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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo Processo de utilização
    1. No Browse do Registro de Ocorrências
    2. Na Chamada de Menu
    3. No Browse de Abertura de Viagens
    4. Após a Confirmação da Tela de Apontamento de Ocorrências
  3. Tela de Painel de Acompanhamento de Entregas
    1. Ajuste Comprovante de Entrega
    2. Monitor Comprovante de Entrega
    3. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Cancelamento do Evento
    1. Cancelamento Automático
    2. Cancelamento Manual
    Tela de Monitor de Envio à SEFAZ
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

O comprovante de entrega é uma carta que pode ser impressa e enviada aos clientes, na qual são listados todos os canhotos de suas notas fiscais. O objetivo é comprovar, através da assinatura do cliente, que a carga foi entregue na data determinada.

Essa funcionalidade tem por objetivo colher informações dos comprovantes de entrega dos CT-es, no momento do apontamento de ocorrência configurada como encerramento do processo de entrega, e enviá-las à SEFAZ utilizando o TSS (Totvs Service SOA).

Ela é composta por um monitor de envio à SEFAZ, e uma tela onde o usuário pode complementar as informações que serão enviadas à SEFAZ, solicitar cancelamento de um evento anterior de envio, e monitorar os envios e recebimentos das respostas da SEFAZ.

Sempre que o usuário utilizar uma ocorrência, durante o apontamento de ocorrências, que esteja configurada como "Envio à SEFAZ" igual a "Sim", o sistema irá armazenar os dados do CT-e e da nota fiscal, e o usuário deverá complementar com os dados do recebedor da mercadoria. Estas informações ficam disponíveis para envio à SEFAZ.


Informações
titleDica:

Para a utilização da rotina de comprovante de entrega, no cadastro de ocorrências, o campo Comprov. Ent. (DT2_CMPENT) deve estar configurado como Simpara envio dos eventos de comprovante de entrega.


02. 

...

PROCESSO DE UTILIZAÇÃO

     

...

        2.1.1. Acessar a rotina pelo menu Atualizações,Financeiro,Fatura Automática.

        2.1.2. Click no botão gerar para abrir a tela de parâmetros.

        2.1.3. Uma vez na tela de parâmetros preencha-os para busca dos documentos que serão faturados. Consulte o item 3.2 para obter informação detalhada de cada parâmetro. Click no botão "OK" para seguir para a tela de faturamento que pode                       ser agrupado de acordo com a configuração do perfil de cliente (para mais informações sobre agrupamento da fatura consulte o link na seção outras informações).

        2.1.4. Na tela que apresenta os dados de Clientes que possuem documentos para serem faturados, selecione um dos clientes e acesse a funcionalidade "Detalhes" por meio do menu Outras Ações.

        2.1.5. Na tela que será apresentada com todos os CT-es disponíveis para Faturamento, poderá ser acessado a leitura do código de barras de duas formas:

  1. Pressionando a tecla de atalho F8 ou;
  2. Pelo menu Outras Ações submenu Leitura por Código de Barras.
  3. Será apresentada tela com o campo de leitura do código de barras.
    1. No processo de leitura do código de barras o campo de entrada permanece em foco a cada leitura, possibilitando alternar os documentos "físicos" para leitura do código de barras.
    2. Não havendo mais documentos para leitura do código de barras deve-se pressionar a tecla "ESC" do teclado duas vezes para retornar a tela de fatura, ou clicar no icone x localizado no canto superior direito.
  4. Efetue a leitura da chave do CT-e, através de um leitor de código de barras;
  5. Caso documento seja encontrado no browse, este será selecionado (marcado) e posicionado para que seja efetuado o faturamento;
  6. Quando o documento não for encontrado, uma mensagem informando que o documento não foi localizado ou chave inválida será exibida;
  7. Após a seleção (escaneamento) dos documentos, deverá prosseguir para o faturamento.
  8. Uma vez na tela de faturamento, os documentos com código de barras escaneados pelo leitor estarão marcados. Neste momento é possível, caso seja necessário, selecionar manualmente outros documentos posicionando na linha correspondente ao documento ao qual deseja incluir na fatura pressionando a tecla [ENTER] ou click 2x sobre a linha.

       2.2. Na Chamada de Menu

       2.3. No Browse da Abertura de Viagens

       2.4. Após a Confirmação da Tela de Apontamento de Ocorrências

03. TELA DE PAINEL DE COMPROVANTE DE ENTREGA

Outras Ações / Ações relacionadas

...

  No cadastro de tabela de  ocorrências, onde o tipo de ocorrência for igual encerra processo, o envio do evento ocorrerá automaticamente.

Card documentos
InformacaoA ação de transmissão ocorrerá somente para documentos do tipo CT-e.
TituloIMPORTANTE!

Após o apontamento de ocorrência do tipo encerra processo, configurada como "SIM" - o documento CT-e deverá ser monitorado.

Ocorrências anteriormente cadastradas na rotina  tabela de  ocorrências, devem ser ajustadas no caso de necessidade de utilização neste processo (o campo Comprov. Ent. (DT2_CMPENT)).

Passo a passo: 
Preciso do passo a passo para chegar na tela

Preciso da tela.

.1
.2

.3

       2.2. Na Chamada de Menu

       2.3. No Browse da Abertura de Viagens

       2.4. Após a Confirmação da Tela de Apontamento de Ocorrências


Card documentos
InformacaoNo processo de evento de comprovante de entrega NÃO serão transmitidos eventos parciais. Desta forma, todas as NFs contidas no documento CT-e receberão a mesma ação de envio ou cancelamento.
TituloIMPORTANTE!

03. TELA DE PAINEL ACOMPANHAMENTO DE ENTREGAS 

a. Ajuste Comprovante de Entrega

Após confirmar na tela de apontamento de ocorrências, será exibido um alerta para que sejam informados os dados para  comprovante de entrega - Tela de Ajuste Comprovante de Entrega. Esta ação é opcional - para que seja informados dados no momento do apontamento, ou para que seja dado continuidade ao processo padrão existente e posteriormente lançado os dados de comprovante de entrega na mesma rotina (Ajuste Comprovante de Entrega).

Será herdado a ocorrência que foi apontada para o documento CT-e.


Preciso da tela de alerta.

A tela de ajuste de comprovante de entrega terá novos campos para os dados do comprovante de entrega, sendo os relacionados abaixo dados passíveis de alteração: 

CampoDescrição
NomeReceberá dados (nome) de quem recebeu a mercadoria.
DocumentoReceberá dados (documento) de quem recebeu a mercadoria.
Diretório e nome do arquivo de fotoAcesso para efetuar link do registro com a captura de imagem da entrega.

b. Monitor Comprovante de Entrega

A tela Monitor de Transmissão de Eventos Comprovante de Entrega, demonstra os documentos CT-e aptos ao processo de transmissão de Eventos Comprovante de Entrega.

No monitor haverá a indicação de transmissão e entrega:

StatusDescrição
Não apto para Transmissão
  • Documento já com apontamento de ocorrência indicando “Sim” para Envio do Evento.
  • Documento pendente de informe de todas as informações obrigatórias no layout e de todas as NF-es vinculadas a ele e com tal apontamento de ocorrência.
Apto e Aguardando Transmissão
  • Documento com todas as informações obrigatórias indicadas e aguardando comunicação e entrega ao respectivo órgão.
Aguardando retorno da Transmissão
  • Transmissão ao respectivo órgão efetuada com sucesso e aguardando obter retorno.
  • Transmissão Assíncrona.
Evento entregue com sucesso
  • Sucesso no recebimento e retorno bem sucedido por parte do órgão responsável.
Rejeição na Entrega do Evento
  • Rejeição da entrega/recebimento do evento por parte do Órgão responsável.
  • Será gravado o motivo retornado pelo Órgão responsável.

A rotina Monitor Comprovante de Entrega, possui três botões:

Transmitir - Realiza a transmissão do evento de comprovante de entrega para documentos aptos.

Cancelar - Poderá ser executada a solicitação de Cancelamento Manual do Evento; 

Refresh - Realiza consulta ao TSS (Totvs Service SOA) que solicita status junto ao órgão validador SEFAZ se o registro está autenticado ou não.

04. CANCELAMENTO DO EVENTO

O processo de cancelamento do envio de comprovante de entrega poderá ocorrer de duas maneiras: de forma automática ou de forma manual.

a. Cancelamento Automático

O processo de cancelamento do envio de comprovante de entrega de forma automática ocorre quando utiliza-se na rotina de Registro de Ocorrências, o processo de estorno de ocorrências.

Processo de utilização:

  1. Em Registro de Ocorrências (TMSA360), selecione/posicione um registro;
  2.  Selecione a opção Outras Ações > Estornar;
  3. Na nova janela, confirme os dados, e altere o campo Estorna (DUA_ESTOCO) para "SIM";
  4. Clique em Confirmar.


b. Cancelamento Manual

O processo de cancelamento do envio de comprovante de entrega de forma manual ocorre na própria rotina de Monitor de Comprovante de Entrega.




05. TABELAS UTILIZADAS

  • DLY - Eventos do Comprovante de Entrega
  • DT2 - Tabela de Ocorrências
  • DT6 - Documentos de Transporte
  • DUA - Registros de Ocorrências

04. TELA DE MONITOR DE ENVIO À SEFAZ

Principais Campos e Parâmetros

...

Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!

...



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