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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Parâmetros da tela
  3. Sincronizar TAF X HCM
  4. Ativar Middleware


01. VISÃO GERAL

Programa responsável por avaliar as mensagens na base de dados do HCM x TAF, verificando a existência de pendências para ativação do serviço do middleware.

02. PARÂMETROS DA TELA

Parâmetros da tela FP9895:

CampoDescriçãoValidações/Regras
Empresa - EmpregadorCódigo da empresa do estabelecimento Empregador para o eSocial.

Estes campos ficam desabilitados, não permitindo a alteração pelo usuário.

As informações serão carregadas automaticamente do FP0500A (Complemento eSocial) onde o usuário inclui as informações do Empregador.

Estabelecimento - EmpregadorCódigo do estabelecimento Empregador para o eSocial.
Ação

Indica a ação que o usuário deseja executar no programa. Possui as opções:

  • Sincronizar TAF x HCM
  • Ativar Middleware
  • Sincronizar TAF x HCM: 
    • Indica que o programa irá verificar as mensagens, conforme faixa de sequência de mensagens informada, verificando o status no TAF e atualizando no HCM. 
  • Ativar Middleware: 
    • Permite a ativação do middleware, caso não exista pendências.

OBS: As mensagens sem ticketcode não serão considerados no processo.

Importante: Primeiro deve ser executado a ação Sincronizar TAF X HCM. Que irá verificar se existe alguma pendência, caso exista deve ser ajustada. Após, poderá ser ativado o middleware.

Seq MensagemSequência da mensagem.

Informar uma faixa de sequência de mensagem.

OBS: Se a faixa de sequência de mensagens não for alterada será executado para todas as mensagens.

Desconsiderar Status 15 Sem ReciboIndica se deverá desconsiderar as mensagens com status 15 que não possuam recibo.Se essa opção for marcada não irá buscar os recibos que estão no TAF e esse processo terá que ser feito manual.  Este campo somente fica habilitado na ação "Ativar Middleware".   

03. SINCRONIZAR TAF X HCM

Ao executar o FP9895, com a opção Sincronizar TAF x HCM, será verificado o retorno no TAF de para todas as mensagens da faixa informada no campo Seq        Mensagem que estejam com os seguintes status e possuírem Ticket Code:

  • 9-Aguardando Processamento TAF
  • 10-Processada TAF
  • 12-Rejeitada TAF
  • 13-Rejeitada Governo
  • 14-Erro Conexão Retorno
  • 15-Processado Governo sem Recibo no TAF

Com a sincronização algumas mensagens poderão ter os status alterados. Antes de efetuar esse procedimento o usuário pode exportar as mensagens no FP9850-Monitor eSocial com a opção CTRL+ALT+E para conferência dos status antes de após a sincronização.

FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Sincronizar TAF x HCM

Importante: Este processo pode demorar. Recomendamos a utilização da faixa de sequência da mensagem, informando em algumas máquinas sequências de mensagens diferentes para agilizar o processo.

Informações que serão listadas como pendências:

  • Mensagens com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF , 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno, 15-Processado Governo sem Recibo no TAF.
  • Mensagens S-3000 com status diferente de 15 - Processada Governo, exceto canceladas ou substituídas.

As mensagens que serão listados como pendências, será necessário ajustar as mensagens antes da ativação. Para cada status de mensagem haverá uma observação com orientação para correção da mensagem, conforme exemplo abaixo:

Exemplo relatório de pendências para ativação do Middleware

As mensagens com status 13-Rejeitadas Governo serão alteradas para o status 20-Mensagem Substituída quando possuírem uma mensagem posterior a ela com a mesma chave (Exemplo: S-1200 de alteração do mesmo funcionário e para o mesmo período) .  Esse processo é necessário para ajustar as mensagens antigas onde ainda não havia o conceito de mensagem substituída.  

As mensagens com status 15-Processado Governo que possuírem uma mensagem posterior de exclusão (S-3000) também com status 15-Processada Governo, terão o recibo do S-3000 armazenados no registro original (mensagem que foi eliminada).  O status da mensagem original não será alterado. (Exemplo: S-1200 com status 15 que possui um S-3000 também com status 15).

Para as mensagens que estão listadas como pendência e que possuem status diferente de 15 recomendamos o envio/retorno das mesmas ao TAF/Governo, antes da ativação do Middleware, caso não sejam ajustadas, na ativação do Middleware elas serão alteradas para o status 06-Gerar XML ou 07-Pendente Pronto para Envio, conforme o caso.

Observações:

  • Caso na sincronização das mensagens retorne status 14-Erro Conexão Retorno, verificar na listagem de pendências se há alguma mensagem S-1200/S-1210 que não conste no FP9850, caso afirmativo, execute o programa de acerto prghur/spp/eSocial_acerto_S-1200_e_S-1210.p para ajustar o registro e refaça a sincronização da mensagem.
  • As mensagens com status 03-Manual, 05-Automático, 17-Msg Anterior Rejeitada TAF, 18-Registro Excluído, 19-Msg Anterior Rejeitada Governo, 20-Msg Substituída e Mensagens sem Ticket Code não serão consideradas no processo de Sincronização.
    • Nota: Entende-se que as mensagens que não possuem Ticket Code não foram transmitidas para o TAF, caso o status esteja como 15 este foi alterado via programa, não sendo alterado para não impactar no processo.

04. ATIVAR MIDDLEWARE

Ao executar o FP9895 com a opção Ativar Middleware será verificado a existência de pendências que impeçam a ativação. Caso não possuir nenhuma pendência será ativado o middleware.

Importante: Somente poderá ser ativado o middleware se o usuário for Admin ou Super.

FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Ativar Middleware

Informações que serão listadas como pendências:

  • Mensagens com status 15-Processadas Governo sem recibo no TAF serão listada como pendência apenas se o campo Desconsiderar Status 15 sem Recibo estiver desmarcado.
  • Mensagens S-3000 com status diferente de 15 - Processada Governo, exceto canceladas ou substituídas. As mensagens com status 13-Rejeitada Governo serão listadas no relatório porém não impedirão a ativação do middleware. É necessário que o usuário verifique essas mensagens no Governo antes de efetuar a ativação.

Exemplo relatório de pendências para ativação do Middleware

Na ativação do Middleware algumas mensagens terão o status alterado:

  • Mensagens com status 17-Msg Anterior Rejeitada TAF,  18-Registro Excluído, 21-S-3000 Eliminado Somente no TAF serão alterados automaticamente para o status  5-Cancelada Automático. 
  • Mensagem de inclusão com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF , 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno serão alteradas automaticamente para o status 7-Pronto para Envio.
  • Mensagem de alteração, de S-1210 de funcionário desligado ou S-2200 de uma admissão preliminar que estiverem com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF , 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno serão alteradas automaticamente para o status para 6-Gerar XML, pois será necessário gerar novamente o XML com o recibo correspondente à mensagem anterior (inclusão/alteração, desligamento ou admissão preliminar, conforme o caso).

Mensagens com status 15-Processado Governo sem Recibo no TAF não terão o status alterado pois entende-se que foi feito ajuste por programa de acerto.

As mensagens com status 15-Processado Governo que possuírem uma mensagem posterior de exclusão (S-3000) também com status 15-Processada Governo, terão o recibo do S-3000 armazenados no registro original (mensagem que foi eliminada).

Na ativação do middleware os seguintes status serão descontinuados:

  • 09-Aguardando Processamento TAF
  • 17-Msg Anterior Rejeitada TAF
  • 18-Registro Excluído
  • 21-S-3000 Eliminado Somente TAF

O status 10-Processado TAF terá a descrição alterada para 10-Aguardando Processamento Governo.

Exemplo de como ficará os status após ativação do middleware

Importante: 

  • O processo de ativação não poderá ser desfeito.
  • Ao executar a ação Ativar Middleware será marcado o campo Ativa Serviço eSocial Futuro e preenchido automaticamente o campo Data da efetivação na pasta Conf MID no FP0560 botão eSocial.
  • Após a ativação não poderá ser mais executado a opção de sincronização e ativação do middleware.
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