Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
iconfalse
titleContabilização do Reajuste


Para contabilizar o reajuste é necessário informar no Contrato de Venda no grupo Dados Gerais, item Contabilidade, os eventos contábeis para Reajuste. Estes eventos podem ser por percentual ou por fórmula. 

Eventos por Percentual

É necessário escolher no item do evento o valor de incidência que será usado na contabilização e o percentual dele que será considerado. São várias possibilidades, escolha atentamente de acordo com sua necessidade.


Eventos por Fórmula

Nessa opção a fórmula é sempre executada duas vezes. Uma para o contexto de Correção Monetária e outra para o contexto de Juros de Contrato. É necessário que a fórmula identifique qual contexto do reajuste está sendo executado no momento e com esta informação proceda com o cálculo correto da contabilização para este contexto. Para isso é necessário ter um item para Correção Monetária e outro para Juros de Contrato. E em cada item, deve ser usada uma fórmula específica para ele. Sendo assim, no item de Correção Monetária, deve ser verificado qual o contexto de contabilização está sendo executado. Se for de Correção Monetária, a fórmula deve fazer o cálculo e retornar o valor esperado. Se for o contexto de Juros de Contrato, a fórmula deve retornar 0. Assim se garante que o valor gerado na fórmula de Correção Monetária, seja contabilizado apenas no lote de Correção Monetária evitando que ele seja incluído também no lote de Juros de Contrato. Para a contabilização de Juros de Contrato deve-se proceder de forma análoga. 

A verificação de qual contexto está sendo executado é feita pela variável de contexto TIPOREAJUSTE que terá um dos dois valores, CM para Correção Monetária e JUROS para Juros de Contrato.

Exemplo de Fórmula a ser usada no item de contabilização de Correção Monetária:

SE CONTEXTO('TIPOREAJUSTE') = 'CM' ENTAO

     1000

SENAO

     0

FIMSE;


Exemplo de fórmula a ser usada no item de contabilização de Juros de Contrato:

SE CONTEXTO('TIPOREAJUSTE') = 'JUROS' ENTAO

     500

SENAO

     0

FIMSE;

Nos exemplos acima foram usados valores fixos, sendo 1000 para Correção Monetária e 500 para Juros de Contrato. Porém, é possível fazer vários cálculos para se chegar no valor desejado, declarando e usando variáveis, usando funções de fórmulas, chamada de outras fórmulas, chamadas de consultas SQL, além claro de operações matemáticas.

Os trechos dos códigos que retornam 0 são para garantir que quando o contexto não é o desejado para aquela fórmula o valor considerado seja 0.  Isso faz com que não seja gerada nenhuma linha de contabilização em lotes indesejados.


Informações

ATENÇÃO: O processo de reajuste será executado automaticamente pelo módulo financeiro, ao executar os processos de baixa e cancelamento de baixas de parcelas. Também será executado a contabilização do reajuste desta parcela alterada Ao baixar uma parcela no Financeiro, será executado o reajuste do Imobiliário, verificando a data da baixa, para que esta parcela fique reajustada até a data da baixa da parcelas. Ao cancelar uma baixa de parcelas, será executado o reajuste do Imobiliário, verificando a ultima data de reajuste do grupo, para que esta parcela fique reajustada igual as demais parcelas do seu grupo de financiamento.

...