Histórico da Página
...
Análise
Após levantar o recurso e os tempos é possível fazer uma rápida análise para identificar alguns pontos que costumam interferir na resposta do servidor:
Páginas
Tamanho das páginas
Ainda na aba de Network da ferramenta de desenvolvimento, verificar a quantidade de bytes transferidos para montar a página.
...
Em alguns casos, widgets demorados "travam" o carregamento de toda página. Retire o widget em questão da página e efetue um novo teste. Caso o tempo de resposta seja aceitável, verificar a possibilidade do widget ser convertido para assíncrono.
Banco de Dados
Solicite um relatório de queries lentas ao DBA da empresa (ou à equipe que monitora o banco de dados do fluig) e peça para verificarem se não existem locks muito demorados ou deadlocks.
Configurações
O fluig na instalação padrão sai com apenas 20 conexões com o banco. Recomenda-se ajustar a quantidade de conexões para um valor próximo à quantidade de usuários concorrentes esperada.
...
- O Max Used é o registro do numero máximo de conexões usadas desde que o servidor foi iniciado. Se o percentual do Max Used estiver em 100% em algum momento o cliente sofreu com falta de conexões com o banco. Para verificar o percentual Max Used, acesse Runtime > Hosts > master > fluig1 > Subsystems > Datasources e acione View.
Ainda no console de monitoramento é possível acompanhar o uso de memória do WildFly. Para verificar o uso de memória, acesse Runtime > Hosts > master > fluig1 > JVM e acione View.
Caso o percentual do uso de memória fique variando na casa dos 90% por um longo período é possível que o servidor precise mais memória.
A última avaliação a ser feita no console é o acumulo de mensagens nas filas e tópicos. Para isso, acesse Hosts > master > fluig1 > Subsystems > Messaging - ActiveMQ e acione View.
Avaliar todas as filas e tópicos. Caso algum tenha a informação In Delivery maior que 30 provavelmente algum componente do fluig precise ser revisto.
...