Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice
maxLevel2
exclude.*VISÃO GERAL
typeflat

A

TermoDefinição
Agendamento

O agendamento é o registro antecipado que prevê e autoriza uma entrada ou saída de veículos de carga em um estabelecimento do Embarcador, sendo que este pode ser:

  • Esporádico;
  • Recorrente.

...

TermoDefinição

Ocorrência de Transporte

É o termo atribuído a uma variedade de eventos que podem acontecer durante o transporte ou entrega da carga.

São exemplos de ocorrências: os atrasos na entrega, as reentregas e os sinistros.

Um caso específico de ocorrência de transporte é a ocorrência de entrega, evento que acontece a cada entrega realizada com sucesso, indicando o término da operação de transporte entre o remetente e o destinatário.

Operação

Representa uma sequência de atividades predeterminadas envolvendo um veículo para coleta ou entrega de cargas dentro de um estabelecimento do Embarcador.

...

P

TermoDefinição

Pedágio

É uma tarifa vinculada à utilização das vias de transporte.

A forma de cobrança do pedágio para veículos de carga é calculada em função do número de eixos em funcionamento.

No Brasil, o repasse do valor dos pedágios à tarifação do frete é regulamentado pela Lei do Vale-pedágio, a qual determina que nas lotações do tipo carga fechada o Embarcador deve pagar antecipadamente ao Transportador o valor dos pedágios do itinerário e nas lotações do tipo carga fracionada concede ao transportador o direito de cobrar, por fração de peso, um determinado valor que cubra a despesa com os pedágios do itinerário, proporcional à ocupação parcial do veículo pela carga de cada embarcador.

No segundo caso, o valor do pedágio é destacado no Conhecimento de Transporte de Cargas, porém, não é considerado receita operacional ou rendimento tributável. Por isso, para fins de recolhimento e recuperação deve ser subtraído da base de cálculo do ICMS, do PIS e do COFINS, e nos casos previstos nas leis Municipais, da base de cálculo do ISS.

Peso Cubado,
Peso Cúbico,
Peso Dimensional ou
Peso Volumétrico

É o peso calculado multiplicando-se o volume da carga pela taxa de cubagem do Transportador.

Peso Real ou
Peso Bruto
É o peso total da carga considerando inclusive o peso das embalagens.

Peso Taxável,
Peso Taxado,
Peso Tarifável ou
Peso Para Cálculo

É o maior peso entre o Real e o Cubado, sendo utilizado no cálculo do frete peso.
Ponto de Controle

É cada etapa relacionada às operações de recepção e despacho dos veículos.

São exemplos: portarias, balanças, locais de inspeção e docas.

Pré-fatura

A pré-fatura pode ter duas finalidades:

  • Ser uma prévia das faturas de fretes, enviada pelo Embarcador ao Transportador para demonstrar as Notas Fiscais transportadas e os valores previstos pelos cálculos de frete, correspondentes às prestações de serviço.
  • Ser utilizada para provisionar o valor do frete no módulo Financeiro, gerando um título de provisão que será estornado com a fatura definitiva.

A utilização da pré-fatura é facultativa para ambas as finalidades e varia em função do tipo de parceria e negociação existentes entre o Embarcador e os Transportadores, bem como, na forma de controle financeiro/contábil praticado pelo Embarcador.

ProvisãoExpectativas de valores de frete a serem pagos aos Prestadores de Serviço de Transporte em operações realizadas ou iniciadas em um período contábil, cujas comprovações fiscais ocorrerão efetivamente em um período contábil posterior.
ProvocadorÉ o responsável pelo acontecimento da ocorrência, podendo ser o Embarcador, o Transportador, o Destinatário ou outro.

...