Introdução
Além da integração com vários módulos do backoffice e com o Gestão de Pessoal da linha Protheus, o módulo de Gestão de Serviços está preparado para integrar-se com as mais diversas ferramentas de Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoal disponíveis no mercado, utilizando o que há de mais recente no quesito de tecnologias e de práticas de mercado.
O objetivo desta documentação é demonstrar como configurar a integração entre o módulo Gestão de Serviços e o RH da linha RM, além de detalhar pontos relevantes e as funcionalidades da integração.
Pré-requisitos
- Gestão de Serviços na versão 12.1.23 ou superior;
- Webservice (wsDataServer/IwsDataServer) configurado no RM;
- Parâmetro MV_GSOUT com o valor 1;
- Parâmetro MV_GSXINT com o valor 3;
- Parâmetro MV_GSURLIN com a URL do webservice do RM ( por exemplo, http://<ip/hostname>:<porta>. Não é necessário informar wsDataServer/IwsDataServer neste parâmetro);
- Parâmetro MV_GSUSRIN preenchido com o usuário RM utilizado na autenticação dos webservices (por exemplo, "mestre")
- Parâmetro MV_GSPWDIN preenchido com a senha do usuário RM informado no parâmetro MV_GSUSRIN;
- Parâmetro MV_TECXRH desligado (.F.);
- Fonte TECWSDLRM.prw compilado no RPO. Fontes TECXFUNB.PRW / TECA960.PRW na versão 13/08/2019 ou superior. Fonte TECA012.PRW na versão 12/08/2019 ou superior.
- Mensagem Única (EAI) configurada entre RM e Protheus. É necessário realizar a integração e o De/Para dos dados de Centro de Custo e Verbas;
- Cadastro de De/Para para Empresa/Filial entre as empresas RM e Protheus (APCFG050);
- Tabela TXB configurada no dicionários de dados (SX2 / SX3 / SX7 ) e criada no ambiente.
Utilização
O Gestão de Serviços consome diretamente os dados do RM, sem a necessidade de configurar o RH da linha Protheus como intermediário.
O Gestão de Serviços RECEBE as seguintes informações do RM:
- Funcionários
- Afastamentos / Férias / Demissão
O Gestão de Serviços ENVIA as seguintes informações para o RM:
- Rateio por Centro de Custo (Rateio Fixo)
- Lançamentos diretos na folha (Verbas)
O Gestão de Serviços GERA o arquivo texto (txt) com as batidas de ponto, de acordo com o operacional do módulo.
Deck of Cards |
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Card |
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id | 01 |
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label | Importação de Funcionários |
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| Na rotina de "Cadastro de Atendentes", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Funcionários": ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_11-30-18.png?version=1&modificationDate=1565793017970&api=v2)
O sistema consultará os funcionários do sistema RM para gerar os atendentes: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_11-41-53.png?version=1&modificationDate=1565793712997&api=v2)
![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_11-42-14.png?version=1&modificationDate=1565793734557&api=v2)
Ao selecionar a opção "+ Gerar", o sistema cadastrará os atendentes: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_11-47-39.png?version=1&modificationDate=1565794059457&api=v2)
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Card |
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id | 02 |
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label | Importação de Afastamento/ Férias / Demissão |
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| Na rotina de "Restrições", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Restrições": ![](/download/attachments/506993234/bot%C3%A3o.png?version=1&modificationDate=1565810816007&api=v2)
Esta Opção também esta disponível em "Outras Ações" dentro de cada atendente, para importação individual. ![](/download/attachments/506993234/isolados.png?version=1&modificationDate=1565973909400&api=v2)
O sistema exibirá a seguinte tela com opções de importação: ![](/download/attachments/506993234/metodo.png?version=1&modificationDate=1565812559617&api=v2)
Ao escolher a opção "Selecionar Atendentes", o sistema apresentará uma próxima janela com opções de seleção de todos os atendentes (tabela AA1): ![](/download/attachments/506993234/sele%C3%A7%C3%A3o%20dos%20atendentes.png?version=1&modificationDate=1565812689470&api=v2)
Após escolher selecionar os atendentes ou "importa Todos", o sistema consultará o RM através dos WebServices para cadastrar os Afastamentos / Demissões e Férias: ![](/download/attachments/506993234/janela%20de%20aguarde.png?version=1&modificationDate=1565812991297&api=v2)
Após importar, o registro será incluído na tabela TXB: ![](/download/attachments/506993234/gravando%20na%20txb.png?version=1&modificationDate=1565813031967&api=v2)
Terminado a inclusão, o sistema exibirá um log de processamento: ![](/download/attachments/506993234/log.png?version=1&modificationDate=1565814989170&api=v2)
Registros incluídos: ![](/download/attachments/506993234/recursos.png?version=1&modificationDate=1565816484417&api=v2)
Para maiores informações sobre o afastamento, visualize o campo "Observação"(memo): ![](/download/attachments/506993234/memos.png?version=1&modificationDate=1565816548557&api=v2)
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Card |
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id | 03 |
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label | Rateio Por Centro de Custo |
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| Um funcionário pode ser alocado, durante a mesma competência da folha de pagamento, em vários clientes/locais de atendimento. Neste cenário, é comum que cada Local de Atendimento represente um Centro de Custo diferente. O envio do rateio por centro de custo atende a necessidade de proporcionalizar o centro de custo do funcionário de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em cada local de atendimento. As imagens abaixo demonstram como essa funcionalidade pode ser utilizada: O atendente de código TEC01900001139 trabalhou em dois Locais de Atendimento: TOTVS - SANTO ANDRE e TOTVS - MATRIZ: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-16-11.png?version=1&modificationDate=1565802971973&api=v2)
Cada um destes locais possui um Centro de Custo diferente. O centro de custo da TOTVS - MATRIZ é o 000000001. O centro de custo da TOTVS - SANTO ANDRE é o CC0000001: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-17-37.png?version=1&modificationDate=1565803058133&api=v2)
É necessário verificar se no cadastro de De/Para de Centro de Custos entre RM e Protheus possuí os dois códigos: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-21-15.png?version=1&modificationDate=1565803275937&api=v2)
De acordo com o cadastro de De/Para, o centro de custo 000000001 no Protheus representa o centro de custo 02.1.1.7 no RM, e o centro de custo CC0000001 no Protheus representa o centro de custo 02.2.2.4 no RM. Verifique no RM que o atendente ainda não possuí o rateio cadastrado: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-24-5.png?version=1&modificationDate=1565803445163&api=v2)
No Protheus, após a confirmação do atendimento das agendas, acesse a rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960) para enviar para o sistema da RM o percentual de rateio de cada centro de custo: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-26-46.png?version=1&modificationDate=1565803606437&api=v2) ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-27-48.png?version=1&modificationDate=1565803668713&api=v2)
Após o envio, verifique no sistema RM: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-14_14-28-12.png?version=1&modificationDate=1565803692323&api=v2)
Na rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960), também é possível apagar o rateio do atendente. Também é possível informar se a rotina deve ou não sobrescrever o rateio já cadastrado do atendente. |
Card |
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id | 05 |
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label | Lançamento de Verbas |
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| Enviar marcações de benefícios dos atendentes para o sistema RM, baseando-se nos atendimentos de Ordens de Serviços. Ao acessar o configurador, é necessário cadastrar os de-para (APCFG070), caso não possua. ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_16-40-2.png?version=1&modificationDate=1566243602640&api=v2)
![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_16-41-19.png?version=1&modificationDate=1566243679773&api=v2)
Ao clicar em Incluir será mostrada a seguinte tela: ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-23_11-16-13.png?version=1&modificationDate=1566569774037&api=v2)
Exemplo de cadastro para o Centro de Custo: - Referência – RM
- Tabela - Nome físico da Tabela CTTT10
- Alias - CTT
- Campo - CTT_CUSTO
- Mensagem Única – Centro de Custo
- Valor Externo - [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo do centro de Custo RM], EX: 1|02.1.1.7
- Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo do centro de Custo Protheus], EX: T1|D MG 01|000000001
Obs: este cadastro é para o Centro de Custo. ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_16-42-24.png?version=1&modificationDate=1566243744197&api=v2)
Exemplo de cadastro para VERBA: - Referência – RM
- Tabela - Nome físico da Tabela SRVT10
- Alias - SRV
- Campo – RV_COD
- Mensagem Única – VERBA
- Valor Externo - [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo da verba RM], EX: 1|1|0001
- Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo da verba Protheus], EX: T1|D MG 01|103
Obs: este cadastro é para VERBA. ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_16-42-47.png?version=1&modificationDate=1566243767343&api=v2)
No módulo de Gestão de Serviços, ao fazer um orçamento para realizar o envio de verbas, é necessário preencher os campos da Aba “Verbas Adicionais”, ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_17-14-3.png?version=1&modificationDate=1566245643820&api=v2)
Na rotina de Geração de Benefícios para o RH, preencha os parâmetros com as informações corretas e o sistema enviará as informações para o sistema RM. ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-20_9-41-53.png?version=1&modificationDate=1566304954443&api=v2)
Ao abrir o RM, clicar em Folha Mensal, ir em Consulta, selecionar "Consulta Movimento da integração" e verificar se a verba foi enviada. ![](/download/attachments/506993234/image2019-8-19_16-53-45.png?version=1&modificationDate=1566244425197&api=v2)
![](/download/attachments/506993234/image2019-8-20_11-35-21.png?version=1&modificationDate=1566311742323&api=v2)
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Card |
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id | 06 |
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label | Importação das batidas de Ponto |
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