Páginas filhas
  • Processo de remessa para industrialização e retorno do produto beneficiado

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice
excludeCONTEÚDO
stylenone

1. 

...

Esse documento foi elaborado com o objetivo de demonstrar o processo de venda com entrega por encomenda, quando utilizado em ambiente com o TOTVS Logística WMS (Linha Logix).

O processo de venda com entrega por encomenda possui dois procedimentos distintos, controlados pelo parâmetro Utilizar controle de liberação de terceiros para simples remessa? .

Atualmente, o processo de venda com entrega por encomenda com WMS funciona somente se o parâmetro estiver configurado como N (não controla liberação de terceiros), por isso este documento será focado apenas nesta opção.

Caso seja necessário separar um estoque específico, após a venda, que será utilizado na remessa de entrega por encomenda, é possível utilizar a rotina de Documento de Saída para Expedição através do parâmetro Controla Documento de Saída Expedição para entrega por encomenda?.

Na sequência, serão explicados os parâmetros, configurações e os fluxos com e sem controle de documento de saída de expedição para entrega por encomenda.

2. PARÂMETROS 

2.1 Parâmetros da Rotina Disponíveis no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros)

...

OBJETIVO

Descrever, passo a passo, como efetuar o processo com item com estoque em terceiros e retorno de mercadoria produzida.

Neste caso, deve existir um Item componente não controlado pelo WMS e que terá estoque mantido em terceiro. O Item produzido será controlado pelo WMS e será recebido como retorno de uma industrialização.

2. CADASTROS

  • O item produzido deve ser tipo Beneficiado e pertencer ao grupo de controle de estoque WMS.



  • O item componente não será controlado pelo WMS



  • O item componente deve controlar estoque, pode controlar dimensionais e deve ter cadastrada uma conta contábil na tela de Informações Fiscais.
  • O item produzido deve ter cadastro de estrutura na rotina Estrutura de Produto (MAN10002).


3. ENTRADA ESTOQUE

3.1  Item Componente

  • Se o item componente não apresentar saldo de estoque, deve ser efetuado um recebimento via rotina Entrada de Notas Fiscais (SUP3760) e a contagem.

  • Inclua as notas de remessa para o fornecedor na rotina Controle Remessas (SUP2280).

  • O número da Nota Fiscal pode ser de qualquer valor. Será apresentada uma mensagem informando que a Nota não existe, basta confirmar para continuar. 
  • No exemplo abaixo foram incluídas duas sequências, para que fosse registrado dois lotes diferentes para o mesmo item.

3.2  Item Produzido

Agora que o item componente foi remetido para terceiro, será feito o pedido e a ordem de compra do item produzido, que neste caso se assemelha a uma ordem de produção. No entanto o produto é beneficiado em terceiro e o pedido será do item produzido. Como este item possui estrutura, na geração da OC será solicitado a quantidade necessária para o componente.






























...

Local de estoque de terceiros para o simples faturamento
Local de estoque intermediário para onde será transferido o estoque quando for efetuado um simples faturamento.
Importante: Não pode ser o mesmo que o local de remessa no SUP2260 (Motivos de Remessa).
Caminho: Processo Saídas > Faturamento > Entrega Futura/Entrega por encomenda

3. CONFIGURAÇÕES

3.1 Configuração Básica Para Entrega Por Encomenda

Parametrizada uma natureza de operação pelo VDP10059 (Item Retorno/Remessa) que será utilizada na venda de entrega por encomenda.

Essa natureza não deve realizar baixa no Pedido, ou seja, não deve baixar o saldo restante dos itens após o faturamento.

Ela também deve possuir controle igual a 8 – Entrega futura/por encomenda e não deve ter operação de estoque informada.

Image Removed

Informações
iconfalse
titleIMPORTANTE!

O campo Emitir duplicata? está marcado por se tratar de uma venda que irá gerar duplicatas para o pagamento do cliente.

Caso a empresa esteja parametrizada para controlar e contabilizar estoque de terceiros deverá ser utilizada a operação de estoque configurada no parâmetro Operação estoque para contabilizar estoque simples faturamento, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros).

Parametrize uma natureza de operação que será utilizada para a remessa dos itens, sendo que a mesma deve realizar a baixa no Pedido, possuir controle 9 – Simples remessa e uma operação de estoque de saída.

Image Removed

Informações
iconfalse
titleIMPORTANTE!
Tanto a natureza de venda, quanto a de remessa devem possuir uma configuração fiscal válida para elas, senão ocorrerão inconsistências durante o faturamento.

Parametrize as naturezas de venda e remessa na rotina VDP10077 (Natureza da Operação da Entrega Futura/Remessa).

Image Removed

3.2 Controlar e Contabilizar o Estoque de Terceiros

Para que a quantidade de estoque de terceiros seja exibida corretamente na consulta de estoque, é necessário realizar a parametrização de contabilização de custo do estoque seguindo o procedimento abaixo:

Preencha o parâmetro Contabilizar custo estoque no simples faturamento por encomenda?, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros),, com S (Sim).

Image Removed

No parâmetro Operação estoque para contabilizar estoque simples faturamento, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros), informe uma operação de estoque específica para remessa de entrega/encomenda, que será informada na natureza de operação de remessa (controle 9).

Image Removed

Cadastre uma operação de estoque de remessa para terceiros no SUP0660 (Tipos Movimentos Estoque).

Image Removed

No parâmetro Motivo remessa para contabilizar estoque faturamento (Ent. Encomenda), no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros), informe o motivo da remessa.

Image Removed

Motivo de remessa parametrizado no SUP0660 (Tipos Movimentos Estoque). 

O campo Contabiliza? deve estar marcado e deve haver um local de remessa, mesmo que o estoque não seja movimentado fisicamente.

Image Removed

No parâmetro Grupo fiscal nat. operação utilizada para faturamento ent. encomenda, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros), informe o grupo fiscal.

Image Removed

Grupo fiscal de natureza de operação parametrizado no VDP10005 (Grupo Fiscal), no qual foi informada a natureza de operação utilizada na venda de entrega futura/encomenda (controle 8).

Image Removed

4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

4.1 Realizada a Venda no Processo de Entrega Por Encomenda

Efetuada a inclusão de um Pedido pelo VDP20000 (Inclusão de Pedido de Venda), informando a natureza de venda para entrega por encomenda.

Image Removed

Também foi gerada uma Ordem de Montagem (OM) para o Pedido pelo VDP8020 (Pedido x Item x Quantidade), informando a quantidade que será vendida.

Neste momento não será gerada a Solicitação de Carga após a geração da OM, pois a natureza do Pedido é a de venda, portanto, serão apenas realizadas as reservas para o item.

Image Removed

Efetuada a inclusão da solicitação de faturamento no VDP0742 (Solicitação de Faturamento), para a Ordem de Montagem gerada, sendo então realizado o faturamento da mesma.

Image Removed

Image Removed

Após o faturamento, a quantidade de itens de terceiros é atualizada no SUP0170 (Situação Estoques) com a quantidade do Pedido, pois a empresa está parametrizada para realizar o controle de terceiros.

Image Removed

Ao consultar o Pedido é possível verificar que o saldo ainda não foi consumido, bem como, que a natureza de operação foi alterada para a natureza de remessa cadastrada no VDP10077 (Natureza da Operação da Entrega Futura/Remessa).

Image Removed

Quando o parâmetro Controla Documento de Saída Expedição para entrega por encomenda?, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros), estiver preenchido com S (Sim), deverá ser realizada a segregação manual do estoque pela rotina WMS6641 (Documento de Saída Para Expedição), utilizando o número do pedido como  documento de saída.

Para isso, consulte as identificações disponíveis e informe o número do documento de saída na identificação que será utilizada para atender a remessa. Em seguida, clique em Processar.

Image Removed

Informações
iconfalse
titleIMPORTANTE!
As identificações devem apresentar a quantidade exata para atender a Solicitação de Carga, pois não será utilizada a quantidade parcial de uma identificação, nem será efetuada a sua divisão neste momento.

4.2 Lançando a Ordem de Montagem Para Entrega e Executando a Expedição no WMS

Foi gerada uma nova Ordem de Montagem (OM) para o Pedido pelo VDP8020 (Pedido x Item x Quantidade).

Image Removed

Após a geração da Ordem de Montagem (OM), a solicitação de carga é gerada no WMS6325 (Digitação de Solicitações de Carga), por se tratar do processo de remessa.

Caso seja utilizado o Controle de Documento de Saída para Expedição na Entrega por Encomenda, os itens da solicitação de carga terão o número do pedido preenchido no campo Docto. saída exped.

Image RemovedImage Removed

Efetuada a geração do plano e onda de separação pela rotina WMS60001 (Preparação da Separação), para que seja gerada uma solicitação de faturamento para a OM no VDP0742 (Solicitação de Faturamento).

Image RemovedImage Removed

Image Removed

Informações
iconfalse
titleIMPORTANTE!
Utilize o parâmetro Momento de geração da solicitação de faturamento, no LOG00086 (Manutenção de Parâmetros), para selecionar o momento da geração da solicitação de faturamento.

A solicitação de faturamento gerada foi faturada no VDP0742 (Solicitação de Faturamento).

Image Removed

Image Removed

Após o faturamento é possível verificar que a quantidade reservada foi acrescida em 5 (cinco), e que a quantidade de terceiros não foi baixada.

A baixa de estoque ocorrerá somente após a finalização da expedição no WMS (liberação do veículo).

...






HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>