Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O cadastro de mensagens para o eduCONNECT, tem como objetivo ter um local único para a parametrização do texto para o envio de notificações para os alunos, pais, responsáveis financeiros e acadêmicos, professores e coordenadores.

O Principal objetivo do cadastro/envio das mensagens aumentar o meio de comunicação direta entre instituição e seu público mais efetiva e centralizada.

Para parametrizar a mensagem é necessário realizar a configuração do eduCONNECT.

Para efetuar o cadastro da mensagem, é necessário informar a Categoria, o texto da chamada do Push, o texto da chamada para a Timeline  e qual a funcionalidade no Educa  Mobile que o usuário será redirecionando ao clicar na visualização da notificação.

O Usuário terá a opção de parametrizar o tipo de formatação para o envio da mensagem, nos formatos HTML e Texto.

Para efetuar o cadastro das mensagens: Educacional | Atividades Acadêmicas | Central de Comunicações | Mensagens

♣ Enviar Arquivos nas mensagens de Notificação.

Dica
iconfalse

Essa funcionalidade está disponível a partir da release 12.1.26 do TOTVS Educacional.

No Cadastro da mensagem e/ou no processo de Agendamento, será possível anexar arquivos nas mensagens de Notificação. Pode ser anexado um ou mais arquivos dos tipos: imagem, vídeo ou documento.

Os tipos de extensões, tamanho e local de armazenamento, devem ser parametrizado em: Educacional | Configurações | Parâmetros | eduCONNECT | eduCONNECT 5/5


Aviso
iconfalse

Atenção ao definir o tamanho dos arquivos, pois pode comprometer a performance no envio da mensagem de notificação e o download pelo Aplicativo eduCONNECT. 


  •  Cadastro da Mensagem: A opção para inserir aquivos no cadastro da mensagem, estará disponível apenas para o objetivo: "Enviar mensagens eventuais para via e-mail, Fluig ou eduCONNECT"

Primeiramente é necessário que o usuário cadastre a estrutura da mensagem; onde após clicar em salvar, será habilitado a opção: Anexo | Arquivos anexos do eduCONNECT.


Ao clicar na opção: Arquivos anexos do eduCONNECT, será habilitado uma Tab, para que sejam inseridos os arquivos. 


Após inserir os aquivos, basta clicar no botão 'OK'.

Aviso
iconfalse

Não terá limitação da quantidade de arquivos inseridos na mensagem, porém, pode comprometer a performance do processo de envio da mensagem de notificação.


  • Processo envio/agendamento da mensagem: No processo de envio/agendamento, a opção para inserir arquivos, estará disponível para todos os objetivos, isso é, os usuários poderão adicionar arquivos para os demais objetivos apenas no Processo de envio/agendamento da mensagem.

No processo de envio/agendamento, o usuário poderá Adicionar ou Remover os arquivos. 

   



Ao final do processo, será exibido um log contendo a quantidade de arquivos enviado na mensagem de notificação.


  No App, ao acessar a Mensagem de notificação, será exibido um menu inferior "Anexos", onde ao clicar, será exibido todos os anexos inseridos na mensagem.


  


As imagens no formato JPG, JPEG, PNG estará no formato de visualização (preview).

Para os demais documentos como: doc, xls, txt, ppt e vídeo, estará no formato da extensão do(s) respectivos documento(s).

Para baixar os documentos, clicar na linha referente ao arquivo.

Após a realização do download, o App irá apresentar a informação: .onde ao clicar no ícone, o usuário poderá visualizar o(s) arquivo(s) baixados.


           


Aviso
iconfalse

Se o usuário excluir a mensagem de notificação,  os arquivos contidos no conteúdo da mesma (caso o usuário tenha efetuado o download) os arquivos serão removidos.


HTML  

Para a parametrização da mensagem em HTML, o usuário contará com a formatação de Tags existentes em cada categoria da mensagem, links, alinhamento, listas, parágrafo, cores. Não será possível alterar o tipo de fonte, onde por default, a fonte padrão para utilizada para o texto será Nunito Sans, a mesma fonte utilizada no App eduCONNECT.

As mensagens parametrizadas seguem o limite máximo de caracteres no texto formatado (já com as TAG's HTML) será de 4000 caracteres. Será apresentado uma mensagem para o usuário, caso extrapole a quantidade máxima tanto na parametrização do texto ou no processo de envio de mensagens.

1- Cadastro da mensagem

♣ Inserir vídeos do YouTube no cadastro das mensagens de notificação.


Dica
iconfalse

Essa funcionalidade está disponível a partir da release 12.1.26 do TOTVS Educacional.

Para os textos no formato HTML, no conteúdo das Mensagens de notificações, será possível adicionar vídeos do youtube através do botão:

Para adicionar o vídeo, basta clicar no botão: Captura de vídeos do Youtube, onde será habilitado a visão abaixo.

Copiar a URL do endereço do link do vídeo desejado e colar no campo: "Informe a URL do vídeo no YouTube".

Em seguida o sistema irá identificar o código do vídeo e irá gerar a Tag do vídeo parametrizado.

Em seguida, clicar no botão "Adicionar", o sistema irá inserir a Tag  do vídeo conforme o print abaixo.


(concordo) Parametrização da mensagem


(concordo) Acesso a mensagem de Notificação acessando o vídeo do YouTube


Além de inserir os vídeos do Youtube na mensagem de Notificação, o usuário poderá inserir a Tag  gerada na fórmula visual. Para mais informações, clique aqui.


Nota
iconfalse

Quando o assunto for apenas a tag modificada, o App irá informar o usuário que a mensagem trata-se de um vídeo. Descrevendo essa informação no campo assunto da mensagem.

Aviso

Para os dispositivos iOS, os mesmos deverão estar atualizados a partir da versão 12.4.1 ou superior.

Texto 

A parametrização do Texto, o usuário contará com a formatação simples (seguindo a mesma estrutura de parametrização nas verões inferiores a 12.12.24).

O usuário contará com a formatação de Tags existentes em cada categoria da mensagem.

As mensagens parametrizadas seguem o limite máximo de caracteres no texto formatado (já com as TAG's HTML) será de 4000 caracteres. Será apresentado uma mensagem para o usuário, caso extrapole a quantidade máxima tanto na parametrização do texto ou no processo de envio de mensagens.

(estrela) Cadastro das mensagens

Informações
iconfalse

Para o cadastro da mensagem, seguir os passos

  • Selecionar o objetivo da mensagem;
  • Informar o Assunto da mensagem (Esse campo será o assunto do email após o envio para o destinatário;
  • Selecionar o público Alvo;
Informações
iconfalse
Deck of Cards
id1
Card
id1
labelEmail
  • Marcar o parâmetro: Ativar envio por email;
  • Selecionar o tipo de envio HTML e/ou Texto;
  • Inserir o texto e em seguida clicar no botão: Salvar.
Card
id2
labeleduCONNECT
  • Marcar o parâmetro: Ativar envio de mensagens para o eduCONNECT;
  • Selecionar o tipo de envio HTML e/ou Texto;
  • Informar a Categoria;
  • Informar o Assunto;
  • Informar o texto da chamada para o push
  • Informar o texto para a chamada da Timeline;
  • Selecionar a funcionalidade do Educa Mobile;
Aviso
iconfalse

Se o tipo da mensagem for "Enquete", não será possível a parametrização da mensagem HTML, o sistema irá configurar automaticamente o tipo da mensagem como:Texto.

  • Clicar no botão: Editar mensagem do eduCONNECT;
    • Neste momento, o usuário será redirecionado para a tela de edição de texto, informar o texto e em seguida, clicar no botão Salvar.