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FAT0084 - Bloqueio de Crédito do Pedido de Vendas 

Produto:

Faturamento

Ocorrência:

Identificar a causa de o Pedido de Venda ter sido liberado / bloqueado por Crédito "indevidamente"

Ambiente:

SIGAFAT

Passo a passo:

Primeiramente é necessário validar que o Pedido está realmente bloqueado por falta de Crédito. Valide se o registro do Item do Pedido de Vendas está com o campo C9_BLCRED = 01

Maiores detalhes em: FAT0014_Bloqueios_gravados_na_tabela_SC9_nos_Pedidos_de_Venda


1 - Sistema está LIBERANDO por CRÉDITO "indevidamente". Avaliar:

  • Qual o conteúdo do MV_BLOQUEI , está ativado? Para que seja avaliado o crédito na Liberação de Pedidos é necessário MV_BLOQUEI = .T.

  • Caso tenha de bloquear devido à títulos em atraso, qual o conteúdo do A1_RISCO (Risco A sempre libera)? E qual o conteúdo do MV_RISCOx?
    O conjunto dessas configurações permitem uma tolerância de atrasos para passar a considerar como inadimplente e alimentar o campo A1_ATR (Somatória dos valores em atraso desde que o atraso já tenha ultrapassado os dias de limite - conteúdo no parâmetro MV_RISCO"x")

  • Caso tenha de bloquear devido à títulos em aberto com valor superior ao limite concedido, verificar campo E1_STATUS dos título. Se esse campo não estiver preenchido com o conteúdo 'A' (de aberto), o titulo não entra no cálculo para validação de crédito do cliente. O valor do título em aberto deve estar contido no campo: A1_SALDUP (armazena o saldo de duplicatas em aberto do Cliente).
    Observação: Há a rotina FINA410 no módulo Financeiro: "Miscelânea > Recalculos > Ref Dados Cli/For" - FINA410 - que Refaz o Calculo de campos como o A1_SALDUP: http://tdn.totvs.com/display/public/mp/Refaz+dados+clientes+-+fornecedores+--+11185 (dúvidas, contate nossa Equipe de Suporte Financeiro Protheus).

  • É importante esclarecer que não há tratamento para calcular impostos agregados na duplicata antes da emissão do titulo, sendo que o fato gerador do imposto é a emissão da Nota. Desta forma, a Análise automática de crédito abate do saldo de crédito do cliente o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP)

  • Os campos A1_SALPEDL e A1_SALDUP estão com conteúdo correto, registrando o valor de Pedidos já liberados por crédito e o valor dos títulos em aberto, respectivamente, devidamente?
    Avalie a correta composição dos campos tendo em vista que um conteúdo incorreto irá comprometer o resultado da análise automática, visto que tais dados são considerados no cálculo: FAT0134_Composição_de_campos_relacionados_a_Vendas_Clientes

  • O cliente possui mais lojas? Qual o conteúdo do MV_CREDCLI?
    Se = C (Cliente) - Irá validar os dados de todas as Lojas para bloqueio do Cliente.
    Se = L (Loja) - A análise será individual por cada Loja do Cliente (Bloqueio por loja).
    Importante: Este parâmetro tem o objetivo de indicar se deve ser consultada a situação de outras Filiais antes de liberar o Pedido, de modo a permitir o bloqueio com base na inadimplência de outra Filial do mesmo Cliente.

  • Qual o conteúdo do MV_LIMINCR ?
    Define o Valor mínimo para submeter os Pedidos à avaliação de crédito

  • O TES desse Pedido gera Título Financeiro?
    Caso não, valide o conteúdo do MV_LIBNODP (Submeter à liberação de crédito itens com TES que não geram duplicata)


2 - Sistema está BLOQUEANDO por CRÉDITO "indevidamente". Avaliar:

  • Qual o motivo do bloqueio no campo C9_BLCRED?
    Se for = '04 - Vencto do Limite de Crédito' então, verifique se uma das demais Lojas do Cliente (dependendo do MV_CREDCLI - detalhes do parâmetro acima) está com limite vencido (A1_VENCLC).
    É importante esclarecer que, mesmo que o cadastro deste cliente esteja bloqueado por meio do campo A1_MSBLQL , as definições em seu cadastro ou situação financeira continuam sendo consideradas para análise de crédito. O bloqueio apenas impede de utilizar o registros em outras rotinas, conforme: FAT0099_MSBLQL_Bloqueio_de_Registro_Cadastro

  • Quais os conteúdos de A1_MOEDALC , C5_MOEDA e MV_MCUSTO ? Devem estar compatíveis.

  • A análise automática de crédito abate do Saldo de crédito do cliente (A1_LC) o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP).
    Deste modo, sendo que os A1_SALPEDL e A1_SALDUP consomem o crédito, avaliar: Qual o conteúdo dos 3 campos relacionados à Vendas do Cadastro do Cliente? Estão todos de acordo? Verifique: FAT0134_Composição_de_campos_relacionados_a_Vendas_Clientes

  • Qual o conteúdo do A1_RISCO ? Risco E sempre bloqueia.
    Riscos B, C e D bloqueiam se ultrapassar a tolerância definida no MV_RISCOx. Neste caso, avaliar: qual o conteúdo do MV_RISCOx ?

  • Esse cliente possui títulos no Financeiro? Como está o campo E1_STATUS desses títulos? Se esse campo estiver preenchido com o conteúdo 'A' (de aberto), o titulo entra no cálculo para abatimento do limite de crédito do cliente (A1_SALDUP), e pode ser bloqueado por RISCO caso esse título esteja em atraso.

  • O produto inserido nesse pedido possui estoque disponível? Verifique o conteúdo do MV_BLQCRED
    Este parâmetro, se preenchido com .T. permite bloquear o crédito propositalmente caso não haja saldo de estoque disponível para atender o pedido, de forma a não comprometer o saldo de limite de crédito.

Observação: Títulos relacionados à Recebimento Antecipado (RA) são considerados como Saldo de Títulos do Cliente (A1_SALDUP). Esse tipo de título não é utilizados exclusivamente em pedidos de venda.

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