Histórico da Página
CONTEÚDO
Índice | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
|
01. VISÃO GERAL
Esta rotina permite visualizar e averbar os documentos via AT&M. Além disso, são apresentados os documentos de CT-e com a finalidade de averbação eletrônica de seguros, sendo possível transmitir a averbação eletrônica de seguros tanto para averbar ou cancelar, de acordo com os filtros determinados em tela.
Possibilita também transmitir a averbação em lotes, selecionando mais de um documento para a transmissão, ou apenas um único documento.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
No Cadastro de Fornecedores, cadastre a seguradora informada no parâmetro MV_FORSEG.
Na aba TMS, informe o número da apólice.
Caso algum cliente seja responsável pelo seguro, cadastre também a seguradora utilizada pelo cliente.
Informe também os tipos de documentos a serem averbados. Para isso, na inclusão ou alteração da seguradora selecione Outras Ações > Docs. Averbados.
Selecione os tipos de documentos.
Gere o Conhecimento (Entrada Documento de Cliente - TMSA050) e transmita para a SEFAZ.
No momento da aprovação do CT-e, o sistema gravará um registro na tabela DL5, com o status = 0-Aguardando Averbação.
Caso seja aprovado um cancelamento de CT-e, o sistema alterará o status do CT-e na tabela DL5 para 4-Aguardando Cancelamento, caso o Conhecimento já tenha sido averbado anteriormente, ou 8-Cancelamento realizado antes da averbação, caso o CT-e ainda não esteja averbado.
Caso o o cálculo do frete seja estornado para Notas Fiscais de Serviço, o sistema alterará o status do CT-e na tabela DL5 para 8-Cancelamento realizado antes da averbação.
Averbar Documentos Pelo Monitor
Em SIGATMS, acesse Atualizações > Seguro > Monitor de Averbação (TMSA296).
O sistema apresentará a tela Averbação, com todos os registros da tabela DL5 (Averbação Eletrônica).
É possível averbar os documentos com averbação pendente direto pelo Monitor. Para isso, selecione os documentos desejados ou clique em Marcar/Desmarcar Pendentes, para selecionar todos os documentos pendentes.
Clique em Transmitir.
Caso o documento seja averbado, seu status será atualizado e ele será desmarcado. Caso contrário, ele permanecerá selecionado para tentar novamente.
Averbar Via Agendamento Automático
No módulo SIGACFG > Ambiente > Schedule > Schedule, cadastre um agendamento para a rotina TMSAVBE, definindo a frequência de tempo que a averbação eletrônica deve ser executada. É necessário cadastrar o agendamento apenas para uma Filial (Os conhecimentos de todas as filiais serão averbados na execução do agendamento, independente da filial configurada).
Após a execução da Schedule ou averbação via Monitor, confira se os Conhecimentos foram averbados.
O campo Status da Averbação (DL5_STATUS), indica a situação atual da averbação:
0 - Aguardando Averbação, 1 - Falha de comunicação com o WebService, 2 - Averbado, 3 - Recusado, 4 - Aguardando cancelamento da averbação, 5 - Falha de comunicação do cancelamento da averbação, 6 - Averbação cancelada, 7 - Cancelamento da averbação recusado, 8 - Documento cancelado antes da averbação.O campo Mensagem de Erro (DL5_MSERRO) armazena o código e mensagem de inconsistência, caso a AT&M recuse o CT-e.
Para identificar se o Conhecimento foi averbado tendo o cliente como responsável pelo seguro, verifique se o campo Tipo de Movimento da Averbação (DL5_TPMOV) está com o valor "4" (1 - Normal, 2 - Cancelado, 3 - Cortesia, 4 - Resp. de Terceiros, 5 - CTe complementar).
Caso o status dos conhecimentos não mudem após a execução da Schedule ou averbação via Monitor, verifique no console.log se está ocorrendo alguma inconsistência quando o sistema tenta se conectar com o WebService da AT&M.
Acesse a rotina Manifesto (TMSA190) e pressione a tecla F12 para configurar como devem ser tratados os Conhecimentos sem averbação na geração do Manifesto.
Gere o Manifesto e transmita à SEFAZ.
Abra o XML do Manifesto para conferir as informações referente ao seguro de carga.
Se o Conhecimento for averbado com sucesso, os dados enviados pela AT&M serão exportados no MDF-e (Seguradora, Apólice, Número da Averbação).
Caso tenha ocorrido alguma inconsistência na averbação ou o Conhecimento ainda não tenha sido averbado, será exportado o número de apólice vinculado a seguradora e o número de averbação 99999.
Caso o Conhecimento não exista na tabela DL5 (Averbação Eletrônica), o seguro será tratado como anteriormente.
Para Notas Fiscais de Serviço não é necessário transmissão na SEFAZ para averbar.
03. TELA PARÂMETROS
Principais Campos e Parâmetros
Ação | Descrição |
---|---|
Filial do Documento? | Código da Filial do documento para o filtro. Caso seja necessário filtrar mais de uma Filial, utilize o ponto e vírgula (01;02;03). |
Data de Emissão de/até? | Data de emissão inicial e final, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados em tela. |
Número Doc CT-e de/até? | Número inicial e final do Documento de CT-e, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados na tela do Monitor de Averbação Eletrônica de Seguros. |
Série Doc CT-e de/até? | Série inicial e final do Documento de CT-e, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados na tela do Monitor de Averbação Eletrônica de Seguros. |
Status de Averbação? | Situação de averbação do CT-e: 0 - Aguardando Averbação Utilize ponto e vírgula para filtrar diferentes situações (1;3;2;5). |
Tempo de Atualização? | Frequência, em minutos, para a atualização do Monitor, com base no filtro inicial. |
Devedor de/até? | Código inicial e final do devedor, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados apresentados na tela. |
Loja de/até? | Código inicial e final da loja, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados apresentados na tela. |
04. TELA MONITOR DE AVERBAÇÃO
Outras Ações / Ações relacionadas
Campo | Descrição |
---|---|
Transmitir | Permite transmitir os documentos via AT&M. |
Marcar/Desmarcar Pendentes | Permite marcar/desmarcar as averbações pendentes no Monitor. |
Visualizar | Permite visualizar as informações das averbações. |
Outras Ações > Refresh | Permite atualizar o Monitor de Averbação. |
Outras Ações > Legenda | Permite acessar a tela Legenda, na qual é possível verificar os tipos de documentos disponíveis no Monitor de Averbação, de acordo com a cor apresentada. |
Outras Ações > Parâmetros | Permite acessar a tela Parâmetros, na qual é possível filtrar as informações que devem ser apresentadas em tela. |
05. TABELAS UTILIZADAS
- DL5 - Averbação Eletrônica
06. ASSUNTOS RELACIONADOS
...