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  • Manual Operacional da Customização - Pronatec

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Projetos: FS007272

Nome do cliente: FIEP

Objetivo


O manual a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa. Todas as funcionalidades descritas neste manual se baseiam no que está descrito nos documentos de especificação dos projetos abaixo e alterações de escopo:

  • FS007272-Pronatec



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titleParametrização PRONATEC

Pré-requisitos


Esse processo não possui pré-requisitos.


Descrição do processo


Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para calcular e controlar os pagamentos referentes a assistência estudantil na forma pecuniária dos alunos matriculados em cursos PRONATEC.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, por meio do menu Parâmetros para cálculo PRONATEC | Parâmetros PRONATEC, o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.


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Deverão ser parametrizados as seguintes informações:


Campo

Descrição

WS Pronatec

Endereço do WebService Pronatec

Chave

Chave criptografada de acesso ao WS Pronatec.

Banco

Código de banco do cadastro padrão de bancos do TOTVS Educacional (atualmente o banco utilizado é a Caixa Econômica).

Relatório Conferência Pronatec

Relatório que será impresso ao solicitar a opção de impressão de relatório para conferência.

Faltas

Número de faltas que será considerado para o cálculo do Pronatec


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Figura 1 - Dados Gerais



  • Situação de Matrícula - Para o cálculo do Pronatec pelo menos uma situação de matrícula deverá estar parametrizada.


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Figura 2 - Situação de matrícula

  • Condição do Aluno: Determina para quais tipos Pronatec será efetuado o pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária.


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Figura 3 - Condição do aluno


  • Valor hora/aula: Deverá ser preenchido o valor repassado por hora/aula dentro de determinado período (data de/até).Para o cálculo do Pronatec deverá obrigatoriamente existir um registro de valor/hora cadastrado. Não será permitido alterar registros de Valor Hora/Aula que já foram utilizados para algum pagamento.


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Figura 4 - Valor Hora/Aula


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titleConsistência na interface de Matricula no Período Letivo

Pré-requisitos


Para que a consistência funcione, o usuário deverá realizar uma matrícula no período letivo ou informar a condição do aluno de uma matricula realizada via processo seletivo ou rematrícula.


É necessário criar um campo complementar na tela de Matrículas do Período Letivo, chamado TIPOGRAT, do tipo inteiro, que irá armazenar a condição do aluno.


Descrição do processo


O objetivo deste requisito, é implementar uma consistência para que ao acessar a interface de matricula no período letivo, seja:


  1. Ao realizar uma matrícula, para informar a condição do aluno
  2. Após realizada uma matricula pelo processo seletivo RM ou terceirizado, para informar a condição do aluno
  3. A qualquer manutenção da matricula no período letivo


Bloquear que o usuário saia da tela sem o preencher o anexo de “Dados Pronatec”, caso seja uma matricula Pronatec. Esta consistência foi implementada ao tentar fechar a interface de matricula no período letivo, seja através dos botões Cancelar, Sair (botão e janela) e Ok.


Ao clicar nesta opção, se condição do aluno igual a Pronatec, parametrizada em “Parametros Pronatec”, Condição do Aluno, o processo customizado verifica se para aquela matrícula no período letivo existe um registro associado no anexo de “Dados Pronatec” (Req. 03).


Caso exista, o processo é finalizado conforme rotina padrão do TOTVS Educacional. Caso não exista, será exibida mensagem ““Anexo de Dados Pronatec precisa ser cadastrado antes de sair da interface. ” ao usuário e o mesmo somente conseguirá sair da tela após o cadastro do anexo.


O campo complementar “Condição do Aluno”, corresponde ao tipo de bolsa SENAI no cadastro de matrícula no período letivo. Quando o valor da condição do aluno for igual ou superior a 400, significa que trata-se de uma matrícula Pronatec.


Além da condição do aluno, será verificado se a situação de matrícula do mesmo está parametrizada para o Pronatec, conforme requisito 01. E, também é necessário, que o anexo de “Dados Pronatec” descrito no requisito 03, esteja preenchido.

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titleAnexo Dados Pronatec

Pré-requisitos


Informar a condição do aluno no campo complementar “Condição do Aluno”, de matrículas do período letivo e parametrizar esta condição Parâmetros Pronatec, aba “Condição do Aluno”.


Para acessar esta interface, além da condição do aluno, a situação da matrícula deve estar parametrizada em “Parâmetros Pronatec”.


Descrição do processo


Esse anexo permitirá o cadastrado das informações do responsável legal do aluno e, posterior envio destes dados para o ERP Dynamics AX.


Detalhamento do processo


O usuário deverá acessar no TOTVS Educacional, o menu “Matrícula e Avaliação | Matrículas | Anexos | Dados Pronatec”. Ao acessar esta opção será validado se no registro de matrícula selecionado o valor do campo complementar da condição do aluno (SMATRICPL.TIPOGRAT) é igual a Pronatec. Para que esta situação seja verdadeira, a condição do aluno deverá estar contida nas condições parametrizadas para Pronatec, através do Req. 01.



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Figura 5 - Anexo Dados Pronatec


Se identificado que trata-se de uma matricula “Pronatec” com pagamento de assistência estudantil na forma pecuniária será exibido o anexo customizado, com os seguintes campos:


Campo

Descrição

RA

Registro Acadêmico do aluno. Campo apenas de visualização.

Aluno

Nome d do aluno. Campo apenas de visualização.

Período Letivo

Período Letivo no qual a matricula foi realizada. Campo apenas de visualização.

Curso

Curso para o qual a matricula foi realizada.Campo apenas de visualização.

Turno

Turno para o qual a matricula foi realizada. Campo apenas de visualização.

Turma

Turma para a qual a matricula foi realizada. Campo apenas de visualização.

CPF do Titular

CPF do Responsável legal do aluno

Campo de preenchimento obrigatório a ser informado pelo usuário.

Para preenchimento deste campo será exibida uma lista com o CPF de todos os fornecedores cadastrados como pessoa física no cadastro de cliente/fornecedor padrão TOTVS.

Selecionado o CPF, automaticamente o nome do titular será preenchido.

Nome do Titular

Nome do Responsável legal do aluno

Campo de preenchimento obrigatório a ser informado pelo usuário.

Para preenchimento deste campo será exibida uma lista com o NOME de todos os fornecedores cadastrados como pessoa física no cadastro de cliente/fornecedor  padrão TOTVS.

Selecionado o NOME, automaticamente o CPF do titular será preenchido.

Flag Dados Bancários

Flag indicando se os dados bancários serão informados. Caso seja marcada, os dados bancários são de preenchimento obrigatório.

Por default está flag virá sempre marcada e poderá ser desmarcada pelo usuário.

Banco

Banco para pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária.

Tipo de Conta

Tipo de conta que será realizado o pagamento:

1 - Poupança/ 2 – Conta Corrente/ 3 - Conta Fácil

Operação

Operação a ser realizada, sendo que se:

Tipo de Conta = “Poupança” => Operação 013

Tipo de Conta = “Conta Corrente” => Operação 001

Tipo de Conta = “Conta Fácil” => Operação 023

Agência

Agência para pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária

Conta

Conta para pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária


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Figura 6 - Anexo Dados Pronatec

Para situações onde o preenchimento de dados bancários será realizado em um segundo momento, o usuário deverá desmarcar a Flag Dados Bancários, sendo neste caso, os campos Banco, Tipo de Conta, Agência e Conta desabilitados. Somente neste caso, os dados bancários poderão ficar sem preenchimento.


Posteriormente, para preenchimento destes campos, o usuário habilita a flag e cadastra os dados. Esta alteração de dados bancários poderá ser realizada a qualquer momento de acordo com permissões de acesso do usuário.


O próprio aluno poderá ser cadastrado como responsável legal neste cadastro.


Ao salvar os dados serão executadas as seguintes ações:


  • Será validado se todas as informações obrigatórias foram preenchidas.


  • Será consumido WebService a ser disponibilizado pelo AX para envio dos dados bancários e do responsável legal ao ERP Dynamics AX, conforme descrito abaixo no requisito 04 – Envio de Dados do Responsável Legal para o AX.


  • No caso de alteração, gerado registro de log em tabela customizada de “Log Dados Pronatec”, sendo armazenadas todos os campos acima mais:


Campo

Descrição

Usuário

Código do usuário logado que processou a alteração

Data

Data/hora da alteração


                                       Importante:

 

  1. O log será gerado com as informações originais do registro, ou seja “não alteradas”.


  1. Os registros de log serão armazenados em tabela customizada e poderão ser utilizados para consultas e relatórios.


  1. Não faz parte do escopo do projeto a criação de interface para visualização de dados de log, assim com relatórios e/ou consultas de log.

                              

Premissas:


  1. A seleção do Responsável Legal será feita partir do cadastro padrão de cliente/fornecedor (FCFO). O responsável legal, seja o próprio aluno ou qualquer outra pessoa, deverá estar previamente cadastrada neste.


  1. Para cadastro do “Cli/Fornecedor” deverá ser acessada funcionalidade nativa do sistema, sendo neste requisito apenas vinculado ao registro de Dados Pronatec.


  1. Caso não exista o cliente/fornecedor cadastrado é possível incluir um novo, conforme as permissões de acesso do sistema.


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Figura 7 - Filtro lookup padrão de seleção de cliente/fornecedor, com opção de inclusão

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titleAtualização de Dados Bancários no ERP

Pré-requisitos


Conforme descrito no Req. 03, através do menu Matricula e Avaliação | Matricula no período Letivo | Anexos | Dados Pronatec o usuário deverá cadastrar/alterar as informações necessárias para o pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária.


Descrição do processo


Caso o usuário altere informações bancárias do responsável legal, ao salvar o registro, será verificado se já houve integração anterior com o Dynamics AX, existindo,  as informações deverão ser atualizadas também no AX.


Detalhamento do processo


Será verificado se já existe uma apuração anterior para o aluno. Esta verificação será realizada através da tabela customizada de Pagamentos Pronatec (Itens do Pagamento) consultando se existe um registro para na coligada, unidade operacional e habilitação para o aluno (RA) e curso, referente ao registro de Dados Pronatec, onde o status do item seja diferente de “5 – Calculado”, ou seja, o item já foi integrado com o AX.



Para tal, será consumido o WebService Pronatec, parametrizado conforme descrito no requisito 01, e disponibilizado pelo AX, sendo executado o método Ax UpdateBeneficiary que atualiza as informações bancárias, do responsável legal dos estudantes matriculados no curso do Pronatec que possui assistência estudantil na forma pecuniária no AX.



Informações que serão enviadas


Parâmetros:

Token: Dados de autenticação no WebService AX


Input: Objeto do tipo PronatecBeneficiary - Dados Beneficiário (nome, cpf, establismentTypeId, GroupId), Endereço (Rua, numero, complemento, bairro, cidade, estado, cep, país), Dados bancários (Tipo de conta, numero da conta, agencia, código do banco, código da operação, grupo do banco, tipo do banco, casa)

 

Retorno:                                                

Nenhum


      Após envio do da atualização dos dados bancário para o AX, os registros de pagamentos do aluno com status do item = ‘3 – Rejeitado’, considerando coligada, unidade, habilitação, RA e curso, serão seus status alterado para “6 – Em preparação”. Neste momento deverá ser gerado registro na tabela customizada de log de status, conforme descrito no Req. 06.


Ao final da execução, cada registro exportado terá sua chave e identificador do processo armazenado na tabela de dados exportados, descrita através do requisito “Req.23 – Reenvio de Dados” do documento  “Especificacao Anexo I - Detalhamento Funcional - FS007271”.


Importante:

Por meio deste requisito somente serão enviadas para o AX as atualizações de dados bancários do responsável legal caso já exista uma primeira apuração. As demais informações serão enviadas juntamente com os dados para pagamento no momento da integração financeira.

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titleCadastro de Períodos Pronatec

Pré-requisitos


Não existem pré-requisitos para este cadastro


Descrição do processo


Esse requisito consiste em cadastro de períodos de cálculo PRONATEC.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Parâmetros para cálculo PRONATEC | Períodos PRONATEC , o usuário gestor do processo Pronatec irá cadastrar os períodos de cálculo PRONATEC.


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Figura 8 - Períodos PRONATEC


Nesta tela serão exibidas as seguintes informações:


Campo

Descrição

Id. Período

Sequencial automático. Este campo será apenas exibido na tela, não podendo ser editado pelo usuário.

Data Inicio

Data de Início do período.

Data Fim

Data de Fim do período.

Data de Apuração

Data de Apuração do Período.

Data de Pagamento

Data de pagamento do Período.


Todos os campos acima serão de preenchimento obrigatório.


Uma vez que exista algum registro de Pagamento Pronatec vinculado ao período, independente de unidade operacional, o registro não poderá mais ser alterado.


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Figura 9 - Cadastro de Períodos


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Figura 10 - Lista de períodos cadastrados

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titleProcesso de Cálculo Pronatec

Pré-requisitos


Criação dos campos complementares:


  • PAGAABONO

Tipo: Alfanumérido.

Descrição: “Paga Abono Pecuniário ? “,

Observação: Associado a tabela dinâmica para gravar “S” para Sim  e “N” para Não.

Valor Default: preencher com “S”.


  • DTINIPGPRONATEC

Tipo: Data.

Descrição: “Data Início Pagamento PRONATEC“,


As turmas selecionadas neste processo deverão ter o campo complementar “Paga abono pecuniário? ” igual a ‘Sim‘ e a “Data de início de pagamento pronatec” estar dentro do período de pagamento selecionado ou menor ou igual a data início do período de pagamento selecionado.


Os alunos selecionados serão aqueles que estiverem matriculados em uma turma de Pronatec, com a situação (SMATRICPL.STATUS) e condição do aluno (campo complementar TIPOGRAT) parametrizadas no “Parâmetros PRONATEC”.

                 

                Informar os dados bancários da matrícula do aluno PRONATEC, conforme Req.03.



Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Cálculo Pronatec, o usuário irá executar o processo de cálculo da assistência estudantil na forma pecuniária, de acordo com permissão de acesso padrão.


Ao acessar esta opção, na primeira etapa do wizard o usuário deverá selecionar o período de cálculo a ser executado. Para seleção serão listados todos os períodos (ID Periodo, Data Inicio e Data Fim) do cadastro de “Períodos Pronatec”. Só será permitido calcular um período que não tenha nenhum período posterior (data início e fim) calculado.


Selecionado o período será verificado se existem pagamentos gerados para a unidade operacional (filial) do contexto no período selecionado.


Se não existir cálculo para o período, o processo seguirá. Caso exista, o processamento do cálculo prosseguirá se status pagamento for igual a “Calculado”. Neste caso será exibida mensagem ao usuário informando que o período já foi calculado e que novo cálculo implicará na substituição dos registros”. Esta mensagem será apenas informativa e o usuário poderá ou não processar o cálculo novamente.


Serão exibidas as datas de início, data de fim, data de apuração e data de pagamento do período.


Ao clicar em “Avançar”, na segunda etapa do wizard, serão listados todos os alunos da unidade que irão receber a assistência estudantil na forma pecuniária, sendo estes selecionados de acordo com os critérios abaixo:

  • Aluno que faz parte do contexto logado.


  • Campo condição do aluno (campo complementar da matrÍcula no período letivo – tabela SMATRICPL) contido nas condições parametrizadas, através do Req. 01, para pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária.


  • Situação de matrÍcula do aluno contida nas situações parametrizadas, através do Req. 01, para pagamento da assistência estudantil na forma pecuniária.


  • O campo complementar “Paga abono pecuniário?” da turma do aluno deverá estar preenchido com S-Sim.


  • Data de início de pagamento pronatec (campo complementar da Turma – tabela STURMA) deverá estar contida no período de cálculo ou ser menor ou igual a data de início do período de cálculo. Esta data deverá ser informada pelo usuário no cadastro de Turmas.



Os alunos serão listados apenas para visualização do usuário. O usuário deverá clicar em “Avançar” e na etapa final em “Concluir”, sendo iniciado neste momento o cálculo do valor da assistência estudantil na forma pecuniária a ser pago para cada aluno da lista no período.


Ao iniciar o processo de cálculo, se o período selecionado estiver com status = “Calculado”, a customização irá apagar todos registros calculados anteriormente para o período da tabela de Pagamentos Pronatec.


Importante: Períodos com status do processamento igual a “2 – Bloqueado” ou  “3 – Integrado” não serão recalculados e será exibida mensagem.


Para cada aluno, o processo de cálculo irá:


  • Verificar se o aluno possui X faltas consecutivas, onde X = número de faltas que será considerado para o cálculo do Pronatec parametrizado através do req. 01. Se possui, o cálculo do registro não será processado e será inserida mensagem no log do processo. No número de faltas do aluno será apurado conforme descrito no detalhamento de cálculos.


  • Verificar se os dados bancários do responsável legal do aluno estão cadastrados através do anexo “Dados Pronatec”, para tal, a flag “Dados Bancários” do anexo deverá estar marcada. Caso não estejam cadastrados, o cálculo do registro não será processado e será inserida mensagem no log do processo.


  • Apurar o período de pagamento do aluno. Inicialmente o período de pagamento será:


Data Inicio Pagamento = Data Inicio Cálculo (data previamente cadastrada para o período de cálculo)

Data Fim Pagamento = Data Fim Cálculo (data previamente cadastrada para o período de cálculo)


O processo customizado deverá então verificar se existem pagamentos retroativos a serem realizados para o aluno, da seguinte forma:


- Localizar o último registro de pagamento do aluno, considerando contexto, aluno e curso.

- Verificar se a data final do último período calculado + 1 é igual a data inicial do período que está sendo calculado.

      

Se sim, não existe cálculo retroativo e o período de pagamento permanece inalterado.

Se não, existe cálculo retroativo e o período de pagamento passa a ser:


Data Inicio Pagamento = Data final do último período calculado + 1

Data Fim Pagamento = Data Fim Cálculo (data previamente cadastrada para o período de cálculo)

 

Caso não exista registro de pagamento anteriores para aluno, o período de pagamento passa a ser:


Data Inicio Pagamento = Data de início de pagamento pronatec (campo complementar da Turma – tabela STURMA)

Data Fim Pagamento = Data Fim Cálculo (data previamente cadastrada para o período de cálculo)

 

Importante: o cálculo para apurar o valor a ser pago como assistência estudantil na forma pecuniária será por contexto, tendo que ser executado em cada unidade.


 

Detalhamento de Cálculos:

 

  1. NÚMERO DE FALTAS


Para apurar o número de faltas do aluno, são selecionadas as Turmas Disciplinas de cada aluno (STURMADISC) considerando o período letivo da matrícula.


Serão apurados quais os dias o aluno faltou dentro do período de cálculo e do plano de aula. Será considerada falta o dia em que o aluno não foi em nenhuma aula do dia. Quando o aluno possuir mais de uma aula no mesmo dia e tiver presença em pelo menos uma, não será considerada falta.


Para considerar o número de faltas é necessário que as faltas acontecam seguidamente, do último dia do período retroativamente, até atingir o número de faltas parametrizadas. Apenas neste caso o número de faltas será considerado e o subsídio será suspenso.


Caso o usuário tenha comparecido a aula no último dia do período, não é necessário fazer a validação das faltas.


Localizadas as turmas/disciplinas, partindo da data de apuração do cálculo (data corrente) retroativamente para cada dia, até que se apure o número de faltas ou uma frequência, o processo irá:


  1. a) Verificar no plano de aulas de cada Turma/Disciplina (SPLANOAULA) se tinha aula para o aluno
  2. b) Verificar na tabela de frequência do aluno (SFREQUENCIA) se aluno estava presente ou ausente.

- Se aluno presente (nenhum registro na SFREQUENCIA) o critério de número de faltas consecutivas pode ser desconsiderado e segue processo de apuração Pronatec.

- Se aluno ausente sem justificativa,  (SFREQUENCIA.PRESENCA = ‘A’ e SFREQUENCIA JUSTIFICADA = NULO), em todas as aulas do dia, contabiliza uma falta.

  1. c) Verificar se o número de faltas consecutivas do aluno é igual ou maior ao número de faltas que será considerado para o cálculo do Pronatec parametrizado através do req. 01.

      

Observações:

 - Por avaliarmos faltas consecutivas deverá ser verificado dia a dia, começando do último dia do período de cálculo, de trás para frente.

- O aluno poderá ter mais de uma aula no mesmo dia. Será apurado como falta o dia em que o aluno não comparecer a nenhuma aula no dia, independente do turno.

- Caso exista registro de ausência justificada (SFREQUENCIA.PRESENCA = ‘A’ e SFREQUENCIA JUSTIFICADA = 1), esta ausência não será considerada no cálculo.

 

 

  1. QUANTIDADE DE HORAS/AULA

 

Para apurar a quantidade de horas/aula que serão executadas no período de pagamento, deverão ser selecionadas as Turmas/Disciplinas do aluno (STURMADISC), sendo considerado o período letivo da matricula.


Localizadas as turmas/disciplinas, deverão ser selecionados no plano de aulas de cada Turma/Disciplina (SPLANOAULA) quais dias dentro do período de pagamento haverá aula para o aluno. Para cada dia, deverá ser verificado no horário (SHORARIO) o horário inicial e o horário final.


A quantidade de horas/aula será:


∑ (SHORARIO.HORAFINAL – SHORARIO HORAINICIAL), de todos os dias dentro do período que o aluno tiver aula.


Observação: este cálculo deverá ser executado para todas as turmas/disciplinas da matrícula do aluno.



  1. VALOR HORA/AULA


Se o campo complementar da Turma ID Valor Hora/aula estiver preenchido:

VALOR HORA/AULA = Valor hora/aula parametrizado, através do Req. 01, para o ID Valor Hora/aula informado na turma.


Se não

VALOR HORA/AULA = Valor hora/aula parametrizado para o período de pagamento através do Req. 01. Lembrando que poderão existir subperíodos com valores diferentes, para o mesmo período de cálculo (conforme detalhado na apuração do período de pagamento).







  1. VALOR SUBSíDIO

 

Para este cálculo, a quantidade de horas/aula serão convertidas para minutos, tanto a quantidade de horas/aula, quanto o valor hora/aula, visto que, o valor pago é por hora de aula, e poderão ter horários em minutos, por exemplo, 50 minutos.


QtdeHora = Quantidade de Horas/Aula, em minutos

Valor = Valor Hora/Aula / 60


Valor subsidio = QtdeHora * Valor


Exemplificando:


Quantidade De Horas/Aula = 12 horas e 50 minutos

QtdeHora = 770 (minutos)

Valor Hora/Aula = R$ 2,00

Valor = R$ 0,033333


Valor subsidio = R$ 25,66



  1. EXISTE SALDO


Através da matricula no período letivo, deverá ser localizada a matriz curricular do curso e nesta a carga horária do curso:


CARGAHORARIA = SGRADE.CARGAHORARIA


Sendo que a Carga Horária corresponde ao número máximo de horas de assistência estudantil que o aluno poderá receber de acordo com a matrícula no curso pronatec.


QTDE HORAS PAGAS ALUNO = ∑(HORAS CALCULADAS), por contexto/aluno/curso, independente do período de cálculo


Se (QTDE HORAS PAGAS ALUNO + HORAS CALCULADAS) < = CARGA HORARIA

EXISTE SALDO = SIM

                                      Senão

EXISTE SALDO = NÃO


Quando existe saldo, o pagamento é realizado. Caso não exista, não é realizado o pagamento e é exibida mensagem de erro no log do processo.



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Figura 1 – Seleciona o Período de Cálculo


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Figura 2 – Alunos selecionados para cálculo

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titleInterface de Pagamento Pronatec

Pré-requisitos


Esse processo não possui pré-requisitos.


Descrição do processo


Interface para visualização dos pagamentos gerados pelo processo “Calcular Subsídio”. A partir dos registros gerados, será possível liberar ou bloquear o período de pagamento, enviar os dados de pagamento através da integração financeira com AX e executar um relatório de conferência (desenvolvido pelo cliente), de acordo com permissões nativas.


Detalhamento do processo


No TOTVS Educacional foi disponibilizada uma interface customizada onde são exibidos os registros de Pagamentos Pronatec.


Esta interface está disponibilizada através de dois menus:


  1. Customização | Pagamentos – Unidade

 

Ao acessar por esta opção, será possível visualizar todos os Pagamentos Pronatec da unidade operacional (filial) do contexto logado pelo usuário. O acesso por meio deste menu disponibilizará também os seguintes processos:

- Impressão de relatório de conferência


 

  1. Customização | Pagamentos - Geral


Ao acessar por esta opção, será possível visualizar todos os Pagamentos Pronatec da coligada logada pelo usuário, ou seja, de todas as unidades. O acesso por meio deste menu disponibilizará também os seguintes processos:

- Liberação / Bloqueio de Período

- Integração com Financeiro


O administrador do sistema deverá criar perfis diferenciados para acesso a cada menu, garantindo assim, que os usuários tenham acesso de acordo com suas permissões e tarefas.


Importante: Todo o controle de acessos aos menus será feito utilizando funcionalidades padrões do sistema.


Ao acessar esta opção, será exibida uma tela com os registros de Pagamento Pronatec da unidade ou coligada, de acordo com menu acessado.


A interface é composta por dois grids, sendo que o da esquerda irá exibir os “Períodos PRONATEC”, que corresponde ao cabeçalho dos pagamentos, e o da direita os “Pagamentos PRONATEC”, que corresponde aos itens do pagamento posicionado.


O usuário poderá ainda criar filtros por período, turma e aluno, nos dois grids.


Informações que serão listadas no grid de “Períodos Pronatec”:


Campo

Descrição

Id. Período

Identificador do período para o qual o cálculo foi processado.

Unidade Operacional

Unidade Operacional (Filial) do contexto no momento do cálculo

ID Pagamento

Identificador do pagamento

Data Inicio

Data de Início do período.

Data Fim

Data de Fim do período.

Data de Apuração

Data de Apuração do Período.

Data de Pagamento

Data de pagamento do Período.

Valor Total

Valor total dos itens do pagamento

Status do Pagamento

Status:

 “1 – Calculado”

 “2 – Bloqueado”

 “3 – Integrado”



Informações que serão listadas no grid de “Pagamentos Pronatec”:


Campo

Descrição

CPF Responsável Legal

CPF do Responsável Legal

Responsável

Nome do Responsável Legal

Cód. Cliente/Fornecedor

Código do cliente/fornecedor do responsável legal do aluno

RA

Registro acadêmico do aluno para o qual o cálculo foi gerado

Aluno

Nome do Aluno

Id Matriz Aplicada

Identificador da matriz aplicada da turma do aluno

Cód. Turma

Turma do aluno

Banco

Banco para pagamento – Dados bancários da matrícula do aluno

Agência

Agencia para pagamento – Dados bancários da matrícula do aluno

Conta

Conta para pagamento – Dados bancários da matrícula do aluno

Data Início Pagamento

Data de Início do Pagamento.

Data Fim Pagamento

Data de Fim do Pagamento.

Horas Calculadas

Quantidade de horas/aulas apuradas no período de pagamento.

Este campo será o somatório do campo Qtde Horas dos registros de composição do item.

Valor a pagar

Valor da assistência estudantil na forma pecuniária a ser pago no período

Status

Status do pagamento processo (“0 – incompleto”, “1 – aberto”, “ 2 – lançado”, “ 3 – rejeitado”, “ 4 – liquidado”, “ 5 – Calculado”, “ 6 – Em Apresentação”, “7 – Integrado”)

Usuário

Usuário que executou o cálculo

Data Processamento

Data Hora que o cálculo foi processado.



Ao navegar no grid de “Períodos PRONATEC” os dados do grid de “Pagamentos PRONATEC” serão atualizadas de acordo com o período posicionado.


No grid de “Períodos PRONATEC” serão listados todos os períodos independente de status.


Importante: Os dados listados nos dois grids serão apenas para visualização do usuário.


Ainda nesta interface, de acordo com o menu acessado, o usuário poderá executar os seguintes processos:


  • Liberação / Bloqueio de Período


Para execução deste processo o usuário deverá selecionar no grid de “Períodos Pronatec” um período/unidade e acessar o menu Processos | Liberação/Bloqueio de período.


Ao executar esta opção, o processo customizado irá:


  • Se status do período = “1 – Calculado”, bloquear o período alterando seu status para “ 2- Bloqueado”.


  • Se status do período = “2 – Bloqueado”, liberar o período alterando seu status para “1 – Calculado”


Neste momento deverá ser gerado registro na tabela customizada de log de status, conforme descrito no Req. 06.

 

Importante: Este processo somente será executado para os períodos com status = “ 2- Bloqueado” ou

“1 – Calculado”. Para os demais status será emitida mensagem ao usuário, informando que o processo não pode ser executado para tal status.



  • Impressão de relatório de conferência


Para execução deste processo o usuário deverá selecionar no grid de “Períodos Pronatec” um período e acessar o menu Processos | Imprimir Relatório de Conferência.


Ao executar esta opção, o processo customizado irá verificar se existe um relatório de conferência parametrizado através do Req. 01.


Se existe, o relatório será executado pela customização e exibido em formato .PDF para o usuário.


Caso não exista, será exibida mensagem ao usuário, informando que não existe relatório parametrizado.


Importante:


  1. O relatório parametrizado deverá possuir como filtro o contexto do Educacional.
  2. É aconselhável que durante a conferência do relatório o Período Pronatec seja bloqueado, evitando assim, que o cálculo seja gerado novamente e existam divergências entre as informações da base e do relatório. Caso identificado algum ajuste durante a conferência basta liberar o pedido e processar o cálculo novamente.
  • Não faz parte do escopo deste projeto o desenvolvimento do relatório de conferencia e/ou qualquer outro relatório.
  1. Através do grid de “Períodos Pronatec” o campo Valor Total exibirá o valor total da a assistência estudantil na forma pecuniária apurado para o período e por unidade.
  2. Através de funcionalidade nativa do componente de grid a CNI poderá incluir uma célula no rodapé com a soma dos valores das unidades. É possível também colocar a quantidade de alunos apurada (count).


  • Integração com Financeiro


Para execução deste processo o usuário deverá selecionar no grid de “Períodos Pronatec” um período e acessar o menu Processos | Integração com Financeiro.


Este processo está detalhado no requisito 08 - Integração Financeira (TOTVS Educacional => AX)


Pagamentos – Unidade:

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Pagamentos – Geral:

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titleIntegração Financeira (TOTVS Educacional => ERP)

Pré-requisitos


Efetuar o bloqueio do período através do menu Customização | Pagamentos – Geral | Libera ou Bloqueia Período.


Descrição do processo


Processo para enviar para o ERP, os pagamentos apurados no processo “Calcular Subsídio PRONATEC”


Detalhamento do processo


Após calculado os pagamentos PRONATEC, através do requisito 06, e bloqueio do período está disponível um processo que permite o envio dos pagamentos a serem realizados para o sistema financeiro AX.


Para tal, o usuário com permissão, deverá acessar o menu Customização | Pagamentos PRONATEC e selecionar um ou mais período / unidade para pagamento. Em seguida, o usuário acessa o menu Processos | Integração financeira.

Neste momento será exibida interface customizada, listando o (s) período(s)/unidade(s) selecionado(s). O usuário poderá apenas confirmar ou cancelar a execução do processo.


Confirmando a execução do processo, será posicionado no primeiro registro selecionado. A rotina customizada irá verificar o status do período/unidade do registro posicionado. Somente poderão ser enviados para o financeiro pagamento com status = “Bloqueado”.


Se o status do registro for diferente de “Bloqueado”, será exibido o log, informando que o período/unidade não pode ser integrado ao financeiro.


Caso contrário, se status igual a “Bloqueado”, o processo customizado seleciona todos os itens que compõe o pagamento PRONATEC para o período/unidade do registro selecionado.


Importante: Somente poderão ser selecionados os registros da unidade para o qual na tabela de “Dados PRONATEC” o campo “Flag Dados Bancários” estiver marcado.


Selecionados os pagamentos do período/unidade, o processo customizado irá consumir no WebService PRONATEC o método “Pronatec_PeriodInsert”, enviando os dados para o sistema financeiro AX.


Abaixo segue documentação do método a ser utilizado e origem das informações no TOTVS Educacional:






Os dados dos pagamentos enviados serão atualizados no AX da seguinte forma:

  • O status do cabeçalho do pagamento será alterado para “Integrado”
  • O status do item do pagamento será alterado para “Integrado”


Neste momento, para todos os status alterados, tanto do pagamento quanto item, deverá ser gerado registro na tabela customizada de log de status (ZLOGSTATUS), conforme descrito no Req. 06.


O processo customizado verifica se existem mais períodos/unidades a serem integrados, sem sim os passos acima serão executados para o próximo período/unidade selecionado.


Ao final da execução, o log do processo será exibido ao usuário e cada registro exportado terá sua chave e identificador do processo armazenado na tabela de dados exportados, descrita através do requisito “Req.23 – Reenvio de Dados” do documento  “Especificacao Anexo I - Detalhamento Funcional - FS007271”.


Importante: Este processo deverá ser executado de forma manual pelo usuário, de acordo com permissão de acesso.




 

 

 

 

 

 

Abaixo segue documentação do método a ser utilizado e origem das informações no TOTVS Educacional:

1.1.1.          Pronatec_PeriodInsert


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

1

Tolken

Número da Unidade Operacional no AX

AuthTolken

AuthToken

SIM

2

Input


PronatecInsertPeriod

PronatecInsertPeriod

SIM



  • AuthToken

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

2

Key

Chave criptografada de integração

1254AX

Alfanumérico

Sim

Parâmetros Pronatec | campo Chave de integração

String


1.1.2.          PronatecInsertPeriod

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Companies

Lista de Itens de Pagamentos - Alunos


ArrayOf PronatecInsertPeriodCompany

SIM

-

-

2

ExternalAppId

Código do Sistema Externo de comunicação

Totvs

String

SIM

TOTVS

String

3

FirstLotPeriod

Indica se é o primeiro lote do período

True

Boolean

SIM

Fixo: True

 Data

4

LastLotPeriod

Indica se é o último lote do período

True

Boolean

SIM

Fixo: True

 Data

5

Period

Dados do Período Pagamento

PronatecPeriod

PronatecPeriod

SIM

-


 

1.1.1.          PronatecPeriod

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Id

Id. Do Período

36

String

SIM

Tabela de Pagamentos, IDPERIODO

 String

2

Start

Data início do Pagamento

01/01/2014

Boolean

SIM

Tabela Pagamentos Pronatec, Data Inicio

 Data

3

End

Data Fim do Pagamento

16/01/2014

Boolean

SIM

Tabela Pagamentos Pronatec, Data Fim

 Data

4

Description

Período

01/01/2014 a 16/01/2014

String

SIM

Tabela Pagamentos Pronatec, Data Inicio e Data Fim

 String

5

TotalAmount

Valor total Abono

132,00

Double

SIM

Tabela de Pagamentos, Valor Total








1.1.2.          PronatecInsertPeriodCompany

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Bonuses

Lista de Alunos

João da Silva

ArrayOf

PronatecInsertPeriodCompanyBonus

SIM

Tabela de Itens de Pagamentos, RA => SALUNO.NOME

 String

2

Company

Número da Unidade Operacional no AX

2001

String

SIM

Se coligada 2 - Fixo: 2001; Se Coligada 3 - Fixo: 3001

 String

3

Manager

Nome do Gerente e CPF

João da Silva, 999.999.999-99

CompanyProcessManager

SIM

Nome e CPF do Gerente associado a tabela ZPARAMCONTRATO, campo GERENTECONT


4

TotalAmount

Valor total Abono

132,00

Double

SIM

Tabela de Pagamentos, Valor Total



1.1.3.          PronatecInsertPeriodCompanyBonus

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Beneficiarry


PronatecBeneficiary

PronatecBeneficiary

SIM



2

DepartamentalUnit

Unidade Departamental

60860

String

SIM

Ensino Superior: Matriz aplicada da matrícula do aluno, campo Departamento (tabela SHABILITACAOFILIAL, campo CODDEPARTAMENTO.

Ensino básico: Turma do aluno, campo Departamento (tabela STURMA, campo CODDEPARTAMENTO)


3

DocumentId

Número do documento do Aluno

888.888.888-88

String

SIM

PPESSOA.CPF, associado a SALUNO


4

DueDate

Data de Vencimento

01/01/2014

DateTime

SIM

Tabela de Pagamentos, campo DATAPAGAMENTO


5

ItemId

Código do Item

SS_081650

String

SIM

Anexo da Matriz Aplicada, tabela

ZPARAMHABILITACAOFILIAL campo CODITEMVENDA


6

Notes

Período

01/01/2014 a 16/01/2014

String

SIM

Tabela Pagamentos Pronatec, Data Inicio e Data Fim


7

ResponsabilityCenter

Centro de Responsabilidade

3030201010173

String

SIM

Matriz aplicada da matrícula do aluno, campo Centro de Custo (tabela SHABILITACAOFILIAL, campo CODCCUSTO.


8

TotalAmount

Valor do Subsídio calculado para o Aluno/Turma

85,00

Double

SIM

Tabela de Item de Pagamentos, ZPAGAMENTOITEM, campo VALOR


9

TransDate

Data da Transação

01/02/2014

DateTime

SIM

Dara corrente








1.1.4.          PronatecBeneficiary

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Address

Endereço do Responsável

Address

Address

Sim

-

-

2

BankAccount

Dados Bancários

BankAccount

BankAccount

SIM

-

-

3

Category

Categoria

Fixo [1]

Int

SIM

Fixo [1]

-

4

EstablishmentTypeId

Código do tipo do Estabelecimento

Fixo [Outros]

String

SIM

Fixo [Outros]

-

5

FederalId

Documento do responsável financeiro do Aluno

777.777.777-77

String

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo CPF  Responsável Legal

 String

6

GroupId

Código do grupo do Cliente [CLI PJ, CLI PF, Abono Pronatec

Valor Padrão [CLI PF]

String

SIM

Fixo [CLI PF]

-

7

Name

Nome do Beneficiário

João Silva

String

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Nome  Responsável Legal

 String

8

NameAlias

Nome Fantasia

João Silva

String


Anexos Dados Pronatec, campo Nome  Responsável Legal

 String


1.1.5.          Address

Layout WS do AX

Informação no TOTVS


Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

City

Cidade

Curitiba

String

SIM

FCFO.CIDADE do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

2

Complement

Complemento

AP 2

String

SIM

FCFO.COMPLEMENTO do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

3

ContactInfo

Informação do Contrato

AddressContractInfo

AddressContactInfo

SIM



4

Country

País

BR

String

SIM

Fixo =  BR


5

IBGECode

Código do IBGE

9999

String

SIM

Anexo de Município, tabela ZDADOSIBGE, campo NUMEROIBGE

String

6

Name

Apelido do Local

Residência

String

SIM

FCFO.COMPLEMENTO do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

7

Neighborhood

Bairro

Centro

String

SIM

FCFO.BAIRRO do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

8

Number

Número

1

String

SIM

FCFO.NUMERO do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

9

Principal

Endereço Preferencial

[true, false]

Boolean

SIM

TRUE

String

10

State

Estado

PR

String

SIM

FCFO.CODETD do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

11

Street

Rua

Candido de Abreu

String

SIM

FCFO.RUA do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

12

Type

Tipo do Endereço

Comercial

AddressType

SIM

Fixo = Principal

String

13

ZipeCode

CEP

12345678

Strig

SIM

FCFO.CEP do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String


1.1.6.          AddressContractInfo

Layout WS do AX

Informação no TOTVS

ID

Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

3

Email

Email

[email protected]

String

NÃO

FCFO.EMAIL do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String

4

Fax

Fax

9999999

String

NÃO

FCFO.FAX do cadastro do Responsável legal, associado no anexo de Dados PRONATEC

String


1.1.7.          AddressType

Layout WS do AX

Informação no TOTVS

ID

Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

Description

Descrição do Tipo

Comercial

String

SIM

Fixo = Principal

-

2

Id

Identificação do Tipo

1

Int

SIM

Fixo = 1

-

 

1.1.8.          BankAccount

Layout WS do AX

Informação no TOTVS

ID

Atributo

Descrição

Exemplo

Tipo de Dados

Obrigatório

Origem da informação no TOTVS

Formato RM

1

AccountType

Tipo da Conta

Poupança

int

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Tipo Conta 

Int

1 = Poupança

2= Conta Corrente

2

BankAccountNumber

Número da Conta

12345

String

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Conta

String

3

BankAgency

Agência Bancária

1234

String

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Agência

String

4

BankCode

Código do Banco

Caixa Econômica [104]

String

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Banco

String

5

BankGroup

Grupo do Banco

Fixo [F]

Int

SIM

Fixo [F]

String

6

BankType

Tipo do Banco

1=AT

Int

SIM

Fixo 1

-

7

Casa

Casa

Sesi/Senai

String

SIM

Código da Coligada do Pagamento

String


OperationCode

Código da Operação

Caixa Fácil

string

SIM

Anexos Dados Pronatec, campo Operação

String