Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Existem 4 formas de gerar lotes de pagamento no SIGAPLS. Essas formas são definidas no cadastro da Rede De Atendimento (RDA), no campo BAU_CALIMP.

O tipo modelo 1, utilizando geração de Pedido de compras, gera informação na tabela do módulo de Compras (SIGACOM) que somente após ser realizada a entrada na nota irá gerar registros nas tabelas de contas à pagar. Os títulos de impostos, bem como os cálculos de impostos, são feitos de acordo com as configurações do backoffice. Este modelo é o recomendado para as RDAs que a operadora utiliza o módulo SIGACOM e irá trabalhar com recebimento de nota fiscal. 


O tipo modelo 2, utilizando geração de títulos no financeiro direto, gera informações na tabela de contas à pagar no ato da geração do lote de pagamento. Os títulos de impostos, bem como os cálculos de impostos, são feitos de acordo com as configurações do backoffice. Este modelo é recomendado para a operadora que deseja poder realizar o pagamento já no momento da geração do lote de pagamento, pois não tem um passo intermediário.


O tipo modelo 3, utilizando cálculo integrado com o Recursos humanos (SIGAGPE) e geração de títulos no financeiro, gera informações nas tabelas de contas à receber, porém, a apuração das bases é realizada pelo SIGAPLS e o cálculo é feito também pelo SIGAPLS, utilizando parametrizações e funções do SIGAGPE. Esse modelo é recomendado para operadoras que deseja poder realizar o pagamento já no momento da geração do lote de pagamento, utilizam o SIGAGPE e a RDA referente tem outro vínculo na folha de pagamento que recebe pela folha de pagamento (ex: vínculo de médico cooperado no PLS, recebendo pelo financeiro, e vínculo de Diretor no GPE, recebendo pela folha de pagamento . Esse é o único modelo que apura bases em dois módulos distintos do Protheus para fins de impostos e a menos que exista essa situação de duplo vínculo e via de pagamento distinta, é recomendado utilizar o modelo 2 (somente financeiro) ou o modelo 4 (somente folha de pagamento).


O tipo modelo 4, utilizando pagamento pela folha de pagamento, módulo SIGAGPE, gera informações na tabela de lançamentos da folha, que então deve ser processado o cálculo do período da folha no SIGAGPE para efetuar o pagamento. Nesse caso a parametrização da folha de pagamento é levada em conta para geração de impostos e pagamento. Este modelo é o recomendado para RDAs que irão receber pela folha de pagamento os valores gerados pelo SIGAPLS.

Cada RDA pode estar configurada com um tipo de pagamento somente. É possível alterar essa configuração, mas é recomendado que termine o fluxo de processamento dos lotes já gerados antes de alterar ou os exclua e gere no novo modelo escolhido.


Nota
titleConsiderações

...

gerais importantes
  • Caso haja lançamentos de débitos para a RDA no lote de pagamento (feitos através da rotina PLSA755), e a RDA esteja parametrizada com os modelos 1, 2 ou 3, será gerada uma NDF (Nota de Débito ao Fornecedor) correspondente à este débito, que será compensado através da rotina de compensação do módulo financeiro. Essa compensação irá ocorrer no momento da geração para os modelos 2 e 3 e no momento da entrada da nota para o modelo 1.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

...