Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Introdução

Além da integração com vários módulos do backoffice e com o Gestão de Pessoal da linha Protheus, o módulo de Gestão de Serviços está preparado para integrar-se com as mais diversas ferramentas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoal disponíveis no mercado, utilizando o que há de mais recente no quesito de tecnologias e de práticas de mercado.

O objetivo desta documentação é demonstrar como configurar a integração entre o módulo Gestão de Serviços e o RH da linha RM, além de detalhar pontos relevantes e as funcionalidades da integração.

Pré-requisitos

  1. Gestão de Serviços na versão 12.1.23 ou superior;
  2. Webservice (wsDataServer/IwsDataServer) configurado no RM;
  3. Parâmetro MV_GSXINT com o valor 3;
  4. Parâmetro MV_GSURLIN com a URL do webservice do RM ( por exemplo, http://<ip/hostname>:<porta>. Não é necessário informar wsDataServer/IwsDataServer neste parâmetro);
  5. Parâmetro MV_GSUSRIN preenchido com o usuário RM utilizado na autenticação dos webservices (por exemplo, "mestre")
  6. Parâmetro MV_GSPWDIN preenchido com a senha do usuário RM informado no parâmetro MV_GSUSRIN;
  7. Parâmetro MV_TECXRH desligado (.F.);
  8. Fonte TECWSDLRM.prw compilado no RPO. Fontes TECXFUNB.PRW / TECA960.PRW na versão 13/08/2019 ou superior. Fonte TECA012.PRW na versão 12/08/2019 ou superior.
  9. Mensagem Única (EAI) configurada entre RM e Protheus. É necessário realizar a integração e o De/Para dos dados de Centro de Custo e Verbas;
  10. Cadastro de De/Para para Empresa/Filial entre as empresas RM e Protheus (APCFG050);
  11. Tabela TXB configurada no dicionários de dados (SX2 / SX3 / SX7 ) e criada no ambiente.

Utilização

O Gestão de Serviços consome diretamente os dados do RM, sem a necessidade de configurar o RH da linha Protheus como intermediário.

O Gestão de Serviços RECEBE as seguintes informações do RM:

  • Funcionários
  • Afastamentos / Férias / Demissão

O Gestão de Serviços ENVIA as seguintes informações para o RM:

  • Rateio por Centro de Custo (Rateio Fixo)
  • Lançamentos diretos na folha (Verbas)

O Gestão de Serviços GERA o arquivo texto (txt) com as batidas de ponto, de acordo com o operacional do módulo.

Importação de Funcionários

Na rotina de "Cadastro de Atendentes", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Funcionários":


O sistema consultará os funcionários do sistema RM para gerar os atendentes:


Ao selecionar a opção "+ Gerar", o sistema cadastrará os atendentes:


Importação de Afastamentos / Férias / Demissão


Rateio Por Centro de Custo

Um funcionário pode ser alocado, durante a mesma competência da folha de pagamento, em vários clientes/locais de atendimento. Neste cenário, é comum que cada Local de Atendimento represente um Centro de Custo diferente. O envio do rateio por centro de custo atende a necessidade de proporcionalizar o centro de custo do funcionário de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em cada local de atendimento. As imagens abaixo demonstram como essa funcionalidade pode ser utilizada:


O atendente de código TEC01900001139 trabalhou em dois Locais de Atendimento: TOTVS - SANTO ANDRE e TOTVS - MATRIZ:



Cada um destes locais possui um Centro de Custo diferente. O centro de custo da TOTVS - MATRIZ é o 000000001. O centro de custo da TOTVS - SANTO ANDRE é o CC0000001:



É necessário verificar se no cadastro de De/Para de Centro de Custos entre RM e Protheus possuí os dois códigos:



De acordo com o cadastro de De/Para, o centro de custo 000000001 no Protheus representa o centro de custo 02.1.1.7 no RM, e o centro de custo CC0000001 no Protheus representa o centro de custo 02.2.2.4 no RM.

Verifique no RM que o atendente ainda não possuí o rateio cadastrado:

No Protheus, após a confirmação do atendimento das agendas, acesse a rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960) para enviar para o sistema da RM o percentual de rateio de cada centro de custo:


Após o envio, verifique no sistema RM:


Na rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960), também é possível apagar o rateio do atendente. Também é possível informar se a rotina deve ou não sobrescrever o rateio já cadastrado do atendente.

Lançamento de Verbas


Importação das batidas de Ponto