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  1. Visão Geral
  2. Premissas para adesão
  3. Parâmetros da tela
  4. Listagem de Pendência
  5. Sincronizar TAF X HCM
  6. Ativar Middleware
  7. Exportar Recibos
  8. Importar Recibos

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  1. Não utilizar o TAF para consolidação de eventos;
  2. Possuir o ambiente HCM e TAF atualizados com o pacote de atualização que contenha o middleware;

ATENÇÃO: Esse processo é IRREVERSÍVEL, ou seja, ao realizar a ativação de integração com o Middleware, não será mais possível retornar à integração com o modo OnPremisses.

03. PARÂMETROS DA TELA

Parâmetros da tela FP9895:

CampoDescriçãoValidações/Regras
Empresa - EmpregadorCódigo da empresa do estabelecimento Empregador para o eSocial.

Estes campos ficam desabilitados, não permitindo a alteração pelo usuário.

As informações serão carregadas automaticamente do FP0500A (Complemento eSocial) onde o usuário inclui as informações do Empregador.

Estabelecimento - EmpregadorCódigo do estabelecimento Empregador para o eSocial.
Ação

Indica a ação que o usuário deseja executar no programa. Possui as opções:

  • Listagem de Pendências
  • Sincronizar TAF x HCM
  • Ativar Middleware
  • Exportar Recibos
  • Importar Recibos
  • Listagem de Pendências: 
    • Permite verificar as inconsistências das mensagens sem conectar ao TAF. Para fazer atualização dos status das mensagens, é necessário fazê-lo pelo FP9890/FP9850.
  • Sincronizar TAF x HCM: 
    • Indica que o programa irá verificar as mensagens, conforme faixa de sequência de mensagens informada, verificando o status no TAF e atualizando no HCM. 
  • Ativar Middleware: 
    • Permite a ativação do middleware, caso não exista pendências.
  • Exportar Recibos:
    • Permite exportar as mensagens com status 15 sem recibo.
  • Importar Recibos:
    • Permite informar os recibos para ser gravado nas mensagens.

OBS: As mensagens sem ticketcode não serão considerados no processo.

Importante: Primeiro deve ser executado a ação Sincronizar TAF X HCM. Que irá verificar se existe alguma pendência, caso exista deve ser ajustada. Após, poderá ser ativado o middleware.

Seq MensagemSequência da mensagem.

Informar uma faixa de sequência de mensagem.

Essa opção somente ficará habilitada quando for a ação Sincronizar ou Ativar.

OBS: Se a faixa de sequência de mensagens não for alterada será executado para todas as mensagens.

Desconsiderar Status 15 Sem ReciboIndica se deverá desconsiderar as mensagens com status 15 que não possuam recibo.

Se essa opção for marcada não irá buscar os recibos que estão no TAF e esse processo terá que ser feito manual.  Este campo somente fica habilitado na ação "Ativar Middleware".   

Essa opção somente ficará habilitada quando for a ação Sincronizar ou Ativar.

Arquivo Exportar/ImportarArquivo .CSV para a opção exportar e importar.Essa opção somente ficará habilitado quando for a ação exportar ou importar.

Importante: Primeiro deve ser executado a ação Sincronizar TAF X HCM. Que irá verificar se existe alguma pendência, caso exista deve ser ajustada. Após, poderá ser ativado o middleware.


04. LISTAGEM DE PENDÊNCIAS

Ao executar o FP9895, com a opção Listagem de Pendências, será verificado a existência de pendências que impeçam a ativação do middleware, essa verificação não faz conexão com o TAF e não altera o status das mensagens. Sendo assim, caso a mensagem no monitor eSocial esteja diferente do que está no TAF, o programa irá considerar o status da mensagem do monitor. Caso necessário alterar status das mensagens, o mesmo deve ser realizado pelos programas FP9850/FP9890.

Lista dos status das mensagens que o programa irá listar como pendências, as mensagens precisam possuir ticket code:

  • 9-Aguardando Processamento TAF
  • 10-Processada TAF
  • 12-Rejeitada TAF
  • 13-Rejeitada Governo
  • 14-Erro Conexão Retorno
  • 15-Processado Governo sem Recibo no TAF


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FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Listagem de Pendência

Importante: Este processo pode demorar pois não possui faixa de seleção.

Informações que serão listadas como pendências:

  • Mensagens com status 9-Aguardando Processamento TAF, 10-Processada TAF, 12-Rejeitada TAF , 13-Rejeitada Governo, 14-Erro Conexão Retorno, 15-Processado Governo sem Recibo no TAF.
  • Mensagens S-3000 com status diferente de 15 - Processada Governo, exceto canceladas ou substituídas.

As mensagens que serão listados como pendências, será necessário ajustar as mensagens antes da ativação. Para cada status de mensagem haverá uma observação com orientação para correção da mensagem, conforme exemplo abaixo:

Image Added

Arquivo indicando as pendências e o diretório com o CSV detalhado de cada pendência


Image Added

Exemplo relatório de pendências para ativação do Middleware

05. SINCRONIZAR TAF X HCM

Ao executar o FP9895, com a opção Sincronizar TAF x HCM, será verificado o retorno no TAF de para todas as mensagens da faixa informada no campo Seq        Mensagem que estejam com os seguintes status e possuírem Ticket Code:

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  • Caso na sincronização das mensagens retorne status 14-Erro Conexão Retorno, verificar na listagem de pendências se há alguma mensagem S-1200/S-1210 que não conste no FP9850, caso afirmativo, execute o programa de acerto prghur/spp/eSocial_acerto_S-1200_e_S-1210.p para ajustar o registro e refaça a sincronização da mensagem.
  • As mensagens com status 03-Manual, 05-Automático, 17-Msg Anterior Rejeitada TAF, 18-Registro Excluído, 19-Msg Anterior Rejeitada Governo, 20-Msg Substituída e Mensagens sem Ticket Code não serão consideradas no processo de Sincronização.
    • Nota: Entende-se que as mensagens que não possuem Ticket Code não foram transmitidas para o TAF, caso o status esteja como 15 este foi alterado via programa, não sendo alterado para não impactar no processo.

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06ATIVAR MIDDLEWARE

Ao executar o FP9895 com a opção Ativar Middleware será verificado a existência de pendências que impeçam a ativação. Caso não possuir nenhuma pendência será ativado o middleware.

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  • O processo de ativação não poderá ser desfeito.
  • Ao executar a ação Ativar Middleware será marcado o campo Ativa Serviço eSocial Futuro e preenchido automaticamente o campo Data da efetivação na pasta Conf MID no FP0560 botão eSocial.
  • Após a ativação não poderá ser mais executado a opção de sincronização e ativação do middleware.

...

07EXPORTAR RECIBOS

Irá exportar todas as mensagens da base que estão com o status 15 sem recibo.

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  • Mensagem: Informa a sequência da mensagem no FP9850;
  • Número do Recibo: Esse campo virá em branco;
  • Tipo do Arquivo: Arquivo da mensagem. Ex.: S-1005, S-1200;
  • Para cada tipo de arquivo as colunas seguintes serão alterada com os dados da chave do arquivo conforme abaixo:
    • Arquivo S-1000: 
      • Inicio Validade;
    • Arquivo S-1005:
      • CNPJ/CNO/CAEPF;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1010:
      • Empresa;
      • Evento;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1020:
      • Lotação;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1030:
      • Cargo;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1040:
      • Função;
      • Nível
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1050:
      • Jornada;
      • Intervalo;
      • Flex;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1060:
      • Empresa;
      • Estab/Tomador;
      • G.H.E;
      • Data Início;
    • Arquivo S-1070:
      • Processo;
      • Início Validade;
    • Arquivo S-1200,S-1202,S-1210:
      • CPF;
      • Indicativo Apuração;
      • Período;
    • Arquivo S-1250:
      • Empresa;
      • Estab;
      • Período;
    • Arquivo S-1270:
      • Período;
    • Arquivo S-1280,S-1300:
      • Indicativo Apuração;
      • Período;
    • Arquivo S-1295,S-1298,S-1299:
      • Indicativo Apuração;
      • Período;
      • Sequência;
    • Arquivo S-2190:
      • Empresa;
      • CPF;
      • Data Admissão;
    • Arquivo S-2200,S-2205,S-2206,S-2250,S-2298,S-2299,S-2300,S-2306,S-2399:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
    • Arquivo S-2210:
      • CPF; Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Nr Ocorrência;
      • Seq CAT;
    • Arquivo S-2220:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • ASO;
    • Arquivo S-2230:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • Situação Afastamento;
      • Data Início;
    • Arquivo S-2240:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • Início Condição;
    • Arquivo S-2245:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • Curso;
      • Início Curso;
    • Arquivo S-2221:
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matrícula;
      • Exame;
      • Data Program;
    • Arquivo S-3000:
      • CPF;
      • Empresa;
      • Estab;
      • Matricula;

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08IMPORTAR RECIBOS

Será importado arquivo com a sequência da mensagem e seu respectivo recibo.

...