Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE 

Índice

01. VISÃO GERAL

O Bloco X consiste no envio de arquivos obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) para a base de dados da SEF/SC. São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque. A medida permite melhor acompanhamento e fiscalização das transações de venda ao consumidor final.

Para o comércio varejista de materiais de construção em geral, o prazo se encerra em 15 de janeiro do próximo ano. Já para os restaurantes, bares e similares, a data limite é 1º de março de 2020. O prazo final para todos os estabelecimentos aderirem ao Bloco X é 1º de junho de 2020.


Fonte: http://www.sef.sc.gov.br/midia/noticia/2286 

02. PRÉ-REQUISITO

Para que o envio do arquivo do bloco x ocorra será necessário possuir o cadastro da impressora com o número de credenciamento no TOTVS Chef. Este cadastro por sua vez, é feito de forma automaticamente na checagem do ECF, na abertura do TOTVS Chef PDV,

Contudo, após o cadastro da impressora é necessário o cadastro do número de credenciamento, para realizar este cadastro, basta acessar o Menu: Cadastros>Credenciamento ECF.

Após acessar o menu descrito acima irá ser exibido a tela ilustrada na imagem abaixo, basta preencher o campo “número credenciamento” em seguida ir no Menu: Operações > Gravar dados na ficha.


Feito o cadastro do credenciamento será necessário também o cadastro do certificado digital no cadastro lojas. Para realizar este processo basta acessar o Menu: Cadastros > Lojas >lojas.



Após acessar o menu será aberto o formulário de cadastro de lojas, onde deverá ser acessado a aba NF-e/NFCe e no campo Certificado, selecionar o certificado correspondente na loja que previamente deverá estar instalado na máquina.


Caso um destes passos descritos acima não seja feito, ao abrir o PDV, será exibida a mensagem da imagem abaixo, indicando que o passo acima deverá ser realizado.



03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Envio do arquivo


Na checagem do ECF, após a emissão da redução Z, será realizado de forma automática a execução do aplicativo TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV), este aplicativo por sua vez é responsável pelo envio do arquivo ao SEFAZ.

O TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV) ficará executando de forma oculta na barra de tarefas, conforme imagem abaixo.


Quando o aplicativo TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV) fizer a comunicação com o SEFAZ, e enviar o arquivo será retornado um número de recibo, no qual este número será utilizado para consulta da situação do arquivo no SEFAZ.

O aplicativo TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV) faz a comunicação com o SEFAZ a cada 1 minuto, e retorna à situação do arquivo ou tenta enviar os arquivos que estão pendentes sem erro.

Caso aplicativo TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV) tente fazer o envio do arquivo e ocorra algum erro por algum motivo, ao realizar a checagem do ecf será exibido a seguinte mensagem

Esta mensagem mostra por sua vez o número de arquivos pendentes de envio, caso este número chegue a 20 arquivos pendentes, por lei o estado realiza o bloqueio do sistema para vendas.


04. MONITORAMENTO DE ENVIO DE ARQUIVOS E REENVIO DOS ARQUIVOS


Monitoramento de envio dos arquivos 

Caso os arquivos não tenham sido enviados pode ser que este já ocorrendo algum problema com os dados contidos no arquivo.

Para verificar o envio dos arquivos você pode clicar com o botão direito no aplicativo TOTVSTransmissorArquivosPAF (C:\Ms\Misterchefnet\PDV), que fica localizado na barra de tarefas perto do relógio, e posteriormente clicar em exibir conforme ilustrado na imagem abaixo.

                    

Após o procedimento descrito acima, será aberto o programa onde terão listados os arquivos gerados e suas situações atuais.

O aplicativo exibe o tipo do arquivo o nome do arquivo que composto pelo padrão Redução Z e data referente ao movimento da redução z, o código do recibo retornado pelo SEFAZ, as datas de referência o status do envio e a mensagem de retorno do SEFAZ, que em caso de erro poderá ser verificado o motivo do erro. Conforme visto na imagem abaixo.

Reenvio de arquivos

No menu operações temos a opção de reenvio, que ao usar esta função o sistema tentará enviar o arquivo selecionado para o SEFAZ.




Templatedocumentos


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>