Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Section

PLATAFORMA FISCAL

A Plataforma Fiscal, é composta por uma série de componentes que juntos permitem a integração de softwares de automação comercial para a emissão documentos NFC-e e CF-e.


15.01. Componentes da plataforma fiscal:

  • Fiscal Manager NFC-e: É o núcleo da Plataforma Fiscal, sendo o responsável por gerar e assinar digitalmente os arquivos XML para emissão da NFC-e. Ele também gerencia a entrada e saída de contingência bem como também realizar a impressão da DANFE ao final do processo.



Existe também a versão SAT do Fiscal Manager, suas funcionalidades são similares a versão NFC-e no entanto, o Fiscal Manager não transmite as notas para Sefaz mas sim para o hardware SAT que se encarregará do processo.

15.02. Pré-Requisitos da Plataforma Fiscal

15.02.01. Certificado Digital:

Legalmente todos os documentos transmitidos eletronicamente ao Fisco devem ser assinados digitalmente, para tal, adotamos como padrão a utilização do certificado digital do tipo "e-CNPJ A1", abaixo listamos alguns benefícios deste tipo de certificado:

  • Uso simultâneo em vários computadores;

  • Dispensa o uso de um hardware adicional (Leitor USB) conectado ao computador;

  • Praticidade de aquisição e confiabilidade de uso;

  • Permite o uso simultâneo até mesmo entre filiais diferentes, mas com mesma raiz de CNPJ (8 primeiros dígitos são iguais), por exemplo:

    • Matriz: 82373077 000171

    • Filial 1: 82373077 000278

    • Filial 2: 82373077 000389



Durante a homologação e testes da Plataforma Fiscal, é a Software House quem deve providenciar um certificado digital. Concluídos os testes, fica à cargo do Contribuinte (Cliente) providenciar o certificado uso em ambiente de Produção.

O formato do arquivo para importação deve obedecer o padrão PFX.

15.02.02. Código CSC (Token do Contribuinte):

O CSC é um código de segurança alfanumérico disponibilizado pelo Fisco e de conhecimento apenas do Contribuinte. Sua função é, em conjunto com o Certificado Digital, garantir a autoria dos arquivos gerados e enviados aos servidores da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Algumas observações pertinentes:

  • É indispensável que o contribuinte possua uma Inscrição Estadual válida para emissão de notas.

  • O pedido do Código CSC é de responsabilidade do cliente junto a Sefaz do estado.

  • A geração do "Código CSC" depende diretamente de um Certificado Digital válido para o CNPJ em questão.

  • Uma vez adquiridos, os códigos serão válidos para todos os estabelecimentos do Contribuinte dentro do mesmo Estado.



Caso a Software House ou o contribuinte não possuam uma IE (Inscrição Estadual) válida na UF, a homologação não precisa ser interrompida e para fins de desenvolvimento pode-se utilizar o código CSC genérico da SEFAZ Amazonas! Para mais informações acesse: http://portalnfce.sefaz.am.gov.br/desenvolvedor/ambiente-de-homologacao-para-desenvolvedores/

15.02.03. Download

Você pode fazer o download do Fiscal Manager atualizado através do link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000059/all/all/search/searchAll

Disponibilizamos também, alguns exemplos de utilização do Fiscal Manager no link: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=514722171

15.02.04. Licenciamento

Pensando na praticidade das operações de rollout em seus clientes, a Plataforma Fiscal adotou o modelo de licenciamento online para os produtos de NFC-e e S@T, através do portal License Admin (LA). O LA consiste em um ambiente online onde o próprio desenvolvedor possui autonomia para inserir, ampliar ou reduzir a quantidade de licenças disponíveis da Plataforma Fiscal aos seus clientes.

Acessando o Portal LA pelo link: http://licencaplataformafiscal.totvs.com.br, para se cadastrar acesse o link "Novo Cadastro". Após preencher os dados do formulário, e confirmar seu cadastro, será enviado um link de para o email registrado. Concluído o cadastro e a confirmação do mesmo ao acessar o License Admin será exibido o DashBoard inicial da aplicação que apresenta as informações relevantes as licenças dos clientes vinculados a sua Software House. Todo o passo a passo para o cadastro e gestão de licenças, está disponível no link "Help" disponível no menu superior do portal  e sempre que necessário, você pode contar com nosso time suporte técnico para sanar eventuais dúvidas e questionamentos.

15.02.05. Instalação da Plataforma Fiscal (Fiscal Manager)

15.02.05.01. NFC-e

Ao iniciar a instalação a seguinte tela será apresentada:

1

Figure 4. Configurando a instalação do Fiscal Manager.

Clicando no botão "Avançar", a próxima tela apresenta os termos de aceite de uso do Fiscal Manager:

2

Figure 5. Termos de uso.

O próximo passo da instalação é definir o caminho onde o Fiscal Manager será instalado.

3

Figure 6. Path da instalação.

Definido o path de instalação, clique em "Instalar" para que o processo seja iniciado.

4

Figure 7. Iniciar Instalação.

Com o processo de instalação concluído o próximo passo é a configuração do Fiscal Manager, na próxima tela apresentada você deverá configurar a senha de acesso ao Painel de controle da aplicação.


Anote a senha mestre exibida na tela pois é através dela em caso de perda da senha cadastrada que você poderá acessar novamente o Painel de Controle.


Também devem ser cadastrados o CNPJ e UF do contribuinte emissor de acordo com o que mostramos na tela abaixo:

5

Figure 8. Senha de Acesso e CNPJ.

Na próxima tela você poderá configurar a forma de utilização do Fiscal Manager, Como o foco deste manual é o uso da APIOne, sua instalação não é necessária então desmarque esta opção e prossiga para os próximos passos da configuração.

6

Figure 9. Virtual ECF e Modo compatibilidade.

O passo seguinte, é a importação do Certificado Digital, um dos pré-requisitos dos quais falamos anteriomente. Para isso, basta selecionar o arquivo “.pfx”, do certificado inserir a senha e clicar em “Importar Certificado”:


Com o certificado importado com sucesso os dados do mesmo serão apresentados na tela.

7


Figure 10. Certificado Digital (e-CNPJ).

Com a importação do cerficado digital concluída, o próximo passo é o cadastro do do Código CSC e o cadastro do ID do PDV onde Plataforma será instalada, conforme exibido na tela abaixo:

8

Figure 11. Cadastro de CSC e ID do PDV.


É imprescindível que o ID do PDV seja inserido, pois ele tem papel fundamental no processo de Licenciamento Online da Plataforma Fiscal.


Na próxima tela é possível aplicar configurações de proxy caso a rede tenha esta necessidade:

9

Figure 12. Configuração de Proxy.

Logo em seguida é possível carregar o arquivo bitmap com a logotipo da empresa, respeitando as medidas (em pixels) de 256 x 136. Neste momento é possível também configurar a impressora que será utilizada para impressão das notas. No exemplo abaixo, estamos configurando uma MP-4200 TH, previamente instalada:

10

Figure 13. Configuração de Impressora e Logotipo.


Logotipo da empresa: Deverá ser na extensão “.bmp” (imagem bitmap).

Impressão de notas: A impressora deverá estar previamente instalada no ambiente, de acordo com as orientações do fabricante. Ela também deverá estar ligada no momento da instalação.


Finalizadas as configurações o Fiscal Manager exibirá um resumo dos dados configurados e clicando em "Finalizar", a instalação será concluída conforme telas abaixo:

11

Figure 14. Resumo de configurações.

12

Figure 15. Conclusão do processo de instalação.

15.02.05.02. Instalação do Fiscal Manager SAT

Ao iniciar a instalação a seguinte tela será apresentada:

1

Figure 16. Tela inicial.

Clicando no botão "Avançar", a próxima tela indicará o modo de instalação do Fiscal Manager SAT.


Para usar o método de integração através da API selecione a opção "Fiscal Manager SAT- SINGLE"

2

O próximo passo da instalação é definir o caminho onde o Fiscal Manager será instalado.

3

Definido o path de instalação, clique em "Instalar" para que o processo seja iniciado antes será exibida uma tela apresentando um resumo da instalação.

5

Figure 19. Resumo dos itens a serem instalados.

Ao término do processo o instalador irá exibir a tela de conclusão, e não sequência iniciar o Painel de Controle do Fiscal Manager.

Término da instalação.

6

O painel de controle do Fiscal Manager SAT é carregado através do browser padrão configurado em seu sistema operacional, para abrir a aplicação utilize:

Senha:fmsat Usuário:admin

7

Figure 21. Login e primeiro acesso.

Ao acessar o painel de controle em sua tela inicial você poderá visualizar algumas informações do SAT, nas telas abaixo apresentamos um resumo das informações apresentadas:

  • Informações da Instância

8

Figure 22. Informações Gerais.

Esta tela apresenta informações do contribuinte e também do Hardware do SAT.

10

Figure 23. Estatísticas.

Aqui são exibidas informações relacionadas a operação diária do SAT.

  • Informações do Hardware SAT

8

Figure 24. Informações gerais do SAT.

Neste Menu são exibidas informações relacionadas ao Status Operacional do SAT.

11

Figure 25. Informações de rede.

Aqui são apresentadas informações relacionadas a parametrização e configuração de rede do SAT.

12

Figure 26. Informações de transmissão.

Aqui são apresentadas informações relacionadas a parametrização e configuração de rede do SAT.

13

Figure 27. Informações de hardware.

Neste Menu é possível visualizar informações relacionadas ao Hardware do SAT, tais como nível de bateria, versão e informações de memória. Através do Painel de controle também é possível visualizar a lista de notas emitidas, para tal no Menu Superior acesse o link "Operações". Na imagem abaixo apresentamos um exemplo da Janela de operações:

14

Figure 28. Operações (Listagem de notas).

Ao acessar o menu configurações será possível também parametrizar o Fiscal Manager para operação com o SAT, nas telas abaixo apresentamos as opções de configuração disponíveis:

  • Configurações do Fiscal Manager SAT

15

Figure 29. Configurar dados do contribuinte (Básico).

Nesta são configurados os dados do contribuinte como CNPJ, IE IM e portas do SAT e da impressora utilizada para impressão das notas.

16

Figure 30. Configurar dados do contribuinte (Avançado).

Na área de configurações avançadas podem ser configurados proxy e porta de comunicação entre outras informações.

Adicionalmente também é possível através da opção Importar/Exportar. Utilizar uma string JSON que possibilitará a execuçao de configurações de forma mais ágil quando por exemplo o estabelecimento possuir vários PDVS.

16

Figure 31. Importar/Exportar Configurações.


Nos casos onde será utilizada a APIOne não é necessário executar configurações do Virtual ECF, já que tais dados passam a ser enviados diretamente através da API.


Ainda sobre a área de configurações também é possível através dela a execução de backup do banco de dados e das notas em custódia, para tal basta seguir os passos apresentados abaixo:

21

Figure 32. Iniciar o Backup.

22

Figure 33. Mensagem de alerta de execução.

23

Figure 34. Definição de local para gravação do backup.