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  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Transporte > Manutenção de Documentos.

  2.  Na tela Manutenção de Documentos, posicione o cursor sobre o documento desejado e selecione a opção necessária: Devolução, Reentrega, Complemento, Cancelamento, Manut. Aliança, Manut. Transp., Compl. Imposto, Armazenagem, Pendênc. Armaz. ou Anulação do CTRC

  3.  Efetue o roteiro de cada um dos links indicados.

Efetuar a Devolução de Documentos

  1.  Na tela Manutenção de Documentos, clique em Devolução.
  2.  Na sequência é apresentada a tela Manutenção de Documentos - Devolução, que está dividida da seguinte forma:
    1. Na parte superior constam as seguintes abas: Documentos, Serviço, Material, Reentrega, Refaturamento e Outros.
    2. Na parte inferior é apresentada a aba Composição do Frete.
  3.  Na aba Documentos, informe o campo Devedor do Frete (Dev. Frete), o qual indica o responsável pelo pagamento do frete: remetente, destinatário, consignatário ou despachante.
  4.  Em seguida, clique em Devolução e informe o valor ou o percentual a ser cobrado pela devolução. O valor ou percentual não deve ser maior que o frete cobrado pelo transporte origem.
  5.  Confira os dados e confirme a devolução.
  6.  Ao confirmar a devolução, o Sistema gera um novo documento (exemplo: CTRC de Devolução) para o transporte de devolução das mercadorias e atualiza a Carteira do Contas a Receber (ambiente Financeiro), incluindo um título a receber automaticamente para o responsável definido como devedor do frete.

03. TELA MANUTENÇÃO DE DOCUMENTOS

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AçãoDescrição
Devolução

Permite efetuar a evolução de documentos/mercadorias (CTRC) à Filial Origem, gerando automaticamente um novo CTRC para este retorno. Desta forma, é possível informar, no novo documento, o valor do frete a ser pago na devolução e o devedor deste.

A devolução somente poderá ser efetuada pela Filial de Destino, em documentos com status Chegada Final ou Em Aberto.

Exemplo

A Transportadora ABC executa o serviço de transporte rodoviário com origem em São Paulo e destino ao Rio de Janeiro, para um cliente que está situado na zona Norte de São Paulo e deseja enviar suas mercadorias para a cidade do Rio de Janeiro.

Coleta das mercadorias no cliente remetente (zona Norte - SP).
Gere uma viagem de coleta rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP-Zona Norte.
Em seguida, registre a saída da viagem/veículo para a coleta, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Saída.
Registro da entrada das mercadorias coletadas na transportadora da Filial SP (origem).
Deve ser registrada a entrada da viagem da coleta rodoviária na Filial-SP, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada.
Em seguida, aponte no cadastro de Registro de Ocorrências (TMSA360) que a coleta foi efetuada com sucesso, permitindo assim o encerramento da viagem de coleta pelas opções Atualizações > Rodoviário Coleta > Encerramento.
O responsável pelo recebimento das mercadorias deve registrar a entrada das Notas Fiscais do cliente remetente por meio das opções Atualizações  Recebimento > Nota Fiscal Cliente. O próximo passo é calcular o valor do frete, opções Atualizações >Recebimento > Cálculo do Frete (TMSA200).
Saída das mercadorias para a transferência à Filial RJ (destino).
Deve ser gerada uma viagem de transporte rodoviário, utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP - RJ/Filial-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento, apontamento das operações (carregamento), geração do manifesto, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para o transporte à Filial RJ.
Entrada das mercadorias na Filial RJ (transferência da Filial origem.
Deve ser registrada a entrada da viagem de transporte rodoviário da Filial SP para a Filial RJ, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada, na Filial RJ.
São atualizadas automaticamente as operações, registrando a viagem e chegada na Filial.
Em seguida, efetue o descarregamento (aponte as operações),, permitindo assim o encerramento da viagem de transporte por meio das opções Atualizações > Rodoviário Transporte > Encerramento.
Entrega das mercadorias ao cliente destinatário (Filial RJ).
Deve ser gerada uma viagem de entrega rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota RJ-Filial/RJ-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento das mercadorias a serem entregues, apontamento das operações de carregamento, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para a entrega.
  • Cliente destinatário recusa a entrada (mercadorias precisam ser devolvidas).
    Deve ser efetuado o registro de ocorrências, indicando um item do tipo Retorna documentos.
    Veja também o tópico Registro de Ocorrências.
    Neste caso, a Filial RJ necessita devolver as mercadorias ao cliente remetente, cobrando os custos respectivos ao transporte de retorno. Para isto, pode ser utilizada a opção de Devolução, que irá gerar um novo CTRC para o transporte da devolução.

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    TABELAS UTILIZADAS

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    04ASSUNTOS RELACIONADOS

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