Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

      O serviço TOTVS

...

D4THF Datasul WS-EXEC-BO prove um canal de comunicação (via WebServices) entre a interface do usuário (front-end) e o servidor de aplicação / banco de dados (back-end).

Informações

Apesar do nome, este serviço deve ser utilizado apenas para chamadas à API´s, uma vez que as operações das DBO´s não são Stateless.

...

      Este serviço esta hospedado no mesmo contexto do TOTVS-REST, através da URL http(s)://<host>:<port>/totvs-rest/public/ws/WebServiceExecBO. Para manter a compatibilidade com as integrações já existentes foi implementado um outro serviço na URL http(s)://<host>:<port>/wsexecbo/WebServiceExecBO WebServiceExecBO?wsdl que apenas redireciona para o contexto anterior.

      A descrição WSDL do serviço pode ser acessada através da URL http(s)://<host>:<port>/totvs-rest/ws/public/ws/WebServiceExecBO?.wsdl.

      As operações disponíveis neste serviço são:

OperaçãoDescrição
loginRecebe como cabeçalhos HTTP o nome do usuário ("username") e a senha ("password") e retorna um TOKEN JWT que deve ser utilizado para as chamadas às outras operações.
userLoginRecebe como argumento ("arg0") o nome do usuário ou e-mail e retorna um TOKEN JWT.
userAndPasswordLoginRecebe como argumentos o nome do usuário ("arg0") e a senha ("arg1") e retorna um TOKEN JWT.
logoutSession


Mantido apenas para compatibilidade, não é mais utilizado uma vez que o TOKEN JWT expira automaticamente.

callProcedureRecebe como cabeçalho HTTP o TOKEN JWT ("usertoken") e como argumentos o nome do programa ("arg0"), o nome do procedimento ("arg1") e os parâmetros desta ("arg2").
callProcedureWithCompanyRecebe como cabeçalho HTTP o TOKEN JWT ("usertoken") e como argumentos o código da companhia ("arg0"), nome do programa ("arg1"), o nome do procedimento ("arg2") e os parâmetros desta ("arg3").
callProcedureWithTokenRecebe como argumentos o TOKEN JWT ("arg0"), o nome do programa ("arg1"), o nome do procedimento ("arg2") e os parâmetros desta ("arg3").
callProcedureWithTokenAndCompany

Recebe como argumentos o TOKEN JWT ("arg0"), o código da companhia ("arg1"), o nome do programa ("arg2"), o nome do procedimento ("arg3") e os parâmetros desta ("arg4").

...




Para efetuar um teste pode se utilizar o SOAPUI. Supondo que a ferramenta já esta instalada o teste é pode-se seguir as dicas abaixo para um teste:

1- Atraves do botão "Explorer EndPoint" → informar a url onde se encontra o serviço e se estiver tudo correto irá retornar o arquivo com as infomações do WSDL.

Obs.: E a mesma situação ocorre se for executado através de um navegador;

2- Criar um projeto novo (empty project)→ adicionar um WSDL (informar a url onde se encontra o WSDL);


Com isto serão carregados uma coleção contendo os endpoints/operações deste serviço, as quais já estão informadas no quadro acima. Neste caso ja pode-se utilizar diretamente o endpoint/operação para acessar o serviço. Lembrando que é necessária autenticação atraves de um token JWT!


Informações

Para maiores informações do JWT quanto a uso e configuração, verificar o link a seguir [DTS4THF] Configurando autenticação com JWT

...