Histórico da Página
Descrição | Cadastro da Estrutura Curricular - Educação Básica/EJA |
---|---|
Observações | O documento a seguir descreve como deve ser criada a Estrutura Curricular para os cursos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Cadastro realizado mediante TEMPLATE do S.G.E para todos os Departamentos Regionais da CNI (Confederação Nacional das Indústrias). |
Retornar para página inicial do SESI
- Cadastro do Curso:
- Acesse Módulo Educacional | TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos:
- Todos os cursos que o SESI pode oferecer estarão disponibilizados neste cadastro. Assim é possível criar um novo registro ou editar um já existente.
Para editar, basta selecionar o Curso desejado, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição.
Para inserir um novo registro, cliente em Incluir.
- Cadastre o Nome do curso, informe o Código INEP (Código da Instituição de Ensino para o Censo Escolar), se houver necessidade, defina o Segundo Nome do curso.
Selecione qual a Modalidade o curso pertence de acordo com o nível de ensino da Educação Básica.
Dica A Modalidade EJA (3) é aplicada aos cursos da EJA Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e EJA Ensino Médio. E para o curso Nova EJA e EJA Profissionalizante deve ser utilizado os códigos (8) e (7) respectivamente.
- Antes de concluir o cadastro do curso, fique atento às informações a serem cadastradas na aba Campos Complementares.
- Acesse Módulo Educacional | TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos:
- Cadastro da Série. Acesse Módulo Educacional | TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Cursos | Anexos: Séries
- Além das informações da aba Identificação, não esqueça de preencher as informações dos Campos Complementares. Algumas são utilizadas para o envio da produção ao SCAE.
Estrutura de Séries para cada Curso:
Código Descrição do Curso Modalidade do Curso Código - Descrição da Série EJA EF I Educação de Jovens e Adultos - Anos Iniciais (3) EJA 1 - 1° ano
2 - 2°ano
3 - 3°ano
4 - 4°ano
5 - 5°anoEJA EF II Educação de Jovens e Adultos - Anos Finais (3) EJA 6 - 6°ano
7 - 7°ano
8 - 8°ano
9 - 9°anoEJA EM Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio (3) EJA 1 - 1°ano
2 - 2°ano
3 - 3°anoEJA PRO EJA Profissionalizante (7) EJA Profissionalizante EJA PRO EM EJA - Profissionalizante EM NOVA EJA Nova EJA (8) Nova EJA 1 - EJA - EF Anos Iniciais
2 - EJA - EF Anos Finais
3 - EJA - EM
- Cadastro da Matriz Curricular (não deixe de preencher o campo de Carga Horária).
- Registros do Período.
- Seleção das Disciplinas da Matriz Curricular que irão pertencer à grade que o aluno irá cursar na série em questão. Todas são provenientes do cadastro realizado em Currículo e Oferta | Disciplinas.
- Modalidade EJA (3):
O Grupo de Complemento (Planejamento Escolar) define a junção de vários Tipos de Complementos da Disciplina:- Metodologias de Ensino;
- Competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes)
- Práticas Pedagógicas
- Sistema de Avaliação
- Referências Básicas
- Referências Complementares
- Objetivo e Papel da Disciplina
Por exemplo, a disciplina de Língua/Literatura Portuguesa é ofertada em diferentes cursos e séries. Em cada grade curricular (matriz curricular) ela assumirá diferentes papeis (tipos de complemento) de acordo com o regimento interno da Instituição de Ensino.
- Modalidade EJA PROFISSIONALIZANTE (7) e NOVA EJA (8):
- Modalidade EJA (3):
No caso da Modalidade da NOVA EJA e EJA Profissionalizante, as disciplinas são cadastradas como COMPETÊNCIAS. Neste caso, o Grupo de Complemento é utilizado também, para agrupar de acordo com a Área do Conhecimento.
Nota |
---|
Para que a integração com o LMS funcione corretamente, bem como, o Rendimento Escolar da NOVA EJA e EJA Profiissionalizante, é essencial que tenha a área de conhecimento (grupo de complemento) e a carga horária na disciplina da matriz curricular. |
Retornar para página inicial do SESI