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  • DDVENDAS-19 - Central de Faturamento.

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titleDados Gerais:


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:PC Sistemas
Segmento:D&L
Módulo:14 - Faturamento
Função:Demonstrar os processos realizados pela Central de Faturamento - CFAT.
Versão/Release:29.04


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Simplificar o processo de faturamento de pedidos.

03. SOLUÇÃO

A rotina 1420 – Central De Faturamento substitui as seguintes rotinas:

Vendas

  • 1402 - Faturar carregamento
  • 1406 - Faturar pedido
  • 1419 - Gerar nota de transferência de filial virtual
  • 1423 - Devolução de Transferência filial virtual
  • 1432 - Faturar pedido balcão reserva
  • 1436 - Gerar transferência filial retira
  • 1439 - Cancelar nota de transferência para filial virtual

   

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titleObservação:

Referente a rotina 1409 - Cancelar Nota Fiscal esta rotina não será substituída pelo CFAT, porém, as Notas de Saída de Transferência geradas pela Central de Faturamento, rotina      1420, não poderão ser canceladas na rotina 1409, devendo ser canceladas dentro da própria Central de Faturamento. As Notas de Venda continuam sendo canceladas na rotina 4109 normalmente. 


      Material de Construção

  • 4102 - Faturar Carregamento
  • 4132 - Faturar Balcão Reserva


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titleObservação:

Referente a rotina 4109 - Cancelar Nota Fiscal esta rotina não será substituída pelo CFAT, porém, as Notas de Saída de Transferência geradas pela Central de Faturamento, rotina     1420, não poderão ser canceladas na rotina 4109, devendo ser canceladas dentro da própria Central de Faturamento. As Notas de Venda continuam sendo canceladas na rotina 1409 normalmente


As rotinas 1303 - Devolução de Cliente e 4113 - Devolução de Cliente Home Center vão executar o processo de devolução de estoque da Central de Faturamento ao final do processo de Devolução, caso o pedido da venda devolvida tenha usado o processo CFAT.

Aviso
Uma vez iniciados os processos de faturamento através da Central de Faturamento - CFAT,Não é possível retornar ao processo anterior.



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titleDicionário de Legendas:








Totvs custom tabs box
tabsRealizar Venda Com Filial Retira, Faturar Pedido, Realizar Entrada de Transferência, Cancelar Trans. de Saída (TESTE), Devolver Transferência, Refazer Transferência de Saída, Reprocessar Nota de Transferência,
idspasso1,passo2,passo3,passo4,passo5,passo6,passo7,
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Para realizar a venda com filial retira na rotina 316, siga os procedimentos abaixo:

  1. Acesse a rotina 316 - Digitar Pedido de Venda;
  2. Informe o Cliente e pressione a tecla F10;
  3. Selecione a aba Itens (F5),
  4. Informe o Código, a Quantidade do produto e a Filial Retira que será apresentada no filtro Filial Retira;


          


            


  1. Clique o botão para confirmar o produto.

  2. Clique no botão F2-Gravar;

  3. Será apresentada a mensagem abaixo, clique a opção Sim.




Será possível também selecionar a filial de venda e filial retira da seguinte forma:


  1. Acesse a rotina 316 – Digitar Pedido de Venda;

  2. Selecione a aba Tabela (F6);

  3. Selecione a filial de venda e em seguida no filtro Pesquisar por selecione a opção Código;

  4. Informe o produto desejado no campo Consultar e pressione Enter;

  5. Selecione na planilha de itens o produto desejado e pressione Enter;

  6. Será apresentada a seguinte tela, selecione a filial retira e clique o botão Confirmar.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

O faturamento dos pedidos gerados, agora será realizado na rotina 1420 - Central de Faturamento. Saiba como fatura-los seguindo os procedimentos abaixo:

  1. Acesse o WinThor Anywhere, localize/pesquise a rotina 1420 - Central de Faturamento;
  2. Utilize os filtros conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;
  3. Localize o pedido desejado, clique na opção Detalhes;

    Observação: é possível filtrar pedidos que tenham carregamento ou não, para isso habilite o botão em destaque. De acordo com a opção selecionada os filtros de pesquisa serão alterados.


           

          

           



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titleFaturar Pedido Com Carregamento

1.  Preencha o campo obrigatório Status com uma das seguintes opções:

  • Todos
  • Faturado
  • Aguardando Transferência
  • Processo Não Iniciado
  • Pendente no WMS
  • Em processamento
  • Faturamento Pendente
  • Processo Legado
  • Cancelado


2. Selecione/informe a Filial desejada;

3. Informe o Período Inicial e Período Final, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



4. Note na planilha o(s) pedido(s)  disponíveis para faturamento:


Observação: uma lista de carregamentos é exibida com as informações do Número do carregamento, Pedidos, Destino, Peso, Valor e Status.



Observação: conforme a Legenda, pedidos com Status NI referem-se ao Processo Não Iniciado.


5. Clique o botão Iniciar Faturamento;



6. Na tela Dados do Faturamento, preencha os campos: Data de Entrega, Motorista, Veículo , Cobrança e demais campos conforme necessidade e em seguida clique o botão Avançar;



Observação: quando habilitada a opção Gerar Vale ela funciona da seguinte forma: o valor do adiantamento será o percentual informado na rotina 1420 em relação ao valor encontrado no cálculo abaixo:

Cálculo

Valor total dos pedidos / % Comissão motorista = Vale motorista

Onde:

  • % Comissão motor898ista: é o percentual de comissão para o motorista na rota (cadastrado na rotina 520),
  • Valor total dos pedidos: é o valor de todos os pedidos dentro do carregamento.


7. Selecione/informe o Veículo Filial Retira, Transportadora Filial Retira e clique o botão Faturar;


Observação: o campo Conta Filial Retira virá automaticamente preenchido conforme definido no parâmetro 3771 - Conta gerencial utilizada na saída de transferência, da rotina 132.





Observação: note o status do carregamento que passou para AT - Aguardando Transferência;


7.1 Na coluna Atalhos, opção Detalhes são disponibilizadas as informações do carregamento:


7.1.1 Caixa Pedidos;


Exibe todos os pedidos do carregamento, com detalhamento dos itens do mesmo.



7.1.2 Caixa Fluxo;


Exibe o detalhamento em relação ao processo de faturamento do carregamento, bem como sua Situação:



7.1.3 Caixa Eventos;


Exibe os logs de eventos realizados pela rotina em relação ao processo de faturamento, com nível de detalhes das Informações, Erros e Depurações da nota fiscal:

Observação: é possível escolher visualizar apenas logs de informações, erros e/ou de depurações ocorridos no processo.



7.1.4 Caixa Financeiro;


Exibe as informações...... PORQUE EXIBE ESSAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS, ELAS SE REFEREM AO QUÊ, DE ONDE ELAS VÊM???? - VER COM RONDINELLI.



7.1.5 Caixa Notas Faturadas;


Exibe as notas faturadas para um determinado carregamento, trazendo as colunas: Data Saída, Carregamento, Nota, Pedido, Transação Venda e Valor Total.





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titleFaturar Pedido Sem Carregamento

1.  Preencha o campo obrigatório Status com uma das seguintes opções:

  • Todos
  • Faturado
  • Aguardando Transferência
  • Processo Não Iniciado
  • Pendente no WMS
  • Em processamento
  • Faturamento Pendente
  • Processo Legado
  • Cancelado


2. Selecione/informe a Filial desejada;

3. Selecione/informe o Cliente;

4.  Informe o Período Inicial Período Final, bem como os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;



5.  Note na planilha o(s) pedido(s)  disponíveis para faturamento:


Observação: note a planilha que exibe as informações do Número do pedido, Data, Cliente, Valor, Status e Atalho. 



Observação: conforme a Legenda, pedidos com Status NI referem-se ao Processo Não Iniciado.


6. Verifique o pedido para faturamento e clique o botão Iniciar Faturamento;



7. Na tela Dados do Faturamento note que são disponibilizadas as opções de Cobrança atual do pedido e Cobrança faturamento pedido. Clique o botão Faturar;



Observação: note que o status do pedido foi alterado para Faturado.



8. Caso queira consultar as informações do pedido faturado:

8.1 Clique o botão Detalhes;


8.2 Na tela Pedidos estão disponibilizados as Informações Adicionais do pedido (RCA, Plano de Pagamento e Origem do Pedido) bem como as caixas;



8.2.1 Caixa Itens, que exibe todos o produtos do pedido faturado:



8.2.2 Caixa Fluxo que para pedidos já faturado virá com a informação de que Não há fluxo para pedido/carregamento sem transferências, conforme imagem abaixo:



8.2.3 Caixa Eventos, que exibe os logs de eventos realizados pela rotina em relação ao processo de faturamento, com nível de detalhes das Informações, Erros e Depurações do pedido:

Observação: é possível escolher visualizar apenas logs de informações, erros e/ou de depurações ocorridos no faturamento.



8.2.4 Caixa Financeiro (OBS: PROCURAR SABER PQ NÃO TÊM NENHUMA INFORMAÇÃO FINANCEIRA, PQ UMAS TEM E OUTRAS NÃO??? 

CONFORME WILKER: ´´ essa movimentação financeira é relativo a custos da transferência....não se trata das condições comerciais.`` CONFIRMAR C/ RONDINELLI.



8.2.5 Caixa Notas Faturadas;


Exibe as notas faturadas para aquele determinado pedido. FALTA O PRINT DA TELA COM OS DETALHES DA NOTA FATURADA.....

FALTA PRINT


CONFIRMAR SE TEM MAIS ALGUM PASSO DAQUI PARA FRENTE.





   


    


    


   


   


   



   


  


  


  


   


   


   


   


   



   

   

  1. Clique o botão Ações, e em seguida clique a opção Iniciar Faturamento;



  2. Na tela Dados do Faturamento clique o botão Faturar;



  3. Informe os dados do faturamento e clique o botão Avançar;



  4. Preencha os dados relacionados ao veículo e transportadora da filial virtual e clique o botão Faturar;





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referenciapasso3

Para dar entrada na transferência realize os seguintes procedimentos:


1. Utilize os filtros conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Localize o pedido desejado, clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Dar entrada na transferência;



4. Verifique/marque os dados do pedido e clique o botão Confirmar;


Observação: note que o status do carregamento foi alterado para EP - Em Processamento.




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referenciapasso4

Para cancelar carregamento com status Aguardando Transferência realize os seguintes passos: (SABER EM QUE SITUAÇÕES SE CANCELA UMA NOTA AGUARDANDO TRANSFERêNCIA?? PQ???)

1. Selecione o carregamento desejado na tela de Faturamento, botão Detalhes;

1.1 Clique a opção Cancelar transferência de saída;




2. Na tela Dados Cancelar Transferência selecione a nota, clique o botão expandir, informe o Motivo Cancelamento e botão Confirmar;



APÓS AQUI O QUE FAZER?? TEM ALGUM OUTRO PASSO???

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referenciapasso5

Para devolver transferência realize os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Devolver transferência;



3.1 Na tela Dados para devolução transferência, selecione a(s) nota(s) fiscal(ais) desejada(s) e clique o botão Confirmar;



4. O status da nota passou para FP - Pendente Faturamento;


Observação: o status FP - Pendente Faturamento ocorre quando Não forem encontrados/localizados os dados da tabela PCDADOSUSURFAT. Para situações assim é necessário abrir Ticket (ferramenta Zendesck) para verificação do porque os dados não foram devidamente gravados.



5. Pra finalizar este processo, selecione o carregamento na planilha e clique o botão Finalizar Faturamento. 


6. Na tela Finalizar Faturamento clique o botão Faturar;



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referenciapasso6

O processo de refazer transferência de saída é realizado quando processo de transferência foi cancelado uma vez ou mais ou foi devolvido internamente dentro da rotina 1420 - CFAT.

Para refazer transferência de saída siga os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o Nº Carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Clique a opção Refazer transferência de saída;


4. Na tela Dados para refazer transferência, marque o Tipo de Transferência e clique o botão Confirmar;


ESTA TELA ESTÁ COM ERRO - NÃO VAI FICAR COM ESSA SOMBRA AO CONFIRMAR. ESTÁ APENAS COMO EXEMPLO. 


5.1 Ainda com o mesmo N° carregamento, acesse a opção Detalhes e note que foi disponibilizado o passo de Reprocessar Nota de Transferência;

5.2 Saiba como reprocessar nota acessando a aba Reprocessar Nota de Transferência neste mesmo documento


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defaultno
referenciapasso7

O processo de reprocessar nota se dá caso tenha ocorrido alguma incoerência durante o processo de transferência, por exemplo, o Servidor parar, ou outra situação similar. Caso isto ocorra o sistema reenvia a transferência novamente.

Para reprocessar nota de transferência realize os procedimentos abaixo:


1. Na caixa Status selecione a opção Aguardando Transferência, Período Inicial e Período Final e informe os demais campos conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;


2. Na planilha selecione o Nº Carregamento e clique na opção Detalhes;

3. Selecione a opção Reprocessar Nota de Transferência;


4. Na tela Dados reprocessar nota (carregamento XXX), selecione o nota de saída desejada e clique o botão Confirmar;


5. Ainda com o mesmo N° carregamento, acesse a opção Atalhos e clique o botão Fluxo;


6. Na tela Fluxo,  consulte o campo de Detalhes e verifique o Nº nota e Nº Trans. que precisa(m) ser reprocessada(s);

6.1 Clique o botão Reprocessar;


7. ESTÁ COM ERRO - AGUARDAR RETORNO DO WILKER OU RONDINELLI.








04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!

05. ASSUNTOS RELACIONADOS



Templatedocumentos


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Acesse o WinThor Anywhere, localize a Rotina 1420 - Central de Faturamento;