Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A maneira mais comum de se utilizar o Analytics é através da criação de Dashboards e Reports.


Dashboard: Dashboard nada mais é que uma espécie de página constituída por um conjunto de Reports, servindo para agrupar relatórios que compreendem um mesmo contexto, facilitando a visualização das informações e sua interpretação.

Reports: A maneira como o Analytics sumariza e agrupa os dados brutos a fim de apresentá-los aos seus usuários é através de relatórios. Os relatórios são criados pelo usuário tendo como base as métricas e atributos dos datasets carregados no Analytics.


Através da visão de criação do relatório, é possível definir:

What: O que vai ser mensurado, ou seja, as métricas utilizadas para se criar o relatório. Nesta visão também é possível criar métricas novas ou alterar métricas existentes.

How: Pelo quê está sendo mensurado, ou seja, quais dados serão utilizados para agrupar as sumarizações. São os atributos em si dos datasets relacionados às métricas utilizadas. Os atributos passíveis de serem utilizados aparecerão em destaque em uma fonte mais escura. Ao selecionar um atributo, será exibido se ele será listado de forma lateral (L) ou no topo (T), para que a tabela seja formada da maneira que o usuário deseja.

Filter: Nesta fase o relatório já está disponível para o usuário, porém é possível filtrar os dados tendo como base os atributos dos dataset, por exemplo, para que os registros que contém determinado atributo não sejam sumarizados. Também é possível realizar drilldowns e formatações de dados apresentados nos formulários e alterar a apresentação dos mesmos entre tipos de tabelas e gráficos.

Dica
titleDica

Consulte nossa documentação sobre Criação de Relatórios no fluig Analytics.

Como mencionado, a GoodData disponibiliza um conjunto de serviços REST para suas funções. Para um determinado projeto, é possível acessar a biblioteca REST padrão através do link https://analytics.fluig.com/gdc/projects/[CODIGO_DO_PROJETO].

  • Para informações mais detalhadas sobre o funcionamento e recursos do Analytics, segue o link (em inglês): GoodData Help


fluig X GoodData Analytics

O que é?

Para facilitar o monitoramento de dados trafegados pelo fluig, é oferecida a possibilidade de integração com a GoodData Analytics, onde é fornecido um Model padrão, bem como um ambiente Analytics, um conjunto de relatórios, métricas e dashboards pré programados.

A lista de relatórios e dashboards do modelo padrão fluig pode ser encontrada em Relatórios Analytics e a lista de dados de datasets em Dados para Relatórios.

Informações
titleFique atento

Se a widget Analytics estiver habilitada para a visualização no aplicativo Fluig mobile considere os passos descritos na documentação: Suporte a páginas e widgets no aplicativo mobile.


Para que serve?

A integração do fluig com o GoodData Analytics serve para facilitar a análise de determinados dados referentes ao uso da plataforma fluig. Ao todo, hoje o fluig possui quatro grandes grupos de datasets:

DatasetFinalidade
ProcessosMonitorar o andamento das solicitações. Os dados gravados na GoodData são referentes sempre ao estado atual da solicitação como um todo e servem para sumarizar o andamento e os dados de conclusão de cada solicitação.
DocumentosMonitorar os documentos publicados no ECM
HitsMonitorar o acesso dos usuários a cada página do fluig, possuindo dados como páginas mais acessadas por usuários e horários de acesso (conforme relógio do servidor)
SocialMonitorar os dados referentes a eventos sociais, comunidades e publicações.


...