulos em "Módulos de Cobertura":


Image Added


Tipo de Ajuste

Seleciona-se a bonificação ou penalização, informando a quantidade de dias no campo ao lado. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário

Tipo

Escolher entre os tipos de insumos ou selecionar procedimento, para aplicar a atualização da carência por movimento.

Procedimento/insumo

Conforme o tipo selecionado, informa-se o código do procedimento (“Manutenção Procedimentos AMB”) ou código do insumo (“Manutenção Insumos”).

Data de início

Informar a data de início da carência para o movimento.

Data cancelamento

Informar (se existir) a data fim de carência.

Tipo de aplicação

Escolher qual o tipo de aplicação a ser realizada: bonificação ou penalização.

Número dias

Informar o número de dias a ser bonificado ou penalizado.

Remover

Este link é utilizado para eliminar o registro da carência por movimento.


Guia Repasse:

Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade) e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

...