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Para os testes de sincronização/ativação do Middleware, recomendamos seguir os seguintes passos:

  1. Fazer backup da base de dados do HCM, TAF e TSS da base de produção.Restaurar o backup da base de dados do HCM e TAF de produção no ambiente de homologação.

Nota: Não é necessário restaurar o backup do TSS na base de homologação, pois não será utilizado no ajuste do status das mensagens no HCM.

  1. Alterar o tipo de ambiente (MV_TAFAMBE) no TAF para o ambiente de Produção Restrita para evitar que os dados de testes sejam enviados ao governo. Orientações para essa alteração estão disponíveis em: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360024735011-TAF-eSocial-Como-realizar-a-altera%C3%A7%C3%A3o-do-Tipo-de-Ambiente-MV-TAFAMBE-no-TAF-                                                                                                                                                   Nota: será necessário configurar o TSS, conforme o último passo da FAQ acima, apontando para o ambiente de Produção Restrita e para o TSS de homologação.
  2. No FP0560-Manutenção Estabelecimentos, botão eSocial, pasta Conf TAF, alterar a URL do TAF para apontar para o TAF de homologação. Alterar o ambiente para Produção Restrita – Dados Reais.
  3. Executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware selecionando a opção Sincronizar TAF x HCM. Caso a base de dados seja grande recomendamos a utilização do programa informando faixas de mensagens.                                                                                                                                                Nota: Antes de executar a sincronização o usuário pode exportar as mensagens do FP9850-Monitor eSocial para planilhas utilizando o CTRL+ALT+E para analisar as alterações de status realizadas pelo programa após sua execução. Mais detalhes sobre a rotina, ver documentação do FP9895 (Sincronizar TAF x HCM)  .
  1. Verificar o relatório de pendências que será gerado ao final da sincronização e realizar as ações necessárias conforme orientações na documentação do FP9895 (Sincronizar TAF x HCM) . Repita a etapa de sincronização até que as pendências sejam corrigidas. Nota: Caso haja mensagens com status 9 ou 10, por exemplo, para ajustar as pendências recomendamos o envio ao governo, nesse caso, após transmitir pelo TAF ao governo, pode-se efetuar a sincronização para buscar o recibo e atualizar no HCM (pela Sincronização do FP9895).
  2. Executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Ativar Middleware. Havendo pendências, essas serão listadas em relatório ao final da execução do programa (ir para o passo 8), caso contrário o middleware estará ativo (ir para o passo 9).
  3. Verificar o relatório de pendências para ativação e realizar as ações necessárias conforme orientações na documentação do FP9895 (Ativar Middleware) .
  4. Após a ativação do Middleware, no FP0560-Manutenção Estabelecimentos efetuar a configuração do Middleware. Ver documentação Configurar Middleware).
  5. Se no relatório de pendências de ativação do Middleware tenham sido listadas mensagens com status 15-Processado Governo sem recibo executar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Exportar Mensagens Sem Recibo, verificar no governo se essas mensagens estão processadas, caso afirmativo, incluir o recibo na planilha exportada para posterior importação.
  6. Após ajustar o recibo das mensagens com status 15 sem recibo efetuar o FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação Middleware com a opção Importar Recibos.
  7. Verificar no Portal do eSocial, em Menu>Empregador>Tabelas>Rubricas qual a Tabela de Rubricas que está sendo utilizado. Ver documentação Identificador da Tabela de Rubricas.
  8. Para testes de transmissão de mensagens pelo Middleware, recomenda-se que o ambiente de Produção Restrita não possua nenhuma informação e/ou que se utilize a mesma base de dados (HCM, TAF e TSS) que foi utilizada para a transmissão nesse ambiente. Descreveremos abaixo os passos para quando o ambiente de produção restrita não possui informações.
  9. Executar rotina para remover o empregador da base de dados do ambiente restrito. Nota: Esta opção ainda está em desenvolvimento no HCM, para testes iniciais do Piloto será necessário executar a opção do TAF, mais detalhes em: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360024640311-TAF-TAF050-Como-excluir-empregador-da-base-do-governo-Pr%C3%A9-Produ%C3%A7%C3%A3o-Dados-Reais-
  10. Executar os passos descritos na FAQ abaixo para eliminar as mensagens geradas anteriormente, alterar as datas da carga conforme orientações do governo para o ambiente restrito, gerar novamente as mensagens para transmissão. https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=338379749  Nota: Para correta transmissão das mensagens no ambiente restrito recomenda-se configurar as datas seguindo a orientação do governo: http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017
  11. Gerar novamente as mensagens pelo FP9840 e efetuar a transmissão ao governo. Para validação não é necessário a geração de todas as mensagens.



02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

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