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  • Manual de Customização RM - Relatórios Oficina

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Manual Operacional - Relatórios Oficina

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Objetivo Desse Documento

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O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as customizações denominadas "relatórios", que serão disponibilizadas junto à solução customizada de 'Gestão de oficinas de aprendizagem' para facilitar a gestão

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Síntese

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como um todo.

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titleImportando os relatórios

Para importar os relatórios, logado e dentro do sistema RM, navegue até o módulo "Gestão", em seguida no menu "RM Reports". Será solicitado um filtro e após a aplicação do mesmo, vá até o menu "Processos" e escolha a opção "Importar Estrutura de Relatório".
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Figura 01 – Importando o relatório.

Uma tela será exibida para navegação e escolha do(s) relatório(s) a ser(em) importado(s). Escolha o(s) relatório(s) e clique em "Abrir".
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Figura 02 – Escolhendo o relatório

Em seguida será exibida a última tela para conclusão do processo. Para tal, clique no botão "Executar".
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Figura 03 – Concluindo a importação

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titleParametrização

Após a importação dos relatórios é necessário realizar a parametrização dos mesmos. Para isso, logado e dentro do sistema RM, acesse o módulo "Customização" e acesse o menu "Parâmetros". Em seguida navegue até a aba "Relatórios" e faça a associação de cada Lookup com seus respectivos relatórios conforme o exemplo ilustrado abaixo.

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Figura 04 – Parametrização

Relatórios

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titleRelatório de Frequência

Sobre


O relatório de frequências visa demonstrar a situação dos alunos com relação ao comparecimento (ou não) às aulas ministradas. A base do relatório será o plano de aulas da sala da oficina, alunos matriculados na sala da oficina e o lançamento da frequência diária.
No plano de aula serão recuperadas todas as aulas da disciplina (juntamente com suas datas), na sala da oficina serão recuperados os alunos matriculados (status '1 – Matriculado) e equipe de cada aluno.
No lançamento da frequência serão recuperadas as situações de cada aluno – presente ou ausente – para cada dia do plano de aula.
O intervalo de datas a ser considerado para o relatório será sempre o período (data início até data fim) do bimestre/etapa relativo à sala da oficina informada/selecionada para a emissão do relatório.

Emissão (Win)


Para a emissão do "Relatório de Frequência", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Relatório de Frequência".
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Figura 05 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (etapas cadastradas no 'Modelo de etapas da matriz aplicada' no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso. Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as salas das oficinas das quais o usuário é/foi professor em alguma das disciplinas.
Disciplina: Lista com as disciplinas da sala da oficina selecionada no filtro acima. Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as disciplinas das quais o usuário é/foi professor. A lista de disciplinas somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada.
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Sala da oficina'. Os filtros 'Sala da oficina' e a 'Disciplina' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e serão estas as referências para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.


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Figura 06 – Filtros do relatório
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Figura 07 – Relatório de frquência

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titleRelatório de Conceitos

Sobre


O relatório de conceitos objetiva apresentar o desempenho dos alunos nas avaliações aplicadas durante a oficina (individual/equipe e recuperações denominadas cognitivas), o resultado da etapa, o conceito de conselho de classe, o resultado final e a avaliação de habilidades relacionais.
Ao final do relatório, mas como parte deste, serão apresentadas as 'Observações de desempenho' cadastradas pelos professores para os alunos referente a alguma avaliação.
A sua emissão (geração) será considerando como referência a sala da oficina e disciplina a serem informadas/selecionadas pelo usuário. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, apesar de já estarem contempladas na sala da oficina, estarão disponíveis entre os filtros para restringir o número de salas da oficina a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção.
Este relatório se baseará no cadastro de etapas (cadastradas no TOTVS Educacional através de 'Parametrização por Curso | Modelo de Etapa da Matriz'), no cadastro de avaliações da etapa (cadastrados nas avaliações da etapa no TOTVS Educacional através de 'Parametrização por Curso | Modelo de Etapa da Matriz | Modelo de Avaliação por Curso'), alunos matriculados na sala da oficina e o lançamento de conceitos.
Serão recuperadas as etapas (de acordo com as etapas definidas na sala da oficina) que sejam do tipo 'Notas' (atributo da etapa no cadastro de etapas do TOTVS Educacional) e, através da etapa principal (assinalada na sala da oficina), serão recuperadas as avaliações (cadastro de avaliações da etapa do TOTVS Educacional).
Na sala da oficina serão recuperados os alunos matriculados (junto com a equipe de cada aluno) e no lançamento de conceitos customizado serão recuperados os conceitos lançados para cada aluno em cada avaliação (e recuperações mas uma recuperação, para o TOTVS Educacional, será uma avaliação).

Emissão (Win)


Para a emissão do "Relatório de Conceito", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Relatório de Conceito".
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Figura 08 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no 'Modelo de etapas da matriz aplicada' no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em 'Modelo de etapas da matriz aplicada') no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso. Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as salas das oficinas das quais o usuário é/foi professor em alguma das disciplinas.
Disciplina: Lista com as disciplinas da sala da oficina selecionada no filtro acima. Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as disciplinas das quais o usuário é/foi professor. A lista de disciplinas somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada.
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Sala da oficina'. Os filtros 'Sala da oficina' e a 'Disciplina' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e serão estas as referências para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.

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Figura 09 – Filtros do relatório
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Figura 10 – Relatório de conceitos

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titleRelatório de Planos de Aulas/Oficinas

Sobre


O andamento das aulas é registrado na solução customizada através do plano de aulas onde são preenchidas, entre outras informações, o conteúdo previsto, realizado, tarefas de casa para cada aula ministrada (dada). O relatório de planos de aulas/oficinas visa demonstrar o andamento de aplicação das aulas da sala da oficina considerando tais informações.
A geração/emissão deste relatório será realizada considerando a sala da oficina, disciplina e professor(es) informadas/selecionadas pelo usuário. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, apesar de já estarem contempladas na sala da oficina, estarão disponíveis entre os filtros para restringir o número de salas da oficina a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção.
A base do relatório será o plano de aulas da sala da oficina, onde serão recuperadas todas as aulas de acordo com os filtros sala da oficina, disciplina e professores selecionados. Junto às aulas recuperadas também recuperaremos e apresentaremos as informações de horário das aulas (hora início e hora fim), professor, conteúdo previsto, conteúdo realizado, tarefas de casa, data de realização da aula, indicativo de reposição, indicativo de professore substituto e professor substituto.
O intervalo de datas a ser considerado para o relatório será sempre o período (data início até data fim) do bimestre/etapa relativo à sala da oficina informada/selecionada para a emissão do relatório.

Emissão (Web)


O acesso a geração deste relatório será através do menu 'Relatórios' no dashboard (web) e será controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão gerar o relatório de acompanhamento de oficinas.
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Figura 11 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado;
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente);
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo).
Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE;
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina;
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada);
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso.
Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as salas das oficinas das quais o usuário é/foi professor em alguma das disciplinas;
Disciplina: Lista com as disciplinas da sala da oficina selecionada no filtro acima.
Quando o acesso ao relatório for realizado por um usuário professor então serão mostrados apenas as disciplinas das quais o usuário é/foi professor.
A lista de disciplinas somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada;
Professor (es): Lista com todos os professores da disciplina acima selecionada definidos na associação disciplinas x professores da sala da oficina onde esta lista estará em ordem alfabética pelo nome do professor.
Este parâmetro terá a particularidade de o usuário poder selecionar mais de um professor.
Os planos de aulas, pelos campos professor responsável e professor substituto, serão filtrados de acordo com os professores aqui selecionados. Caso nenhum professor seja selecionado então o relatório considerará todos os planos de aulas (da disciplina e sala da oficina selecionadas).
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Sala da oficina'. Os filtros 'Sala da oficina' e a 'Disciplina' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e serão estas as referências para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.
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Figura 12 – Filtros do relatório

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Figura 13 – Relatório de Planos de Aula/Oficina (Pág. 1)
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Figura 14 – Relatório de Planos de Aula/Oficina (Pág. 2)

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titleConsulta de Monitoria de conteúdos

Sobre

Wiki Markup
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Na solução customizada de oficinas de aprendizagem poderemos ter um número elevado de conteúdos por disciplina bem como poderemos, a cada oficina, ter parte destes conteúdos associados (ou todos). A consulta de monitoria de conteúdos destina-se a apresentar o cruzamento das informações entre os conteúdos cadastrados (cadastro geral de conteúdos, customizado) e os conteúdos programados nas oficinas de maneira a assinalar qual conteúdo foi programado por qual oficina em determinado período de tempo.
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A recuperação/apresentação destas informações abrangerá todas as oficinas selecionadas pelo usuário do período (selecionado pelo usuário), mas sempre considerando oficinas ofertadas ou em oferta (ambas através da Manutenção de ofertas\[Sala da oficina\]). Ainda como filtro, disponibilizaremos as opções de seleção da unidade de ensino, curso, série/ano, período letivo e bimestre/etapa como auxílio para balizar as oficinas a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção. A opção de disciplina, que estará presente entre as opções de filtro, fará com que as informações sejam recuperadas (e apresentadas) apenas para as disciplinas selecionadas pelo usuário.
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O resultado apresentado para a Monitoria de conteúdos poderá ser exportada para arquivo (PDF, CSV).
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O acesso a esta consulta será através do menu 'Monitoria de Conteúdos' no dashboard (web) e será controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão acessar a consulta de monitoria de conteúdos.
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Emissão (Web)


Para auxiliar o filtro de oficinas, para a seleção pelo usuário, será utilizado o cadastro de Manutenção de oferta no sentido de recuperar (por unidade de ensino, curso, série/ano, período letivo, bimestre/etapa, turno) as salas das oficinas ofertadas e, por conseguinte, as oficinas.
A base do relatório envolverá o cadastro geral de conteúdos, onde serão recuperadas todos os conteúdos de acordo com o curso das oficinas selecionadas (para as disciplinas selecionadas), e do cadastro de conteúdos das oficinas, onde serão recuperadas os conteúdos associados às oficinas selecionadas (para as disciplinas selecionadas).
Assim que o usuário acionar o atalho de acesso à "Monitoria de Conteúdos" o sistema apresentará uma interface para que sejam informados/selecionados para quais oficinas e disciplinas a monitoria de conteúdos será exibida.

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Figura 15 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado;
Aluno: será exibida uma lista com todos os alunos da unidade selecionada matriculados nos cursos com metodologia oficina (campo complementar do curso METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim').
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Este campo NÃO permitirá a multi-seleção;
Série/Ano: Lista com as séries do curso selecionado para que seja informado pelo usuário para quais séries/anos as salas das oficinas/oficinas serão filtradas.
Campo do tipo multi-seleção permitindo a seleção de mais de uma série/ano.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Tal opção de filtro estará disponibilizada no modo multi-seleção permitindo que o usuário selecione/marque um ou mais períodos letivos;
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo).
Opção a ser disponibilizada como multi-seleção permitindo que o usuário selecione um ou mais registros de Bimestre/Etapa;
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina. Tal opção de filtro será disponibilizada como multi-seleção permitindo ao usuário selecionar mais de um turno;
Oficinas: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Para a montagem da lista de oficinas o sistema recorrerá ao cadastro de Manutenção de ofertas (Salas das oficinas) aplicando os filtros citados acima e mais a situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA'. As oficinas a serem apresentadas nesta lista serão as oficinas resultantes das salas das oficinas retornadas da aplicação destes filtros.
Este parâmetro é o principal para a recuperação e exibição da monitoria de conteúdos e será obrigatório a seleção de ao menos uma oficina.
Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais oficinas.
Será disponibilizada uma opção 'Todas' de maneira que o relatório considere todas as oficinas presentes neste parâmetro/filtro;
Disciplina: Lista com as disciplinas do curso selecionado no filtro acima (disciplinas serão recuperadas com base nas disciplinas da matriz curricular do curso selecionado).
Esta opção de filtro será disponibilizada no modo multi-seleção possibilitando ao usuário selecionar mais de uma disciplina.
A exibição da monitoria de conteúdos será recuperada e exibida considerando, a nível de conteúdos, apenas as disciplinas aqui selecionadas.
Após o preenchimento dos parâmetros/filtros o usuário deverá acionar um atalho para a execução/geração da consulta. Neste momento teremos uma validação se as disciplinas e conteúdos das disciplinas das matrizes curriculares das séries/anos assinaladas/marcadas são EXATAMENTE as mesmas. Caso isto não se confirme então uma mensagem explicativa será apresentada ao usuário e o sistema interromperá a geração da consulta (até que se faça a equalização das disciplinas/conteúdos nas matrizes curriculares das séries/anos do curso ou o usuário altere a seleção das séries/anos).


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Figura 16 – Filtros do relatório

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Figura 17 – Relatório de Monitoria de Conteúdos

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title
Consulta de Acompanhamento de matriculas nas oficinas

Sobre


Esta consulta visa apresentar ao usuário a situação das matriculas de alunos nas salas das oficinas ofertadas pela instituição com informações de Oficina, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e sala física. Tais resultados serão apresentados de maneira quantificadas através totais de vagas, totais de matriculados, matriculados e vagas por série/ano.
Como filtro disponibilizaremos as opções de seleção da unidade de ensino, período letivo, bimestre/etapa, turno, oficina e sala da oficina onde através destes, caso preenchidos, restringirão as salas das oficinas a serem consideradas na recuperação e exibição dos totalizadores de inscrições.
O acesso a esta consulta será através do menu 'Acompanhamento de matriculas' no dashboard (web) e será controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão acessar a consulta de monitoria de conteúdos.
A recuperação/apresentação das informações desta consulta considerará as salas das oficinas pois são nestas que estão definidas a temporariedade de oferta bem como vagas e restrições de vagas por série/ano . Também será utilizada a estrutura customizada que mantém as inscrições de alunos, a entidade que mantém as matriculas em salas das oficinas e as entidades do TOTVS Educacional – SGE para identificar em que série/ano estão matriculados os alunos inscritos nas oficinas.

Emissão (Web)


A consulta de acompanhamento de matriculas será composta por uma interface única onde apresentaremos, na parte de cima da interface, uma seção de parâmetros/filtros, e o restante da interface será destinada para apresentar o resultado referente aos totalizadores de matriculas. Então, ao usuário acionar o atalho de acesso à consulta de acompanhamento de matriculas, o sistema apresentará a interface para que o usuário informe/selecione os parâmetros e execute a geração da consulta.
O título estará presente antes dos campos de filtros e conterá o seguinte texto: 'TOTALIZADOR DE MATRICULAS' (letras maiúsculas e negrito).
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Figura 18 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso. Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado;
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente);
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE;
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina;
Oficinas: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima, ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Para a montagem da lista de oficinas o sistema recorrerá ao cadastro de Manutenção de ofertas (Salas das oficinas) aplicando os filtros citados acima e mais a situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA'. As oficinas a serem apresentadas nesta lista serão as oficinas resultantes das salas das oficinas retornadas da aplicação destes filtros.
Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais oficinas.
Será disponibilizada uma opção 'Todas' de maneira que o relatório considere todas as oficinas presentes neste parâmetro/filtro;
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso.
Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais oficinas.
Será disponibilizada uma opção 'Todas' de maneira que o relatório considere todas as salas das oficinas presentes neste parâmetro/filtro.

Obs.: A recuperação de dados será sempre a partir das salas das oficinas e como temos várias opções de filtro determinaremos as prioridades na seguinte ordem e forma:

  1. Salas de oficinas a partir da seleção de itens do filtro 'Salas das oficinas';
  2. Salas de oficinas a partir da seleção de itens do filtro 'Oficinas' e demais filtros;
  3. Salas de oficinas a partir das demais opções de filtro, não 'Salas das oficinas' e não 'Oficinas'.



Após o preenchimento dos parâmetros/filtros o usuário deverá acionar um atalho para a execução/geração da consulta.

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Figura 19 – Filtros do relatório
Uma vez que teremos uma interface única para apresentação dos parâmetros/filtros (parte de cima da interface) e resultado da consulta então não há necessidade de repetir as informações de filtros na área destinada ao resultado da consulta.
O resultado da consulta será apresentado por oficinas/salas das oficinas (linhas) e para cada sala da oficina apresentaremos os totalizadores de vagas/matriculas (colunas) referente à sala da oficina. Estas informações estarão dispostas nas seguintes colunas: Total de vagas, Total de matriculados e colunas de totais de matriculados para a série/ano e totais de matriculados para a série/ano para as séries/anos dos cursos cadastrados no TOTVS Educacional (cursos disponibilizados como Oficina através do campo complementar 'METODOLOGIA OFICINA').


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Figura 20 – Relatório de Totalizadores de Matrículas

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titleRelatório de Alunos em Oficinas

Sobre


O relatório de alunos em oficinas (salas de oficinas) é uma listagem da distribuição/alocação dos alunos nas salas das oficinas onde devem constar as informações do aluno (equipe, RA, nome e série/ano em que está matriculado no TOTVS Educacional – SGE).
A sua emissão (geração) será considerando como referência a sala da oficina e, caso informada, equipe onde estas serão informadas/selecionadas pelo usuário como filtro. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno e oficina apesar de já estarem contempladas na sala da oficina, estarão disponíveis entre os filtros para restringir o número de salas da oficina (e equipes) a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção.
Este relatório se baseará no cadastro de Manutenção de oferta no sentido de recuperar as salas das oficinas (por unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno), nos alunos matriculados na sala da oficina e tabelas do TOTVS Educacional para recuperar a série/ano onde os alunos das salas das oficinas estão regulamente matriculados.

Emissão (Win)


Para a emissão do relatório "Alunos em Oficinas", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Alunos em Oficinas".
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Figura 21 – Emitindo o relatório
Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado), a unidade de ensino (Filial) informada para a sala da oficina.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Salas das oficinas: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso. Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais salas das oficinas.
Equipes: Lista com as diferentes equipes das salas de oficinas selecionadas acima no filtro acima. A lista de equipes somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada. Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais equipes.
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis entre os filtros (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Salas das oficinas'. O filtro 'Salas das oficinas' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e serão estas as referências para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.
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Figura 22 – Filtros do relatório
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Figura 23 –Relatório de alunos em oficinas

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titleBoletim do Aluno

Sobre


O relatório de boletim customizado, e que será denominado 'Boletim do aluno', visa apresentar os conceitos obtidos pelo aluno nas disciplinas durante o período letivo por bimestre/etapa relacionando estas às oficinas cursadas. Junto a informação dos conceitos, também por bimestre/etapa, será apresentada a quantidade de faltas. Ao final, como resultado dos conceitos obtidos entre os bimestres/etapas, serão apresentadas informações do conceito final e total de aulas, por disciplina, e percentual de frequência geral, considerando todas as disciplinas. As informações sobre conceitos e faltas serão recuperadas diretamente do TOTVS Educacional - SGE.
O resultado obtido em 'Habilidades relacionais' será apresentado em uma linha após as disciplinas e também será por bimestre/etapa. Para este tipo de avaliação não apresentaremos a coluna referente ao resultado final. Os resultados referentes às 'Habilidades relacionais' serão recuperados na solução customizada de gestão de oficinas.
Ao final do relatório, em seu verso, serão apresentadas informações 'textuais' (forma de texto, descritivo, não conceitual) relativas aos pareceres de desempenho, por bimestre/etapa, informado pelos usuários professores/pedagogos no decorrer do período letivo e/ou bimestre/etapa. Estes pareceres serão recuperados no TOTVS Educacional – SGE.
As referências para a sua emissão serão o período letivo, o aluno e as salas das oficinas cursadas por ele durante o período letivo. Estes parâmetros deverão ser informados/selecionadas pelo usuário durante a etapa de filtros. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, salas das oficinas estarão disponíveis entre os filtros para auxiliar a seleção de para qual aluno o relatório será emitido.

Emissão (Win)


Para a emissão do relatório "Boletim do Alunos", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Relatório de Boletim de Alunos em Oficinas".
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Figura 24 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no TOTVS Educacional - SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado) e a unidade de ensino/Filial.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso.
Alunos: Lista de alunos matriculados no TOTVS Educacional – SGE e inscritos/matriculados em salas das oficinas (status '1 – Matriculado'). A lista de alunos estará filtrada pelo demais campos informados nos filtros (por exemplo, se o uma sala da oficina for selecionada a lista apresentará apenas os alunos inscritos em tal sala da oficina).
Obs.: As informações essenciais para a emissão do boletim são o período letivo e o aluno e estes serão de preenchimento obrigatório. Os demais campos dos filtros são auxiliares para limitar a quantidade de alunos no filtro 'Alunos' e facilitar ao usuário encontrar o aluno desejado.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.
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Figura 25 – Filtros do relatório
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Figura 26 – Relatório Boletim do Aluno
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Figura 27 – Relatório Boletim do Aluno

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titleBoletim da Oficina

Sobre


Este relatório visa apresentar uma lista de alunos x disciplinas onde nestes cruzamentos apresentar os conceitos/número de faltas obtidos pelos alunos em cada disciplina. As informações serão os dados dos alunos (equipe, RA, nome e ano/série em que está matriculado no TOTVS Educacional – SGE), os conceitos (da etapa de maior código e do tipo 'Notas' entre o mesmo bimestre/etapa) obtidos pelos alunos na disciplina e os totais de faltas dos alunos na disciplina considerando a etapa/bimestre.
As informações sobre conceitos e faltas deste requisito serão recuperadas diretamente da gestão customizada de oficinas.
A sua emissão (geração) será considerando como referência a sala da oficina e, caso informada, a equipe onde estes serão informadas/selecionadas pelo usuário como filtro. As informações de unidade de ensino, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno e oficina apesar de já estarem contempladas na sala da oficina, estarão disponíveis entre os filtros para restringir o número de salas da oficina (e equipes) a serem apresentadas para que o usuário efetue a seleção.

Emissão (Win)


Para a emissão do "Boletim da Oficina", acesse o módulo "Customização", em seguida o Menu Relatórios e escolha o item "Relatório de Boletim da Oficina".
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Figura 28 – Emitindo o relatório

Uma tela de filtros será exibida contendo os seguintes filtros:
Unidade de ensino: Lista das unidades de ensino/filiais as quais o usuário logado possui permissão de acesso.
Por padrão virá preenchido com a unidade de ensino que o usuário está logado.
Curso: Lista de todos os cursos cadastrados no TOTVS Educacional - SGE (que estejam com o campo complementar METODOLOGIAOFICINA marcado/selecionado como 'Sim'). A lista de cursos será filtrada de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado.
Período letivo: Lista de períodos letivos de acordo com o nível de ensino do contexto onde o usuário está logado. Por padrão virá preenchido com o período letivo relativo ao ano da data atual do sistema (data corrente).
Bimestre/Etapa: Lista de bimestres/etapas (cadastradas no modelo de etapas da matriz aplicada no TOTVS Educacional – SGE) para o período letivo selecionado acima ou todos os bimestres/etapas cadastrados (caso não tenha sido feita a seleção de um período letivo). Apenas as etapas do tipo 'Notas' estarão presentes nesta lista. Por padrão virá preenchido com o bimestre/etapa correspondente ao mês corrente (data atual) de acordo com as datas de início/fim das etapas cadastradas (em Modelo de etapas da matriz) no TOTVS Educacional – SGE.
Turno: Lista de turnos previamente cadastrados no TOTVS Educacional - SGE. Os registros de turnos disponíveis para a seleção estarão filtrados pelo nível de ensino do contexto (onde o usuário está logado) e a unidade de ensino/Filial.
Oficina: Lista das oficinas, cuja situação/status seja 'FINALIZADA' e que sua unidade de ensino seja, ou a mesma da unidade de ensino selecionada acima ou uma das unidades de ensino que o usuário logado possui acesso (caso não a unidade de ensino acima não tenha sido selecionada).
Sala da oficina: Lista das salas das oficinas de situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' ou 'ENCERRADA' devidamente filtrada pelos campos acima citados ou, caso não preenchidos, será filtrado pelas unidades de ensino que o usuário possui acesso.
Equipes: Lista com as diferentes equipes das salas de oficinas selecionadas acima no filtro acima. A lista de equipes somente será apresentada caso a sala da oficina seja informada. Esta opção de filtro será multi-seleção possibilitando a marcação de um ou mais equipes.
Obs.: Como as salas das oficinas já possuem as informações de Unidade de ensino, Curso, Período letivo, Bimestre/Etapa, Turno e Oficina então estes campos estarão disponíveis entre os filtros (não obrigatórios) e servirão para restringir a quantidade registros a serem apresentados pelo filtro 'Salas das oficinas'. O filtro 'Salas das oficinas' devem ser obrigatoriamente informados/selecionados e será esta a referência para a emissão do relatório.
Após inserir os filtros desejados, clique em "Gerar" para visualizar o relatório.

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Figura 29 – Filtros do relatório
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Figura 30 – Relatório Boletim da Oficina


Histórico de Atualização do Documento

5.1. Histórico de Versões


Autor

Versão

Data

Descrição das alterações

Seção

Pag.

Luiz Henrique R. Abranches

1.0

01/09/2015

Criação do manual