Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

View file
nameContabilizaçãoIFRS16.xlsx
height250


Observação:

Para os contratos que estão sendo implantados a partir da liberação do tratamento de curto e longo prazo, basta seguir o que está descrito acima.

Mas, para contratos já implantados e que estão sendo calculados mensalmente, o saldo foi implantado todo na conta de curto prazo, então o tratamento é o seguinte:

  • caso o saldo de longo prazo tenha sido implantado manualmente na conta de longo prazo e esteja sendo ajustado mensalmente, a partir do próximo cálculo das apropriações de leasing, o programa já vai fazer o tratamento para tirar o valor mensal da conta de longo prazo e trazer para a conta de curto prazo. Neste caso não precisará mais ser feito o lançamento manual de transferência do longo para o curto prazo
  • agora, caso o saldo de longo prazo não tenha sido implantado manualmente na conta de longo prazo, então o saldo restante de longo prazo deverá ser implantado manualmente, antes de ser realizado o primeiro cálculo das apropriações de leasing com o novo pacote (este lançamento vai tirar o saldo de longo prazo da conta de curto prazo e transferir para a conta de longo prazo).  Então, com este saldo implantado, o programa de cálculo vai transferir o valor mensal da conta de longo para a conta de curto prazo. Para saber qual é o saldo de longo prazo, poderá ser utilizado o programa FAS318AA (relatório de contratos). Nele existe uma opção de exportar para Planilha Excel. Deve ser marcada a opção "Apropriações Leasing". Aí na planilha excel gerada, basta somar a coluna "Base Leasing" correspondente aos meses que representem o longo prazo  do arrendamento, para fazer o lançamento na conta de longo prazo (Leasing Financeiro Longo Prazo) e a coluna "Valor Encargo"  correspondente aos meses que representem o longo prazo dos encargos, para fazer o lançamento na conta de longo prazo (Encarg Financ Leas Longo Prazo)


Importante

Na geração dos títulos do Contas a Pagar, não existirá o controle de documentos a vencer a curto e longo prazo, pois no Contas a Pagar não existe controle de curto e longo prazo.

...