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Aravés Através deste módulo cadastro você controla o cadastro de tipos de documento. Com os tipos de documento você pode diferenciar documentos podendo classificar os lançamentos financeiros, representando vários fatos ou acontecimentos diferentes. Na janela principal é possível visualizar de forma simplificada, informações de um ou de vários tipos de documento. Você define quantos e quais tipos serão apresentados, criando filtros através do Gerenciados de Filtros (localizado na Barra de Ferramentas).Ao executar um filtro cada cadastro será apresentado em uma linha e as informações em colunas.

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Deck of Cards
idTipo_Doc
Card
idIdentificação
labelIdentificação

Inativo

Na inclusão de novo tipo de documento o sistema carrega como default a opção desmarcada classificando o cadastro como “Ativo”.

Se marcada a opção o cadastro é classificado como “Inativo” e não será apresentado para seleção nos lookups disponíveis nos processos do financeiro.

Classificação

Existem alguns processos que necessitam de tipos de documento específicos. Para identificar estes tipos é necessário definir uma classificação para o tipo de documento:

  • Previsão
  • Adiantamento
  • Devolução
  • Nota de Crédito
  • Gerar IRRF
  • Gerar INSS
  • Gerar IRRF e INSS
  • Gera IRRF PF – alíquota fixa

A apresentação das Classificações abaixo dependerá de configurações nos parâmetros:

  • Adiantamento
  • Devolução
  • Vendor
  • Gera IRRF
  • Gera INSS
  • Gera IRRF e INSS
  • Gera IRRF PF – alíquota fixa

Pagar ou Receber

Você pode definir que o Tipo de Documento seja apresentado apenas para lançamentos a "Pagar" ou apenas para lançamentos a "Receber" ou para lançamentos a "Pagar e a Receber".

Consistir Cliente/Fornecedor

A consistência de Limite de Crédito, Cliente em Atraso e Cadastro Vencido será realizada através do Tipo de Documento quando a opção "Consistir Cliente/Fornecedor" estiver marcada.

Gera Número do Documento

Através deste campo é possível definir se o número do documento será definido pelo usuário, gerado sequencialmente ou cópia da referência do lançamento. Se o campo estiver definido como "Definido pelo usuário" ao incluir um lançamento financeiro utilizando esse tipo de documento, o usuário poderá informar manualmente no campo número do documento um número definido pelo próprio usuário. Se o campo estiver definido como "Gerar número do documento seqüencialmente" o sistema iniciará o processo de geração do número automaticamente a partir da inserção do primeiro lançamento que utiliza este código do tipo de documento parametrizado. Se o campo estiver definido como "Copiar referência" o sistema irá copiar a referência do lançamento financeiro para o campo tipo de documento.

  • Utilizando as opções "Gerar número do documento sequencialmente" ou "Copiar referência" não será possível editar o número do documento no lançamento.
  • Quando o parâmetro "Gera número do documento de acordo com os parâmetros dos lançamentos" estiver marcado, o sistema gera os lançamentos de IRRF e INSS com o número do documento seqüencial de acordo com o seu tipo de documento. (Cada documento com sua numeração).
  • Quando o parâmetro "Gera número do documento de acordo com os parâmetros dos lançamentos" estiver desmarcado sistema gera os lançamentos de IRRF e INSS com o mesmo número do documento do lançamento gerador dos tributos.

Cliente/Fornecedor

Você pode definir que o tipo de documento seja utilizado apenas em lançamentos financeiros de um determinado cliente/fornecedor.

Card
idDados Adicionais
labelDados Adicionais

Dados Adicionais 

Nesta pasta são apresentadas algumas informações de dados adicionais do tipo de documento. Informações sobre alguns campos:

Formato do Sequencial

Informe se o formato do sequencial será em letras ou números.

Separador do Sequencial

Informe o separador do sequencial.

Regra de Numeração

NÚMERO DO MOVIMENTO + SEPARADOR + SEQUENCIAL. Os campos Separador e Sequencial podem ser definidos por tipo de documento.

Exemplo

Número do Movimento = 000235 Separador = / Sequencial = Letra

Gerando 3 lançamentos:

000235/A 000235/B 000235/C

Default para Série do Documento

Ao incluir um lançamento de Entrada/Saída (RM Líber) o sistema irá preencher o campo série de acordo com a série default informada no tipo de documento. Se não existir série definida para o tipo de documento, será utilizada a série default dos parâmetros, em Opções/ Parâmetros/Gerais/Tabelas/Lançamento Sub-pasta Default.

Código do Modelo do Documento

Informe o código do modelo do documento fiscal. Informação utilizada pelo RM Líber. A informação do "Código do Modelo do Documento" é de extrema importância para:

  • Identificação do lançamento na geração dos arquivos em meio magnético gerados pelo módulo de Rotinas Legais do Sistema;
  • Identificação do lançamento de conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga (Tipo 08, 09 e 10);
  • Tabela de Modelos de Documentos Fiscais retirada do RICMS (Regulamento de ICMS).

Pivot Table
id1571230574287_622930187

CÓDIGO    

MODELO

24

Autorização de carregamento e transporte, modelo 24

14

Bilhete de passagem aquaviário, modelo 14

15

Bilhete de passagem e nota de bagagem, modelo 15

16

Bilhete de passagem ferroviário, modelo 16

10

Conhecimento aéreo, modelo 10

11

Conhecimento de transporte ferroviário de cargas, modelo 11

09

Conhecimento de transporte aquaviário de cargas, modelo 9

08

Conhecimento de transporte rodoviário de cargas, modelo 8

17

Despacho de transporte, modelo 17

25

Manifesto de carga, modelo 25

01

Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A

06

Nota Fiscal/conta energia elétrica, modelo 6

03

Nota Fiscal de Entrada, modelo 3

21

Nota Fiscal de serviços de comunicação, modelo 21

04

Nota Fiscal de produtor, modelo 4

22

Nota Fiscal de serviço de telecomunicações, modelo 22

07

Nota Fiscal de serviço de transporte, modelo 7

02

Nota Fiscal de venda a consumidor, modelo 2

20

Ordem de coleta de carga, modelo 20

18

Resumo movimento diário, modelo 18

2A

Nota Fiscal simplificada

2B

Cupom Fiscal emitido por máquina registradora

2C

Cupom Fiscal PDV

2D

Cupom Fiscal ECF

55

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

57

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

67

Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços (CT-e OS) 

Considerar no Relatório RazãoExtrato Cliente/Fornecedor

Os lançamentos financeiros associados aos tipos de documento que estiverem com esta opção desmarcada não serão impressos no relatório razão de clientes/fornecedores.

Espécie CNAB (Cobrança)

O código da espécie de cobrança varia de banco para banco. Este código é utilizado no processo de Remessa de Cobrança.

Eventos Contábeis

Quando definido nos parâmetros do sistema que os defaults contábeis serão cadastrados no Tipo de Documento, ao inserir ou editar um cadastro existente os campos de defaults serão apresentados para preenchimento, são eles:

  • Evento Contábil para Inclusão
  • Evento Contábil para Baixa
  • Evento contábil para Baixa Contábil
  • Evento Contábil para Extrato
  • Evento Contábil para Baixa por Acordo
  • Evento Contábil para Baixa de gerados por Acordo 
  • Evento Contábil para Baixa de Cartão de Crédito
  • Evento Contábil para Liquidação Duvidosa
  • Evento Contábil para Baixa com liquidação duvidosa
  • Evento Contábil para Baixa por Acordo com Liquidação Duvidosa
  • Evento contábil para baixa de Crédito de Adiantamento*

Observações

A definição da utilização será em Parâmetros | Totvs Gestão Financeira | Integração Contábil | Contab. Financeiro | Tabela Default para Evento. Estes campos serão usados para cadastrar o default do evento contábil das respectivas contabilizações do lançamento financeiro.

* O campo de Evento Contábil para Baixa de Crédito de Adiantamento, estará disponível a partir da release 12.1.24. A contabilização será somente na baixa.


Card
idParâmetros
labelParâmetros

Parâmetros

Nesta pasta são apresentadas informações sobre os parâmetros específicos do tipo de documento. Informações sobre alguns campos:

Usar Parâmetros Gerais

Ativando esta opção, o tipo de documento irá respeitar os parâmetros gerais localizados no Assistente de Implantação de Processos (menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus).

Gerar Extrato Compensado na Baixa

Com esta opção marcada, a compensação do registro do extrato proveniente de baixa de lançamento que utiliza este tipo de documento será sempre realizada, mesmo que o parâmetro geral, acessado pelo menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | 02.01.02 - Baixa | Etapa 8 – Baixa 1/2, esteja desativado.

Não Contabilizar Baixa Zerada

Com esse parâmetro ativo, o sistema não irá gerar lançamento contábil referente à baixa de lançamentos que contenham esse tipo de documento e cujo valor baixado for igual a zero. Mesmo que o parâmetro geral, acessado pelo menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | 02.01.02 – Baixa |Etapa 18 – Contab. Baixa, esteja desativado.
Normalmente o valor será zero, quando a baixa se referir a lançamentos envolvendo Adiantamento , Devolução ou Nota de Crédito.

Fórmulas Default

Os campos de fórmulas só estarão disponíveis se o parâmetro "Usar Fórmulas para Valores" estiver ativo. Este parâmetro está no menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Manutenção de Lançamentos | Lançamento | Recursos Adicionais. As fórmulas cadastradas nesses campos serão apresentadas como default ao gerar lançamentos que tenham este tipo de documento cadastrado. O preenchimento de fórmulas por default na inclusão do Lançamento Financeiro terá algumas diferenças quando a inclusão for automática ou quando for manual:

  • Automática

Ao gerar Lançamentos Financeiros automaticamente (via processos ou por outros aplicativos) utilizando um Tipo de Documento que esteja com a opção "Usar Parâmetros Gerais" desmarcada e que não tenha nenhuma fórmula default, o Lançamento será incluído sem fórmulas, mesmo existindo fórmulas default nos parâmetros gerais.

  • Manual

Ao incluir o lançamento manualmente pelo Financeiro, o mesmo será carregado com as fórmulas dos parâmetros gerais, ao selecionar um Tipo de Documento que esteja com a opção "Usar Parâmetros Gerais" desmarcada e que não tenha nenhuma fórmula default, as fórmulas já carregadas não serão apagadas, devido ao fato do sistema não identificar se as fórmulas que já existem foram trazidas dos parâmetros gerais ou se foram incluídas manualmente.

Gera IRRF-PF Alíquota Fixa

Visando atender situações onde o imposto de renda pessoa física deve ser calculado via alíquota fixa, o sistema foi evoluído para permitir tais situações. A nova classificação de tipo de documento "Gera IRRF-PF Alíquota Fixa" deverá ser utilizada nos lançamentos onde o cálculo do imposto deverá desconsiderar a tabela progressiva. Nestes casos, o cálculo do imposto de renda pessoa física respeitará a alíquota fixa previamente informada no cadastro do código de receita associado ao cli/for.

Card
idEventos Contábeis
labelEventos Contábeis

Eventos Contábeis

Quando definido nos parâmetros do sistema que os defaults contábeis serão cadastrados no Tipo de Documento, ao inserir ou editar um cadastro existente os campos de defaults serão apresentados para preenchimento, são eles:

  • Evento Contábil para Inclusão
  • Evento Contábil para Baixa
  • Evento contábil para Baixa Contábil
  • Evento Contábil para Extrato
  • Evento Contábil para Baixa por Acordo
  • Evento Contábil para Baixa de gerados por Acordo 
  • Evento Contábil para Baixa de Cartão de Crédito
  • Evento Contábil para Liquidação Duvidosa
  • Evento Contábil para Baixa com liquidação duvidosa
  • Evento Contábil para Baixa por Acordo com Liquidação Duvidosa
  • Evento contábil para baixa de Crédito de Adiantamento*

Observações

A definição da utilização será em Parâmetros | Totvs Gestão Financeira | Integração Contábil | Contab. Financeiro | Tabela Default para Evento. Estes campos serão usados para cadastrar o default do evento contábil das respectivas contabilizações do lançamento financeiro.

* O campo de Evento Contábil para Baixa de Crédito de Adiantamento, estará disponível a partir da release 12.1.24. A contabilização será somente na baixa.


 Veja Também

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