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Este documento tem como finalidade orientar os clientes da TOTVS a como realizar todo o processo de instalação e/ou atualização do produto TAF, tanto para a entrega do eSocial quanto de qualquer outra obrigação acessória já existente no produto.

Índice

Índice

Contexto

O Instalador/Atualizador do TAF, foi criado com o intuito de simplificar o processo de instalação/atualização para clientes que utilizam o TAF como solução segregada ao ERP ( Clientes que utilizam o TAF como um módulo do Protheus, ou seja, utilizam outros módulos além do TAF, não devem utilizar essa funcionalidade)


Instalação

Esse passo tem como objetivo demonstrar a instalação do TAF, utilizando o Instalador:

Pré-Requisitos

  1. Banco de Dados criado e vazio (Bancos Homologados para o TAF);
  2. Espaço em Disco;
  3. Sistema Operacional Windows.

Passo a Passo

1- Fazer o Download da última versão do Instalador disponível no Portal do Cliente;

2- Descompactar o arquivo baixado

3- Fazer a instalação através do arquivo com permissões de Administrador do Windows

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Selecione quais produtos deseja realizar a instalação (possível realizar a instalação do TAF e/ou TSS)

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Selecione o diretório de instalação. É recomendável que a instalação seja feita no diretório indicado.

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Informe o IP e Porta do License Server (+infos)

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A interface acima, foi criada para que sejam informados os dados de conexão com o Banco de Dados, para isso, são listados os produtos selecionados para instalação. 

Selecione a opção "Parâmetros da Instalação" dos produtos TAF/TSS e preencha os dados de conexão com o Banco de Dados:


Clique em "Testar" para validar se os dados informados estão corretos

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Informe as Portas HTTP do TAF/TSS, essas portas serão utilizadas para comunicação entre os produtos.

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Informe a Porta HTTP utilizada para abertura das interfaces do TAF do Futuro 

Dica
titleTAF do Futuro

O Projeto TAF do futuro tem como objetivo evoluir o produto gerando visões gerenciais para entrega de suas obrigações acessórias com uma melhor experiência do usuário, iniciamos pelo eSocial e REINF mas iremos replicar todo esse novo modelo de usabilidade para todas as obrigações contempladas pelo produto. Estamos utilizando o PORTINARI para essa reformulação ( Saiba mais sobre o Portinari ), isso nos permite evoluir muito principalmente a questão de usabilidade.


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Confirme o início da Instalação e será iniciado o Processo:


Ao final do processo será mostrada a tela da finalização com sucesso da instalação.


E será aberto o TAF automaticamente para execução do Wizard de Configuração do TAF.

Atualização

Esse passo tem como objetivo demonstrar a atualização do TAF utilizando o novo atualizador.

Pré-Requisitos

  • TAF instalado em sua estrutura padrão:

Ou seja, toda a estrutura de pastas devem estar na RAIZ, caso contrário, o sistema não irá apresentar o ambiente para instalação.

  • Nome do Ambiente deverá obrigatoriamente ser TAF:

Aviso
titleImportante

O gateway DBAccess deve estar no ar.

Passo a Passo

Após realizar o Download do Portal do Cliente da última versão, executar o arquivo baixado com permissões de Administrador.

Selecione a opção "Atualizar produtos já instalados"

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A imagem acima exibe a interface questionando quais produtos o cliente utiliza. Repare que NÃO é apresentada a opção Protheus, pois clientes deste produto NÃO DEVEM UTILIZAR o atualizador. Caso clientes da linha Protheus prossigam com a operação, será aplicada a atualização de toda a sua base de dados e não somente do TAF.

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Confirme a janela apresentada.

Termo de Aceite (Alerta de Processo crítico)

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Termo de Aceite (Leitura de Documentação)

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Termo de Aceite (Backup)

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Acima estão listados todos os ambientes do TAF/TSS que possuem a estrutura correta para atualização.

Selecione o ambiente desejado e Clique em Próximo

A interface acima, foi criada para que seja informado os dados do usuário e senha do Protheus, para isso clique em "Parâmetros da Instalação"


Informações
titleAtenção

Caso o ambiente não possua a seção HTTP contendo no final do atributo PATH o conteúdo fixo http-root(+infos), então será aberta a seguinte interface:

Informe a Porta HTTP utilizada para abertura das interfaces do TAF do Futuro

Dica
titleTAF do Futuro

O Projeto TAF do futuro tem como objetivo evoluir o produto gerando visões gerenciais para entrega de suas obrigações acessórias com uma melhor experiência do usuário, iniciamos pelo eSocial e REINF mas iremos replicar todo esse novo modelo de usabilidade para todas as obrigações contempladas pelo produto. Estamos utilizando o PORTINARI para essa reformulação ( Saiba mais sobre o Portinari ), isso nos permite evoluir muito principalmente a questão de usabilidade.

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Informe o usuário e senha do TAF com permissão de Administrador e Clique em Próximo


Confirme a tela de Backup


Pode-se acompanhar os detalhes da atualização, através do botão .. (ao lado da barra de progresso)


Tela gerada ao Fim da Atualização com Sucesso.

Tela gerada ao fim da Atualização com Falha

Caso aconteça algum erro na atualização, o rollback será executado e serão apresentados as seguintes interfaces

Clicando no botão .. (ao lado da barra de progresso),são exibidos os detalhes dos erros.

Backup da Aplicação (Atualização)

No momento do início da atualização, o atualizador cria um backup do ambiente dentro do rootpath do TAF:

Nomenclatura do diretório de backup tafbkpdd.MM.yyyy-hh.mm.ss (dd=dia, MM=mês, yyyy=ano, hh=hora, mm=minuto, ss=segundo referente ao início de execução do atualizador)


Esse diretório contém apenas o backup da Aplicação TAF.

Esse diretório nunca é excluído de forma automática.

Não é realizado o backup do Banco de Dados 


Observações

Pontos Importantes

  • O atualizador/instalador foi projetado para rodar apenas em ambiente Windows;
  • O atualizador foi desenvolvido para clientes que utilizam o TAF como solução "SEGREGADA", caso utilize algum módulo Protheus além do TAF, O ATUALIZADOR NÃO DEVERÁ SER UTILIZADO;
  • É altamente recomendável que seja feito backup da Aplicação e Banco de Dados antes de rodar o atualizador;
  • Se o ambiente estiver utilizando os metadados como ADS (dbf), será realizado a conversão para CTREE de forma transparente;
  • Caso haja erro na conversão dos SXs, será realizado o rollback de seu ambiente de forma transparente;
  • Caso haja erro na execução do UPDDistr, será realizado o rollback, para isso a execução do UPDDistr é dividida em 2 partes:
    • Simulação - Rodar em modo simulação em busca do possíveis erros, caso tenham erros, o rollback é efetuado e será avisado ao usuário qual o erro, para que o mesmo seja corrigido manualmente.
    • Produção - Caso tenha sucesso na execução em modo simulação, deverá ser executado em modo "Produção" ou seja, efetuando as devidas alterações no dicionário de dados.

O que verificar caso o ambiente não

foi

apareça para seleção no momento da Atualização

  • Estrutura de pastas

A estrutura de pastas deve seguir a mesma instrutura que disponibilizada no momento da instalação, conforme exemplo abaixo:

Onde, no diretório raiz deverá possuir as pastas principais da aplicação (apo/bin/system/systemload).

Dentro da pasta "bin" também deverá estar no padrão:

Onde, deverá possuir as pastas do binário (app/appserver/smartclient).

  • Nomenclatura do Ambiente

O nome do ambiente deverá ser TAF


O que fazer caso o Atualizador "congelar" no momento da sua execução

Existe a possibilidade de que no momento da atualização, por alguma ocorrência não mapeada, o Atualizador congele, caso no momento da execução, seja identificada essa ocorrência, o usuário deverá:

  1. Forçar o fechamento do aplicativo de atualização (utilizando recursos de Sistema Operacional);
  2. Acessar o rootpath (estrutura do TAF) e procurar pela seguinte pasta tafbkpdd.MM.yyyy-hh.mm.ss (onde dd=dia, MM=mês, yyyy=ano, hh=hora, mm=minuto, ss=segundo referente ao início de execução do atualizador)

Esse diretório, contém o backup realizado no início da atualização, deverá ser copiado o conteúdo que está dentro do mesmo e colado no rootpath (estrutura do TAF), para que o ambiente volte a sua estrutura original (anterior a instalação).