Páginas filhas
  • Manual da Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

       O Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto n° 6.022, de 22 janeiro de 2007, com alterações pelo Decreto nº 7.979, de 8 de abril de 2013, que definiu a seguinte maneira:

      “O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive no imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. (Redação dada pelo Decreto
7Decreto 7.979, de 8 de abril de 2013)”.

...

           A ECF deverá ser transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o último dia útil do mês de Julho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.   

...

titleNota

...

 


02. CADASTROS E ROTINAS

        Para iniciar o processo de geração do SPED Contábil Fiscal deverão ser cadastradas algumas informações que não existem no Logix e são necessárias para geração do arquivo a ser enviado à Escrituração Contábil Digital Fiscal (ECDECF).
Para efetuar tais cadastros foram desenvolvidos alguns programas que devem ser obrigatoriamente executados antes de iniciar o processo de geração do arquivo. Todas as telas estão centralizadas dentro do Cockpit da ECD ECF (CON10186CON10239).

O cockpit está localizado no menu padrão da contabilidade (Contabilidade / Processo / Escrituração contábil digital Fiscal / Sped contábilFiscal) - CON10186CON10239.

Abaixo estão descritos alguns detalhes sobre as rotinas.


Expandir
titleGeração

CON10170 CON10238 - Geração do arquivo para ECDECF 

Este programa permite fazer a geração do arquivo ECF com as informações exportadas do Logix, que será importado no validador da receita federalReceita Federal.


Image Modified

Expandir
titleUtilitários
Expandir
titleFinalidades diário auxiliar

CON10183 - Finalidades do diário auxiliar

Este programa permite cadastrar a finalidade do livro diário auxiliar e associar as contas contábeis ou sistemas geradores, de acordo com a forma de geração.

A informação deste cadastro será gerada no registro I015 da ECD.


Image Modified


Expandir
titleRelacionamento diário auxiliar e geral

CON10184 - Relacionamento do livro diário auxiliar com o livro diário geral

Este programa permite fazer o relacionamento do livro do diário auxiliar com o livro do diário geral para a geração do arquivo ECD.

A informação deste cadastro será gerada no registro I015 da ECD.



Expandir
titleRelacionamento razão auxiliar e diário geral

CON10242 - Relacionamento do livro razão auxiliar com o livro diário geral

Este programa permite fazer o relacionamento do livro do razão auxiliar com o livro do diário geral para a geração do arquivo ECD.

A informação deste cadastro será gerada no registro I015 da ECD.



Expandir
titleRazão auxiliar das subcontas

CON10243 - Razão auxiliar das subcontas

Este programa permite cadastrar e importar o RAS (Razão Auxiliar das Subcontas), os lotes e lançamentos informados em tela deverão estar previamente cadastrados na Contabilidade.

A informação deste cadastro será gerada no registro I550 da ECD.



Nota

Para o procedimento de importação, temos dois formatos:

  • Arquivo: Através de um arquivo salvo no caminho UNL parametrizado para a empresa, que deverá ter os dados informados num leiaute igual ao da tabela CTB_RAZAO_AUXILIAR_SUBCONTA.
  • Automática PAT: Será possível importar os movimentos contabilizados de Adoção Inicial do PAT que estão relacionados a uma subconta devidamente cadastrada na rotina de Subcontas Correlatas. Somente movimentos de períodos fechados na Contabilidade e Patrimônio que poderão ser importados. 

...