Histórico da Página
01. VISÃO GERAL
Algumas instituições de ensino restringem o acesso de funcionários por contexto e de acordo com suas funções a algumas funcionalidades do sistema. Porém, como o cadastro de alunos e professores estão relacionados apenas a coligada, e não ao contexto completo, usuários de contextos diferente dentro da mesma coligada possuem acesso a todos alunos/professores da coligada. Para atender a essa necessidade das instituições de ensino foi criado o conceito de Agrupamento de Unidade.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
O funcionário da secretaria João Silva, pertencente ao contexto A (coligada 1, filial 1 e nível de ensino 1), deve ter acesso apenas aos alunos e professores do seu contexto. Para isso ser possível basta criar o agrupamento "Unidade A" e associar a ele o usuário do João da Silva, os alunos que possui matrícula do contexto A e os professores que possuem turma no contexto A. Dessa forma, o funcionário da secretaria poderá realizar os processos de sua competência apenas sobre os alunos/professores que fazem parte do agrupamento que o seu usuário foi associado.
03. TELA AGRUPAMENTO DE UNIDADE
Para limitar o acesso dos usuários aos alunos/professores, foi criado o cadastro de agrupamento de unidade em TOTVS Educacional | Configurações | Agrupamento de unidade:
Esse cadastro cria unidades na instituição de ensino que terão associados a ele, através do anexo da tela, contextos, alunos e professores relacionadas a ela, dessa forma, limita-se o acesso dos usuários aos alunos/professores das unidades relacionadas a ele:
Existem algumas restrições na relação entre o agrupamento de unidade e seus itens:
- O cadastro de agrupamento é por coligada.
- O agrupamento de unidade só pode ter itens da sua coligada.
- Um mesmo item não pode fazer parte de dois agrupamentos diferentes.
O controle de acesso de visibilidade do menu, inclusão, exclusão e alteração de agrupamento de unidade e itens do agrupamento é feito através do perfil do usuário:
04. TELA VÍNCULO DO USUÁRIO COM AGRUPAMENTO DE UNIDADE
Para realizar a associação entre o usuário e o agrupamento criado, foi criado um cadastro que pode ser acessado via visão de agrupamentos de unidades (Configurações | Agrupamento de Unidade | Anexo | Usuário) ou via visão do usuário (Serviços Globais | Segurança | Usuário | Anexos | Agrupamento de Unidade):
05. TELA VÍNCULO DO PERFIL COM AGRUPAMENTO DE UNIDADE
Para realizar a associação entre o perfil e o agrupamento criado, foi criado um anexo na visão do perfil (Serviços Globais | Segurança | Perfil | Anexos | Agrupamento de Unidade).
Somente será considerado o agrupamento do perfil, quando o usuário não possui nenhum agrupamento criado diretamente em seu cadastro.
Exemplo:
Supondo que o usuário X possui um agrupamento 1 vinculado. O perfil deste usuário X possui um agrupamento 2 vinculado.
O sistema irá apenas considerar o agrupamento 1 do usuário. Caso seja, excluído o agrupamento 1 do usuário, o sistema passa a considerar o agrupamento do 2 que está no perfil deste usuário.
06. TELA VÍNCULO DO ALUNO COM AGRUPAMENTO DE UNIDADE
Para realizar a associação entre agrupamento de unidade e aluno, basta acessar o cadastro via anexo Aluno existente no cadastro de Agrupamento de Unidade ou pelo anexo Agrupamento de unidade existente no cadastro de Aluno:
Associação automática de alunos
Foi implementado a funcionalidade para associar ao aluno no momento da sua criação um agrupamento, este agrupamento no caso da criação de um aluno diretamente pelo cadastro de alunos, será o contexto atual da operação, no caso de um aluno que está sendo criado através da matrícula do processo seletivo RM ou do processo seletivo seletivo terceirizado, o sistema irá considerar o contexto da habilitação filial que o aluno está sendo matriculado.
07. TELA VÍNCULO DO PROFESSOR COM O AGRUPAMENTO DE UNIDADE
Para realizar a associação entre agrupamento de unidade e professor, basta acessar o cadastro via anexo Professor existente no cadastro de Agrupamento de Unidade ou pelo anexo Agrupamento de unidade existente no cadastro de Professor:
Associação automática de professores
Foi implementado a funcionalidade para associar ao professor no momento da sua criação um agrupamento, este agrupamento será o contexto atual da operação.
08. TELA SINCRONISMO ALUNO/PROFESSOR COM AGRUPAMENTO DE UNIDADE
O processo de sincronismo (TOTVS Educacional | Configurações | Agrupamento de Unidade | Sincronizar) entre alunos/professores e agrupamento de unidade irá percorrer a coligada corrente em busca dos registros que são elegíveis para serem sincronizados (alunos/professores que não estão associados a nenhum agrupamento de unidade). Uma vez listados, os registros serão associados ao agrupamento de unidade do contexto que estão inseridos conforme regra citada anteriormente.
O controle de permissão para execução do processo é feito através do perfil do usuário:
Observação:
Para que o processo tenha efetividade na sua execução, deve-se configurar previamente os agrupamentos de unidades e os itens de agrupamento em cada um. Apenas dessa forma será possível localizar o agrupamento de unidade relacionado ao contexto do aluno/professor e realizar a associação entre eles.
09. TELA APLICAÇÃO DO FILTRO DE AGRUPAMENTO DE UNIDADE
A aplicação do filtro nas telas do sistema, que possuem a seleção de alunos ou professores, de acordo com as configurações previamente realizadas de agrupamento de unidade para a coligada e usuário logado será realizada após a marcação do parâmetro "Educacional | Secretária | Geral 6/6 | Habilita filtro de agrupamento de unidade".
HTML |
---|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |