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O TOTVS | SmartClient é responsável pela conexão entre a máquina do usuário e o SmartERP Protheus. Ele combina o poder da ferramenta de interface Web com a tecnologia para desktop, retirando assim, a limitação do navegador (browser)  no acesso ao sistema de arquivos da estação do usuário. Com esta ferramenta, teremos todos os ambientes centralizados em um único aplicativo, isto é possível por meio das configurações dos ambientes.

Com ele é possível ter acesso aos drivers de impressoras, leitores de dados e outros periféricos, além de acesso à outros softwares de integração como o pacote Office.


Veja como instalar e utilizar o Smartclient Electron:

Deck of Cards
idID1
Card
id01
labelInstalação
Expandir
titleInstalação do Smartclient Electron no Windows

Faça o download do arquivo compactado do Smartclient Electron.


Execute o Setup.exe e escolha o diretório de destino para a instalação.


Clique em Instalar e aguarde o processo de instalação.


Após a conclusão da instalação, aparecerá a seguinte mensagem:


Expandir
titleInstalação do Smartclient Electron no Linux

Neste momento, somente possuímos suporte à versão Windows.
Estamos em processo de construção do SmartClient Electron, no Linux e Mac e, ambos, possuem a previsão para o ano de 2020.

Expandir
titleInstalação do Smartclient Electron no MacOS

Neste momento, somente possuímos suporte à versão Windows.
Estamos em processo de construção do SmartClient Electron, no Linux e Mac e, ambos, possuem a previsão para o ano de 2020.

Card
id04
labelExecutando o Auto-Update

O SmartClient Electron possui a funcionalidade de se auto atualizar. Para isto, no momento da abertura do aplicativo será apresentada uma mensagem no rodapé da tela indicando que há uma atualização. 

Ao clicar no balão contendo a mensagem de atualização, será exibido uma nova tela com o processo de instalação. 

O processo de atualização está descrito abaixo:

Card
id02
labelConfiguração
Card
id02
labelConfiguração

Após a conclusão da instalação, localize e execute o aplicativo Smartclient.


A tela para acesso ao ambiente será exibida: 

Programa Inicial: 
Refere-se ao módulo inicial do Protheus que quer acessar. As opções possíveis estão os módulos: SIGAATF, SIGACOM, SIGAFAT, SIGAFIS, SIGAADV e SIGAMDI para acesso a todos os módulos e SIGACFG para o configurador do Protheus.


Comunicação no cliente: 
Nome que identifica a forma como o Smartclient se comunicará com o servidor Protheus. Deve ser configurado através do botão com a engrenagem.


Ambiente no servidor: 
Refere-se aos ambientes existentes no Protheus ao qual irá realizar o login, como por exemplo: Produção, Homologação e Desenvolvimento.


Clique no botão Configuração:


A tela seguinte mostra as opções para configurar o idioma da interface, o programa inicial que virá preenchido na tela de login para acessar o ambiente, a comunicação no cliente e o ambiente no servidor.

Interface:
Indica o idioma para a execução do ambiente. Recomendamos utilizar Português.


Programa Inicial:
Refere-se ao módulo inicial do Protheus que será acessado. Neste ponto, é apresentado sempre como padrão ao usuário.
As opções possíveis estão os módulos: SIGAATF, SIGACOM, SIGAFAT, SIGAFIS, SIGAADV e SIGAMDI para acesso a todos os módulos e SIGACFG para o configurador do Protheus.


Comunicação no cliente:
Refere-se à configuração de servidores disponíveis para o usuário.


Para configurar os servidores, vá para a sessão de TCP.

Pode-se criar uma nova configuração de servidor ou alterar a opção existente. Neste último caso, clique duas vezes sobre uma comunicação já existente.


Será apresentada a seguinte tela: 

Nome:
Identifique qual servidor vai se conectar. recomendamos utilizar os nomes: Produção, Desenvolvimento e Homologação.


Tipo:

Refere-se ao tipo de comunicação que será feita com o servidor do SmartERP, as opções são: TCP ou HTTP.

Ao se selecionar uma conexão TCP/IP deverá informar o IP e porta nas opções Endereço e Porta.

Aviso

Para acesso ao SmartERP a conexão deve ser por HTTP informando apenas a url (Endpoint), na opção endereço.


Endereço: 
Nessa opção deve ser preenchido o endereço fornecido pela TOTVS, para acesso ao ambiente.

Este endereço é fornecido no e-mail de boas vindas e também poderá ser coletado através do Portal T-CLOUD.

Para mais informações sobre o Portal T-CLOUD, clique aqui.



Ao término da configuração, clique na opção OK e inicie o ambiente. Com isso, o SmartClient já está apto para acessar o ambiente do Protheus.

Ao fazer o acesso será realizada configuração do Smartclient:

Aguarde e, após a conclusão, acesse o Protheus normalmente.


O processo completo está descrito abaixo:

Aviso

Lembre-se sempre de estar com o aplicativo atualizado em sua última versão. Caso não esteja, podemos devolver uma tela de erro em vermelho com uma mensagem de  "Exceção de programa".  


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