Histórico da Página
INTEGRAÇÃO GPEAADIAPI
Contexto de negócio (Introdução)
Cada vez mais o mercado exige que operações complexas e manipulação de dados sejam mais ágeis e com custos reduzidos. Com o RH não é diferente, os processos cada vez mais complexos, com muitas variáveis a serem analisadas na contratação, os recrutadores precisam de agilidade na análise e uma avaliação mais crítica no momento de contratar um novo recurso.
Com essa necessidade e a importância desta área dentro da empresa, softwares especializados em gestão de pessoal estão cada vez mais presentes no mercado e foi neste contexto que surgiu a necessidade da criação de uma interface que possibilite automatizar o cadastro do período de estabilidade dos funcionários dentro do ERP através de uma interface de integração.
Sistemas Envolvidos
Protheus (módulo Gestão de Pessoal): Módulo responsável pela gestão dos dados dos funcionários, folha de pagamento e dentre outros cadastros pertinentes aos colaboradores.
- NG
Integração
O objetivo desta integração é permitir que o RH ou área responsável pelo Gestão de Pessoal do Protheus, receba os dados dos Adicionais dos funcionários de outros sistemas especializados, reduzindo assim o trabalho de inclusão/alteração/exclusão manual dessas informações dentro do sistema;
- Benefícios
- Não terá um investimento alto de tempo para o cadastramento, pois os dados já serão enviados, editados ou excluídos através da integração a cada requisição do sistema especialista através da API de Adicionais
- Arquitetura (Tecnologia)
Toda integração entre o Protheus e o Sistema é feita por intermédio de comunicação direta com os Web Services(que são fixos) REST(Representation State Transfer) utilizando o formato JSON(JavaScript Object Notation) de serialização de dados, onde através da ativação do serviço do REST do Protheus esteja disponível para utilizar o serviço.
Escopo
Por intermédio desta integração será disponibilizada a seguinte funcionalidade:
- Atualização dos Adicionais de Periculosidade e Insalubridade do funcionário no módulo SIGAGPE;
Fora do escopo
- Automatização de consultas dos adicionais do funcionario
- Importação de base cadastral - dados do Funcionário,
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
- Versões mínimas do Protheus: 12.1.30
- Possuir acesso à Internet, caso o sistema que venha a utilizar a integração com a aplicação Protheus.
- Estrutura de rede estável, para que haja tráfego de dados sem interrupção.
- Protheus devidamente configurado e serviço Rest habilitado em seu server.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si.
As informações mínimas necessárias para este tópico são:
Ativação/Desativação da integração
Por padrão esta integração estará em repositório, porém demanda realizar a devida configuração conforme abaixo:
- Configuração de Webservice Rest no Protheus no formato apresentado na seguinte documentação (Exemplo de Configuração de Webservice REST)
Controle de Ambiente
Exige que os seguintes pontos sejam revisados:
- Protheus com sua arquitetura devidamente estruturada.
- Módulo de Recrutamento e Seleção com suas entidades base, devidamente populadas por dados que no momento da integração serão utilizados na criação do registro de currículo.(Para melhor compreensão, analise o cadastro de currículo e verifique os campos que possuem consultas em outras tabelas se as mesmas estão com os seus dados devidamente cadastrados).
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade da linha Microsiga Protheus, onde será analisada pela equipe de suporte da Totvs.
Fluxo das Informações
Esta integração traz a funcionalidade exclusivamente à área de Gestão de Pessoal, no processo de alteração dos adicionais do funcionario
Processos
O Sistema requisitante enviará as informações via json para a interface de integração, desta forma será gerado um novo registro na tabela de Período de Estabilidade no Protheus, caso tenha êxito na geração do registro, será retornado a mesma estrutura de json confirmando sua gravação, caso contrário enviará as informações de inconsistências citadas nos próximos tópicos.
Limitações / Restrições Gerais
- Com o objetivo de manter a estrutura e a agilidade da estrutura Rest, o Web Service Rest receberá registro individual dos adicionais de cada funcionario
- A integração não contemplará exclusão de registros no Protheus, para isso o usuário deverá acessar o ERP e excluir manualmente o mesmo.
Como realizar a chamada da API REST
Para realizar a integração com o parceiro TOTVS é necessário as informações básicas de consulta para retorno dos funcionários desejados.
- Preenchimento do EndPoint da API GPEAADIPI;
- Utilizar a chamada do método Put e do Serviço Additional;
- Preenchimento dos parâmetros obrigatórios da API.
Totvs custom tabs box | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBS: Estas mensagens de validações serão retornadas sempre que algum campo passado que seja obrigatório ou que algum campo enviado tenha sua origem de dados em outra tabela e não seja localizado na mesma, vale lembrar que são apenas exemplos de mensagens de erros e podendo variar o nome da propriedade enviada. |
Checklist de suporte da aplicação
Itens a serem verificados durante o atendimento:
- Verificar se os pré-requisitos foram atendidos para a chamada da API;
- Verificar se na chamada da API o EndPoint, o nome do serviço e todos os campos obrigatórios foram informados;
- Verificar se o retorno da API apresenta algum erro tratado (códigos e mensagens de erro citados neste documento) e consultar a solução na mesma tabela que descreve o erro;
- Em caso de erro não tratado, verificar se possui alguma informação de banco de dados, conexão com o servidor ou algo que possa identificar a origem do problema.