Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: binary and image files updated
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
53481-Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque EMS2
53481-Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque EMS2

FAQ: 53481-Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque (EMS2)
Produto:Datasul
Versão:2
Sintoma
53481-Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque (EMS2)
Causa
Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque (EMS2)
Solução

Dúvidas relacionadas a pagamentos via cheque (EMS2)

Existem três rotinas que permitem pagamentos via cheque no EMS2, a rotina de baixa manual (programa AP0505), a rotina de baixa por cheque nominal (programa AP0514) e a implantação de antecipações (AP0503A).

Nos programas AP0505 e AP0503A, sempre que se tratar de portador bancário (modalidade cobrança simples) assume que o pagamento é via cheque, se o portador for não bancário (modalidade carteira) não gera cheque, sendo que não haverá saída em conta corrente, apenas em caixa.

No programa AP0505, caso o valor da baixa seja igual ao valor vinculado contra antecipação, também não ocorrerá pagamento via cheque, apenas o abatimento dos valores entre a antecipação e a duplicata

No programa AP0514, o pagamento será sempre via cheque.

Nas três rotinas será seguida a regra definida no talonário (programa CD1109), onde indica se o controle de cheques do talonário é manual ou automático, sendo que haverá apenas um talonário com situação 'Ativo' para o portador de cada vez.

Talonario

Ao parametrizar o talonário com controle 'Automático' não será solicitado o número do cheque no momento do pagamento (programas AP0503A, AP0505 e AP0514), apenas o portador e o favorecido do cheque, assim ao emitir fará um agrupamento no mesmo cheque conforme o portador, data e favorecido.

Pagamentos efetuados via cheque em portador cujo talonário seja automático, somente vão gerar movimentação em conta corrente (módulo caixa e bancos) após a emissão do cheque (programas AP0511, AP0533 ou AP0523), antes da emissão apenas ficará constando a baixa no contas a pagar.

Ao parametrizar o talonário com controle 'manual', será solicitada a numeração do cheque no momento dos pagamentos (programas AP0503A, AP0505 e AP0514), gerando movimentação em conta corrente (módulo caixa e bancos), independentemente da emissão deste cheque.

Caso o campo favorecido nas rotinas de pagamento demonstre apenas as opções 'Fornecedor' e 'Portador', deve ser verificado se o usuário está cadastrado no cadastro de permissões de usuários do contas a pagar (programa AP9000) e se o parâmetro 'Altera favorecido' está marcado, uma vez marcado este parâmetro será demonstrada também a opção 'Outro favorecido', permitindo que o usuário digite o nome o favorecido do cheque.

As rotinas de emissão de cheques (Programas AP0511, AP0533 e AP0523) possuem um bloqueio, permitindo somente a seleção de faixa de datas referentes a períodos abertos, conforme a data de início do módulo (Programa AP0301) e os períodos da contabilidade (Programa CT0104), por exemplo:

- Se a data de início do módulo for 01/10/2008 e os períodos abertos da contabilidade sejam de 01/06/2008 até 31/12/2008, as rotinas de emissão de cheques somente permitirão que a faixa de datas informadas seja entre 01/10/2008 até 31/12/2008.

Como existem muitos lay-out´s para impressão de cheques, as vezes até mais de um para o mesmo banco, nem sempre estes programas atendem a necessidade de impressão dos clientes, sendo que os fontes dos programas AP0511 e AP0533 são liberados sem custo para que os clientes possam adaptá-los ao lay-out que desejam utilizar.

O programa AP0523 trata impressão via impressora Slip (impressora de cheques), neste caso o lay-out depende exclusivamente da impressora, assim dúvidass relacionadas a lay-out devem ser tratados junto ao fabricante da mesma.

Caso haja a necessidade de utilizar talonários com controles manuais e automáticos para o mesmo portador, o ideal é que seja criado um portador com numeração diferente (CD0901) vinculado a mesma conta corrente, assim poderá ser criado talonário parametrizando cada um dos portadores de forma diferente, um manual e outro automático, utilizando o portador correspondente a cada necessidade de pagamento.

Se preferir modificar o controle do talonário (manual ou automático) no mesmo portador, será necessário que todos os cheques estejam emitidos, se houver algum cheque não emitido (poderão consultar a situação do cheque no programa AP0806) não permitirá a mudança.

Consulta de portadores

Ao finalizar a consulta através desta faq, favor ranquea-la clicando sobre as estrelas, para que possamos identificar possíveis necessidades de melhoria nesta faq.