Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Em virtude da desativação das consultas Flex, está sendo disponibilizado uma consulta que traga a visão da movimentação diária em volume e ou peso para dimensionar a capacidade de expedição, a quantidade de docas e áreas de espera e outros recursos, bem como, a tendência de consumoClassificação ABC dos itens por Popularidade, Volume e/ou Peso para de acordo com os filtros selecionados pelo usuário.

03. SOLUÇÃO

Desenvolvido o programa WM1014 WM1015 - Consulta Movimentação Diária que será detalhada abaixoClassifcação ABC por Popularidade, Volume e Peso.

Visão Geral do Programa

Essa funcionalidade permite visualizar a movimentação diária em volume e/ou peso permitirá dimensionar sua capacidade de expedição, determinando a quantidade de docas e as áreas de espera, além da mão-de-obra e equipamentos necessários. Além disso, a análise da movimentação diária permitirá identificar tendências de consumo e, aliado a análise da utilização da capacidade, permitirá ao usuário identificar necessidades de novos endereços. O usuário poderá indicar quais tipos de documentos serão considerados, bem como o período de apuração, a faixa de itens, o período de verificação. Este período poderá ser parametrizado para considerar a data de implantação do movimento ou pela data de início da tarefa. Também poderá ser parametrizado como será apresentada a consulta: diário, semanal, quinzenal, mensal ou por um período específico indicado pelo usuário.

No ambiente de armazenagem, é imperativo que os produtos mais movimentados sejam posicionados nos endereços mais próximos das docas de carregamento.

A grande questão é como determinar os produtos mais movimentados, considerando que o atual WMS não disponibiliza estas informações.

Primeiramente, é importante que o usuário defina qual o critério que será utilizado para determinar os produtos mais movimentados: volume/peso ou popularidade (freqüência).

Imagine a seguinte situação:

- Item X: O item está presente em algumas notas fiscais, porém quando isto ocorre, o volume/peso de saída é enorme. Este item é um exemplo de classificação A para volume/peso.

- Item Y: O item está presente em quase todas as notas fiscais, porém o volume/peso de saída é pequeno. Este item é um exemplo de classificação A para popularidade.


Na maioria dos casos, o critério de endereçamento é efetuado com base na classificação ABC por popularidade, porém, em determinadas situações, o usuário deve utilizar a classificação ABC por volume/peso para evitar ou minimizar a movimentação de produtos muito pesados que exijam a utilização de uma empilhadeira.


  • Classificação ABC por Popularidade


A classificação ABC por popularidade deverá ser calculada com base no número de vezes em que um item é mencionado nos documentos de separação.


  • Classificação ABC por Volume/Peso


A Classificação ABC por Peso deverá calcular o peso total do item que foi expedido no período e comparar com o peso total expedido pelo depósito.


A Classificação ABC por Volume solicitará, primeiramente, a embalagem que deverá ser considerada para os cálculos. O sistema considerará somente os itens que possuem a embalagem informada associada.


Exemplo:

- Item X: Um palete contém 4 barricas; expedição período: 22 barricas

- Item Y: Um palete contém 10 caixas; expedição período: 50 caixas

- Item Z: Um palete contém 20 caixas; expedição período: 70 caixas


Item

Palete

Caixa

Barrica

X

5,5 (22/4)

0

22

Y

5 (50/10)

50

0

Z

3,5 (70/20)

70

0


Serão considerados apenas documentos FINALIZADOS para o cálculo da classificação ABCSerão considerados apenas movimentos finalizados para o cálculo, que estejam compreendidos na seleção de datas informadas e informada pelo usuário, e que correspondam ao estabelecimento e local parametrizados. Também serão considerados os tipos de documento informados pelo usuário.

 

  • Endereçamento de Acordo com a Classificação ABC


Os endereços deverão ser classificados de acordo com a facilidade de acesso. Esta classificação deverá ser feita manualmente pelo usuário, pois dependerá das características físicas do armazém.


Após a classificação dos itens e dos endereços, o usuário poderá efetuar a geração automática dos endereços preferenciais e obrigatórios. As novas sugestões de armazenamento ocorrerão para os endereços de acordo com a classificação dos itens, sem necessidade de transferência imediata dos saldos existentes no depósito.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Campo:Descrição:

Informações do Item

Código do item, descrição e unidade de medida.

ReferênciaSerá apresentada somente quando o tipo de controle de estoque do item for por referência.
UMUnidade de medida do item.
Movimentação

Representa o somatório das colunas de quantidades de cada item podendo ser apresentada em Volume ou Peso. 

Cálculo em Volume: Exemplo: O item X é armazenado em embalagens de 100 unidades. Foi criado um documento de entrada com quantidade de 350 peças. Neste caso, a coluna Movimentação receberá o valor de 4, ou seja, 3 unidades para armazenar 300 peças + 1 unidade para armazenar as demais 50 peças.

Outro exemplo: Suponhamos que o documento possui somente 1 movimento com 7 embalagens de 50 peças, sendo o item x embalagem igual a 100 peças, neste caso a coluna Movimentação receberá o valor de 4, ou seja, 7 embalagens x 50 totaliza 350 peças que será dividido por 100 (wm0192), totalizando 3,5 embalagens. Quando o cálculo der uma fração é pego a parte inteira + 1, que neste caso totalizará em 4 movimentos.

Cálculo em Peso: É a quantidade de determinado item * o peso unitário do mesmo.

Movimentação Total Período

É o somatório de todas as movimentações listadas no browser.

...